XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Sul
ResumoID:IJ01.1786-1


IJ: Jornalismo

O JORNALISMO DE REVISTA E A REPRESENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DAS ATIVIDADES FÍSICAS NO IMAGINÁRIO POPULAR ATRAVÉS DAS REVISTAS ESPECIALIZADAS

Lúcia Martins Soares (Universidade Católica de Pelotas); Margareth de Oliveira Michel (Universidade Católica de Pelotas)

Resumo

Este trabalho, a partir da narrativa que se inscreve na mídia contemporânea acerca das atividades físicas e da saúde e sua influência na sociedade através de sua representação no imaginário social, tem como objetivo analisar as informações que são passadas em revistas e investiga a produção do jornalismo de revista na área da educação física e das atividades físicas, analisando como se dá a prática da redação jornalística de forma a permitir a análise da abordagem das práticas esportivas nas matérias das revistas selecionadas, visando discutir como a mídia tem concebido significados para saúde, atividade física e padrões de beleza, por exemplo, estabelecidas no imaginário popular, e as representações sociais, que as pessoas fazem a partir dessas informações, questão fundamental a ambas as áreas: Comunicação e Educação Física.


Palavras-chave:  Educação Física, Atividades Físicas, Comunicação, Imaginário, Revistas especializadas