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Trabalhos Completos
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Comunicação para a Cidadania |
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1192-1 - A COMUNICAÇÃO POPULAR DO EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL: UM ENSAIO SOBRE IDENTIDADE E LINGUAGEM Lilian Crepaldi de Oliveira (ECA/USP) Evento: Comunicação para a Cidadania O estudo visa compreender como o Exército Zapatista de Libertação Nacional, movimento social mexicano, busca conservar sua cultura e visão de mundo por meio da comunicação popular. Delineamos como objeto de estudo dois comunicados do movimento, com o intuito de verificar se comunicações do EZLN auxiliam na manutenção da cultura local e preservação da identidade. A pesquisa será essencialmente qualitativa e terá como ferramenta de interpretação a análise do discurso. O estudo também visa entender como os conceitos de cultura popular, identidade, mitologia e linguagem estão presentes na comunicação do EZLN. Palavras-chave: Comunicação Popular, Movimento Social, Neozapatismo, Identidade
1461-1 - A IDENTIDADE LÍQUIDA.
A EXPERIÊNCIA IDENTITÁRIA NA CONTEMPORANEIDADE DINÂMICA. Rafael Luis Pompeia Gioielli (Unisantanna) Evento: Comunicação para a Cidadania A partir da percepção de que a experiência identitária se transforma com o avanço da globalização, o presente texto visa analisar as diferentes dinâmicas que marcam identidade cultural em meio aos ambientes socioculturais da modernidade e da pós-modernidade. De uma concepção da identidade marcada pela regulação moderna a uma experiência fluída em tempos pós-modernos, o que se propõe aqui são novas pistas para compreender o fenômeno e o lugar da identidade cultural na vida social contemporânea. Palavras-chave: identidade cultural, modernidade, pós-modernidade, multiculturalismo
32-1 - A VIOLÊNCIA E A VELHICE NA MÍDIA Beltrina Côrte (PUC-SP), Mayra Rodrigues Gomes (USP) Evento: Comunicação para a Cidadania Este trabalho tenta pensar a rubrica idoso , enquanto representação social, sob o aspecto de um forçamento de campo constituído no jogo entre as palavras e as coisas. Tenta mostrar os caminhos já desenhados por uma enunciação que precede outras possíveis coalizões de significados e as correspondentes identidades sociais. Tenta analisar o discurso sobre a velhice e a violência contra o idoso que a mídia foi criando para si por meio das narrativas sobre a representação de uma identidade genérica de velho. Palavras-chave: representação social, identidade, discursos, violência
1090-1 - AMÉRICA LATINA EM TRÂNSITO: MAPEAMENTO DE ESPAÇOS COMUNICACIONAIS NA INTERNET RELACIONADOS COM A EXPERIÊNCIA DAS MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Liliane Dutra Brignol (Unifra) Evento: Comunicação para a Cidadania A partir de uma breve reflexão sobre o episódio do Dia do Trabalhador de 2006 nos Estados Unidos, a proposta do artigo é apresentar um mapeamento exploratório de ambientes comunicacionais da Internet relacionados com a experiência das migrações contemporâenas de latino-americanos. Partindo do entendimento da Internet como mídia com potencial democrático, o texto propõe questões inseridas no âmbito de uma pesquisa maior sobre a dinâmica das redes sociais de imigrantes na Internet, de maneira a refletir sobre o modo como questões identitárias atravessam usos da rede mundial de computadores, demandando apropriações de seus espaços comunicacionais e configurando estratégias diferenciadas para o acesso à condição de cidadania. Palavras-chave: Internet, cidadania, imigração latino-americana
1543-1 - AS RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO VALE DO ITAJAÍ ENQUANTO GERADORAS DE CAPITAL SOCIAL Carlos Roberto Praxedes dos Santos (UNIVALI) Evento: Comunicação para a Cidadania Fenômeno recente entre os meios de comunicação existentes no Brasil, as rádios comunitárias nasceram a partir das rádios livres, com o dever legal de servir como canal de prestação de serviços às comunidades locais. Porém, as finalidades primeiras foram substituídas por práticas clientelísticas que nada contribuem com o desenvolvimento de uma determinada localidade, principalmente em se tratando de avanços democráticos. Essas práticas iniciam já na conquista do canal comunitário e refletem nas programações deste e na forma como a rádio dirige-se aos ouvintes. Este trabalho procura analisar, por meio de estudo de caso, as programações de duas rádios comunitárias situadas no Vale do Itajaí, principalmente em relação ao conteúdo jornalístico.
