Gêneros jornalísticos: uma questão de gênero.

Jorge Lellis Bomfim Medina

Mestrando PUC/SP

A questão dos gêneros

Classificar gêneros já era uma atividade na Grécia Antiga, onde Platão propôs uma classificação binária, entre gênero sério, que incluía a epopéia1 e a tragédia; e gênero burlesco, do qual faziam parte a comédia e a sátira. Posteriormente, o próprio Platão realizou uma nova classificação, agora em três modalidades, baseada na variação das relações entre literatura e realidade, à luz do conceito de mimesis, ou seja, da imitação: gênero mimético ou dramático (tragédia e comédia); gênero expositivo ou narrativo (ditirambo2, nomo3, poesia lírica); e gênero misto, constituído pela associação das duas classificações anteriores (epopéia). Com isso, Platão lançou o fundamento da tripartida dos gêneros literários. "Gêneros, vêm da raiz da palavra gen, de que provém o verbo latino gigno, conexiona a forma, igualmente latina, genus quer com a idéia de sexo (de onde, o género gramatical), quer com a de estirpe ou de linhagem, enquanto princípio de classificação: temos assim, entre os usos literários das palavras, genus scribendi 'estilo', e os genera literários, agrupamentos comparáveis aos da ciência, onde subsiste também uma diferença de generalização (genus, por oposição a species)" (Enciclopédia Einaudi, 1989: 72).

Jacques Derrida, um dos principais pensadores da nossa época, em seu trabalho sobre a "lei do gênero", brinca afirmando que os gêneros não podem ser misturados. Para ele, "os gêneros não devem ser misturados, como um voto de obediência, como um voto de compromisso e fidelidade, sendo assim, fiel a lei do gênero, ou seja, a lei da pureza" (Derrida, 1980 ). Em seguida, ele desmente esta afirmação, ao falar que a lei do gênero, a lei da pureza, é impossível de ser praticada. Que é impossível não misturar os gêneros. Sendo assim, uma nova lei hospeda dentro da lei dos gêneros, definindo como a lei da lei do gênero: a lei da impureza, que é precisamente o princípio da contaminação. Para ele, o grande enigma dos gêneros é trabalhar com os seus limites, até que ponto um gênero não pode ser contaminado por um outro gênero.

Os gêneros discursivos

Como o nosso estudo ficará centrado nos gêneros jornalísticos, que são gêneros discursivos, iremos apresentar algumas definições sobre discurso. Os dicionários apresentam dois significados principais para o discurso: um é de exposição de um determinado assunto, escrita ou proferida em público; o outro é o ato de discorrer, ato de comunicação lingüistica. Entendemos como comunicação lingüistica, como o ato da palavra, como o uso da língua. Vejamos Bakhtin: " as diversas esferas da atividade humana estão relacionadas com o uso da língua, e este uso, nas formas de enunciados, sejam eles orais ou escritos. Os enunciados refletem as condições específicas e o objeto de cada uma destas esferas, não só pelo seu conteúdo e pelo seu estilo verbal, ou seja, pela seleção dos recursos léxicos e gramaticais da língua, mas sim, antes de tudo, pela sua composição ou estruturação. O conteúdo temático, o estilo e a composição estão vinculados na totalidade do enunciado e se determina pela especificidade de uma esfera dada de comunicação. Cada enunciado separado é individual, mas cada esfera do uso da língua elabora seus tipos estáveis de enunciado, que são gêneros discursivos. Assim, a língua participa da vida através dos enunciados concretos que os realizam, como a vida participa da linguagem através dos enunciados " (Bakhtin, 1997).

