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Trabalhos
Núcleos de Pesquisa
Temas Livres
Colóquio Brasil - Itália
ENDOCOM
Ciclo de estudos
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NP 02 » Jornalismo
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Coordenadora Profa. Dra. Marialva Barbosa (UFF-RJ) mcb1@terra.com.br |
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Relação de Trabalhos
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A repetição e o acontecimento (Horrores de guerra)
Andrade, R. G. N.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo :
Este trabalho reflete uma preocupação constante em analisar, as relações entre o acontecimento, a notícia, sob o ponto de vista subjetivo. Impressionada com a repetição na mídia sobre os horrores da guerra procuramos fazer uma leitura desta condição psíquica.Inicialmente lembramos que Sigmund Freud foi vítima nas duas primeiras guerras mundiais e nem por isto deixou de pensar e escrever sobre a guerra. A repetição considerada como uma condição do inconsciente, quase sempre é expressa a partir de um comportamento compulsivo.Associada à neurose, em seus tipos em tempos de paz, de guerra ou traumática, a repetição é uma busca de elaboração, algumas vezes com sucesso , outras não. Resta saber se o ponto zero, guerra com morte zero, fome zero, serão propostas para um re-equilíbrio na balança do destino, ou apenas uma repetição histórica.
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A construção do modelo narrativo cerimonial da televisão
brasileira e os gestos do público
Barbosa, M.
Universidade Federal Fluminense (UFF, RJ)
Resumo :
O objetivo deste texto é estudar aquela que pode ser considerada a
primeira cerimônia veiculada pela televisão brasileira e que inaugura uma nova retórica discursiva
que passará gradativamente a ser empregada em diversos programas da televisão. A partir desse
instante fundador percebe-se a transformação inaugural da mídia em lugar contemporâneo da produção
de rituais. Nosso objetivo central é identificar os espectadores dessas cerimônias, os papéis que
estas sugerem ao púbico, a forma como aceitam ou recusam esses papéis e também mapear a importância
desse modelo de transmissão para a construção do elo fundamental entre o público e as mídias
audiovisuais.
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Palavras-chave : Narrativa, Acontecimento, Cerimônia.
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Os conteúdos locais no jornalismo digital
Barbosa, S.
FACOM / UFBA
Resumo :
Os sites com conteúdos locais - sejam de jornais, portais, guias urbanos e demais serviços são uma tendência crescente na web e atraem cada vez mais audiência. O artigo mostra o potencial para a veiculação dos conteúdos locais no jornalismo digital, identificando alguns modelos/formatos de sites noticiosos que veiculam esses conteúdos. Destaca a utilização do conceito de informação de proximidade ou jornalismo de proximidade - que no suporte digital é mais alargado, por meio da sua aplicação através das possibilidades potencializadas pelas tecnologias de redes digitais.
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Mídia impressa e violência: (re)construção do espaço
público
Borges, W.
Universidade Federal Fluminense (UFF, RJ)
Resumo :
O trabalho se propõe a discutir de que forma o discurso jornalístico se
apresenta como um agente social capaz de construir memórias coletivas e como estas contribuem para
a reordenação das categorias de espaço público e privado. Assim, o texto enfoca as transformações
da sociedade contemporânea. Demos destaque à violência, que adquiriu contornos de banalização
dentro da mídia informativa.Essa reflexão esteve inserida em uma pesquisa empírica que procurou
perceber como a mídia, no processo acima apontado, semantiza o espaço público no que se refere à
cidade do Rio de Janeiro. Foi escolhida para estudo a mídia impressa, mais especificamente o Jornal
do Brasil. A análise se deteve no período de realização da RIO-92, conferência sobre meio ambiente
que reuniu na cidade, entre os dias 3 e 14 de junho de 1992.
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O discurso político na mídia - Eleições presidenciais no Brasil em 2002
Caldas, G., Gonçalves, E. M., Rubbo, D., Sabbatini, J. N., Cau, I. A. S.
