Trabalhos Completos



Lista por Eventos

Seminário de Temas Livres em Comunicação [ voltar ]

1821-1 - A CARNAVALIZAÇÃO NOS RITOS CULTURAIS POPULARES NO PIAUÍ
Francisco Laerte Juvêncio Magalhães (UFPI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho pretende refletir sobre um fenômeno da cultura popular da sociedade piauiense que ocorre nos períodos eleitorais, que denominamos  o mito da porca . Trata-se de prática discursiva comum nos municípios piauienses após a apuração, partidários dos eleitos zombam dos e de seus aliados dizendo que eles foram comidos pela porca. Este trabalho é parte de uma produção maior que tem previsão de três artigos: 1) o primeiro apresenta as discursivas mais gerais do fenômeno em estudo; 2) o segundo discute a apropriação e reprocessamento da discursividade popular no nos produção enunciativa da mídia; 3) o terceiro faz uma abordagem de gênero. Para investigarmos esta prática discursiva da sociedade piauiense utilizamos autores como BAKHTIN (1999), LÉVI-STRAUSS (2004), GIRARDET (1987), BARTHES (1987), FAIRCLOUGH (2001) e PINTO (1999), além de tantas outras contribuições importantes.
Palavras-chave: Porca, carnavalização, mito

485-1 - A CASA DA VOVÓ NA TV: REPRESENTAÇÃO TELEVISIVA DE UMA MATRIZ IDENTITÁRIA
Adriana Stürmer (UFSM), Ada Cristina Machado da Silveira (UFSM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho busca observar elementos da representação de uma identidade étnica em um programa televisivo. A região de cobertura da emissora pertencente à Rede Brasil Sul de Comunicação que o produz e veicula é profundamente marcada pela imigração alemã. O programa aborda a preservação do patrimônio arquitetônico regional, ao mesmo tempo em que evidencia referenciais culturais de uma comunidade imaginada a partir da história da colonização da região. Busca-se observar a construção da identidade étnica e os elementos capturados nessa tarefa.
Palavras-chave: televisão, comunidades imaginadas, identidade étnica, representações

944-1 - A COMUNICAÇÃO E SUAS CONEXÕES: O DESIGN DE SIGNOS
Daniele Fernandes da Silva (PUC-SP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo pretende discutir qual o papel do Estado no favorecimento ou no bloqueio da pesquisa sobre as conexões entre a Comunicação e outras disciplinas que lhe possam ser correlatas. Disciplinas tais que possam contribuir para modificar a abrangência do campo comunicacional. Para isso, pretendemos usar como exemplo a relação entre o design em hipermídia, especificamente, e a comunicação, fazendo uso principalmente do conceito de signo em Peirce e dos conceitos de Máquina de Guerra e Aparelho de Estado, presentes da obra de Deleuze e Guattari.
Palavras-chave: Comunicação, Semiótica, Design, hipermídia

1214-1 - A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA NO JORNALISMO DE REVISTA: A FOTOGRAFIA EM FOCO
Denise Fernandes Britto (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho tem como objetivo avaliar como as imagens fotográficas utilizadas nos magazines auxiliam na composição discursiva. Para isso, utilizamos as matérias de saúde e beleza da revista Veja, coletadas durante um mês, a fim de verificar qual a natureza dessas imagens, incluindo os motivos fotográficos, o enquadramento e as origens dessas fotos. A partir dessas informações, veremos como são criadas representações muito próximas entre as temáticas saúde e beleza. O eixo em comum passa a ser a ênfase no corpo humano, em especial, da mulher, e o consumo de remédios para fins estéticos.
Palavras-chave: Revista, Fotografia, Representação, Saúde

1032-1 - A ECONOMIA DO BRASIL NAS NOTÍCIAS DO NEW YORK TIMES
Maria Inez Mateus Dota (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho objetiva verificar qual a imagem difundida pelo jornal The New York Times, no tocante a aspectos econômicos do Brasil. Debruça-se sobre um corpus de trinta e três notícias publicadas no período de janeiro a junho de 2004, na versão on line do referido jornal. Fundamenta-se nas Teorias do Jornalismo e na Análise Crítica do Discurso, principalmente nos escritos de Sousa (2002 e 2004), Traquina (2004 e 2005), Fowler (1991), Fairclough (1995 e 2001) e Bell e Garrett (1998). A análise discute que enquadramentos são dados às matérias e os conseqüentes temas e subtemas abordados, que ações influenciam na construção das notícias e que estratégias discursivas são utilizadas na produção dos sentidos adotados pelo periódico.
Palavras-chave: Jornalismo, linguagem, análise do discurso

1269-2 - A LEGITIMAÇÃO DO WEBJORNALISMO PELAS TECNOLOGIAS DO VIRTUAL - PESQUISAS DO NÚCLEO MÍDIA PRESS(UNESPBAURU/UNIVERSITY OF TORONTO/CAPES/UOL)
Ricardo Luís Nicola (Unesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O Núcleo de Multimeios Mídia Press vem desenvolvendo um portal de notícias on-line,e,como parte de um projeto de extensão da PROEX-Unesp(Bauru),foi apresentado ao Programa de Bolsa de Pesquisa do Universo Online.Para tanto,este artigo irá traçar alguns dos principais objetivos desse núcleo que conta com a participação de alunos e professores da Unesp,câmpus-Bauru.A discussão do núcleo tem como referencial a necessidade cada vez mais crescente de se construir um portal de notícias on-line bem como elaborar um manual de estilo e redação para habilitar um jornalismo em rede mais atuante.Acrescida a esses objetivos,o núcleo tem repensado a condição do jornalista digital,as características do jornalismo on-line tanto na sua formatação como em seu conteúdo.Assim,pensa-se em abrir novas possibilidades dos mecanismos de busca e de configuração da linguagem multimidiática do jornalismo em rede.
Palavras-chave: Internet, jornalismo on-line, portal de notícias on-line, jornalismo em rede, comunidade virtual

1318-1 - A LÓGICA SOCIAL DO CONSUMO TRATADA PELA COMUNICAÇÃO
Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Unisinos), Maria da Graça Portela Lisbôa (UNIFRA)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este estudo propõe-se a pensar e discutir a lógica social do consumo, a partir da comunicação, valendo-se dos conceitos de Nestor García Canclini e Zygmunt Bauman. O presente texto está alicerçado em questionamentos, diálogos e interfaces com e entre os referidos autores. Busca-se identificar as racionalidades que regem o comportamento da sociedade contemporânea, por meio de um locus comunicacional.
Palavras-chave: Comunicação, Consumo, Sociedade Pós-Moderna

2110-1 - A PONTE E O VAZIO: A MÁQUINA NARRATIVA E A NOÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Pedro Tapajós (UnB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O trabalho investiga sentidos possíveis associados à uma construção de uma noção para o objeto cultural  história em quadrinhos através de diálogos com o referencial teórico de pensadores como Deleuze, Guattari, e De Certeau. A narrativa nos quadrinhos se dá como uma viagem em que o enredo caminha por vazios-pontes entre um território imagético que se reterritorializa a cada leitura efetuada. Cada representação de cena, ou contâiner como define Will Eisner, é uma fatia de fluxo interrompida e cortada. Sendo assim, ao construir uma história em quadrinhos, o autor ou autor-equipe constrói um mapa, um território por onde o leitor pode também efetuar caminhos, tanto dentro como fora do fluxo narrativo proposto pelo(s) construtor(es) do território(s).
Palavras-chave: histórias em quadrinhos, fluxo, narrativa, máquina abstrata, cultura pop

755-1 - A RELAÇÃO ENTRE A PROGRAMAÇÃO, A PUBLICIDADE E A RECEPÇÃO DA FURB TV  TELEVISÃO UNIVERSITÁRIA DE BLUMENAU
Roseméri Laurindo (FURB), Lorreine Beatrice (FURB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Através de uma análise da grade de programação e respectivos conteúdos, da recepção e da publicidade exibida pela FURB TV, da Universidade Regional de Blumenau, um canal aberto e fechado de televisão pública, pretende-se relacionar os diferentes discursos e a recepção implicada nessa produção específica, problematizando a questão da publicidade numa emissora pública. Elementos fundamentais para entendermos o caráter proposto por emissora educativa e local.
Palavras-chave: televisão, recepção, publicidade, gêneros

1254-1 - ALGUMAS ESTRATÉGIAS LINGÜÍSTICAS UTILIZADAS EM O PASQUIM PARA DRIBLAR A CENSURA
Isaura Maria Longo (UNIVALI), Cleide Ane Comper Pereira (UNIVALI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho tem por objetivo analisar algumas marcas lingüísticas utilizadas no jornal O Pasquim para driblar a censura instaurada, em 1968, pelo AI-5. Em 1969 nasce O Pasquim. Caracterizando-se principalmente como um jornal de opinião, satiriza o opressivo dia-a-dia nacional e pauta-se por um noticiário de oposição. A amostra desta pesquisa é composta de 41 matérias, apresentadas no jornal O Pasquim, da cidade do Rio de Janeiro, veiculadas no período de 1969 a 1972. Para fazer a análise destas matérias fomos buscar a linha francesa da Análise de Discurso. Utilizando uma linguagem coloquial, marcadamente subjetiva e ideológica, este jornal transformou o estilo e o conteúdo até então utilizados no meio jornalístico. Observou-se que marcas como a pressuposição, o subentendido, a polifonia, a ironia, a intertextualidade foram recursos largamente utilizados para divulgar a sua ideologia.
Palavras-chave: Jornalismo, O Pasquim, Linguagens jornalísticas, Análise do discurso

679-1 - APRENDER A ENSINAR COM O RÁDIO: UMA REFLEXÃO SOBRE A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES EM  A TEIA DO SABER .
Edson Roberto Bogas Garcia (UNIFEV), Daniel Rezende Campos (UNI-BH)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
No atual contexto da educação pública, os Cursos de Capacitação para Docentes tornaram-se importantes aliados na avaliação dos procedimentos pedagógicos adotados em sala de aula. Apresentam, também, um momento de reflexão dos professores a partir do instante em que podem compartilhar suas experiências, positivas e negativas, do intramuro escolar. Além disso, possibilitam conhecer ou atualizar algumas práticas e perceber a importância da utilização de materiais de apoio aplicados às aulas teóricas. Dessa maneira, o presente artigo apresenta observações, comentários e relatos da aplicação de dois módulos voltados para a mídia  Rádio , no projeto  Teia do Saber , como recurso prático e atrativo, capaz de abrir novas expectativas de ensino e interferir na realidade vivida por professores em suas áreas de atuação, bem como na expectativa de novas atitudes comportamentais dos alunos.
Palavras-chave: capacitação, educação, escola, rádio