O discurso é um processo e produto da interação verbal, e o enunciado sua unidade real, pois segundo Bakhtin "a enunciação é o produto da interação de dois sujeitos socialmente organizados. O discurso se molda à forma do enunciado (unidade real de comunicação verbal), que pertence a um sujeito falante e não pode existir fora dessa forma." Então, o discurso pode ser entendido como uma linguagem em funcionamento numa determinada situação ou um processo de produção de significação, sendo a língua o instrumento dessa produção. Para se manifestar, o discurso usa o texto, que podemos definir como toda e qualquer manifestação da capacidade humana, realizada mediante em um sistema de signos. Pode ser tanto um poema ou uma conversa, quanto uma pintura ou uma escultura. Bakhtin ressalta que é através do texto que a história do pensamento, orientada para o pensamento, o sentido e o significado do outro se manifestam e se apresentam. "Texto é modalidade composicional, produto comunicativo, unidade de informação vinculado à vida interativa. Gêneros são articulações discursivas que organizam e definem a textualidade. Os gêneros são inconcebíveis fora do texto; sem os gêneros, o texto se esfarela" (Machado, 1999). O texto é a manifestação do discurso por um meio de um plano de expressão. Bakhtin nos informa ainda que para haver a comunicação verbal, o sujeito tem à sua disposição uma imensa variedade de gêneros discursivos, e ele elege uma das formas dos enunciados em função do objeto que está diretamente ligado à esfera discursiva, ou pelo tema, ou pela situação de comunicação ou pela orientação do locutor consigo mesmo e com o outro, ou melhor, o sujeito aprende a falar utilizando os gêneros do enunciado.

 

Gêneros midiáticos

Definir gêneros nas mídias, no nosso caso no jornalismo impresso, não é uma tarefa fácil. Vejamos a opinião do professor José Marques de Melo sobre o assunto: "classificar gêneros jornalísticos é o maior desafio do jornalismo, como campo do conhecimento, é sem dúvida, a configuração da sua identidade enquanto objeto científico e o alcance da autonomia jornalística que passa inevitavelmente pela sistematização dos processos sociais inerentes à captação, registro e difusão da informação da atualidade, ou seja, do seu discurso manifesto. Dos escritos, sons e imagens que representam e reproduzem a atualidade, tornando-se indiretamente perceptível". Os gêneros midiáticos, segundo Mauro Wolf (apud Landóno Vélez, 1985: 66), "se entendem como sistemas de regras aos quais se faz referência (implícita ou explicitamente) para realizar processos comunicativos, seja do ponto de vista da produção ou da recepção, ou ainda mais, o gênero dá pautas precisas para a criação dos textos e permite que um determinado texto realize facilmente o processo comunicativo. Ou seja, que o produtor escreve um texto, que por sua vez se acople ao veículo de comunicação por onde vai ser transmitido e, finalmente, que o leitor o receba e consiga decodificá-lo. Porque o gênero não é só um referente no processo de comunicação, é também um gerador de sentido e um mecanismo de produção dos textos".

A questão dos gêneros jornalísticos assume um papel importante para a compreensão dos diferentes discursos produzidos pelos meios de comunicação de massa, pois, a preocupação em definir os gêneros jornalísticos tem sido uma inquietação constante entre os estudiosos norte-americanos, europeus e latino-americanos. José Marques de Melo no livro "A opinião no jornalismo brasileiro", nos apresenta algumas definições de estudiosos sobre gêneros jornalísticos: Para Juan Gargurevich, os gêneros jornalísticos são formas que buscam os jornalistas para se expressarem. Seus traços definidores estão portanto no estilo, no manejo da língua. São formas jornalístico-literárias, porque o seu objetivo é o relato da informação e não necessariamente o prazer estético. Emil Dovifat afirma que os gêneros jornalísticos são formas de expressão jornalísticas que se definem pelo estilo e assumem expressão própria pela obrigação de tornar a leitura interessante e motivadora. Entretanto, Joseph Folliet acredita que são formas utilitárias, pois as diferenças entre os gêneros surgem da correspondência dos textos que os jornalistas escrevem em relação às inclinações e aos gostos do público. Ou seja, a essência do estilo jornalístico estaria na tentativa de fazer o relato do cotidiano utilizando uma linguagem capaz de estar sintonizada com o que Gonzalo Martin Vivaldi, na obra 'Géneros periodísticos', chama de 'linguagem de vida', e que pressupõe o uso de todos os recursos expressivos e vitais, próprios e adequados para expressar a variadíssima gama do acontecer diário.