UMESP / Unicamp / Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista
Resumo :
Este artigo faz parte do Projeto Integrado de Pesquisa "Linguagem e Poder
no Discurso Político Midiático", coordenado pelas professoras doutoras Graça Caldas e Elizabeth
Gonçalves, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP. O objetivo da pesquisa é
analisar, à luz da análise crítica do discurso, a cobertura na mídia impressa das eleições
presidenciais no Brasil, em 2002. Neste primeiro recorte do trabalho são apresentados os resultados
parciais sobre a análise da cobertura dos jornais Folha de S. Paulo e Estado de S. Paulo, no
primeiro turno das eleições. Toma como referência os debates realizados na Rede Record (02/09/02) e
na Rede Globo (03/10/02). Privilegia para análise a atuação e a repercussão, na mídia selecionada,
dos candidatos melhor colocados nas pesquisa de opinião da época, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e
José Serra (PSDB). Demonstra que as marcas lingüísticas como os operadores atuam como ferramenta
essencial para detectar a argumentatividade presente no discurso jornalístico, especialmente porque
os autores desse discurso trabalham com técnicas que lhe dão a aparência de isenção e neutralidade,
técnicas como a do 'jornalismo declaratório', na qual o jornalista 'fala' através de suas fontes,
ou com o apoio de dados, aparentemente, irrefutáveis. Constata, portanto, que apesar da divulgada
objetividade da informação, da imparcialidade, associada à eqüidade nos espaços destinados aos
candidatos Lula e Serra, cada veículo, a seu modo, procura influenciar, persuadir o leitor a
respeito do seu candidato. Na prática, o discurso jornalístico dos veículos analisados deixa
transparecer a preferência pelo candidato governista, José Serra.
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Dez impasses para uma efetiva crítica de mídia no Brasil
Christofoletti, R.
Universidade do Vale do Itajaí (Univali) / ECA - USP
Resumo :
O cenário da comunicação no Brasil não dispõe de uma cultura de crítica
efetiva dos media. Prova disso são as poucas iniciativas existentes no mercado, que vão de raros
ombudsmen a escassos esforços de autocrítica. Tal condição é marcada por um conjunto de aspectos
que funcionam como empecilhos, coibindo a disseminação de práticas reais e tornando pouco
operativos os mecanismos existentes. Os impasses estão incrustados na própria estruturação dos
meios de comunicação como sistema de informação e têm fortes raízes na cultura nacional de consumo
desses produtos. Os problemas nascem (e se alimentam) na frágil fiscalização do Estado, na
obsolescência e ambigüidade de algumas leis, em vícios corporativos do mercado e na insuficiência
dos dispositivos reguladores da sociedade. Ambiente que inibe o fortalecimento de condutas éticas.
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Palavras-chave : Crítica dos media, Sociedade brasileira, Ética.
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A busca por critérios editoriais em telejornalismo: notas
sobre a exigência de conflito nas notícias televisivas
Coutinho, I.
Umesp / Faesa - Vitória, ES
Resumo :
A tentativa de definição dos critérios editoriais para o jornalismo oferecido na grade de
programação das emissoras de televisão brasileiras, em especial a identificação, nos estudos
produzidos sobre telejornalismo, de atributos ou valores para a conversão de um fato em videoteipe
ou matéria editada representam a problemática central desse artigo. A proposta, considerando a
existência de uma característica particular no processo de produção noticiosa na TV, seria
identificar a presença de conflito, real ou narrativo, apenas, como exigência na seleção de temas
que serão organizados segundo uma dramaturgia do telejornalismo. Em outras palavras, a estrutura da
notícia em televisão condicionaria a opção pela cobertura de fatos que possam ser (re)contados e/ou
representados como um drama informativo, exibido em rede a cada edição de Jornal Nacional e Jornal
da Cultura, recorte empírico desse estudo.
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Palavras-chave : Conflito, Critérios editoriais, Telejornalismo.
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Do "Faroeste Fluminense" ao "Futuro que já chegou": as
representações da grande imprensa carioca acerca da Baixada Fluminense
Enne, A. L. S.