2180-1 - APRESENTAÇÃO DA PESQUISA DA DISSERTAÇÃO  DIÁLOGO PARCIAL  UMA ANÁLISE DA COBERTURA DA IMPRENSA PARA A QUESTÃO INDÍGENA BRASILEIRA
Maurício Pimentel Homem de Bittencourt (Ufac)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho apresenta a dissertação  Diálogo Parcial  Uma Análise da Cobertura da Imprensa para a Questão Indígena Brasileira . Trata-se de pesquisa teórica conduzida a partir de duas linhas. Numa, foram pesquisadas todas as matérias sobre a questão indígena nos quatro principais jornais do país durante três meses, com o objetivo de analisar quantitativamente as fontes dessas reportagens. Noutra, foram entrevistados seis comunicadores interculturais, profissionais que tentam viabilizar a comunicação entre indígenas e não-indígenas no Brasil. De acordo com a conclusão da pesquisa, a imprensa brasileira contribui pouco para que a comunicação entre índios e não-índios seja igualitária.  Por que é assim e  como o jornalismo pode contribuir para o diálogo intercultural são algumas das perguntas que a dissertação tenta responder.
Palavras-chave: teoria do jornalismo, grupos sociais e jornalismo, ética no jornalismo, questão indígena, diálogo intercultural

1953-1 - CIRCO E MÍDIA. ENCONTROS E DESENCONTROS. POSSÍVEL HARMONIA?
Aneri Pistolato (UNIMAR)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este estudo problematiza a relação entre o circo e a mídia, refletindo as percepções sobre a maneira como o jornalismo, em particular, aborda esta prática cultural observando materiais coletados e comparando a forma como o circo percebe, age e reage em relação à ação da mídia. Conclui-se que a mídia tende a sedimentar, quando não exacerbar, a visão estereotipada do circo acalentada pela sociedade. Desse modo, esta comunidade se distancia da mídia e não a procura para apóiá-la, inclusive porque não acredita que tal tarefa seja da sua alçada. A partir do diagnóstico esboçado apresentam-se notas para um projeto de educação em comunicação formuladas com base na idéia de que a sintonia entre ambas as práticas depende, sobretudo, da criação de condições de possibilidades para o diálogo.
Palavras-chave: circo, mídia, comunicação popular, comunidade interpretativa

442-3 - COMUNICAÇÃO & ASTRONOMIA: A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ON LINE COMO FATOR ESSENCIAL NA CONSTRUÇÃO E PERENIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO VIRTUAL
Nanci Maziero Trevisan (uam)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O trabalho  Comunicação & Astronomia: a comunicação organizacional on line como fator essencial na construção e perenidade de uma organização virtual procura compreender como ocorre a comunicação em uma organização virtual, seus processos, ferramentas e pontos chave, objetivando estabelecer parâmetros de existência e perenidade da organização no ciberespaço. Parte integrante da tese de doutorado defendida em 2005, este estudo contou com ampla pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Oferece levantamento detalhado da comunicação de uma organização existente somente no ciberespaço, onde foram apontados os fatores relevantes para sua perenidade: fator motivacional necessário ao estímulo à interação virtual cooperativa, necessidade de construção e manutenção de imagem institucional forte que delimite a organização no ciberespaço e definição clara dos códigos de conduta.
Palavras-chave: Comunicação organizacional on, comunicação organizacional, comunicação mediada por comput, novas tecnologias da informaçã

566-3 - COMUNICAÇÃO EM SAÚDE NO CENÁRIO CONTEMPORÂNEO: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE  UNIFESP/CAMPUS BAIXADA SANTISTA.
Vanderli Duarte de Carvalho (UNIFESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho investiga concepções dos Profissionais de Saúde do Curso Seqüencial de Educação e Comunicação em Saúde da Unifesp/Campus Baixada Santista. Privilegiou-se neste estudo a atuação dos profissionais de saúde nos diversos segmentos dos serviços de saúde pública. Compreendemos que o conhecimento pautado neste campo de saber, estabelece um exercício de criticidade frente às temáticas vivenciadas. A proposta metodológica considerou a pesquisa qualitativa por meio de descrição analítica de uma experiência formativa destes profissionais em nível da graduação contemplando o eixo comunicação. Foi possível avaliar as concepções dos profissionais da saúde como mediadores no contexto educação-saúde na medida que exerce um fazer comunicativo baseado no busca possível do diálogo.
Palavras-chave: saúde, comunicação, profissionais de saúde, educação

733-2 - COMUNICAÇÃO SOCIAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS: O PODER LEGISLATIVO DE SANTA MARIA/RS
Jaqueline Quincozes da Silva (UFSM), Daiana Stasiak (UFSM), Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo trata da comunicação em instituições públicas, mais especificamente do reconhecimento pelo público interno das atividades e funções exercidas pelas Assessorias de Imprensa e de Relações Públicas do Poder Legislativo de Santa Maria/RS. Ao relacionar conceitos, como o de comunicação pública e comunicação política, quer-se ressaltar a necessidade que instituições públicas políticas têm em planejar e executar a comunicação organizacional com a sociedade, esta sempre mais fortalecida por um espírito de cidadania que procura fazer valer seus direitos e deveres junto aos Poderes Públicos.
Palavras-chave: instituição pública, comunicação pública, planejamento de comunicação

1175-1 - COMUNICAÇÃO SOCIAL: UM CAMPO DE CONFIRMAÇÃO DAS VELHAS ESTRUTURAS DE PODER EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO
Patrícia Gonçalves Saldanha (UFRJ)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho tem como eixo central compreender como o discurso de expansão capitalista pelo mundo, que se autopropaga de globalização, vem se organizando na atualidade. É preciso, portanto, observar suas fragilidades e suas outras possibilidades de interpretação no campo da Comunicação Social, que pode, por sua vez, extrapolar a esfera técnica e a esfera midiática e pode ser percebido em dois universos distintos: o dos campos simbólicos e o da comunicação comunitária. A presente reflexão também tenta visualizar as fragilidades teóricas inerentes à construção desta fala. Para tanto o trabalho se divide em três etapas e se sustenta teoricamente nos pilares de Muniz Sodré, Pierre Bourdieu e Néstor Garcia Canclini.
Palavras-chave: globalização, campo simbólico, fragilidade teórica, campo da comunicação, estrutura de poder

240-2 - COMUNICAÇÃO, LINGUAGEM E IDENTIDADE
Carlos Henrique Medeiros de Souza (UENF), Marco Aurelio Borges Costa (UENF), Paulo Cristovão da Silva Oliveira (UENF)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo propõe apresentar algumas considerações sobre a relação existente entre a Comunicação , a Linguagem e a Identidade desenvolvendo um resgate histórico a partir de algumas abordagens antropológicas. Com o novo espaço que esta se constituindo com o avanço das redes, muda-se o conceito de vizinhança e de localidade. Um sujeito diferente emerge , onde a multiplicidade de Identificações o tornam um ser  plural nesta rede , apesar de sua singularidade humana.
Palavras-chave: Ciberespaço, Cibercultura, Identidade, Abordagens antropológicas

1450-4 - CONTADORES DE HISTÓRIAS: UM DIÁLOGO ENTRE BENJAMIN E ZUMTHOR.
Osmar Gonçalves dos Reis Filho (UNA), Aline Cantia Correa Miguel (UNA)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Um diálogo entre o filósofo Walter Benjamin e o lingüista Paul Zumthor acerca das narrativas é o ponto central deste artigo. Nossa intenção é construir um pensamento sobre a possibilidade de conservação da tradição, em um momento em que a modernidade chega aos grandes centros urbanos. A discussão é levada para o meio jornalístico, procurando discutir alguns conceitos clássicos desta forma narrativa.
Palavras-chave: ORALIDADE, NARRATIVA, JORNALISMO, FOLKCOMUNICAÇÃO

809-1 - CULTURA DA MÍDIA: A IDEOLOGIA NO FILME NASCIDO EM 4 DE JULHO
Franthiesco Anthonio Ballerini Manso (Umesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente artigo propõe uma reflexão sobre os elementos da cultura de massa e as ideologias presentes no cinema norte-americano. Kellner (2001), em seu livro A Cultura da Mídia, se debruça na análise de filmes como Rambo e Top Gun para mostrar como estes estão imbuídos de ideologias de cunho político de direita, a favor da guerra e do  American way of life . Porém, o autor diz que filmes  liberais-esquerdistas como Nascido em 4 de Julho,  representam uma contrapartida instrutiva aos ciclos Rocky/Rambo de Stallone (KELLNER, 2001, p. 95). No entanto, este artigo pretende mostrar, com base na análise do filme Nascido em 4 de Julho, que mesmo os diretores mais liberais, como Oliver Stone, são impregnados pela ideologia hegemônica presente na cultura de massa norte-americana, pelos ideais de direita, acabando por legitimar pelo cinema o  American way of life .
Palavras-chave: Comunicação, Cinema, Ideologia, Cultura de Massa

866-1 - CULTURA DO CONSUMIDOR: IMPLICAÇÕES PARA DECISÕES DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PRÓ-CONSUMIDOR
Rafael Barreiros Porto (UnB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O termo cultura tem sido utilizado em diversos contextos para explicar possíveis causas de determinadas ações nas sociedades. Esse trabalho visa fornecer algumas contribuições sobre o estudo de culturas vistas pela psicologia social a fim de compreender melhor o processo de comunicação entre empresas, governos e consumidores.O trabalho expõe o que é cultura, suas dimensões analíticas, o constructo valores humanos, um modelo teórico que permite investigar a estrutura dos valores e aponta também implicações para que se investigue melhor as culturas de uma sociedade para ações pró-consumidor tais como de responsabilidade social.
Palavras-chave: Consumidor, Cultura, Responsabilidade Social, Comunicação Social

668-1 - DEMOCRACIA X HEGEMONIA: UMA DISCUSSÃO SOBRE A MÍDIA CIDADÃ - O CASO DE ITAPERUNA/RJ
Jacqueline da Silva Deolindo (UERJ), Rodrigo Braga da Silva (FIPH)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Resumo: A constituição de 1988 consagrou a liberdade de imprensa como o respeito aos direitos fundamentais do homem, que, através da comunicação coletiva desempenharia o dever de informar e o direito de ser informado (André, 2001:16, grifo meu). A este, acrescenta-se que  o acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não se pode ser impedido por nenhum interesse (p.18). Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do município de Itaperuna/RJ, onde os atores do poder público são anunciantes majoritários ou participantes das relações de propriedade nos meios de comunicação locais. Pretendemos analisar a situação descrita e propor um esboço de mensuração das conseqüências sociais do trabalho da mídia limitado a essas condições.
Palavras-chave: democracia, hegemonia, meios de comunicação, cidadania