Palavras-chave: Comunicação, Comunidade, Capital Social, Rádio comunitária
1066-1 - COMUNICAÇÃO, GÊNERO E CIDADANIA: 1963-2006 Alice Mitika Koshiyama (ECA-USP) Evento: Comunicação para a Cidadania Resumo: O ensaio aborda a luta feminista no Brasil a partir da perspectiva do jornalismo feminista e avalia o período 1963-2006. Utiliza as mediações da teoria da história, dos estudos de gênero e da história do jornalismo para debater a questão da organização das mulheres que assumema ideologia feminista. A periodização inicia-se com a presença da jornalista Carmen da Silva na revista Cláudia e termina com a avaliação da ONG Sempreviva Organização Feminista (SOF), datas escolhidas como marcos de dois momentos históricos: a do trabalho das feministas pioneiras e ação de feministas agrupadas em organizações não governamentais.
Palavras-chave: Comunicação feminista, cidadania, história e memória, jornalista Carmen da Silva
1152-1 - CULTURA CABOCLA COMO VONTADE DE IDENTIDADE AMAZÔNICA: CONEXÕES ENTRE A OBRA CIENTÍFICA DE JOÃO DE JESUS PAES LOUREIRO E O FILME CURTA-METRAGEM CHAMA VEREQUETE" Alexandre Sócrates Araujo de Almeida Lins (UFBA) Evento: Comunicação para a Cidadania O presente trabalho busca estudar como o filme curta-metragem Chama Verequete, de Luiz Arnaldo Campos e Rogério José Parreira, relaciona-se com o conceito de cultura amazônica formulado por João de Jesus Paes Loureiro em sua obra Cultura Amazônica: Uma poética do Imaginário . O estudo verificará em que medida o filme dialoga com essa noção de cultura amazônica. A importância de se relacionar essas duas formas de expressão cultural, aparece na medida em que consideramos que ambas trazem a mesma concepção de cultura amazônica, ou seja, como cultura cabocla, ou ribeirinha, forma de identidade ameaçada pela modernidade e seu modo de vida racional, performático e homogeneizante. Palavras-chave: Cultura Amazônica, Identidade, Identificações, Relações de Poder
978-1 - CULTURA, RESISTÊNCIA E ASTÚCIA NA COMUNIDADE DA MANGUEIRA Juliana Krapp Guimarães (UERJ), João Luis de Araujo Maia (UERJ) Evento: Comunicação para a Cidadania São a astúcia e a clandestinidade, inseridas no pulsar vital da cultura, que nos interessam neste artigo. Mostraremos, aqui, como o povo da Candelária, na favela da Mangueira no Rio de Janeiro, utiliza os estratagemas do dia-a-dia para engendrar uma nova idéia de cidadania e emancipação. Existiria, no mundo, uma Cultura que liga todos os indivíduos em suas condições universalizantes, atados que são à sua condição humana; seria o espaço de um sujeito universal, com potencial para explorar a alteridade, independente de seu habitat local. Por outro lado, existem as diferentes culturas, com seus particularismos e identidades específicas, constituindo um jogo de persuasões e resistências Palavras-chave: Cultura popular, Comunidade, Emancipação
1567-1 - ESFERA DE VISIBILIDADE PÚBLICA MIDIÁTICA, REDES DE COMUNICAÇÃO E OS ATORES COLETIVOS DA SOCIEDADE CIVIL Messiluce da Rocha Hansen (UFS) Evento: Comunicação para a Cidadania Este artigo apresenta considerações sobre a aplicação da categoria analítica redes de comunicação para o estudo dos processos de interação entre as esferas autônomas da sociedade civil e a esfera de visibilidade pública midiática tomados, por sua vez, como elementos fundamentais para a compreensão da dinâmica da ação coletiva em sociedades em processo de modernização. Para tal, argumenta-se a favor de um reexame da noção de esfera de visibilidade pública midiática, sobretudo a fim de superar a rígida dicotomia estabelecida entre comunicação estratégica e comunicação dirigida para o entendimento no âmbito das interações estabelecidas pelos atores coletivos da sociedade civil com a sociedade e com o sistema político. Palavras-chave: Esfera pública, Redes de comunicação, Atores da sociedade civil