UFRJ / Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo :
A proposta deste trabalho é apresentar um ponto de partida reflexivo, a partir de uma pesquisa preliminar, sobre a construção do discurso da imprensa sob a marca da objetividade e/ou do sensacionalismo, gerando representações sociais que, dialeticamente, serão incorporadas, reelaboradas e também construídas pelos agentes receptores dessas mensagens. Para tal, escolhi tecer alguns comentários sobre as representações encontradas na grande imprensa carioca acerca da região da Baixada Fluminense, nas últimas cinco décadas, procurando indicar as transformações ocorridas no decorrer deste período e destacando o papel da imprensa como construtora de lugares de memória na sociedade contemporânea.
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Reflexões a respeito da identidade cultural gaúcha em zero hora
Felippi, A. C. T.
Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) / Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) - RS
Resumo :
Este artigo problematiza as questões da identidade cultural gaúcha e o jornalismo do grupo RBS, especificamente o caso do jornal Zero Hora. Utiliza-se dos estudos culturais e dos estudos sobre jornalismo, tendo como objetivo analisar como o jornal constrói a identidade cultural gaúcha num contexto de mudanças nas identidades fruto da globalização e de suas conseqüências. Parte-se da idéia de que os meios de comunicação são importantes construtores da realidade e das identidades e têm desempenhado papel na difusão de identidades plurais, híbridas e contribuído para a consolidação ou resistência dessas culturas e identidades. Com caráter ilustrativo, não conclusivo, é feita análise da cobertura jornalística do jornal das comemorações do aniversário da Revolução Farroupilha em 2002, tendo como corpus uma série de cinco reportagens publicadas durante os dias 16 a 20 de setembro.
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Palavras-chave : Jornalismo, Identidade Cultural, Estudos Culturais.
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A imagem na Web: fotojornalismo e Internet
Ferreira, J. C. F.
FAESA / UMESP
Resumo :
As novas tecnologias e os novos meios de comunicação introduziram novos formatos e mudanças no fazer jornalístico. Com a Internet, surgiu o webjornalismo que se , a princípio utilizou as linguagens e modelos já estabelecidos, hoje tem características e padrões próprios. Este trabalho busca caminhos para compreender como se dá a representação do mundo, conhecida e experimentada por meio da imagem fotográfica produzida e veiculada por meio do jornalismo online. A construção de uma historiografia da visualidade na comunicação de massa ou mediada; o espaço, as características e o papel assumidos pela imagem jornalística disponível na Web também são parte fundamental deste percurso ou reflexão.
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Palavras-chave : Jornalismo digital, Fotojornalismo, Novas tecnologias.
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Choro gratuito: a violência no telejornalismo brasileiro
Flausino, C. V.
Anhembi Morumbi / Faculdades Integradas Teresa D'Avila
Resumo :
Os noticiários populares de fim de tarde na televisão brasileira que se ocupam, quase exclusivamente, da cobertura de fatos violentos, muitas vezes nos conduzem às lágrimas tal sua carga de emoção e dramaticidade. Ao se prevalecerem de recursos técnicos avançados e que lhes conferem extrema agilidade, esses noticiários primam pela exibição de imagens ao vivo e do chamado plano-sequência, o que provoca mudanças significativas na prática tradicional de apresentação de notícias na televisão. Conjugados esses dois fatores - velocidade e emoção - esse tipo de jornalismo compromete o pensamento e a reflexão ao subjugar a palavra e fazer prevalecer apenas o espetáculo. Choro gratuito, pois quando o jornalismo se ocupa apenas de emocionar sua função principal perde o sentido.
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Objetividade: a apuração mutilada ou uma fonte que jorra fábulas
Fonseca, J. B., Rangel, V. M. B. P.
FAESA
Resumo :
O texto discute a questão da objetividade do jornalismo a partir dos termos construídos pelo escritor-dramaturgo Nelson Rodrigues, entre os quais o mais célebre é o que caracteriza o jornalista que se desenha a partir da década de 60 no Brasil como o "idiota da objetividade". O paper destaca sobretudo o texto da peça Boca de Ouro. Neste trabalho, Nelson Rodrigues explora um outro veio da impossibilidade da exatidão jornalística, colocando em dúvida a própria fonte que, no caso da peça, é carregada de dramaticidade ambígua, o que desqualifica a fonte jornalística como objeto de precisão.