Juan Gargurevich no livro "Géneros periodísticos" (1982), faz uma revisão de conceitos de alguns cientistas do jornalismo sobre gêneros jornalístico, como por exemplo: Maria Júlia Sierra distingue jornalismo noticioso e jornalismo literário. No primeiro grupo são classificados crônicas, colunas, entrevistas, reportagem, editorial, artículo e notícia. No segundo grupo estão ensaios, biografias contos e histórias verídicas ou conto da vida real. John Hohenberg classifica os gêneros da seguinte maneira: notícia básica (a que concede a virtude da objetividade), notícia de interesse humano, entrevista, biografia popular, notícia interpretativa (subjetividade), reportagem especializada, colunas, reportagem investigativa e reportagem de campanha). Johnson Harris divide os gêneros em notícias correntes, crônicas especiais, nota de interesse humano, notícias sociais (englobando pessoas, notas breves, entretenimento e coluna social), ilustrações (fotografia, caricaturas, mapas e diagramas) e editoriais. Para Gargurevich, a classificação que se cultiva hoje é a seguinte: nota informativa, entrevista, crônica, reportagem, gráficos (fotos, caricaturas, mapas, tiras cômicas) - que são os mais importantes. Em seguida vêm as colunas, os artículos, os testemunho, as resenhas, a crítica, a polêmica ou debate, as campanhas, a titulação e os folhetins. O autor observa que não é uma classificação fechada e que vários textos combinam vários gêneros e cujas virtudes dependem do talento do redator. E para propormos novas fórmulas de classificação é necessário que conhecemos os cincos gêneros principais: nota informativa, entrevista, crônica, reportagem e gráficos. Para ele, o jornalismo é melhor na medida que são melhores os jornalistas, e devemos estudar o jornalismo em profundidade para exercitar a crítica.

Marques de Melo acaba concluindo que, "se os gêneros são determinados pelo estilo e se este depende de uma relação dialógica que o jornalista deve manter com o seu público, apreendendo seus modos de expressão (linguagem) e suas expectativas (temáticas), é evidente que a sua classificação restringe-se a universos culturais delimitados. Por mais que as empresas jornalísticas assumam hoje uma dimensão transnacional em sua estrutura operativa, permanecem contudo as especificidades nacionais ou regionais que ordenam o processo de recodificação das mensagens importadas. Tais especificidades não excluem as articulações interculturais que muitas vezes subsistem através das línguas e são prolongamentos do colonialismo". Existem muitos gêneros nos meios de comunicação de massa, esse número depende da complexidade e diversidade da sociedade. Para uma sociedade uma coisa pode ser um gênero para outra um sub-gênero e para uma terceira poderá ser super-gênero. O mesmo texto pode pertencer a gêneros diferentes em países e tempos também diferentes. Os gêneros e as relações entre eles mudam com o passar do tempo. Gêneros novos e sub-gêneros emergem e outros desaparecem, enquanto outros permanecem duradouros.

Boris Tomashevsky (apud Chandler, 1997) afirma que "nenhuma classificação lógica de gêneros é possível. A demarcação dela é sempre histórica, quer dizer, só está correto para um momento específico da história. Alguns gêneros só são definidos retroativamente e não são reconhecidos como tal pelos produtores originais. Gêneros precisam ser estudados como um fenômeno histórico. Gêneros atuais passam por fases ou ciclos de popularidade, como o ciclo de filmes de desastre nos anos setenta". Reafirmamos então a opinião de Derrida, quando fala que um texto não pode pertencer a nenhum gênero, não pode ser sem um gênero. Todo texto participa em um ou vários gêneros, não há nenhum texto sem gêneros. Ao penetrar no interior de um gênero, a obra o transformava em outra coisa (Derrida, 1981: 61). "O gênero sempre é e não é o mesmo, sempre é novo e velho ao mesmo tempo. O gênero renasce e se renova em cada nova etapa do desenvolvimento da literatura e em cada obra individual de um dado gênero. Nisto consiste a sua vida" (Bakhtin, 1997: 91).