796-1 - ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INCLUSÃO SOCIAL: UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS DE INCLUSÃO DIGITAL DO IN FORMAR PELOS JOVENS DA COMUNIDADE DO PILAR EM RECIFE, PE Patrícia Munick de Albuquerque Fragoso (UFRPE) Evento: Comunicação para a Cidadania Esse estudo identifica e analisa as estratégias de comunicação participativa nas metodologias utilizadas pelo projeto INFORMAR . Aponta que o caminho para a mobilização social é entender a comunicação através de práticas participativas. Explica o caráter dialógico, educativo e pedagógico da comunicação na compreensão e transformação da realidade e a aplicação desses conceitos na metodologia do INFORMAR. Examina a presença do Produtor Social , do Reeditor Social e do Editor Social , nos processos de comunicação. O ponto alto da análise é a constatação da transformação dos jovens em reeditores sociais. O estudo leva a percepção da comunicação como uma poderosa ferramenta de inclusão social. Palavras-chave: Inclusão Digital, Inclusão Social, Comunicação Participativa, Desenvolvimento Local
1626-1 - MÍDIA E CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER NEGRA: A REVISTA RAÇA Maria Luiza Martins de Mendonca (UFG) Evento: Comunicação para a Cidadania As noções de multiculturalismo e de distinção cultural, que há alguns anos acompanham as discussões sobre as identidades coletivas e as ações afirmativas de grupos discriminados tomam novos rumos quando avaliadas sob a perspectiva da noção de mercado como a grande instituição capaz de abrigar todas as diferenças culturais. Este trabalho aborda, de forma crítica, algumas tendências de construção de identidade e de diferenciação social a partir da análise das propostas encontradas em uma revista dedicada a um grupo étnico (revista Raça). Palavras-chave: mídia, identidade, minoria, mercado
230-1 - MIGRAÇÕES CONTEMPORÂNEAS COMO MOVIMENTOS SOCIAIS: UMA ANÁLISE DESDE AS MÍDIAS COMO INSTÂNCIAS DE EMERGÊNCIA DA CIDADANIA DOS MIGRANTES Denise Maria Cogo (UNISINOS) Evento: Comunicação para a Cidadania Esse trabalho propõe o debate da configuração das migrações contemporâneas como movimentos sociais nas suas relações com processos midiáticos e as dinâmicas de cidadania intercultural, cosmopolita e comunicativa dos migrantes. A partir dos resultados parciais de duas pesquisas sobre as interações comunicacionais e midiáticas de imigrantes latino-americanos nas cidades de Porto Alegre e Barcelona, são analisadas três perspectivas em que as migrações contemporâneas aparecem relacionadas aos processos midiáticos:(1) as construções sobre os migrantes e as migrações no marco dos processos de midiatização das migrações contemporâneas; (2) as interações dos migrantes com as mídias (re) configuradas por suas experiências migratórias; (3) a (re) criação e gestão, por parte dos migrantes, de políticas de visibilidade midiática nos contextos das mídias massivas e/ou alternativas e comunitárias. Palavras-chave: mídias, migrações contemporâneas, movimentos sociais, cidadania
332-1 - MOVIMENTOS DE DEFESA DA INFÂNCIA E A COBERTURA SOBRE EDUCAÇÃO PÚBLICA. UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE A IMPRENSA CEARENSE. Lidia Soraya Barreto Marôpo (UNL) Evento: Comunicação para a Cidadania A proposta deste trabalho é analisar empiricamente de que forma movimentos sociais conseguem influenciar os processos de agendamento e enquadramento da informação jornalística. Como objeto de estudo, elegemos os dois maiores jornais cearenses O Povo e Diário do Nordeste e os grupos organizados que defendem os direitos de crianças e adolescentes. A partir da análise de conteúdo quantitativa e qualitativa, comparamos os fatores que interferiram nas escolhas e disputas de noticiabilidade dos dois veículos sobre educação pública, temática escolhida por aglutinar diversos setores da sociedade civil. O corpus inclui 147 itens publicados durante três anos e o nosso foco central é a visibilidade e influência da Comissão de Defesa do Direito à Educação como fonte de informação.