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Que presidente é este? - Notas sobre a construção da figura de José Sarney na cobertura do Plano Cruzado
Fortes, R.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo :
Este artigo busca analisar a incorporação de elementos do passado na construção da figura de José Sarney logo após o lançamento do Plano Cruzado. Mais especificamente, como, através de um discurso em torno da memória das Diretas-Já e de Tancredo Neves, conferiu-se legitimidade democrática a José Sarney, associando-o a ambos. Trata-se de um processo que envolve disputas, gerado por demandas do presente, no qual o passado é redimensionado e reordenado.
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Palavras-chave : José Sarney, Plano Cruzado, Jornalismo impresso.
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O leitor de jornais em uma perspectiva histórica
Franciscato, C. E.
Universidade Federal de Sergipe
Resumo :
Este paper destina-se a apresentar algumas informações históricas que ilustrem modos iniciais de estabelecimento de vínculos entre o leitor e o jornal. Partiremos de uma análise preliminar sobre que fatores teriam criado este 'desejo' ou 'necessidade' por notícias, sua localização em algumas situações históricas específicas para investigarmos, em seguida, como o ato de ler jornais tornou-se coletivo e institucional. Um rico exemplo deste segundo momento foram as casas de café da Europa nos séculos XVII a XIX, quando a leitura dos jornais em voz alta era tanto um meio de disseminação de informações para um público mais amplo quanto uma etapa para instalação de um posterior e entusiasmado debate público que, não raro, poderia conduzir os interlocutores a definirem ações, particularmente no campo da política.
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Palavras-chave : Jornalismo, Leitor, Debate público.
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Comunicação e política: elementos para uma reflexão sobre ética no jornalismo
Gaia, R. V.
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) / CEFET, AL
Resumo :
Este paper aborda alguns aspectos da ética no jornalismo a partir de discussões presentes no campo da comunicação e da política, com base em estudos sobre a metáfora da espetacularização. Seriam os próprios agentes midiáticos responsáveis pelo empobrecimento do debate público, quando reverberam nos meios o conteúdo dos mesmos, com pouca reflexão? Se estamos distantes do ideal de esfera pública e diante de uma nova sociabilidade mediada pelas mídias, o campo midiático pode ter importante papel na discussão cidadã.
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Palavras-chave : Espetacularização, Mídia, Ética.
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O suplemento literário do Diário de S. Paulo
Gomes, J. N. S.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Resumo :
Este trabalho analisa a ligação entre o Suplemento Literário do Diário de
S. Paulo (1946-1948) e o cenário cultural do qual ele fez parte. Em meados dos anos 40, o campo
artístico e intelectual paulista desenvolvia-se de modo significativo. Exemplo disso, foram as
diferentes tendências que marcaram a produção literária do período representadas, principalmente,
por alguns integrantes do movimento modernista, pela formação de uma geração de jovens críticos e
pela atuação de novos poetas. Diante deste contexto, que antecede as grandes transformações na
cidade, começou a ser publicado o Suplemento Literário dos Diários. Este empreendimento de
Chateaubriand surgiu como uma tentativa de dar continuidade a modernização da imprensa paulista e
de ampliar os debates a respeito das letras e das artes na vida paulistana.
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Palavras-chave : Imprensa, Cultura, Modernismo.
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Escuta telefônica ilegal na Bahia: como O Globo contou a história
Gontijo, M. M.
Centro Universitário de Belo Horizonte
Resumo :
Parte do projeto de pesquisa "Narrativa Jornalístico e espaço público: a
intimidade", o presente artigo analisa como o jornal O Globo aborda o episódio das escutas
telefônicas ilegais (grampos) na Bahia, cujo principal suspeito é o senador Antônio Carlos
Magalhães. À luz de conceitos como jornalismo e cordialidade, evidencia-se o modo como o político
baiano, antigo parceiro empresarial e amigo pessoal de Roberto Marinho, é tratado pelo jornal
fluminense. Isso para que se possa verificar o comportamento da mídia brasileira quando trata de
situações em que personagens que lhe são caros estão envolvidos. Quer-se saber se existem confusões
entre aspectos privados (íntimos) e públicos.
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Palavras-chave : O Globo, ACM, Cordialidade.
