PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO

   Sobre a Intercom

  Histórico
  


A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom - é uma associação científica sem fins econômicos, fundada em São Paulo, a 12 de dezembro de 1977. Instituição de utilidade pública reconhecida pela Lei Municipal nº 28.135/89, participa da rede nacional de sociedades científicas capitaneada pela SPBC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência.
Está integrada às redes internacionais de ciências da comunicação como entidade associada à ALAIC - Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación, à IAMCR - International Association for Mass Communication Research e à IFCA - International Federation of Mass Communication Associations.


  Objetivo
   


:. contribuir para a reflexão pluralista sobre os problemas emergentes da Comunicação;

:. contribuir para o aperfeiçoamento e a revitalização intelectual dos associados, mediante o intercâmbio de experiências entre os pesquisadores da área da Comunicação;

:. contribuir para a formação de modelos de análise da Comunicação consentâneos com a sociedade e a cultura brasileiras;

:. contribuir para a superação da dependência política, cultural e tecnológica do sistema nacional de Comunicação;

:. contribuir para o aprimoramento das instituições democráticas, promovendo e difundindo a liberdade de expressão e pensamento, assim como o livre exercício da Comunicação;

:. contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira, estimulando e facilitando seu acesso à Ciência, à Tecnologia e à Cultura;

:. contribuir para a promoção da cultura nacional e regional, estimulando a preservação e o conhecimento dos bens e valores culturais do País;

:. contribuir para o desenvolvimento da produção científica, artística, cultural, informativa e educativa do País;

:. manter intercâmbio com organismos congêneres, em nível regional, nacional e mundial;

:. desenvolver estudos, pesquisas, produção e divulgação de informações, conhecimentos técnicos e científicos sobre a promoção da cultura, da defesa, conservação do patrimônio histórico, artístico, preservação e conservação do meio ambiente;

:. promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.



:. 
realização e prestação de serviços, onerosos ou não, de congressos, seminários, encontros, conferências e ciclos de estudos de Comunicação, numa abordagem interdisciplinar;

:. desenvolvimento e patrocínio de pesquisas, atividades de Comunicação que representem uma contribuição para o progresso da Ciência, Cultura, Arte e Informação, assim como para a preservação do Folclore e das Tradições Populares do País;

:. estabelecimento de acordos e convênios com entidades congêneres, institutos e órgãos de fomento à pesquisa do País e do Exterior, para o intercâmbio de informações e experiências entre especialistas da Comunicação;

:. apoio a associações que visem objetivos semelhantes aos seus, no campo da Comunicação, bem como às que objetivem a preservação do patrimônio, de qualquer natureza e o equilíbrio ecológico;

:. incentivo e assessoramento à formação científica, tecnológica, cultural e artística de pesquisadores, professores, profissionais e especialistas da Comunicação, mediante gestões junto a organizações públicas e privadas, do País e do Exterior, com vistas à concessão de bolsas de estudos, de pesquisas e de trabalho a autores, pesquisadores, artistas e técnicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil;

:. produção, edição, publicação e distribuição, onerosa ou não, de obras e periódicos de Comunicação, de filmes, vídeos, fitas de áudio, discos, multimídia e mídia digital e outras peças de reprodução escrita, sonora e/ou visual que abordem temas com interesse para a INTERCOM;

:. qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público-OSCIP ou outra modalidade de organização instituída por lei, que lhe permita estabelecer convênios ou parcerias específicos ou genéricos;

:. assessoria e consultoria, onerosa ou não, sobre temas relacionados com a Comunicação, bem como, planejamento, administração e prestação de serviços, na realização de cursos, conferências e outros eventos;

:. concessão de prêmios a pesquisadores, autores, artistas e técnicos de arte, vídeos, multimídia e mídia digital, espetáculos musicais e artes cênicas, em concursos e festivais de Comunicação produzidos e realizados no Brasil;

:. manutenção de centros de documentação e pesquisa, em convênio com instituições educacionais e/ou culturais, e apoio à organização de entidades de informação, como museus, arquivos ou bibliotecas de acesso ao público;

:. administração de próprios municipais, estaduais, federais ou privados que sejam de seu interesse;

:. promoção de outras atividades, onerosas ou não, que contribuam para a consecução dos seus objetivos;

:. observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e eficiência.


  Sócios
  


Intercom constitui-se de sócios que se dedicam a estudos avançados da Comunicação. Para ser admitido como sócio, o interessado deverá ser apresentado por um associado da entidade em pleno exercício dos seus direitos sociais, ter sua proposta de admissão aceita pela Diretoria Executiva e cumprir com as exigências da secretaria e da tesouraria.



Presidente
Antonio Carlos Hohlfeldt (PUC-RS)

Vice-Presidente
Nélia Rodrigues Del Bianco (UnB)

Diretor Financeiro
Fernando Ferreira de Almeida (Umesp)

Diretor Administrativo
José Carlos Marques (Unesp)

Diretora Científica
Marialva Carlos Barbosa (UFF)

Diretora Cultural
Rosa Maria Cardoso Dalla Costa (UFPR)

Diretor Editorial
Osvando José de Morais (Uniso)

Diretora de Documentação
Maria Cristina Gobbi (Unesp / Umesp)
Diretora de Projetos
Paula Casari Cundari (Feevale)

Diretor de Relações Internacionais
Edgar Rebouças (Ufes)


  Conselho Fiscal
  


Ada de Freitas Maneti Dencker
Eduardo Barreto Viana Meditsch
Giovandro Marcus Ferreira
José Luiz Proença
Maria Salett Tauk Santos



José Marques de Melo (Presidente de Honra)
Anamaria Fadul (Presidente)
Gaudêncio Torquato (Vice-Presidente)
Margarida M. Krohling Kunsch (Secretária)
Cicilia Peruzzo (Conselheira)
Maria Immacolata Vassallo de Lopes (Conselheira)
Manoel Carlos Chaparro (Conselheiro)
Sonia Virgínia Moreira (Conselheira)
Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Conselheiro)



Representantes por regiões
Maria Ataíde Malcher (Norte)
Moacir Barbosa de Sousa (Nordeste)
Ana Carolina Rocha Pessoa Temer (Centro-Oeste)
Iluska Maria da Silva Coutinho (Sudeste)
Valério Cruz Brittos (Sul)



Maria do Carmo Silva Barbosa (Intercom)
Genio de Paulo Alves Nascimento (Intercom)