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Comunicação, Cultura de Juventude

É com satisfação que a Intercom apresenta o XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste, resultado do esforço coletivo de professores, pesquisadores e alunos da Universidade Federal de Goiás e instituições parceiras que aceitaram o desafio de dar continuidade a tarefa de interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da comunicação.

Em 2010, os pesquisadores da região Centro-Oeste foram convidados a debater o tema central escolhido para o Congresso Nacional da Intercom “Comunicação, Cultura e Juventude”. O resultado dessa reflexão está neste Anais que reúne artigos, papers e relatos de pesquisa sobre a relação entre juventude, consumo de mídia, cultura digital, produção de conteúdo especializado e representações midiáticas dos jovens.

Investigar a juventude e comunicação é tarefa fundamental para o campo da Comunicação. A população jovem representa hoje 48 milhões de brasileiros. Boa parte dos produtos de comunicação são dedicados à faixa etária 12 a 29 anos, seja na programação da TV, seja pelo repertório de rádio, cinema, internet. Isso caracteriza o jovem como o maior público dos meios de comunicação no país. Vale ainda ressaltar que os veículos de comunicação têm papel importante na formação desse público, influenciando diretamente padrões de comportamento e atitudes.

Tornou-se parte integrante do cotidiano desse segmento. Oito em dez jovens têm internet em casa nas grandes capitais brasileiras. Estudos revelam que a principal razão para a maioria dos jovens utilizar a Internet é a informação, não apenas no sentido de consumi-la, mas para inserir conteúdo próprio ou de outros como um texto, uma foto, uma música ou um filme.

Constitui-se um bom desafio para os pesquisadores da área entender como a Internet exerce um papel de facilitador para a interação entre os jovens, na identificação com seus pares. Há um processo criativo de identidade social em construção, baseado em uma relação com o outro que é especialmente propensa a desenvolver laços comunitários, muitos deles constituídos por afinidades em torno de música, esportes, filmes. O estudo desse fenômeno poderá lançar luzes sob essa singularidade e revelar a configuração de um novo habitus geracional em relação à mídia.

Os textos aqui reunidos por ocasião do XII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste representam uma parte desse rico diálogo entre pesquisadores fundamentado no pluralismo de idéias. E, provavelmente, irão estimular novos estudos e pesquisas sobre o tema “Comunicação, Cultura de Juventude”. 


Nelia R. Del Bianco
Vice-presidente da Intercom


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