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O nascimento do jornalismo moderno - Uma discussão sobre
as competências profissionais, a função e os usos da informação jornalística
Guerra, J. L.
Universidade Federal de Sergipe / Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia
Resumo :
O texto traça um breve histórico da formação do jornalismo como atividade
social, a fim de promover uma sistematização da própria definição da natureza da atividade
jornalística - uma prática de mediação cognitiva entre os indivíduos e a realidade - e das
competências profissionais forjadas nesse processo.
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Palavras-chave : Verdade, Relevância, Competência Cognitiva.
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O jornal versus a notícia
Leal, B. S.
Departamento de Comunicação Social - UFMG
Resumo :
O artigo investiga as possíveis distinções entre os dois produtos da
imprensa, a notícia e o jornal. Ainda que entrelaçados, um e outro apresentam, sob um certo ângulo,
diferentes naturezas e relações com o leitor. Enquanto a notícia, por seu caráter narrativo,
tenderia, a princípio, para polifonia, o jornal, dado seu estatuto de "sujeito semiótico", seria o
espaço por excelência da racionalidade peculiar do jornalismo.
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Palavras-chave : Jornal, Notícia, Narrativa.
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O discurso como estratégia de poder da Gazeta Mercantil
Lene, H.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo :
A proposta deste trabalho é analisar de que forma a empresa Gazeta
Mercantil constrói a imagem de seu principal produto, o jornal, em circulação há 83 anos no Brasil.
Partimos da hipótese de que desenvolve um discurso específico para construir a identidade do jornal
como que dotado de uma credibilidade inabalável na cobertura de economia e negócios, uma espécie
de "superautoridade" nessa área. E que, portanto, se valeria do que chamamos de manobras discursivas
para afirmar seu lugar de liderança e importância dentro do campo jornalístico. Constituem o corpus
desta análise o manual de ética da empresa - que reúne seus princípios editoriais e as normas de
comportamento dos jornalistas - e editoriais e propagandas, que atingem o público externo (leitores,
fontes e anunciantes). Como referencial teórico recorremos aos conceitos de campo e poder simbólico,
de Pierre Bourdieu, e à reflexão sobre autoridade, de Richard Sennett.
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Palavras-chave : Discurso, Poder, Jornalismo Econômico.
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Fatos e números
Lopes, O. B.
UNICEUB
Resumo :
O presente trabalho pretende indagar o lugar dos números na notícia
econômica. Tem como ponto de partida o caráter negociado da produção jornalística, de forma a
atualizar e rever o conceito de valores-notícia. O trabalho investiga os critérios de seleção da
notícia econômica - entre eles, o que valoriza os fatos quantificados - com base no caráter
preeminente da economia, o núcleo temático do jornalismo brasileiro. Conclui que o conceito de
valores-notícia não decifra adequadamente o papel dos números na etapa de programação da notícia
econômica. O foco deve migrar da idéia de valores-notícia para o âmbito de novas propostas como a
do compartilhamento de capitais simbólicos (CHAMPAGNE, 1998). Esses são característicos dos
circuitos autônomos da cobertura noticiosa, como o circuito econômico-jornalístico, aqui sugerido.
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A inauguração de Brasília pelas lentes dos fotógrafos de O Cruzeiro e Manchete
Louzada, S.
Universidade Federal Fluminense
Resumo :
Este trabalho compara as edições comemorativas da inauguração de Brasília
das revistas O Cruzeiro e Manchete, buscando, através da análise das reportagens fotográficas,
entender como estas revistas se relacionavam com o presidente Juscelino Kubitschek e seu projeto
para o país. O momento foi escolhido por ser paradigmático deste período e representar a consagração
do desenvolvimentismo de JK. Procura também compreender a relação que se estabelecia entre cada uma
das revistas e os repórteres fotográficos que nelas trabalhavam.
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Palavras-chave : Fotografia, Fotojornalismo, Revistas Ilustradas.
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Escrita e rescrita da história do ombudsman de imprensa: a luta pela legitimação e definição da função
Maia, K. B. F.