297-1 - DIALOGANDO COM NOÇÕES DE MODERNIDADE E PÓS-MODERNIDADE: O DESIGN E O ESPÍRITO DO TEMPO
Patricia Amorim (UFPE)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O objetivo deste artigo é situar o design a partir do espírito de épocas específicas, tendo como território a modernidade e a pós-modernidade. Para tanto, são apresentadas noções sobre cada uma dessas épocas, bem como algumas de suas peculiaridades, as quais, em seguida, são confrontadas com conceitos sobre design moderno e pós-moderno. Pretende-se, assim, colaborar para um melhor entendimento em relação às épocas abordadas, e mais precisamente, ao design gerado e transformado por elas.
Palavras-chave: modernidade, pós-modernidade, design, design gráfico

669-1 - DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NOS EDITORIAIS DA SUPERINTERESSANTE E SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL
Ana Maria Cordenonssi (Unimep), Franthiesco Ballerini (UMESP), José Aparecido (UMESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo é parte de uma pesquisa explicativa, com metodologia comparativa entre textos da mídia massiva, na perspectiva da Análise do Discurso da linha francesa, para analisar o discurso científico em editoriais de duas revistas especializadas em divulgação científica  Scientific American Brasil e Superinteressante. O recorte consiste das edições de janeiro, fevereiro e março de 2006. Inicialmente, serão analisados os editoriais vistos como gêneros jornalísticos de viés opinativo, a partir dos quais pretende-se verificar o modus operandi da linguagem nestes discursos, quanto aos aspectos ideológicos e as escolhas lexicais na formulação discursiva, e a forma como tratam o conteúdo da revista. Este estudo se ocupará também em avaliar, ainda que sucintamente, o modo como as duas revistas dialogam com seu público, e o tratamento que ambas oferecem ao campo da divulgação científica.
Palavras-chave: análise do discurso, intencionalidade, nao-neutralidade, conhecimento científico

1402-1 - DOMÉSTICAS: DE ONDE VÊM E QUEM SÃO ESSAS MULHERES?
Odinaldo da Costa Silva (UnB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Um olhar sobre a película Domésticas  o filme, de Fernando Meirelles e Nando Olival, e a procura pela identidade das empregadas domésticas representadas nessa obra cinematográfica. O texto propõe apresentar quem são as cinco personagens principais do filme e em que realidade estão inseridas. O que pensam de suas vidas, quais são seus sonhos, o que gostam de fazer. E com esse conjunto de semelhanças e diferenças partimos em busca da identidade dessas mulheres.
Palavras-chave: Cinema, Identidade, Empregadas Domésticas

1092-2 - ECOS, MUROS E PONTES
Pablo Nabarrete Bastos (USP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O estudo das culturas populares oferece pistas para entendermos as contradições, conflitos e interesses do processo histórico, considerando a cultura e a comunicação como campo de disputas simbólicas de idéias e poder. A voz da maioria marginalizada ecoa pelo mundo através das construções simbólicas das classes populares. Mas o que comumente reverbera entre os muros das Instituições - as Universidades, as Escolas, as Prefeituras - são os discursos pré-estabelecidos e consagrados das classes dominantes, que distorcem o real sentido dessas manifestações populares. Os estudos de Comunicação e Cultura oferecem possibilidades para que possamos construir, coletivamente, pontes para atravessarmos os muros rumo ao desconhecido, através do trabalho, diálogo, método e luta política que propiciem a troca, o conhecimento e o entendimento, e não a subordinação e a repressão.
Palavras-chave: Comunicação, Cultura, Política, Modernização, Movimento Hip Hop

1023-2 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A UTILIZAÇÃO DA COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA DE SENSIBILIZAÇÃO
Katia Regina Pichelli (Umesp/Embrapa), Regina Lucia Siewert Rodrigues (EMBRAPA FLORESTAS), Marcos Fernando Glück Rachwal (EMBRAPA FLORESTAS)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A questão ambiental cada vez mais ganha espaço nas discussões da sociedade. Mas não basta somente discutir. Pela sua importância, o meio ambiente deveria ser um tema transversal a todas as áreas do conhecimento. Como, então, sensibilizar as pessoas para fazer deste tema tão importante parte do seu cotidiano? Este artigo discute a utilização da comunicação como ferramenta de sensibilização para educação ambiental e analisa a metodologia empregada pelo Programa de Educação Ambiental da Embrapa Florestas  Preá, com enfoque nas estratégias de comunicação.
Palavras-chave: Comunicação, educação ambiental, sensibilização

1034-1 - ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE TEORIAS E PRÁTICAS DA SUBJETIVIDADE CONTEMPORÂNEA: UM ESTUDO A PARTIR DO OLHAR DO CONSUMIDOR EM RELAÇÃO À ÉTICA NA PROPAGANDA
Ana Paula Bragaglia (UERJ)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O objetivo deste artigo é confrontar teorias sobre a subjetividade contemporânea com aspectos práticos do sujeito contemporâneo, no intuito de contribuir com um trabalho bastante necessário de verificar até que ponto os estudos teóricos amplamente difundidos retratam coerentemente a realidade que tentam representar. Para tanto, como exemplo de práticas atuais de subjetividade, foram escolhidas manifestações de consumidores brasileiros em relação ao caráter ético de propagandas. Isso por que, frente à riqueza de simbologias encontradas na publicidade, a análise dos tipos de inquietude que elas provocam traz à tona vários aspectos da subjetividade das pessoas que as assimilam, o que permite realizar o trabalho aqui proposto. Como objeto empírico, escolheu-se para este estudo relatos de reclamações quanto ao teor ético de propagandas encaminhados por consumidores brasileiros ao CONAR.
Palavras-chave: Subjetividade, Propaganda, CONAR, Ética

2062-1 - ETERNO APRENDIZ
Tereza Cristina Tesser (Unisantos)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O trabalho apresenta o resgate realizado em 10 anos da Oficina de Jornalismo da Universidade Aberta para a Terceira Idade da UniSantos. O principal objetivo é o de compartilhar essa experiência fascinante de cidadania e valorização da terceira idade. O jornal o Despertar realizado pelos alunos é uma experiência inédita, que desperta o aluno para a leitura crítica dos meios de comunicação. O espírito crítico é estimulado, a fim de ampliar a atuação dos alunos na comunidade e na família. Além disso, há uma grande valorização do ser humano e de suas capacidades intelectuais e produtivas. E o Jornalismo serve como fonte de integração com a sociedade.
Palavras-chave: Cidania, Jornalismo, Terceira idade, inclusão

1709-1 - EVENTOS CIENTÍFICOS: UMA ANÁLISE REALIZADA NO INTERCOM 2005, CONSIDERANDO ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DO EVENTO - TABULAÇÃO, INTERPRETAÇÃO E RESULTADOS
Débora Faria Goulart (UAM), Yara Silvia Marques de Melo Issa (UAM), Ada de Freitas Maneti Dencker (UAM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente artigo se refere a organização do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado no Rio de Janeiro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, totalizando 4.500 participantes. Na oportunidade, foi realizada uma pesquisa junto aos mesmos, pela diretoria executiva da INTERCOM, procurando identificar melhor o público alvo e o nível de satisfação com as atividades do congresso, especialmente no que se refere à organização geral do evento e dos Núcleos de Pesquisa. Trata-se de obter informações básicas necessárias para a melhoria das ações referentes ao receber, que permitam definir estratégias para ações futuras, visando colaborar para a construção de um ambiente favorável ao aprendizado, à pesquisa e à troca de informações, entre os professores, alunos e convidados da área de comunicação provenientes de todas as regiões do Brasil e também do exterior.
Palavras-chave: Intercom, Hospitalidade, Evento Científico, Comunicação

302-2 - FALA QUE EU TE ESCUTO: O DISCURSO MIDIÁTICO DOS PASTORES DA IGREJA UNIVERSAL
Karla Regina Macena Pereira Patriota (UNICAP), Fabíola Barreto Lira (UNICAP), Solange Tavares de Melo (UNIVERSO), Cláudia da Silva Santos (UNIVERSO)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Neste trabalho realizamos a análise do Programa Fala que eu te escuto, veiculado na Rede Record pela Igreja Universal do Reino de Deus. A presente reflexão foi feita a partir dos postulados da Análise do Discurso de linha francesa, observando a intertextualidade que se manifesta através das citações, alusões e estilizações presentes nas falas dos pastores que apresentam o referido programa e, também, na interdiscursividade proveniente da utilização da Bíblia como estruturadora do discurso.
Palavras-chave: Mídia, Interdiscursividade, Intertextualidade, Igreja Universal

994-1 - FATO E FICÇÃO: UMA RELAÇÃO DIALÉTICA
Monica Fontana (BARROS MELO), Paul Webb (UFPE)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A busca do entendimento das formas de interseção entre ficção e realidade na mídia passa pelo estudo do romance-reportagem  gênero assim denominado por apresentar um conjunto de narrativas baseadas em fatos e personagens reais, em que há rigor no levantamento, organização e seleção de dados e fatos comprováveis, mas cuja apresentação assemelha-se a uma obra de ficção. Neste trabalho, procuramos colocar dentro de uma perspectiva histórica a interrelação entre fato e ficção  presente neste gênero jornalístico  , apontando as origens desta discussão e o papel do Estado nesta formulação ao longo do tempo.
Palavras-chave: Ficção, História, Romance-reportagem, Estado

112-3 - HISTÓRIA E CINEMA: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS
Luiz de Castro Campos Júnior (imesa)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Neste trabalho buscamos estabelecer um diálogo entre os meios de comuicação de massa e a universidade de forma destacada para o uso do cinema como ferramenta importante ao professor. O cinema foi criado na transição para o século XX possibilitando uma nova relação da sociedade com a imagem e a realidade. Neste trabalho buscamos estabelecer uma discussão inicial buscando compreender qual a importância do cinema na atual sociedade marcada por uma industrialização da imagem e do som.
Palavras-chave: cinema, história, didática, comunicação, audio visual

597-2 - IMAGENS DA CIDADE: A FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES FEMININAS URBANAS NO CENÁRIO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO DE BELÉM.*
Keyla Gusmão Negrão (UNAMA)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Resumo: O presente trabalho em formato proposta de pesquisa se concentra em duas etapas: Desenvolver um instrumental para análise da produção audiovisual, a partir da interface Estudos Culturais e Comunicação/ Mídia e Sociedade; e num segundo momento gerar um plano experimental em audiovisual que sistematize um conjunto de ações de pesquisa: mapeamento de rotinas de produção (entrevistas), análises, e reflexões sobre as mutações no cenário contemporâneo da cidade, a partir da recente produção audiovisual em Belém acerca do debate das identidades femininas.
Palavras-chave: Identidades, Audiovisual, Amazônia