Depois de analisar os gêneros jornalísticos em outros países, Marques de Melo (1985) propõe uma nova classificação nacional, baseada na do Luiz Beltrão, observando que é impossível fazer uma classificação universal, já que os gêneros são determinados pelo modo de produção do jornalista e têm uma identificação com a questão cultural de cada nação. Essa nova classificação obedece a dois critérios: primeiro, agrupando os gêneros em categorias que correspondem à intencionalidade determinante dos relatos através de que se configuram, identificando duas vertentes: a reprodução do real, que comunica os fatos noticiosos (jornalismo informativo), que significa descrevê-lo jornalisticamente a partir de dois parâmetros: o atual e o novo, ou seja, a observação da realidade e a descrição do que é apreensível à instituição jornalística e; a leitura do real (jornalismo opinativo), que significa identificar o valor do atual e do novo na conjuntura que nutre e transforma os processos jornalísticos, ou seja, a análise da realidade e a sua avaliação dentro dos padrões jornalísticos, ou em outras palavras, a versão dos fatos. Com argumentações, com o objetivo de convencer o leitor para um determinado ponto de vista, trabalhando com idéias e valores.

O segundo critério busca identificar os gêneros a partir da natureza estrutural dos relatos observáveis nos processos jornalísticos. Não se referindo apenas à estrutura do texto ou das imagens e sons que representam e reproduzem a realidade, e sim, a articulação que existe do ponto de vista processual entre os acontecimentos (real), sua expressão jornalística (relato) e a apreensão pela coletividade (leitura). Partindo dessas premissas, o autor propôs a sua classificação: gêneros informativos (nota, notícia, reportagem e entrevista) e gêneros opinativos (editorial, comentário, artigo, resenha/crítica, coluna, crônica, caricatura e carta).

Um problema que podemos identificar na classificação de Marques de Melo é a questão do real, o que ele considera "real". O que é reproduzir e ler o real para os leitores. Será que o jornalista quando está perto do real para apreendê-lo não modifica de uma forma ou de outra esse real quando passa para os seus leitores? Podemos afirmar que existe objetividade jornalística? Não existe interferência do profissional de imprensa no retratamento desse real? Podemos concluir, sem dúvida nenhuma, que a relação com o real não permite uma reprodução fiel do mesmo, entretanto, também a leitura do real não será a mesma. Podemos definir a objetividade como imparcialidade e neutralidade? Para Rossi (1981), "a objetividade é um mito, salva os jornais de cunho ideológicos e partidários, que são totalmente subjetivos - a imprensa deveria colocar-se numa posição neutra e publicar tudo o que ocorresse, deixando ao leitor a tarefa de tirar suas próprias conclusões. A objetividade é possível, por exemplo, na narração de um acidente de trânsito - e, assim mesmo, se nele não estiver envolvido o repórter, pessoalmente, ou algum amigo ou parente. O repórter tenta retratar o real não esquecendo das limitações de todos os seres humanos. Ninguém consegue reter na mente todos os detalhes de um acontecimento." Para Marcondes Filho (1993), "o jornalismo não é nem neutro e nem objetivo. Essas categorias fazem parte de uma mitologia que foi desenvolvida no Iluminismo, de acreditar que fatos pudessem ser apresentados de forma mais ou menos livre de intervenções e dos interesses humanos. Como em qualquer outra atividade humana, a produção jornalística sofre o filtro e a regulação dos agentes pelos quais passa. Apesar disso, nem todas as matérias jornalísticas são igualmente tendenciosas, não objetivas, descomprometidas de igual forma com os chamados fatos. Há matérias, coberturas, reportagens, trabalhos fotográficos mais e menos objetivos. Quem define o grau de objetividade é um certo consenso, conseguido no meio social em que circula a notícia. Por outro lado, os próprios critérios dessa objetividade variam também conforme o grupo social que tem posição de controle ou domínio no mercado de opiniões e que pode confrontar as notícias com seu quadro teórico-conceitual, com sua vivência, com suas informações anteriores e, assim, chegar ao índice de manipulação nelas contido", conclui Marcondes Filho.