Centre de Recherches sur les Médias (CREM) da Universidade de Metz / Faculdades Alves Faria
Resumo :
A história da ouvidoria de imprensa foi ultimamente rescrita pelos próprios ombudsmans. Trinta e dois anos após a criação da função de ombudsman do jornal local estadunidense Louisville Courrier Journal, que era considerada o acontecimento fundador da ouvidoria de imprensa, as circunstâncias da emergência dessa função foram corrigidas pela Organization of News Ombudsman - ONO. Em 1999, no momento da reedição da sua brochura, essa associação profissional reconhece a anterioridade dos programas de ouvidora de imprensa japoneses. A partir desse episódio, será analisado o trabalho de construção e de manifestação da competência profissional elaborado e difundido pela ONO, o mais importante agente coletivo do espaço profissional da ouvidoria da imprensa.
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Palavras-chave : Jornalismo, Ombudsman, ONO.
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Prostitutas, jogadores, pobres, delinqüentes e vagabundos nos discursos jornalísticos (Porto Alegre - século XIX)
Marocco, B.
Centro de Ciências da Comunicação da Unisinos / Universidade Autônoma de Barcelona, UAB
Resumo :
Neste texto pretendemos descrever como o jornalismo porto-alegrense apresentou
um conjunto de indivíduos que, no final do século XIX, contrariavam os projetos reformistas da
sociedade brasileira. Partimos de um corpus de jornais da época e resgatamos o conceito de
"monumento" que possibilita pensar e tratar os documentos históricos de um outro modo. Em seu
sentido foucaultiano de "monumento", o documento é o lugar que nos oferece as principais pistas
para decifrar o que chamamos modo jornalístico de objetivação dos indivíduos.
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Palavras-chave : Jornalismo decimonônico, Monumento, Modo jornalístico de objetivação dos indivíduos.
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A narrativa, a experiência e o videofone
Monteiro, E.
UNESA-UFF
Resumo :
Neste artigo estamos interessados em compreender a figura do jornalista
a partir do uso das novas tecnologias, em especial a imagem transmitida pela câmera do videofone.
Num primeiro momento chamamos a atenção para um comprometimento do jornalista com a narrativa do
acontecimento transmitido em tempo real, simultâneo. Constatamos que o jornalista neste tipo de
transmissão, construída no tempo presente - e denominamos de presente tudo aquilo que pode ser
experimentado - é "contaminado pela narrativa" do acontecimento de tal maneira que ele se torna
integrante dela. Deste modo, ele deixa de ser um simples informante do episódio pois a narrativa
integra sua própria experiência. Paradoxalmente, essa integração do jornalista a cena descrita é
produzida por uma visão fixa, angular, da lente do videofone, uma "visão sem olhar". Na tela, a
configuração de uma nova imagem construída sem sujeito (cinegrafista), sem respiração, inerte, que
não desliza pelo acontecimento e que portanto, não o interpreta. É um novo registro imagético que
explica tal paradoxo: o ajuste do olhar como peça intrínseca à maquina televisiva.
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Palavras-chave : Narrativa, Experiência, Videofone.
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Entrelaçamentos entre mídia local, identidade e cultura fronteiriça
Müller, K. M.
DECOM / FABICO / UFRGS
Resumo :
No ambiente de fronteira, como em qualquer outro, vários são os campos
sociais e as relações instituídas que trazem reflexos nas dinâmicas das rotinas ali instauradas.
O diferencial aqui adotado como foco recai sobre o fenômeno fronteira. Pretende-se, com este texto,
apresentar algumas das articulações existentes entre a realidade vivida no ambiente de cidades
situadas na linha divisória de países latino-americanos e aportes teóricos, que possam levar a um
exercício reflexivo. Através da análise do contexto e de jornais como A Platéia e O
Jornal de Uruguaiana é possível compreender como a presença da fronteira comparece nos
processos comunicativos e midiáticos das comunidades fronteiriças de Uruguaiana-Libres e
Livramento-Rivera.
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Palavras-chave : Comunicação e Identidade fronteiriça, Mídia local e Cultura fronteiriça, Mídia e Fronteira.
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A aceleração do tempo nos veículos de informação: o caso Lula
Musse, C. F.