667-1 - IMPACTO DA TI NO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Paula Martins da Silva (UNESP), João Pedro Albino (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O objetivo deste trabalho é o de apresentar um estudo realizado de como a Internet modificou a comunicação no mundo, derrubou fronteiras, reforçou aspectos da globalização e permitiu a integração das mídias ( som, imagem e texto) em um único suporte. Novas formas de interação estão surgindo, do ponto de vista tecnológico, da comunicacional e organizacional. Este cenário de transformações, consideradas por muitos estudiosos - diversas áreas do conhecimento - bastante profundas, exige estratégias para estabelecer fluxos de comunicação, de aprendizagem, de construção de conhecimento, de trabalho. Esta é a base da Sociedade da Informação, ou Sociedade do Conhecimento, ou ainda, Sociedade da Aprendizagem; conceitos que norteam a nova economia digital.
Palavras-chave: Sociedade do Conhecimento, Educação à Distância, TI no processo da Comunicação, Novas mídias

1541-1 - INDÚSTRIA CULTURAL E CULTURA DA MÍDIA: PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DO ENTRETENIMENTO NA SOCIEDADE GLOBAL
Renato Márcio Martins de Campos (Unaerp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo procura investigar o conceito de indústria cultural, seu lado crítico e o papel da ideologia no sistema capitalista. O intuito é ampliar este conceito de modo a verificar sua pertinência na sociedade globalizada aproximando-o do conceito de cultura da mídia. A função da indústria de entretenimento e da tecnologia no processo de produção e distribuição para conquista de mercados globais.
Palavras-chave: Mercado, Entretenimento, Indústria Cultural, Cultura da Mídia

951-1 - INDÚSTRIA FONOGRÁFICA NO AMAZONAS  SUBJUGAÇÃO AOS PADRÕES GLOBALIZADOS E REALIZAÇÃO DA LIBERDADE POSSÍVEL.
Elizabeth Duarte Cavalcante (SEFAZ-AM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho analisa a indústria fonográfica no cenário complexo da música transformada em mercadoria cultural. Identifica no seu modus operandi padrões de funcionamento globalizados baseados em códigos culturais universais que geram megastars, ondas de sucesso e determinam investimentos através da ação de intelectuais orgânicos do mundo da música. O objetivo é se apropriar do mercado. No Brasil, os padrões são reproduzidos a partir da região sudeste em virtude do alto consumo de música nacional. No Amazonas, o modelo se esfacela. Mesmo a presença das grandes fábricas de compact disc do país, em Manaus, não efetiva um sistema de cluster da música regional, ou uma cadeia produtiva ampla em torno de artistas e consumidores. Artistas locais realizam esforços isolados que sinalizam um potencial de buscar saídas criativas, exercitando uma liberdade possível.
Palavras-chave: indústria fonográfica, padrões globalizados, liberdade possível

377-1 - INTERAÇÕES NO CIBERESPAÇO: TRAÇOS DE UM IMAGINÁRIO
Sandra Helena Pereira Rodrigues (Fundaj)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Partindo-se do pressuposto de que, efetivamente na Internet encontram-se variados tipos de diálogos nas salas de bate-papo e de que estes, derivam de um discurso essencialmente amoroso, investigar o sujeito, enquanto sujeito amoroso e sua relação com seu  eu é de fato relevante, visto que as relações têm se modificado, delineando um discurso ambientado no novo. Neste sentido e fundamentado na proposta do teórico Roland Barthes, quanto ao fato de que o discurso amoroso é hoje de extrema solidão, esta análise vem investigar o discurso amoroso encontrado nos ambientes das salas de bate papo.
Palavras-chave: Internet, Cibercultura, discurso, salas de bate papo

1016-1 - JAGUARIÚNA RODEO FESTIVAL: UM CENÁRIO PROPÍCIO PARA A COMUNICAÇÃO MERCADOLÓGICA
Angélica Helena Santini Montes Gallego (UMESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente trabalho traz um estudo sobre a comunicação mercadológica, que é desenvolvida no Rodeio de Jaguariúna, no qual ele passa a ser  palco de muitas ações promocionais e de inúmeras mensagens mercadológicas, de seus patrocinadores. Esses processos de comunicação mercadológica são desenvolvidos pelas empresas patrocinadoras, por meio de formatos diferentes, criativos, inusitados e arrojados, objetivando conquistar e estabelecer relações duradouras, com os consumidores do evento. È tratado nesta análise que Eventos é uma eficiente ferramenta, para atuar na relação entre a empresa e os consumidores, pois eles proporcionam aos indivíduos situações únicas de socialização, de experimentação no momento da compra e do consumo e de vivências com a marca de determinadas empresas, possibilitando uma interação diferenciada entre eles, personalizando e valorizando cada um.
Palavras-chave: Eventos, Consumidores, Comunicação mercadológica, Rodeio

146-1 - JORNALISMO E MEMÓRIA: EUNICE MICHILES, A PRIMEIRA SENADORA DO BRASIL
Henrianne Barbosa (Umesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Em 1979, Eunice Michiles tornou-se a primeira senadora do Brasil e dedicou seu mandato à expansão e solidificação dos direitos femininos no país. Os registros desse marco histórico estão, sobretudo, dispersos em matérias jornalísticas, além da documentação oficial do Congresso, incluindo o Diário Oficial. O objetivo dessa pesquisa é investigar a relação entre Jornalismo e memória, com o resgate desse importante momento histórico. A pesquisa contempla a análise de textos jornalísticos da grande imprensa, de vários Estados brasileiros, correspondentes ao período do mandato senatorial de Eunice, de 1979 a 1986. Para melhor analisar as peculiaridades da mídia impressa, como fonte histórica, foram realizadas entrevistas com a senadora. A perspectiva metodológica utilizada foi predominantemente qualitativa, com base na Análise de Conteúdo.
Palavras-chave: Jornalismo, Memória, Mulher, Poder

1259-1 - JORNALISMO E POESIA: APROPRIAÇÃO DE TÉCNICAS JORNALÍSTICAS NAS ANTOLOGIAS MAMALUCAS DE SEBASTIÃO NUNES
Fabrício Marques de Oliveira (Uni-BH)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
As articulações do jornalismo com a literatura e a poesia são tradicionalmente comuns no Brasil, pelo menos a partir do século passado. Este trabalho procura identificar alguns traços característicos da atividade jornalística que aparecem nas obras poéticas de Sebastião Nunes, reunidas nas Antologias Mamalucas volumes 1 e 2. Esses traços referem-se ao conceito de acontecimento, tal como formulado por Rodrigues (1999), e à relação com as fontes, reconfigurados de forma parodística pelo poeta.
Palavras-chave: Jornalismo, Poesia, Sebastião Nunes, Acontecimento

1237-2 - JORNALISTA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: UMA APROXIMAÇÃO REALIZADA PELOS MOVIMENTOS CIVIS
Nivea Canalli Bona (UMESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A atuação das organizações civis junto à capacitação do profissional jornalista tem se mostrado mais freqüente. A lógica de trabalho nos meios de comunicação de massa, as relações com os donos dos veículos e a instantaneidade cobrada frequentemente nas produções de material informativo são alguns dos motivos que têm dificultado aos jornalistas uma leitura mais aprofundada dos fatos que envolvem as ações das organizações civis. Isso se reflete nas parcas matérias que são desenvolvidas tendo como tema as políticas públicas e as iniciativas realizadas pelo terceiro setor. Assim, algumas organizações propõem parcerias a fim de melhor capacitar o jornalista da redação e aquele que está sendo formado nas universidades. Com um estudo bibliográfico pretendemos colocar algumas luzes sobre essa relação e apresentar um exemplo prático: o da Agência de Notícias dos Direitos da Infância, a ANDI.
Palavras-chave: organizações civis, imprensa, jornalistas, ANDI

1071-2 - LIBERDADE DE EXPRESSÃO E PLURALIDADE DAS COMUNICAÇÕES NO BRASIL: UM ENSAIO À LUZ DAS CONSIDERAÇÕES DE ROBERT DAHL
Octavio Penna Pieranti (EBAPE/FGV), Deborah Moraes Zouain (EBAPE/FGV)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
De acordo com a Constituição Federal de 1988, a liberdade de imprensa foi plenamente assegurada e a posse das emissoras de radiodifusão foi teoricamente limitada, preceitos tidos por Robert Dahl como essenciais à democracia contemporânea, caracterizada em seu modelo de poliarquia. Este artigo analisa a relação entre Estado e imprensa no Brasil contemporâneo, com base no Capítulo V do Título VIII da Constituição Federal, relativo à Comunicação Social, à luz das considerações de Robert Dahl. Por fim, é questionada a eficiência da Constituição Federal no tocante às Comunicações, visto que vários princípios do documento, promulgado há mais de 15 anos, ainda não foram postos em prática.
Palavras-chave: Estado, Regulação, Comunicações, Constituição Federal

1373-1 - LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS SUBGÊNEROS TEXTUAIS DE LIVROS DE EDITORAS CATÓLICAS E LAICAS
Celia Maria Escanfella (SENAC)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Para contribuir com o atual debate sobre a construção social da infância, será apresentada parte de uma pesquisa na qual foram analisados comparativamente 30 livros de Literatura Infantil do período de 1976 a 2000, produzidos por editoras laicas e católicas e selecionados do depósito legal efetuado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O objetivo foi compreender como a Igreja Católica estaria processando as transformações observadas na sociedade e no universo acadêmico quanto à concepção de infância. Os resultados parciais quanto aos subgêneros literários permitem afirmar que ocorreu uma mudança no cenário das editoras católicas que produzem textos de literatura infantil, principalmente no último período da amostra (de 1995 a 2000), com avanços nas concepções de infância e de socialização, porém com manutenção de padrões tradicionais em vários textos analisados.
Palavras-chave: Literatura Infantil, Infância, Socialização, Religião, Ideologia