Palavras-chave: Movimentos sociais, Mídia, Infância, Jornalismo
1713-1 - MOVIMENTOS SOCIAIS: PESQUISA EM TRÊS TEMPOS Christa Berger Kuschick (Unisinos) Evento: Comunicação para a Cidadania Na literatura sobre a esquerda no Brasil se destacam dois temas: a história do PCB e a luta armada. A experiência da organização dos movimentos populares é parte desta história, mas é menos estudada e, menos, ainda, na perspectiva da comunicação. Este texto quer registrar a partir do campo de estudo acadêmico da comunicação o percurso que aproximou os movimentos sociais dos problemas midiáticos, observando como indicadores a trajetória da Intercom e os textos que circulam na área. A intenção é contribuir com a história do presente e com a história vista de baixo mapeando um fragmento do que vem sendo produzido como Memórias da Esquerda. Aqui, sobre a relação dos movimentos sociais com a comunicação.
Palavras-chave: Movimentos sociais, pesquisa em comunicação, história do presente
1459-1 - O LUGAR DA VELHICE NA SOCIEDADE DE CONSUMO Maria Lucineide Andrade Fontes (FJA) Evento: Comunicação para a Cidadania Abordam-se aqui as interfaces entre dois fenômenos da atual condição identitária e corporal do sujeito: de um lado, os modos como a sociedade de consumo adere a um projeto de culto à juventude e à boa forma física. De outro, as transformações do cenário demográfico mundial, decorrentes do envelhecimento da população em sua dupla face: pelo aumento do número de velhos proporcionalmente à população jovem e pelo alongamento da velhice em cerca de 20 anos, já que a expectativa de vida passou de 60 para 80 anos. Este texto analisa em que medida são conflitantes os discursos da cultura contemporânea, na mídia, sobre a juventude como ideal etário, e os discursos do campo da saúde, farmacologia, biotecnologia e das políticas público-governamentais em torno do prolongamento da vida e da promoção e afirmação da condição da velhice.
