ESPORTES NA IDADE MÍDIA
Mais importante do que escrever um texto autoral, na condição de vice-presidente da INTERCOM e coordenadora geral dos Congressos Regionais de 2012, apenas para marcar opinião num campo em que não sou especialista, apresento, nesse texto, após breve introdução, que fala genericamente da importância dos temas escolhidos pela INTERCOM ao longo de 35 anos, o texto construído por Márcio Guerra sobre o tema a ser debatido em todos os Congressos Regionais e no Nacional. Márcio Guerra é coordenador nacional do GP Comunicação e Esporte e pesquisador atuante na área há alguns anos. Com o olhar de especialista produziu uma reflexão suscita e, ao mesmo tempo, densa sobre a temática dos Congressos de 2012: Esportes na Idade Mídia - Diversão, Informação e Educação.
Desde que foi fundada em dezembro de 1977, a INTERCOM tem se preocupado em discutir temas da área de Comunicação em consonância com as preocupações científicas do campo. Assim, já no seu primeiro congresso, ainda denominado Ciclo de Estudos, realizado em São Paulo, em 1978, com o tema "Estratégias para o Ensino da Comunicação" esta tem sido a marca dos encontros anuais da INTERCOM, ou seja, abordar temas e questões que estejam na agenda das discussões científicas da área. Assim, no auge dos preparativos para que o Brasil se transforme em palco dos principais eventos esportivos do mundo - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 - a temática do Congresso não poderia ser outra. Os Esportes assumem lugar privilegiado na arena midiática ou, como sintetiza o tema deste ano, na Idade Mídia.
"Esportes na Idade Mídia: Diversão, Informação, Educação" resume, portanto, as perspectivas de abordagem, de construção de imagens privilegiadas, de perspectivas de análise que incluem a produção da informação, a construção das mídias como lugar de produção diversional, mas também dentro da perspectiva de que pode assumir o papel educacional na produção de conhecimento sobre o mundo e as arenas esportivas.
O trecho do texto do Coordenador do GP Comunicação e Esporte, Márcio de Oliveira Guerra, que reproduzimos abaixo, sintetiza, com propriedade, a importância da temática do Congresso, que antecipa as discussões que ocuparão a agenda científica de maneira ampla no próximo ano. Mais uma vez a INTERCOM inaugura o debate.
O ESPORTE É A PAUTA DO MOMENTO
"Quando a direção da INTERCOM anunciou que o Congresso em Fortaleza teria como tema: Esportes na Idade Mídia: diversão, informação e educação, estava, definitivamente, derrubado o preconceito que boa parte da academia sempre teve em relação ao esporte. Além de oportuna - afinal, o Brasil sediará os dois maiores eventos esportivos mundiais nesta década - a definição do tema reafirma o que muitos estudiosos de outras áreas do conhecimento já vinham anunciando há muito tempo. O esporte oferece diversas possibilidades de discussão, pesquisa.
O esporte é a pauta do momento. (...) Ele também é pauta na política, na cultura e também na academia. A própria INTERCOM, 15 anos atrás, abria espaço para o surgimento do NP de Comunicação e Esporte, hoje consolidado e com produção crescente. O esporte retratado pela mídia como fenômeno social, cultural, econômico, político, comportamental, invadiu campos do Direito, Medicina, Fisioterapia, Administração, Gestão, História, Geografia, Turismo, Engenharias e outras ciências, como também apresenta uma crescente produção editorial, cinematográfica, na música, nas novelas e seriados, na fotografia, nas culturas urbanas, no meio ambiente, na educação em seus diversos níveis, no uso cada vez mais intenso de convergências tecnológicas, nos estudos de marketing e, claro, nas políticas e estratégias de comunicação.
Portanto, a escolha do tema do INTERCOM 2012 representa o entendimento de que é mais do que oportuno refletir um legado que até agora não apareceu entre os relacionados que ficarão para o Brasil após a realização dos dois megaeventos agendados. Pensa-se muito no impacto para a economia, para o desenvolvimento social e urbano, do fortalecimento da imagem do país no exterior (compromissos que fazem parte do protocolo exigido por FIFA E COI). O que estamos prontos para discutir e refletir é também o legado que ficará para a comunicação.
Ao antecipar essa discussão, estamos dando ao esporte e suas interfaces com a mídia a dimensão que ele assumiu e que por muitos anos passou um tanto quanto despercebido. O jornalista esportivo Armando Nogueira, numa crônica intitulada É chegada a hora dizia: "...Esquece o que dói e o que já não dói. Porque é chegada a hora de celebrar o prazer que nos dá a Copa do Mundo, cuja bola é mais redonda. No drible que aturde o instante. No passe que deita pontes entre almas da mesma cor...Uma grande paixão no reino da contemplação."
Em todos os campos - e na mídia e na academia não seria diferente - todo processo de ruptura se depara com a reação de forças dominantes. Não por acaso, teremos ainda aqueles que "torcerão o nariz". Mas essa mesma certeza nos faz acreditar que ao final, também não apresentarão mais tanta resistência a esse estudo. Afinal, pensar o Esporte na Idade Mídia será divertido, educativo, relevante e uma importante resposta dos pesquisadores em comunicação do país (...)". (Márcio de Oliveira Guerra - Coordenador do GP Comunicação e Esporte).
Ver inaugurada, portanto, a temática do esporte no âmbito das discussões científicas da área da comunicação é a certeza de que mesclaremos como bem disse Márcio Guerra, emoção, paixão e reflexão. Só nos resta, então, convidar a todos para participar desse debate.
Marialva Carlos Barbosa (Vice-presidente da INTERCOM)
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