1634-1 - MANIFESTAÇÕES DA CULTURA PÓS-MODERNA NA MÚSICA: A PERFORMANCE E A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS
Carla Cristina da Costa Teixeira de Faria (PUC-Rio)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo discute temas relacionados à cultura pós-moderna, que também estão presentes no universo musical, como a efemeridade, a descartabilidade, as múltiplas identidades, o consumismo e a fixação no presente em detrimento do passado. Esses elementos pós-modernos seriam expressos no meio musical através da performance, da adoção de atitudes e de vestuário considerados  fora do padrão , do exercício de diferentes  papéis , e através de outros artifícios que acabam sendo eficazes na construção de imagens que mantenham a atenção do público e da mídia. Tais expressões também contribuiriam para que houvesse uma sacralização de músicos e bandas, que se tornam verdadeiros ídolos venerados por multidões. Outros aspectos participantes da construção de imagens míticas no mundo musical também serão abordados.
Palavras-chave: Cultura pós-moderna, música, performance, sacralização, construção de imagens

663-1 - MARKETING DE RELACIONAMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE: COMUNICAÇÃO ENTRE O PROFISSIONAL DA SAÚDE E O CLIENTE
Joao Carissimi (UNIVALI), Danielle Maestri (UNIVALI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O artigo aborda o marketing de relacionamento para organizações de saúde, tendo como pano de fundo os campos da Comunicação, Marketing e Saúde. A partir de entrevista em profundidade pretende-se responder como a comunicação está acontecendo entre profissionais da saúde-pacientes, no cenário das cidades de Balneário Camboriú e Itajaí. Outras questões deste trabalho visam responder se aquisição de softwares de relacionamento dá retorno e o grau de importância das relações para aquisição de novos consumidores. Conclui evidenciando a importância da comunicação verbal nos relacionamentos profissional-paciente, sendo o diferencial nos serviços, apesar dos avanços tecnológicos, que melhor planejados podem interferir nos resultados esperados por ocasião da implantação do conceito de marketing de relacionamento em organizações de saúde.
Palavras-chave: Marketing de Relacionamento, Saúde, Comunicação, Relações Públicas

825-2 - MARKETING ESPORTIVO NA INTERNET: UMA ANÁLISE DOS SITES DOS CLUBES DE FUTEBOL BRASILEIRO
Venilton Reinert (FURB), Cynthia M. Boos Quadros (FURB), Jeffrey Davi Yared Kielwagen (FURB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O marketing esportivo é uma tendência mundial que absorve investimentos consideráveis de empresas que usam o esporte para divulgar e agregar valor às suas marcas. Da mesma forma, a internet vem assumindo papel importante no mundo dos negócios e, conseqüentemente, atraindo novos usuários, a exemplo dos grandes clubes de futebol brasileiro, que a vêem como excelente oportunidade para se relacionar com os torcedores. Em pesquisa envolvendo a análise dos sites dos 22 clubes que disputaram a série A do Campeonato Brasileiro em 2005, constatou-se que estas organizações estão bem inseridas na grande rede mundial de computadores. O estudo teve por objetivo analisar como os clubes usam a internet no seu cotidiano de marketing e comunicação, identificando os tipos e as configurações dos recursos usados para propaganda, relações públicas, promoção de vendas e comércio eletrônico.
Palavras-chave: marketing esportivo, Internet, Comunicação

727-1 - MEDIAÇÃO ONLINE: ORIGENS E PERSPECTIVAS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA COM A ASTROLOGIA NA INTERNET
Daniela Osvald Ramos (UAM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Procuramos identificar neste artigo as raízes históricas do saber dito  popular e sua ligação com a literatura acadêmica, principalmente na obra do autor italiano Carlo Ginzburg; através desta linha, é traçada uma breve hipótese das causas da presença constante de conteúdos esotéricos na mídia. Também é trabalhado o conceito de  mediação e  mediação online e, a partir de pesquisa empírica realizada em um site de serviços astrológicos por ocasião da dissertação de mestrado da autora, explora-se as expectativas dos usuários em relação ao uso do serviço mediado pela internet e não por um astrólogo.
Palavras-chave: internet, mediação, astrologia, saber popular

1453-3 - MELO, QUADRILHA
Jane Emirce de Melo (UNIVERSO)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Os festejos juninos representam vários encontros disseminados na consciência coletiva do povo brasileiro especialmente nos estados do Nordeste. A quadrilha, o folguedo mais tradicional do ciclo junino, chegou ao Brasil pelo colonizador português e de logo recebeu uma versão caricaturizada. A quadrilha junina sofreu nos últimos anos, drástica transformação na sua performance, ou seja, passou por tamanha transfiguração que mal se reconhece o folguedo, seja na sua coreografia, na indumentária dos pares, nos ritmos e letras de música que acompanha a dança. A profusão de novos elementos à quadrilha junina, revolucionou e dividiu opiniões, o público quer ver o espetáculo, os estudiosos e pesquisadores estudam o fenômeno e a mídia valoriza e levanta a massa através de concursos cada vez mais competitivos das chamadas quadrilhas estilizadas.
Palavras-chave: Festa, Tradição, Ciclo Junino, Resistência, Quadrilha

1059-2 - MERCHANDISING EDITORIAL EM  LISBELA E O PRISIONEIRO
Rodrigo Duguay da Hora Pimenta (UNICAP), Keite Cristina Silva Brito (UNIVERSO)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O estudo do merchandising como disciplina do marketing está em evidência num mundo de hiperexposição midiática. No entanto, esta terminologia abriga dois conceitos distintos tem no Brasil. A primeira abriga o merchandising como ação de marketing que melhora a exibição e comercialização de produtos no ponto-de-venda. Outra, uma ferramenta de comunicação persuasiva que consiste na inserção de marcas ou mensagens consumo desta marca em filmes, novelas e programas de entretenimento em geral. Chamado de product placement nos meios técnicos internacionais, nosso trabalho tipifica e conceitua o que é o Merchandising Editorial, seus limites e vantagens através do estudo de caso do filme  Lisbela e o Prisioneiro distribuído pela Globo Filmes.
Palavras-chave: Merchandising, Product Placement, Publicidade, Cinema, Comunicação

621-2 - MÍDIA, OPINIÃO PÚBLICA E GUERRA: UM ESTUDO DA CONSTRUÇÃO DE REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Marcos Paulo da Silva (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente artigo, que integra uma pesquisa mais ampla, consiste em um estudo da construção de representações midiáticas no período que envolveu a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O texto parte de propostas teóricas que procuram evidenciar a relação entre mídia e guerra para depois incorrer em seu principal fim: historicizar, seis décadas depois, a construção de representações pela mídia  seja pelo cinema, seja pela imprensa  no maior conflito bélico do século 20, enfocando também os reflexos nos meios de comunicação brasileiros. Com a perspectiva mais ampla de que se dispõe hoje para observar esse processo histórico, pode-se levantar novas reflexões e envolver problemáticas atuais sobre um tema ainda sub-explorado pela pesquisa acadêmica em Comunicação. Marcos Paulo da Silva é jornalista e mestrando em Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Bauru-SP.
Palavras-chave: Representações midiáticas, opinião pública, Segunda Guerra Mundial

1504-1 - MUNDO PERDIDO: REFLEXÕES SOBRE UMA PEDAGOGIA RADIOFÔNICA
Juliano Maurício de Carvalho (Unesp), Antonio Francisco Magnoni (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo discute o ensino do radiojornalismo e o cenário das convergências tecnológicas, em função da necessidade de reclivagem do campo e natureza social do rádio no âmbito da formação do profissional de Jornalismo. Procurar identificar os elementos conceituais de historicidade do rádio e sua relação com as abordagens ciber-técnicas. Reflete a relevância da formação em rádio no contexto de uma Pedagogia Radiofônica. Por fim, relata a experiência da Webrádio  Mundo Perdido da Universidade Estadual Paulista  Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem, Radiojornalismo, Jornalismo, Cultura digital

1091-2 - NARRATIVA JORNALÍSTICA E RECONSTRUÇÃO DO COSMOS
Dimas Antonio Kunsch (FCL)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O artigo discute alguns dos significados que a narrativa pode assumir no campo da informação jornalística, entendida, essa narrativa, como o esforço de aprofundamento da informação em diferentes tempos e espaços, incluídos os tempos e espaços humanos, a articulação de vozes e sentidos múltiplos e as estratégias para se construir um texto racional e emocionalmente, objetiva e subjetivamente consistente. Plural e aberto, o jornalismo narrativo não pretende se impor como a verdade última no amplo universo do jornalismo. Indo de encontro à racionalização e ao reducionismo, porém, defende com força a idéia de que a narrativa ajuda a instaurar o cosmos em meio ao caos em que se transformou tantas vezes a vida das pessoas e do mundo, incluindo aí a instauração do cosmos possível em meio à hipertrofia da informação na contemporaneidade.
Palavras-chave: Narrativa jornalística, Pensamento complexo, Reportagem

1071-3 - NELSON WERNECK SODRÉ E  HISTÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL : UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE ESTADO E MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA
Octavio Penna Pieranti (EBAPE/FGV), Paulo Emílio Matos Martins (EBAPE/FGV)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Estado e meios de comunicação de massa apresentam, no Brasil, relação de proximidade tamanha que, em momentos específicos de nossa história, proporcionam uma confusão de interesses. À luz de uma perspectiva marxista, o historiador Nelson Werneck Sodré analisou a simbiose entre governantes e imprensa no país no livro intitulado História da Imprensa no Brasil. Este artigo tem por objetivo resgatar as idéias do autor difundidas naquela obra, estabelecendo uma relação analítica deste intérprete da realidade brasileira. Fica patente a atualidade de seus questionamentos e debates, encontrando eco até o presente e passados mais de seis anos de seu falecimento.
Palavras-chave: Imprensa, Estado, Nelson Werneck Sodré

1111-1 - NO MEIO DO CAMINHO TINHA UM JORNALISTA: O ENCONTRO ENTRE JORNALISTAS E FONTES SOB A PERSPECTIVA DE MARTIN BUBER
Denise Casatti (UNIP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo discute uma das possíveis contribuições de Martin Buber para o campo do jornalismo: a oportunidade de pensarmos as relações humanas sob uma perspectiva inovadora. Essa perspectiva é capaz de levar jornalistas e estudantes de jornalismo a refletirem sobre seu modo de fazer jornalismo. A hipótese principal é de que, ao melhorar a capacidade que um jornalista ou um estudante de jornalismo tem de ouvir os relatos de suas fontes, estimulamos a elaboração de produtos jornalísticos diferenciados, que contêm toda a complexidade inerente à vida humana.
Palavras-chave: Jornalismo, encontro, fonte, diálogo