Palavras-chave: sociedade de consumo, velhice, juventude, mídias
1612-1 - ÒMNIA: A COMUNIDADE SOCIAL DOS TELECENTROS DA CATALUNHA Bruno Fuser (PUC-Campinas) Evento: Comunicação para a Cidadania O Projeto Òmnia, que reúne 109 telecentros na Catalunha, é a principal iniciativa pública de combate à exclusão digital nessa comunidade autônoma espanhola. Pesquisa bibliográfica e entrevistas permitiram verificar que o Projeto Òmnia valoriza a pluralidade, muitas vezes com a participação direta e intensa da população nos processos internos de gestão, configurando uma experiência que amplia o exercício da cidadania - entendida esta, inclusive, como o direito de participar com igualdade na produção de bens culturais. Por outro lado, o processo educativo ali desenvolvido apresenta diversos pontos de intersecção com os paradigmas educacionais preconizados por Paulo Freire. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, uma entidade do governo brasileiro voltada ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Palavras-chave: Comunicação, Mídias digitais e cidadania, Exclusão digital
1107-1 - PANORAMA ATUAL DAS RÁDIOS COMUNITÁRIAS NO BRASIL Lílian Claret Mourão Bahia (sem vínculo) Evento: Comunicação para a Cidadania Este artigo traça o cenário atual do setor das rádios comunitárias no Brasil, que, cada vez mais, adquire relevância para grandes segmentos da população e aborda as mais significativas iniciativas do movimento que defende a legalização de tais emissoras. Traz ainda breve conceituação dos principais termos e tipos de rádios alternativas, além de destacar suas contribuições para a democratização da comunicação. Ao relatar o funcionamento das rádios comunitárias, pontua os desafios que constroem a rotina destas iniciativas populares, entre as quais a legislação da última década, focalizando os governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula e o ponto de vista das entidades ligadas ao setor. Palavras-chave: Democratização da Comunicação, Rádios comunitárias, Esfera pública, Legislação brasileira
471-1 - PERSPECTIVAS DA COMUNICAÇÃO POPULAR Eduardo Yuji Yamamoto (UNESP) Evento: Comunicação para a Cidadania O presente artigo aborda os resultados de um Estudo de Recepção realizado sobre a audiência da Rádio Comunitária Nova Geração de Jataizinho (PR). Os dados da pesquisa apontaram para formas de manifestação da comunicação popular irrestrita aos canais técnicos de comunicação. Por comunicação popular entende-se um conjunto de práticas comunicativas, que permeia o cotidiano dos indivíduos, e abre caminho para possíveis transformações sociais. A articulação dos dados da pesquisa demonstra um partidarismo político assumido pela referida rádio, em dissonância com a lei que institui o serviço e com os anseios da comunidade representada. Tal fato é apresentado pelo consumo não passivo da recepção a partir da própria comunidade Palavras-chave: Estudo de recepção, comunicação popular, Rádio comunitária, Movimentos sociais
441-1 - QUESTÕES EM TORNO DA COMUNICAÇÃO CATÓLICA: A PRODUÇÃO JORNALÍSTICA NA REDE VIDA Michele Boff da Silva Limeira (UPF) Evento: Comunicação para a Cidadania A Rede Vida estrutura-se a partir da criação do Instituto Brasileiro de Comunicação Cristã (INBRAC). Tal relação garante à Igreja Católica espaço na programação da emissora. Apresentamos considerações sobre a produção e o conteúdo dos programas JCTV , Tribuna Independente e Este é o meu Brasil . Visamos compreender com base em qual concepção de comunicação a emissora faz jornalismo. Analisamos a noticiabilidade e as interações sociais que atuam na produção e no conteúdo jornalísticos. Observamos que os valores/notícia são adequados ao perfil editorial da emissora. É visível que a Rede Vida está comprometida com a Igreja e assume a perspectiva instrumental de comunicação. Palavras-chave: Igreja Católica, Televisão, Jornalismo, Rede Vida
718-1 - QUILOMBOS CONTEMPORÂNEOS: A MEMÓRIA E O CONSUMO MIDIÁTICO NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA
Vanessa de Oliveira (UFSM), Elisangela Carlosso Machado Mortari (UFSM) Evento: Comunicação para a Cidadania Este ensaio considera que as identidades culturais quilombolas podem ser potencializadas pelo discurso midiático, e, que elas são construídas, negociadas e ressignificadas a partir do consumo cultural. Concordando que os sentidos que circulam na sociedade são oriundos deste consumo cultural, deduzimos que os contextos onde ocorrem as representações, dando sentido à marcação das identidades, são definidos pelo espaço social o território geográfico, e a perspectiva temporal na qual ocorre a ação midiática a ficção narrada através das lembranças do passado. Acreditamos, portanto, que as práticas de consumo cultural midiático são fundamentadoras de um sistema de reconhecimento e diferenciação simbólica de grupos étnicos. Palavras-chave: identidade, consumo, memória, etnia
1088-1 - RECEPÇÃO FEMININA: ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA DA DÉCADA DE 90 Daiane Boelhouwer Menezes (PUCRS), Nilda Jacks (PPGCOM/UFRGS), Emily Canto Nunes (UFRGS), Felipe Schroeder Franke (UFRGS) Evento: Comunicação para a Cidadania
Palavras-chave:
94-1 - REVISITANDO OS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO POPULAR,
ALTERNATIVA E COMUNITÁRIA
Cicilia Maria Krohling Peruzzo (UMESP) Evento: Comunicação para a Cidadania Estudo sobre aspectos teóricos da comunicação popular, alternativa e comunitária com o objetivo de resgatar seus conceitos partindo das definições de comunidade e dos processos de comunicação nos movimentos sociais, de modo a identificar as alterações e os aspectos que conservam sua validade na sociedade contemporânea.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem dialética. Conclui-se que novas práticas vêm impingindo re-elaborações conceituais, porém, sem apagar características paradigmáticas que conservam a validade teórica.