O próprio verbete sobre objetividade do Manual de Redação do Jornal Folha de São Paulo não deixa dúvida sobre esse mito: "Objetividade - não existe objetividade em jornalismo. Ao redigir um texto ou ao editá-lo, o jornalista toma uma série de decisões que são em larga medida subjetivas, influenciadas por suas posições pessoais, hábitos e emoções. Isto não o exime, porém, da obrigação de procurar ser o mais objetivo possível. Para retratar os fatos com fidelidade, reproduzindo a forma em que ocorrem bem como suas circunstâncias e repercussões, o jornalista deve procurar vê-los com distanciamento e frieza, o que não significa apatia nem desinteresse...."

 

Gêneros jornalísticos

Para que servem os gêneros jornalísticos? Com certeza servem para orientar os leitores a ler os jornais, permitindo-os identificar as formas e os conteúdos. Servem também como um diálogo entre o jornal e o leitor, pois é através das exigências dos leitores que as formas e os conteúdos dos jornais se modificam. Os gêneros servem ainda para identificar uma determinada intenção, seja de informar, de opinar ou de divertir. Um grupo de pesquisadores da Universidade Metodista de São Paulo, coordenado pelo professor José Marques de Melo, elaborou uma pesquisa intitulada "Gêneros e formatos na comunicação massiva periodística": um estudo do Jornal "Folha de São Paulo" e da Revista "Veja". Neste trabalho, o grupo faz um mapeamento, com um amplo referencial teórico, dos gêneros nos referidos periódicos. Vamos observar o mapeamento:

Jornalismo

- Informativo (nota, notícia, reportagem e entrevista).

- Opinativo (editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, caricatura, carta e crônica).

- Interpretativo (análise, perfil, enquete e cronologia).

- Diversional (história de interesse humano e história colorida)

- Utilitário, ou prestação de serviços ( chamadas, indicador, roteiro e obituário)

 

Propaganda

- Comercial (avulsos, classificados, encartes e calhau)

- Institucional (empresarial, governamental, comunitária, corporativa, social e funerária)

- Ideológica ( política, religiosa e ineditorial)

- Legal (edital, balancetes, atas e avisos)

Educação ( Formal e informal) .

Entretenimento

- Ficção (histórias em quadrinhos, contos, mini-contos, novelas e poesia)

- Passatempos (palavras cruzadas, charadas e horóscopo)

- Jogos (dama e xadrez).

Uma proposta de classificação

Classificar gêneros não é uma tarefa fácil, uma vez que os limites entre os gêneros estão cada dia mais ambíguos, decorrente do desenvolvimento de novas tecnologias. Como mesmo afirma Marques de Melo em seu livro "A opinião no jornalismo brasileiro"(p.184), "enfrentar esta questão representa o maior dilema dos que se dedicam a estudar o jornalismo nas universidades brasileiras". A nossa classificação faz um dialogismo com a do professor Marques de Melo, que é considerada a mais consistente, e com a da equipe dos pesquisadores da Universidade Metodista de São Paulo. A primeira questão que deve ser analisada é a divisão na classificação dos gêneros em informativos, opinativos e interpretativos. Como vimos, a objetividade jornalística é um mito, como afirmam vários autores. Então, a divisão de reproduzir o real e fazer o leitura do real da classificação de Marques de Melo, tem que ser renunciada da nossa proposta de classificação. Um outro conceito que temos que abdicar é a questão do gênero que alguns autores define como interpretativo, que teria a função de aprofundar as notícias. Se estamos interpretando, automaticamente estamos opinando, pois acreditamos que os textos são manipulatórios, possuem pontos de vistas e vivência de mundo. Vamos apresentar a nossa proposta de classificação, com o objetivo de orientar os profissionais da mídia e os seus leitores:

 

Gêneros na comunicação jornalística

Jornalismo

- Gêneros informativos

Nota, notícia, reportagem, entrevistas, títulos e chamadas.

- Gêneros opinativos - (totalmente subjetivos, com opiniões de colaboradores e editores).

Editorial, comentário, artigo, resenha, coluna, carta, crônica.