828-1 - O CINEMA DA ÉPOCA: CULTURA DA MÍDIA
Rúbia Medeiros Figueiredo (Umesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O objetivo deste trabalho é analisar como a mídia impressa, representada no cerne deste texto pela revista semanal Época, lida com a seção de cinema em suas edições, especialmente com os grandes filmes. Dentro deste contexto, abordaremos questões referentes ao modo como a revista informa a seus leitores sobre os lançamentos dos referidos filmes, se há um trabalho de divulgação baseado somente no marketing ou se há também uma crítica embasada em análises coerentes. Tal estudo visa, portanto, detectar como se dá parte do processo da indústria cultural midiática.
Palavras-chave: cinema, cultura, marketing, massificação

303-1 - O CINEMA NORTE-AMERICANO SOB A PERSPECTIVA DA CRÍTICA GENÉTICA
Marcelo Flório (UAM), Marina Jugue Chinem (UAM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo está consubstanciado na proposta de crítica genética de Cecilia Salles e, com base nesse aporte teórico-metodológico, analisar-se-á as entrevistas realizadas pelo cineasta austríaco Billy Wilder - que fugiu do nazismo e filmou em Hollywood entre as décadas de 30 e 80 - sobre seu filme Farrapo Humano, de 1945. A crítica genética possibilita conhecer o processo criativo desse cineasta, segundo os vestígios e pistas deixados pelo próprio artista, no caso em entrevistas.
Palavras-chave: crítica genética, cinema norte-americano, processo criativo

1190-2 - O CRITÉRIO DA PROXIMIDADE: UMA DISCUSSÃO SOBRE O LOCAL E O GLOBAL NA GRANDE IMPRENSA CATARINENSE
Sandro Lauri da Silva Galarça (Univali), Patrícia Wippel da Silva (UNIVALI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A proposta deste artigo é perceber o nível de utilização do critério proximidade nos três maiores jornais catarinenses, a saber: Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina. Para tanto, analisou-se quantitativa e qualitativamente dez dias de publicação dos periódicos em questão. A pesquisa parte da hipótese de que a pauta local, em virtude da crescente utilização dos serviços das agências nacionais e internacionais de notícia, está sendo relegada a um segundo plano na cobertura jornalística catarinense. Tal verificação torna-se relevante, na medida em que os jornalistas podem valer-se dessas informações para melhorar o relacionamento dos jornais com seus leitores. Espera-se que o resultado possa apontar caminhos úteis para o aprendizado do jornalismo impresso, mapeando limitações e reforçando a necessidade da pauta local enquanto reflexo de uma demanda social relevante.
Palavras-chave: jornalismo, proximidade, globalização

383-1 - O DESENCANTAMENTO NO MUNDO DA POLÍTICA. A PROPAGANDA, O MARKETING E O CONSUMO DE UM CANDIDATO QUE VIROU PRESIDENTE.
Deborah Pereira da Silva (PUC-SP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O desencantamento no mundo da política. A propaganda, o marketing e o consumo de um candidato que virou presidente. Este trabalho busca construir um espaço de diálogo entre religião, marketing político e a busca de um sentido para a vida. Tangenciar o tema do desencantamento do mundo e a busca por reencantamento no universo político é uma das tentativas desse trabalho. Sabemos que eleger um candidato há muitos se tornou muito mais do que aderir a uma corrente ideológica. Traçar o caminho que indica a transformação do presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, de Messias político a candidato comprometido ideologicamente e finalmente em produto de consumo é a questão aqui desenvolvida.
Palavras-chave: política, religião, publicidade, marketing

471-2 - O DISCURSO COMUNITÁRIO: PARA UMA EPISTEMOLOGIA DA COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA
Eduardo Yuji Yamamoto (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A apropriação da palavra comunidade pelo discurso hegemônico é proporcionada ora pela natureza dialética da palavra, ora pela produção do discurso em que a mesma se insere. Imbricada numa modalidade de poder, o discurso comunitário busca não a ruptura, mas a conciliação com a estrutura social; por isso está no cerne dos movimentos sociais contemporâneos em defesa da democracia cultural, cuja sombra ofusca a diferença material, subposta. Pretende-se, através de uma historicização do discurso comunitário, elucidar a construção de significados e práticas sociais comunitárias, enfocando suas contradições. Esta compreensão indica que a emergência do discurso comunitário no cenário atual constitui-se por uma articulação que subsume o popular em grupos fragmentários, dirimindo sua ação. A legitimação da comunicação comunitária não foge à regra, é fruto desta reprodução ideológica
Palavras-chave: Discurso comunitário, Comunicação comunitária, Ideologia, Individualismo

1521-1 - O DISCURSO MIDIÁTICO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA MULHER: UM OLHAR SOBRE A TEORIA DE PATRICK CHARAUDEAU
Marislei da Silveira Ribeiro (SENACRS)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente trabalho analisa o discurso da mídia, interpretando os vestígios que permitam identificar as marcas deixadas pelos participantes do processo comunicacional da linguagem. Nesta perspectiva, o objeto investigado foi à crônica de Moacir Scliar, publicada no Caderno Donna do Jornal Zero Hora, no dia 5 de março de 2006, a partir do pressuposto teórico de Patrick Charaudeau. Para efeito de compreensão deste ensaio, buscou-se interpretar as marcas textuais, as categorias, as posições assumidas e o papel do discurso na construção da identidade da mulher.
Palavras-chave: discurso midiático, identidade, mulher

2044-1 - O HOMEM COMUM PELA CÂMERA DO DOCUMENTÁRIO EDIFÍCIO MASTER, DE EDUARDO COUTINHO
Lilian Fontes Moreira (ECO-UFRJ)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Considerando a emergência do gosto moderno pelo homem comum e seus desdobramentos na contemporaneidade, o presente trabalho visa analisar alguns aspectos que contribuíram para a transformação do  lugar em que os indivíduos passaram a ocupar devido à constituição de uma subjetividade exteriorizada. Para isso será utilizado o documentário de Eduardo Coutinho, Edifico Master, como objeto de estudo buscando delinear a significação das mídias audiovisuais e as fronteiras entre o público/ privado, aparência/essência, interioridade/exterioridade, ficção/realidade. Iremos, então, tentar associar a tendência inaugurada na modernidade do foco de visibilidade sobre o homem comum e o papel do olhar do diretor do filme como dispositivo revelador na constituição de subjetividade.
Palavras-chave: significação nas, mídias, audio-visuais

1588-1 - O IMPACTO DO RÁDIO E DA IMPRENSA ESCRITA NA CAMPANHA DAS DIRETAS-JÁ
Maurício Luis Marra (Facasper)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Passados 22 anos da campanha das Diretas-Já, poucos são os trabalhos que abordam o papel de outras mídias, que não a televisão, desempenharam no período. Este trabalho busca apresentar elementos para discussão sobre a participação do rádio, principalmente, e da imprensa escrita, secundariamente, na condução do processo de informação da sociedade naquele período marcado por tantas incertezas. Além disso, propõe-se a levantar alguns questionamentos teóricos sobre o real impacto da televisão no episódio, já que esse meio recebeu duras críticas de diversos pesquisadores e da própria sociedade.
Palavras-chave: Comunicação política, história do jornalismo, televisão, rádio e imprensa es

668-2 - O JORNAL BRASIL NOVO E AS REPRESENTAÇÕES DA INSTALAÇÃO DO ESTADO NOVO: UMA POSSÍVEL LEITURA
Jacqueline da Silva Deolindo (UERJ)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo é uma versão resumida do projeto de mestrado da autora e pretende investigar como o jornal semanal Brasil Novo, que circulou em Itaperuna/RJ na primeira metade do século passado, representou para seus leitores o ato de instalação do Estado Novo. Esse momento histórico é particularmente interessante para a Academia por abrigar diversos movimentos e as mais diferentes propostas políticas, que, pela primeira vez na história do país, ganharam adesão nacional e, a despeito dessas diferenças, visavam todas à construção de um governo democrático e participativo. O golpe de 37 significou uma virada de rumo da política brasileira e foi amplamente coberto pelos jornais, inclusive do interior, que tinham nas mãos o poder de representar os acontecimentos políticos e inferir no imaginário dos leitores.
Palavras-chave: editorial, regime político, representações, Estado Novo

2096-1 - O JORNALISMO DIGITAL E O PARADIGMA DO IMPRESSO
Ricardo Cassiolato Torquato (Cespar)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O jornalismo digital passa por um momento em que é necessário a produção de notícias que respeitem suas principais caracteristicas, como a hipertextualidade, multimidialidade e interatividade. Hoje o jornalista conhece estas características, se utiliza do meio, mas não produz matérias adequadas a ele. Este paper apresenta uma pesquisa realizada na região metropolitana de Londrina com 21 profissionais da área onde pode-se perceber que a maioria dos profissionais desconhece como se produz uma reportagem para a web e em razão disso, no processo de produção, se utiliza dos paradigmas do jornalismo impresso.
Palavras-chave: Jornalismo Digital, Internet, Hipertexto, Semiótica, Lógica crítica

877-1 - O LÚDICO NO TELEJORNALISMO
João Batista Neto Chamadoira (Unesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Os textos de telejornais, segundo os autores especializados devem ser precisos, denotativos, buscando o máximo de objetividade. Ministrando aulas de Técnica Redacional para Telejornalismo, verifiquei em alguns programas alguns textos que fogem a essas características. Assim este trabalho pretende mostrar dois desses textos que, diferentemente da orientação, são marcados pela subjetividade, propositadamente polissêmicos, abandonando o caráter monológico autoritário e valorizando o aspecto dialógico,lúdico. Apresentarei um texto de comentário de um dos programas Bom Dia Brasil e um texto de um dos programas Globo Rural, ambos da Rede Globo de Televisão. .
Palavras-chave: telejornalismo, ludicidade, discurso

965-1 - O PAPEL DO ESPECTADOR CINEMATOGRÁFICO
Egle Müller Spinelli (UAM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este trabalho pretende realizar um breve panorama sobre o estudo do posicionamento do espectador no decorrer da história do cinema. Muitos foram os teóricos e as teorias do cinema que definiram diversos processos de atuação do espectador: um observador passivo, que apenas decodifica os códigos dispostos ao longo dos filmes, em contrapartida com um espectador que participa e atualiza sentidos expressivos ao assistir um filme, e mesmo os estudos que recortam o espectador como um grupo ou um público específico.
Palavras-chave: teoria do cinema, espectador, espectatorialidade, recepção

932-1 - O PROCESSO NATURAL DE COMUNICAÇÃO HUMANA: A EMERGÊNCIA DA LINGUAGEM.
Adenil Alfeu Domingos (Unesp)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação

Palavras-chave:

1570-1 - O SIGNO ARTÍSTICO COMO ESTRUTURA COMUNICATIVA NA ESQUIIZOFRENIA
Jorge Antonio da Silva (UNISO)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A condição esquizofrênica elide no sujeito as condições formais da intuição de tempo e espaço, tornando-o incapaz da produção de conhecimento lógico. A construção paratática de linguagem, contudo, remanesce como possibilidade de organização signica em especial nas aartes da visualidade. O exemplo vem com Arthur Bispo do Rosário, cuja impotência comunicativa na Esquizofrenia paranóide foi superada pela construção de um léxico pessoal fundado nos princípios criativos pessoais de Ordenar, Catalogar, Preencher e Envolver.Com isso buscou superar os interditos da loucura e fez uma obra desconcertante para a razão comum.
Palavras-chave: Loucura, Estética, Comunicação

830-1 - O SISTEMA DE PRÉ-TESTE IMPLANTADO EM HOLLYWOOD. ANÁLISE DE FILMES QUE SOFRERAM MODIFICAÇÕES APÓS AVALIAÇÃO DO PÚBLICO.
Robertson Burgarelli Mayrink (UNI-BH)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O trabalho aborda o modelo de pré-testes implantado pelos produtores em Hollywood como forma de buscar uma maior participação do público. No artigo, são analisados importantes filmes que, após passar pelas sessões de pré-testes, sofreram mudanças significativas em sua estrutura: corte de cenas, refilmagem e inclusão de novas cenas e, principalmente, novos finais. Essa prática é usada hoje como importante estratégia de marketing: o relançamento de filmes para a indústria caseira do entretenimento aproveita cenas excluídas e finais alternativos como motivação para o espectador.
Palavras-chave: cinema, sessões de pré-testes, montagem, produtores

562-1 - O VISUAL MERCHANDISING DE LOJA DE VAREJO DE MODA ANÁLISE DA LOJA COLCCI
Roberta Del-vechio de Oliveira E Silva (UNIASSELVI), Viviane Selhorst Pinheiro (UNIASSELVI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo é resultado de um estudo sobre o conceito, uso e importância do Visual Merchandising em lojas de Varejo de Moda. Faz-se uma abordagem sobre os vários elementos que compõem o Visual Merchandising no sentido de apresentar sua importância ao se compor uma loja deste segmento. Foram utilizadas como exemplos para análise de Visual Merchandising, fotos da loja de Varejo de Moda Colcci. Os elementos analisados e demonstrados durante o artigo revelam a importância do Visual Merchandising como forma de comunicação direta com seu público-alvo, auxílio na criação de identidade visual, de conceito de marca, gerando vendas e ajudando a tornar marcas fortes em um segmento tão competitivo.
Palavras-chave: Marketing, Visual Merchandising, Comunicação

1027-1 - O  MERCHANDISING NÃO SOCIAL COMO INSTRUMENTO DE VALIDAÇÃO DO EDUTAINMENT E DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
Ligia Beatriz Carvalho de Almeida (USC)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Entre as estratégias de marketing adotadas nas telenovelas pela Tv Globo para alcançar a fidelização do público e consolidar a sua imagem de organização socialmente responsável, encontra-se o edutainment. Embora tal estratégia resulte em benefícios sociais, questiona-se a pertinência de sua aplicação para concluir sobre o posicionamento da emissora como socialmente responsável. Tomando por base diversos outros indicadores presentes em sua programação diária e em suas práticas de atuação, observa-se que as ações de edutainment, sob forma de merchandising social, revelam-se um simulacro de marketing. A presença do  merchandising não social nos enunciados televisivos configura-se como o critério mais apropriado para concluir sobre o grau de comprometimento dessa organização com interesses sociais.
Palavras-chave: Telenovela, responsabilidade social, edutainment, merchandising social

1459-2 - OS PERCURSOS DO CORPO NA CULTURA CONTEMPORÂNEA
Maria Lucineide Andrade Fontes (FJA)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo aborda as mudanças de estatuto experimentadas pelo corpo ao longo do século XX e parte do pressuposto de que a cultura contemporânea adota como corporeidade canônica o corpo idealizado em sua forma física e publicizado à exaustão nos meios de comunicação de massa. O texto-artigo aborda os contextos sociais, históricos e culturais em que se deu a emergência do culto ao corpo e a construção do corpo canônico contemporâneo.
Palavras-chave: imagem corporal, corpo canônico, culto ao corpo, comunicação de massa, corpo dissonante

2204-1 - OUTROS ATORES, OUTROS ENFOQUES?: UM ESTUDO SOBRE MATERIAIS DE COMUNICAÇÃO DESENVOLVIDOS POR SUJEITOS ATENDIDOS POR PROJETOS SOCIAIS
Cintia Liesenberg (PUCC)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente texto refere-se a projeto de pesquisa em desenvolvimento que trata do estudo e análise do discurso de materiais de comunicação como boletins, programas de rádio ou audiovisuais, entre outros, elaborados por segmentos populacionais em situação real ou potencial de marginalização ou estigmatização na sociedade contemporânea - como ocorre com pessoas com deficiência física, com patologias mentais, idosos e população de baixa renda - atendidas por organizações ou projetos que atuem em nome de uma prática inclusiva desses sujeitos à sociedade. Fundamenta-se na Análise de Discurso Francesa, com apoio em Dominique Maingueneau, e procura identificar o potencial dessas produções como canais de expressão da voz e novas caracterizações dessas populações, contribuindo para um novo status de cidadania, relacionado às mesmas.
Palavras-chave: cidadania, comunicação, análise de discurso, sociedade civil, terceiro setor

860-1 - PALAVRAS DE ORDEM: A DESCONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO JORNAL FOLHA DE S. PAULO
Graziele Aparecida Bassi (UNESP), Adriana Fernandes da Silva (UNESP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A partir de uma notícia veiculada no jornal Folha de S. Paulo sobre a relação entre escolaridade e renda, buscou-se compreender o discurso engendrado pelo veículo, o qual forneceu visibilidade a determinados dados numéricos apresentados em infográficos. O destaque concedido ao tema pós-graduação nos permite verificar como foi realizada a construção de sentido e identificar as palavras de ordem inseridas no texto jornalístico, tendo como suporte teórico para sua apreciação elementos da Análise do Discurso Francesa e as Teoria Crítica e Teoria Social do Discurso, ambas inglesas.
Palavras-chave: Jornalismo Impresso, Discurso, Ideologia, Palavras de ordem

746-1 - PERFIL DA SESSÃO DE TEMAS LIVRES 2005: TEMÁTICAS E TENDÊNCIAS.
Ada de Freitas Maneti Dencker (UAM)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Os congressos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação- INTERCOM, retratam anualmente o que vem sendo produzido na pesquisa em comunicação no Brasil em duas vertentes: a primeira diz respeito as áreas já consolidadas, que apresentam seus resultados nos Núcleos de Pesquisa; a segunda reúne as temáticas emergentes que são canalizadas para os temas livres. Esse trabalho mapeia as temáticas apresentadas nos temas livres de 2005, por meio de um estudo das palavras chave, indicando quais foram os temas e tendências de interesse dos pesquisadores que não se enquadram nas ementas dos núcleos de pesquisa.
Palavras-chave: Pesquisa em Comunicação, Temas Livres, Intercom

354-4 - PLANEJAMENTO GRÁFICO E JORNALISMO CULTURAL PERMEANDO O JORNALISMO CIENTÍFICO: ANÁLISE DA SEÇÃO DE LIVROS DA REVISTA GALILEU.
Missila Loures Cardozo (IMES)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Trata-se de um estudo introdutório sobre a seção de livros da Revista Galileu, para analisar qual é a abordagem do jornalismo cultural, sobretudo do jornalismo literário, dentro de um veículo de jornalismo cientifico. A questão central é como a mídia pauta as questões culturais, no tocante a literatura. O objetivo do estudo é constatar qual é a função da seção de livros dentro da Revista Galileu, se como um espaço de informação ou apenas um espaço de divulgação publicitária das editoras; bem como qual a característica essencial desta seção. A mudança editorial e seu impacto inicial na divulgação de livros e qual o diferencial introduzido pela mudança editorial no tocante a divulgação cultural. O estudo foi desenvolvido através de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como recorte as edições de abril, maio, junho e julho de 2004.
Palavras-chave: Planejamento Gráfico, Indústria editorial, Jornalismo Cultural, Jornalismo Científico

2165-1 - POSICIONAMENTO DE MERCADO, IDENTIDADE CORPORATIVA E COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: EM BUSCA DE CONVERGÊNCIAS DISCURSIVAS
Marcel Henrique Angelo (FAMINAS)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Lançar bases para uma discussão em torno da noção de identidade corporativa, concate-nando aspectos teóricos como os conceitos de posicionamento de mercado, discurso e contrato de linguagem, além das representações sociais. Este é o objetivo do presente trabalho, que visa ainda demonstrar a proximidade dos referidos temas com a comuni-cação institucional. Para tanto, buscou-se interpretar tais elementos com o auxílio do quadro enunciativo proposto por Patrick Charaudeau  o qual nos possibilita observar o funcionamento da relação contratual, em que as organizações almejam uma configura-ção identitária que lhes garanta a presença numa categoria positiva na mente dos inte-grantes dos públicos aos quais se dirige.
Palavras-chave: Identidade, Posicionamento de Mercado, Discurso

1197-1 - PROBLEMATIZANDO A INCLUSÃO DIGITAL
Eliane Cristina de Freitas Rocha (PUC-Minas)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A inclusão digital não deve se resumir a ações de ensino de informática, pois tais ações seriam inócuas diante das constantes inovações tecnológicas. Por um lado, é preciso desenvolver fluência tecnológica através da aquisição de habilidades operatórias das ferramentas tecnológicas, da apreensão de conceitos ligados à tecnologia da informação e da formação da capacidade de colaboração e abstração para solução de problemas. Além da fluência, faz-se necessária a aplicação significativa da tecnologia, visando a formação do cidadão autoconsciente. Tanto para ser fluente como para ser um cidadão consciente no uso das tecnologias, é preciso desenvolver habilidades de seleção e construção crítica das informações nos meios digitais especialmente no espaço de uma escola renovada.
Palavras-chave: Inclusão digital, fluência tecnológica, letramento digital, tecnologia digital

1081-3 - RÁDIO COMUNITÁRIA PARA QUEM? ALGUNS ELEMENTOS PARA DESVENDAR O CONCEITO DE COMUNIDADE DA RADCOM NO BRASIL
Bruno Silva dos Santos (UFAL)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Neste trabalho, empreendemos uma investigação acerca da formação da Rádio Comunitária no Brasil com o objetivo de responder a um questionamento central: Rádio Comunitária para quem? Nesse sentido, refizemos um pouco do histórico do Movimento de Radiodifusão Comunitária no país, para, logo em seguida, procuramos apreender elementos que possibilitem desvendar o conceito de Comunidade inscrito na RadCom. Finalmente, tomamos como fundamento a categoria marxiana Reprodução Social para uma análise concreta da realidade social.
Palavras-chave: Rádio Comunitária, Comunidade, Reprodução Social