Palavras-chave: comunicação popular, , comunicação comunitária, alternativo, comunidade
1938-1 - TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS EM OFICINA SÓCIO-EDUCATIVAS
Deisimer Gorczevski (UNISINOS), Cleci Maraschin (UFRGS), Carolina Seibel Chassot (UFRGS) Evento: Comunicação para a Cidadania Neste artigo analisamos as experiências de comunicadores e educadores sociais - oficineiros - no processo de preparação, realização e avaliação de oficinas sócio-educativas e os usos das tecnologias audiovisuais com jovens de sua comunidade. Numa abordagem interdisciplinar circunscrevemos este estudo na perspectiva de uma cognição situada (Varela et all, 2003) em uma rede heterogênea configurada por instituições, tecnologias e saberes. Como método de pesquisa acompanhou-se o trajeto de dois oficineiros e suas experimentações com o vídeo tomando como analisador as questões emergentes. Nas narrativas dos oficineiros foi possível distinguir domínios como: os sentidos do oficinar e a oficina. Ao final, são discutidos alguns dos operadores que potencializam a oficina a escapar de uma lógica preventiva e moral e O vídeo a ampliar sua experimentação para além da dicotomia entre meios e fins. Palavras-chave: Oficinas sócio-educativas;, cognição enativa;, comuncador e educador social;, tecnologias audiovisuais;, vídeo;
1131-1 - TEMATIZANDO A ESPERANÇA BRASILEIRA Ana Ângela Farias Gomes (Unisinos) Evento: Comunicação para a Cidadania Trata-se de análise sobre os usos que a Rede Globo vem realizando de diversas temáticas sociais, diretamente relacionadas à conquista da cidadania no País. Em especial, a tematização dos assuntos infância, adolescência e inclusão social a partir da Campanha Criança Esperança. A perspectiva teórica é a de que ocorre uma tematização do social, onde o sistema midiático televisivo opera sugerindo-se central nos debates entre os mais diversos sistemas sociais acerca das resoluções dos problemas coletivos brasileiros. Palavras-chave: Cidadania, televisão, criança, discurso
1126-1 - VOZES DO CÁRCERE: UMA ANÁLISE DO FILME O PRISIONEIRO DA GRADE DE FERRO Ana Paula Silva Oliveira (PUCC) Evento: Comunicação para a Cidadania A proposta deste artigo é refletir a respeito da comunicação voltada para os setores excluídos da sociedade por meio da análise do documentário O Prisioneiro da Grade de Ferro(auto-retratos)dirigido por Paulo Sacramento. O filme coloca em discussão o sistema carcerário brasileiro a partir de depoimentos de presos e tem como cenário a Casa de Detenção do Carandiru, um ano antes de sua desativação. Palavras-chave: Comunicação e cidadania, documentário, prisão, Carandiru, memória
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