Grupos de Pesquisa: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
[Voltar]

 1445-1 - A DIGITALIZAÇÃO DA TELEVISÃO: A TV BRASIL E A CONSOLIDAÇÃO DA TELEVISÃO PÚBLICA NO PAÍS
Juliana Marques de Carvalho (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:   Digitalização, Economia Política da Comunicação, TV Brasil, Televisão Pública
[Trabalho]


 705-1 - A IDEIA DE INDÚSTRIAS CRIATIVAS COMO FATOR DE DESENVOLVIMENTO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DE UM PROJETO
João Damasceno Martins Ladeira (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Indústrias criativas, políticas públicas, teoria da estruturação, integração sistêmica
[Trabalho]


 538-1 - A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DAS NOVAS MÍDIAS NAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS: UM ESFORÇO EXPLORATÓRIO A PARTIR DO RELATÓRIO CREATIVE ECONOMY UNCTAD 2010
Barbara Zilda Grebin (Universidade do Vale do Rio do Sinos)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Indústrias Criativas, Creative Economy, UNCTAD, Novas Mídias
[Trabalho]


 1240-1 - A INVERSÃO MIDIÁTICA DA REBELDIA EM MERCADORIA
Camila Bezerra Furtado Barros (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Rebeldia, Mídia, Inversão, Mercadoria, Capitalismo
[Trabalho]


 40-1 - A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO NA LÓGICA DO CAPITAL
Klycia Fontenele Oliveira (Faculdade Cearense)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Lógica do capital, Sociedade da informação, Exclusão Digital, Sociedade do Conhecimento
[Trabalho]


 1902-1 - CAMPANHAS ELEITORAIS E INTERNET EM TEMPOS DE MEDIAPOLÍTICA, TECNOPOLÍTICA E CIBERPOLÍTICA. REFLEXÕES À LUZ DA ECONOMIA POLÍTICA DO JORNALISMO
Ana Flavia Cruz Leite Soares (Instituto de Estudos Empresariais); Orlando Maurício de Carvalho Berti (Universidade Estadual do Piauí)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Comunicação e Política, Economia Política do Jornalism, Internet, campanhas eleitorais, tecnologias atuais
[Trabalho]


 1947-1 - COLUNA OPINIÃO: APROPRIAÇÃO DE GRUPOS CONTRA-HEGEMÔNICOS PARA FORMAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO DE DISCUSSÃO
Graciele Barroso (Universidade Estadual do Piauí); Maria de Sousa Santana (Universidade Estadual do Piauí)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Contra-hegemonia, espaço público midiático, movimentos sociais, Internet, pluralidade
[Trabalho]


 2053-1 - CONSTRUINDO O CONCEITO DE ECONOMIA CRIATIVA NO BRASIL: POLÍTICA CULTURAL NO CONTEXTO NEODESENVOLVIMENTISTA BRASILEIRO
Leonardo Gabriel de Marchi (Centro Universitário Fundação Oswaldo Aranha)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  economia criativa, desenvolvimento, políticas culturais, variedades de capitalismo
[Trabalho]


 2313-1 - CRIANÇA E ADOLESCENTE NA RELAÇÃO DE CONSUMO: UMA ANÁLISE ÉTICO-JURÍDICA À LUZ DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO
Ana Paula Rocha do Bomfim (Universidade Federal da Bahia); Andréa Cardoso Nunes (Universidade Federal do Piauí)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  ética, publicidade, televisão, criança e adolescente, consumo
[Trabalho]


 396-1 - CULTURA, TRABALHO E INOVAÇÃO: MUTAÇÕES DISCURSIVAS NA RELAÇÃO ENTRE CRIATIVIDADE, ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO
William Dias Braga (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Inovação, trabalho, cultura, criatividade, desenvolvimento
[Trabalho]


 2190-1 - MAPAS DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL
Eula Dantas Taveira Cabral (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Inclusão digital, apropriação social das TICs, democratização da comunicação, economia política da comunicação, governança da Internet
[Trabalho]


 1999-1 - MÚSICA E CONVERGÊNCIA: A ATUAÇÃO DAS OPERADORAS DE TELECOMUNICAÇÕES NO BRASIL
Verlane Aragão Santos (Universidade Federal de Sergipe)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  música, convergência, operadoras de telecomunicações
[Trabalho]


 1963-1 - O FIM DA ERA LULA E A CANDIDATURA ROUSEFF: ELEMENTOS DE ANÁLISE DE DISCURSO NO JORNAL BRITÂNICO THE ECONOMIST
Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos (Faculdade de Ciências Humanas ESUDA)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Análise de Discurso, Dilma Rousseff, Lula, The Economist
[Trabalho]


 214-1 - OBSERVATÓRIOS: QUAL COMUNICAÇÃO?
Anita Simis (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  comunicação, observatórios, dados culturais
[Trabalho]


 702-1 - PROCESSOS MIDIÁTICOS DO ESPORTE: DO FUTEBOL NA MÍDIA PARA UM FUTEBOL MIDIATIZADO
Valério Cruz Brittos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos); Anderson David Gomes dos Santos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Economia Política da Comunicaç, Indústria Cultural, Midiatização, Futebol
[Trabalho]


 1867-1 - TVS LEGISLATIVAS E COMUNICAÇÃO PÚBLICA: REFLEXÕES ACERCA DA GESTÃO DAS EMISSORAS
Paulo Victor Purificação Melo (Universidade Federal de Sergipe)
Área: DT 8 – GP Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura
Palavras-chave:  Comunicação Pública, TV legislativa, Políticas Públicas de Comunica
[Trabalho]

 

 
© 2012 - INTERCOM Nacional                                                 ISSN 2175-4683