- Gêneros utilitários ou prestadores de serviços - roteiro, obituário, indicador, cotação, campanhas, educacional (testes e apostilas) e ombudsman.

- Gêneros ilustrativos ou visuais - englobando gráficos, tabelas, quadros demonstrativos , ilustrações , caricatura e fotografia.

Propaganda

- Comercial, institucional e legal.

Entretenimento

- Passatempos, jogos, história em quadrinhos, folhetins, palavras cruzadas, contos, poesia, charadas, horóscopo, dama, xadrez e novelas.

A inclusão dos títulos e das chamadas como sub-gênero dos gêneros informativos, e da fotografia como um componente dos gêneros visuais, que não constam nas classificações que serviram de subsídio para o nosso estudo, foi devido a sua grande importância no jornalismo. Os títulos falam por si mesmo, despertando o interesse do público para as matérias jornalísticas. Como sabemos, a maioria dos leitores se limita somente a leitura de títulos e são os títulos que vão motivar a lerem ou não as notícias contidas nos jornais. As chamadas que definimos como um resumo da notícia, colocada na primeira página ou na capa de um caderno, com esclarecimento sobre a seção ou página em que pode ser lida, tem o mesmo objetivo dos títulos, incentivando os leitores para a leitura das notícias. Os títulos de primeira página destacam as notícias que foram consideradas, pela empresa jornalística, como as mais importantes, como as mais ricas em emoções para os seus leitores.

Para Rodrigues(1997) os títulos representam manifestações constantes do trabalho plástico da linguagem no mundo moderno. O arranjo gráfico do jornal associa-se, alias, à disposição fonética, sintática e semântica das formas lingüísticas para constituírem em conjunto uma manifestação particularmente complexa, ao mesmo tempo estética e estratégica, assegurando uma multiciplidade de funções comunicacionais, nomeadamente poéticas, fáticas, referenciais, apelativas e metalinguísticas. Os títulos de imprensa recorrem, no entanto tanto à plasticidade verbal como à plasticidade gráfica. É, alias, através do grafismo que a retórica discursiva se abre a recursos semióticos extralinguísticos, com particular relevo para a imagética. Dos recursos da imagética, os títulos utilizam, sobretudo, o material fotográfico, a disposição gráfica da mancha da página, o cromatismo, a disposição dos grafemas, o design topográfico da paginação. Continua Rodrigues..."Os títulos de imprensa, graças ao próprio processo de figuração, constituem um verdadeiro texto dentro do texto. Fazem ao mesmo tempo ver e esconder o texto para que dirigem o olhar do leitor. São uma espécie de véu transparente, mostram o que escondem como escondem aquilo que dão a ver".

A fotografia, que o Jornal Folha de São Paulo já classifica como um gênero jornalístico, é um casamento perfeito da palavra e da imagem, onde a imagem, às vezes, fala mais do que a própria reportagem, sendo a fotografia um recorte da realidade, oferendo aos leitores a oportunidade de desenvolver sua capacidade de interpretar uma imagem visual que representa este pedaço da realidade, " a fotografia tem a capacidade de reproduzir com tamanha fidelidade o mundo exterior, uma capacidade advinda de sua técnica, o que outorga a ela um caráter documental e a coloca como o mais exato e íntegro processo de registro da vida social" (Freunf, apud Pierre, 1999). Ou ainda: "A fotografia fornece provas (...). Uma fotografia passa a ser uma prova incontroversa de que uma determinada coisa aconteceu (...) o que exigimos primariamente à fotografia: que registre, diagnostique, informe (...). As imagens fotográficas são, de fato, capazes de usurpar a realidade, porque, antes de mais nada, uma fotografia não é só uma imagem (no sentido em que a pintura é uma imagem), uma interpretação do real; é também uma marca, um rastro direto do real" (Sontag, apud Santaella, 1999: 122).