Universidade Federal de Juiz de Fora
Resumo :
As diferentes apreensões e conceituações do tempo. O tempo do
capitalismo. A velocidade como atributo da economia globalizada. A Revolução da Informação
caracterizada pela rapidez de transmissão de dados. A hiper-aceleração tecnológica, antecipando o
futuro ao presente. O futuro imaginário agindo sobre o presente real. O fim do futuro como projeto.
O jornalismo de antecipação. A especulação jornalística e a eleição do presidente Luiz Inácio Lula
da Silva, no Brasil. A eleição em três momentos: medo, lua-de-mel e cobranças. Os riscos da
articulação da mídia com o grande capital. A aceleração do tempo como fator indispensável à
execução do projeto global. O esvaziamento do ideal político de homem, em benefício da técnica e do
capital.
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Palavras-chave : Tempo, Globalização, Comunicação.
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A imprensa mineira e as eleições 2002 - Um estudo
comparativo da cobertura política dos jornais "Estado de Minas" e "O Tempo" sobre a sucessão
presidencial de 2002
Oliveira, L. A.
Uni-BH
Resumo :
O artigo desenvolve uma análise comparativa da cobertura política dos
dois principais jornais mineiros - Estado de Minas e O Tempo - sobre as eleições 2002. Para
realizar tal análise, parte-se de alguns pressupostos teóricos. Primeiramente, destaca-se a idéia
de que o campo midiático ocupa um papel centralizador nas sociedades modernas, construindo uma
unidade lógica para o mundo. Daí a importância das instituições midiáticas para o mundo da política,
que precisa acomodar-se à lógica da mídia para garantir visibilidade e legitimar suas ações. Num
segundo momento, deve-se ressaltar que a mídia não se constitui apenas num espaço público ampliado,
mas configura-se também como um ator político, tendo em vista a importância da imprensa em tornar
públicos os acontecimentos. Este processo de produção social da notícia implica em construções
diferenciadas dos "mundos" da política. O artigo analisa como os dois jornais construíram estas
versões da realidade política.
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Fragmentos de memórias e tempos na construção do discurso biográfico
Pena, F.
NTA (Núcleo de Tecnologias Avançadas) / UNESA
Resumo :
O objetivo deste texto é criticar a aparente estabilidade e coerência da
estrutura memorialística e temporal da narrativa biográfica, um filão editorial muito explorado
pelos jornalistas na atualidade. Nossa hipótese refere-se a um modelo sincrônico e fragmentado, em
substituição ao paradigma diacrônico e totalizador encontrado na maioria das biografias
contemporâneas.
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Palavras-chave : Biografia, Memória, Tempo, Comunicação, Jornalismo.
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Jornalistas: contadores da história - Ficcionalidades da notícia e objetividades da crítica
Pereira, A. A.
Universidade Federal Fluminense
Resumo :
Investigação do estatuto da crítica dentro do jornalismo, a partir da
estréia de Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, em 1943. Discussão de alguns parâmetros
que pautam o jornalismo, como a objetividade e a neutralidade, em particular no caso brasileiro. As
convencionalidades que permeiam crítica e notícia. A crítica teatral como interpretação, relatando
não só o evento em si, mas principalmente o papel de quem o produziu (Geertz, 1978). O crítico como
autoridade cultural e jornalística (Zelizer, 1992).
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Palavras-chave : Crítica teatral, Objetividade, Narrativa.
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Mas afinal, Internet é mídia?
Pereira, F. H., Moraes, F. M.
Universidade de Brasília
Resumo :
Neste artigo defendemos a Internet como mídia percebida dentro de um
modelo sistêmico. A rede é analisada dentro de uma nova definição de meio de comunicação que leva
em consideração o processo comunicativo no atual contexto histórico-social. A lógica da rede
representa a singularidade do novo meio e não o desqualifica como tal. Nesse universo são estudados,
com base em pesquisas empíricas, o formato narrativo e as condições de produção da notícia na rede.
A Internet é uma mídia também. Esta concepção abre perspectivas de estudo sobre a questão. Tal
entendimento permite uma nova compreensão sobre as práticas jornalísticas na rede.
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Palavras-chave : Internet, Mídia, Jornalismo.
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O tempo da política e o tempo da mídia
Pires, T. M. C. C.