1278-1 - SENTIDOS PROJETADOS: O CONCEITO DE TRABALHO NO CINEMA
Wiliam Machado de Andrade (ECA-USP), Roseli A. Fígaro Paulino (ECA-USP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Resumo O texto é destinado a uma reflexão sobre os sentidos atribuídos ao trabalho difundidos pelos meios de comunicação, sendo estes representados pelo cinema. Trata-se de um estudo sobre como o trabalho é representado e que sociedade é revelada através dos modos de produção. Como recorte foi escolhido, para análise, o filme  Tempos Modernos (1936), sendo este considerado um registro de uma época de crises e transformações no mundo do trabalho.
Palavras-chave: Trabalho, Comunicação, cinema, sentidos do trabalho

1599-1 - STREET PAPERS, MÍDIA E REINCLUSÃO SOCIAL: A REVISTA OCAS
Julio Cesar Mansur Haddad (CASPER)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
A proposta deste trabalho é apresentar os street papers, jornais ou revistas comercializados por pessoas em situação de rua. Essas publicações, presentes em mais de cinqüenta países ao redor do mundo, propõem-se a ser um agente de reintegração social através das mediações estabelecidas no processo de compra e venda da revista. Deterei-me um pouco mais no caso da revista Ocas , publicada em São Paulo desde 2003.
Palavras-chave: street papers, indústria editorial, inclusão social, revista

1116-2 - TECNOLOGIAS MULTIMIDIÁTICAS E PERCEPÇÃO CORPORAL NAS CULTURAS POPULARES AFRO-LATINO-AMERICANAS
Dennis de Oliveira (UNIMEP), Valdemar Siqueira Filho (UNIMEP)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
As culturas populares afro-latino-americanas têm, dentro da sua diversidade, alguns elementos que as particularizam. Um deles é a percepção corporal de uma forma não seccionada da mente ou espírito, ao contrário de outras tradições culturais, em particular aquelas marcadas pelo logocentrismo. Esta percepção holística de corpo permite a estas culturas terem uma relação mediada e não oposta com a tecnologia, razão pela qual é necessário perceber outras potencialidades de uso destas tecnologias a partir destas singularidades culturais.
Palavras-chave: processos mediáticos culturais, corpo tecnologia cult popular, multimidia e cult latinoameric

890-2 - TELEVISÃO E LITERATURA: A TRANSCODIFICAÇÃO DO CONTEÚDO NO CASO AGOSTO
Paula Regina Puhl (Feevale)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O artigo se propõe à análise e a discussão das diferenças, sob o ponto de vista do conteúdo, entre o texto televisivo e o literário que lhe deu origem, o que sucede com as  adaptações literárias veiculadas pela televisão. Para tanto, são revisados aspectos teóricos que envolvem a noção de narrativa, especialmente os que se relacionam à perspectiva e à focalização. Servem eles de apoio para a abordagem analítica do romance  Agosto , de Rubem Fonseca, com a qual se confronta a análise da minissérie televisiva produzida pela Rede Globo de Televisão.
Palavras-chave: comunicação, narrativa, televisão, adaptação literária

609-2 - TENDÊNCIAS DA TELEVISÃO POR ASSINATURA EM SANTA CATARINA
Clóvis Reis (FURB), Fabrícia Durieux Zucco (FURB), Regina Célia Senna Lima Vargas (FURB)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Esta pesquisa descreve as características do setor de televisão por assinatura no Brasil e em Santa Catarina. O trabalho identifica quais são os fatores de origem tecnológica, econômica, mercadológica, jurídica e social que estão mudando a configuração do setor e analisa se tais transformações estão afetando a oferta de conteúdos, o perfil dos anunciantes e a organização empresarial do meio. Os resultados da pesquisa indicam que existe potencial de mercado para a televisão por assinatura, mas que a carência de regulamentação para administrar a convergência tecnológica pode desestimular os investimentos. Doutor em Comunicação, Mestre em Administração, Estudante de Comunicação Social  Publicidade e Propaganda.
Palavras-chave: Televisão por assinatura, Mídia, Publicidade, Anunciantes

1610-1 - TRADIÇÃO, MODERNIDADE E EFICIÊNCIA: MARCAS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO DISCURSO PUBLICITÁRIO
Luiz Percival Leme Britto (Uniso), Fábio Lidnik Milagres (UNISO)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Neste trabalho, analisamos de que forma as concepções do que seja Educação Superior aparecem nos discursos publicitários. Para tanto, após breve caracterização da atual situação de mercantilização da educação superior no Brasil, levando-se em conta as transformações ocorridas principalmente nas últimas décadas, analisamos algumas peças publicitárias veiculadas em encarte publicitário de Educação em VEJA SP, de modo a captar o tipo de representação do que seja Educação Superior e os valores veiculados neste espaço. A conclusão a que chegamos é a de que há um investimento discursivo fundamental a partir do tripé tradição, modernidade e eficiência, sempre associando uma direta co-relação entre qualificação profissional e alocação no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Educação superior, valores e imagens, publicidade, discurso publicitário, ideologia

691-3 - TV S LEGISLATIVAS BRASILEIRAS  UMA REDE PARA A CIDADANIA
Carlos Jorge Barros Monteiro (UNICSUL), Virgínia Meira Delfino (UNICSUL)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Os canais de TV s legislativas já se firmaram na sociedade brasileira. Esse instrumento mostra ao vivo e sem filtros as discussões, votações, investigações e encaminhamentos de decisões que serão aplicadas no cotidiano do país. A formação de uma rede de tv de canais legislativos é indispensável para que sejam melhores difundidas as tomadas de decisões e debates nas esferas federal, estaduais e municipais. A operacionalização da rede é plenamente viável se levada em conta a excelente infra-estrutura das TV s Senado e Câmara Federal. A proposta se base baseia na iminente implantação do sistema de transmissão de TV digital no Brasil. Qualquer um dos padrões (ATSC, DVB, ISDB) escolhido pelo governo federal permite, tecnicamente, que cada emissora de TV possa transmitir simultaneamente mais de um canal.
Palavras-chave: TV Legislativa, Rede de canais, Cidadania, Democratização da informação

514-1 - UMA RELEITURA DO CINEMA DE SERGIO LEONE: O GÊNERO FAROESTE FANTASIADO EM DE VOLTA PARA O FUTURO III
Rafael José Bona (UNIASSELVI)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Este artigo tem como propósito investigar alguns pontos de intertextualidade do cinema de faroeste (western) de Sergio Leone no filme De Volta Para o Futuro III (Back To The Future III, 1990), do diretor Robert Zemeckis. Através desses breves apontamentos iremos tentar reconhecer, embasados em textos já publicados sobre o assunto, quais as principais razões que nos levariam a concluir por que o filme analisado utiliza-se de argumentos lingüísticos dos filmes de faroeste e o que os mesmos poderiam significar. Ressaltaremos também alguns traços de intratextualidade presentes em toda a trilogia De Volta Para o Futuro. Mestrando em Educação (FURB), Especialista em Cinema (UTP) e Graduado em Publicidade e Propaganda (FURB). Professor de Fotografia do curso de Publicidade e Propaganda da UNIASSELVI (SC). Professor Responsável pelo NACOM CINEMA UNIASSELVI.
Palavras-chave: Cinema, Faroeste, Intertextualidade, Intratextualidade

354-2 - UMA VIAGEM PELA TELENOVELA.
Missila Loures Cardozo (IMES), Patrícia Regina Rossi Caciattori (FAINC), Flávio Pereira de Melo (FAINC)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Trata-se de uma pesquisa exploratória sobre a influência da comunicação como agente gerador de demandas turisticas. Esta pesquisa tomou como recorte a novela  Da cor do Pecado , que teve como locação a cidade de São Luiz do Maranhão. Buscou-se entender se a comunicação pode ser apontada como responsável pelo aumento da visitação de um destino turistico. Os objetivos deste TCC foram levantar como o destino foi retratado pelo produto comunicacional e verificar se houve incremento no número de visitas à localidade. O trabalho desenvolveu-se através de pesquisa documental, bibliográfica e videográfica. O principal resultado obtido mostra que a comunicação tem papel fundamental no aumento da visitação de uma localidade, sobretudo quando se trata de uma novela em rede aberta, bem como no despertar do interesse dos telespectadores em conhecer o local divulgado e as locações televisionadas.
Palavras-chave: Telenovela, Turismo, Comunicação, Merchandising

1192-2 - VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MÍDIA: RAZÃO E EMOÇÃO NO DOCUMENTÁRIO  CRIMES DE HONRA
Lilian Crepaldi de Oliveira (ECA/USP), Lideli Crepaldi (IMES / FSA)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
O presente trabalho aborda um caso máximo de violência contra mulher: os chamados crimes de honra. São mulheres que são mortas pela própria família por transgredirem certas leis da sociedade, como fugir ou recusar um casamento. Por meio de uma análise de conteúdo do documentário Crimes de Honra, buscamos localizar a presença da razão e da emoção no referido documentário, partindo de conceitos filosóficos. Também visamos compreender como os jogos de linguagem presentes no documentário enfeitiçam a realidade com o objetivo de comover e emocionar o público.
Palavras-chave: Documentário, Islamismo, Crime de Honra, Mulher

1040-1 -  ATA-ME : A NEGAÇÃO DO CORPO DÓCIL NO FILME DE PEDRO ALMODÓVAR
Rafael Nacif de Toledo Piza (UERJ)
Evento: Seminário de Temas Livres em Comunicação
Para Foucault,  é dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado ou aperfeiçoado . Em  Ata-me , Almodóvar apresenta uma história de amor  pervertida pelo desejo incontrolável de Ricky, doente mental, cuja obsessão é casar-se e constituir família com Marina, ex-atriz pornô em transição para uma carreira no  cinema sério . Este artigo, primeiro resultado de uma pesquisa em andamento no âmbito do Mestrado em Comunicação da FCS/UERJ, busca analisar  Ata-me , de Almodóvar, à luz do conceito de corpos dóceis de Foucault, valendo-se de outros autores como Marcel Mauss, Jürgen Müller, Wilton Garcia e Denise Oliveira.
Palavras-chave: cinema espanhol, Almodóvar, corpos dóceis, bondage

 
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