A transferência da caricatura, da qual a charge faz parte, do gênero opinativo para o gênero ilustrativo, se deve ao fato da seguinte análise: a caricatura, como sendo uma representação gráfica, ocupava o lugar que ocupa hoje a fotografia (antes da invenção desta linguagem), com desenhos mostrando a realidade abordada pelas matérias jornalísticas da época. A caricatura, normalmente, apresenta uma imagem em forma satírica ou humorística, e não depende de texto para explicação e a atualidade é a fonte de inspiração dos seus produtores. Entretanto, nem tudo que sai nas caricaturas tem o efeito de opinar, por isso que tiramos do gênero opinativo, "muitas vezes ela perde essa função destruidora (crítica e sátira social e política), para servir como instrumento de promoção de personagens desconhecidas do público, cujo objetivo é tornar rápida a sua popularização. É o caso de muitos artistas e políticos iniciantes que se tornam conhecidos através dos traços satíricos utilizados pelos caricaturistas" (Silva, 1992: 49). A caricatura no nosso entender, apesar de sempre mostrar uma opinião, é um recurso que serve para ilustrar o jornal, por isso, a definimos como um gênero visual.

Outro ponto que temos que explicar é a inclusão do folhetim na categoria de sub-gênero do gênero do entretenimento, apesar de ser um recurso não muito comum nos dias de hoje em nossa mídia, mas foram muito utilizado. Os folhetins são capítulos, fragmentos de romance ou de novelas que são publicados diariamente nos jornais, com o objetivo de manter o interesse do leitor pelo veículo de comunicação. A campanha incluímos como um formato dos gêneros prestadores de serviços, que é um conjunto de ações cujo objetivo é beneficiar a população no esclarecimento ou na prevenção de um determinado assunto. Por Exemplo, o Jornal da Tarde, de São Paulo, durante as investigações dos vereadores acusados de corrupção na Câmara Municipal, realizou uma campanha intitulada: "Eu tenho vergonha dos vereadores corruptos de São Paulo". Incluímos também, o jornalismo educacional do grupo da Metodista, como um sub-gênero dos gêneros prestadores de serviços. Um vez que a inclusão de testes e apostilas nos jornais, tem o objetivo maior prestar um serviço à sociedade, uma vez que são os estudantes e prestadores de concursos os maiores interessados nesses materiais.

Excluímos os gêneros interpretativos, pois acreditamos que a análise, o perfil, o enquete e a cronologia são componentes, ou melhor, são complementos de uma boa reportagem. O mesmo critério usamos em relação ao jornalismo diversional (história de interesse comum e história colorida, que também acreditamos serem complementos de uma reportagem especial. Em relação ao jornalismo utilitário, excluímos as chamadas e as colocamos como um componente dos gêneros informativos, como já foi explicado anteriormente a sua importância. Já as propagandas, nós não as dividimos como fez o grupo da Metodista, pois, em se tratando de propagandas, elas carregam, diretamente ou indiretamente, uma grande carga ideológica, até mesmas as legais.

Conclusão

Como vimos, os gêneros jornalísticos são determinados pelo modo de produção dos meios de comunicação de massa e por manifestações culturais de cada sociedade. Realizar uma classificação universal é praticamente uma tarefa impossível, uma vez que eles estão sempre em mudança, em transformação. O que pode ser um gênero hoje, amanhã não será mais, ou, o que pode ser um gênero em um determinado país, não é em uma outra sociedade. Gêneros aparecem, mudam e desaparecem, conforme o desenvolvimento tecnológico e cultural de cada nação e da empresa jornalística. O que é politicamente correto é adaptá-los da melhor forma para suprir as necessidades dos leitores e dos profissionais de imprensa.

O cientista Boris Tomashevsky (apud Chandler, 1997) afirmou que nenhuma classificação lógica de gêneros é possível. A demarcação deles é sempre histórica, quer dizer, só está correto para um momento específico da história e eles precisam ser estudados como um fenômeno histórico. A nossa classificação é mais uma forma de pensamento que acreditamos que contribua para mais uma etapa nos estudos dos gêneros no jornalismo impresso, uma vez que o próprio professor Marques de Melo afirmou que, enfrentar esta questão representa o maior dilema dos que se dedicam a estudar o jornalismo nas universidades brasileiras. Também acreditamos que nenhum trabalho é definitivo e fechado sobre um determinado assunto, e as conclusões dependem da interpretação e do repertório de vida de cada pessoa e do seu engajamento na sociedade em que está inserido. Também não podemos esquecer que o conhecimento é um processo evolutivo, que está sempre em mutação.

Nas discussões sobre gêneros jornalísticos, o que mais importa é que eles sirvam de estilos de organização para os profissionais da mídia, com o dever de informar aos seus leitores, de uma forma mais neutra possível, visando a construção de uma sociedade justa e transparente, seja opinando, divertindo, orientando, criticando, esclarecendo ou de outra forma qualquer, o que importa é que o jornalismo pratica a sua função social, ou seja, está a serviço da sociedade e não de grupos. Apesar de que, segundo Fiorin (2000: 52), "a finalidade última de todo ato de comunicação não é informar, mas é de persuadir o outro a aceitar o que está sendo comunicado. Por isso, o ato de comunicação é um complexo jogo de manipulação com vistas a fazer o enunciatário crer naquilo que se transmite''.

Bibliografia

BAKHTIN, Mikhail (1997). Estética da criação verbal. São Paulo: Fontes.

________________(1999). Marxismo e filosofia da linguagem. 9.ed. (tradução

de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec.

CHANDLER, Daniel (1997). Introduction to genre theory: the problem of

Definicion. London. http://www.aber.ac.uk/~dgc/intgenre.html.

COHEN, Raph (1988). Do postmodern genre exist?. In: Postmodern Genres,

Marjorie Perloff. Norman/USA: University of Oklahoma Press.

DERRIDA, Jacques ( 1980). "The Law of Genre". In: Critical Inquiry. The

Johns Hopkins University Press. vol. 7, no. 8.1, Autum.

ENCICLOPÉDIA EINAUDI. Literatura-Texto. Porto: Casa das Moedas. V. 17.

FIORIN, José Luiz (2000). Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto.

FOLHA de São Paulo (1987). Manual Geral da Redação. 2.ed. São Paulo.

GARGUREVICH, Juan. Géneros periodísticos (1982). Quito/Equador: Editorial.

LONDÓNO VÉLEZ, Maria Margarita (1985). As folhas do diário: um estudo

dos Gêneros jornalísticos e das mudanças na Folha de São Paulo. Tese de

mestrado. São Paulo: USP.

MACHADO, Irene A. (1999) .Texto & gêneros: fronteiras. In: Espaços da

linguagem na educação (org. Mary Julia Martins Dietzsch). São Paulo:

Humanita.

MARCONDES FILHO, Ciro (1993). Jornalismo fin-de-siécle. São Paulo:

Scritta Editorial.

MELO, José Marques (org.) et ali (1998). Gêneros e formatos na comunicação

massiva periodística: um estudo do jornal "Folha de São Paulo e da

Revista "Veja". São Paulo: Universidade Metodista. Trabalho cópia

Xerox apresentado no XXI Intercom, Recife - PE.

_____________________(1992). Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo.

São Paulo: FDT.

_________________(1985 ). A opinião no jornalismo brasileiro. Petrópolis: Vozes.

PIERRE, Francisco Eduardo P. (1999) A hegemonia do modelo objetivo e a

Formação do jornalista. In: Revista Comunicação & Informação. Goiânia:

Universidade Federal de Góias. v. 2, n.1, jan./jun.

RODRIGUES, Adriano Duarte (1997). Estratégias da comunicação. Lisboa: Presença.

ROSSI, Clóvis (1981). O que é Jornalismo. 2.ed. São Paulo: Brasiliense.

SANTAELLA, Lúcia. & NÖTH, Winfried (1999). Imagem: cognição,

semiótica, mídia. 2.ed. São Paulo: Iluminuras.

SILVA, Rafael Souza. Caricatura (1992). In: MELO, José Marques de.

Gêneros Jornalísticos na Folha de São Paulo. São Paulo: FDT.

WOLF, Mauro (1999). Teorias da Comunicação. 5. ed. Lisboa: Presença.