PUC Minas
Resumo :
Considerando no episódio da moratória mineira o momento de sua decretação
e a movimentação política por ela deflagrada - os meses de janeiro a maio de 1999 - é desenvolvida
uma análise tanto dos discursos e estratégias originadas no campo político quanto aquelas
articuladas pelo campo da mídia de modo a evidenciar uma significativa interseção entre eles, qual
seja: a agilidade com a qual os dois campos tiveram que operar. Esta análise das complexas relações
que se estabelecem entre a comunicação e a política foi elaborada com base no exame de material
jornalístico impresso e televisivo, de âmbito local e nacional, e de entrevistas.
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Palavras-chave : Mídia, Política, Moratória Mineira.
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Teias entre jornalismo e sociedade nas notícias sobre os mais novos
Ponte, C.
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Resumo :
Nesta comunicação dá-se conta de enquadramentos e orientações
metodológicas de um estudo sobre a cobertura jornalística da infância. Da pesquisa empírica,
centrada na análise longitudinal (1970-2000) de um dos jornais mais antigos do país, o Diário de
Notícias, e na sua comparação com outro jornal português, o Público, em 2000, resulta o
reconhecimento de tensões e contradições no fazer jornalístico destas notícias, a profunda imersão
do jornalismo nas suas condições sociais de existência, bem como o espaço de abertura e
diferenciação que também aí é possível encontrar. Recusando um olhar determinista sobre "o"
jornalismo, apontamos a exploração dessas linhas de abertura como um dever de cidadania, que
percorre todo o circuito de produção da notícia
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Palavras-chave : Estudo do jornalismo, Jornalismo e sociedade, Imprensa de referência.
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Poder e discurso da imprensa na década de 1960: a objetividade jornalística a serviço da ditadura militar
Rangel, M. B.
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Resumo :
As mudanças acontecidas nos anos 1950 constituíram um momento fundador, a
partir do qual o jornalismo se afirmou enquanto fala autorizada uma vez que passou do comentário
subjetivo ao "ideal da objetividade". As técnicas vindas do jornalismo norte-americano se tornaram
hegemônicas e passaram a ser ensinadas nas faculdades como instrumento indispensável para legitimar
a operação no campo. Pretendemos estudar as mutações no discurso da imprensa na década de 1960
quando este vai perdendo seu caráter explicitamente político e ganha ares de "semantização do real".
Quais as reais motivações dessa transformação do discurso de imprensa? Por que isso teria acontecido
justamente nas décadas de 1950 e 1960, um momento de profunda instabilidade política? Que condições
favoreciam a transformação desse discurso e quais implicações mercadológicas teriam influenciado
nessa mutação?
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Palavras-chave : História, Imprensa, Discurso.
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Ouvir o outro: entrevista na história oral e no jornalismo
Rouchou, J.
Casa de Rui Barbosa / Faculdade da Cidade
Resumo :
Esse texto trata da questão da entrevista no jornalismo, a falta de
metodologia e reflexão sobre esse instrumento fundamental no Jornalismo. Compara com a História
Oral, que também usa a entrevista como seu principal suporte e a metodologia que emprega.
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Palavras-chave : Jornalismo, Entrevista, História Oral.
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ERA UMA VEZ UMA ATRIZ : A narrativa do assassinato de Daniella Perez
Seifert, P. L.
Resumo :
Analisando a cobertura do assassinato da atriz Daniella Perez, o presente
trabalho tem como finalidade precípua demonstrar como narrativa e informação se articulam no
discurso jornalismo. Parte-se do pressuposto que a narrativa é um poderoso recurso na construção da
autoridade interpretativa e descritiva dos jornalistas acerca da realidade.
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Palavras-chave : Informação, Narrativa, Ordem Moral.
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O fazer jornalístico e os trabalhadores em greve: o dilema entre a militância e o profissionalismo
Silva, M. A. R.
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Resumo :
O nosso objetivo com este artigo é verificar o grau de compartilhamento
dos jornalistas em relação as suas práticas profissionais. Escolhemos como estudo de caso um debate
ocorrido no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo, em abril de 1979. A discussão foi
motivada por um fato hoje visto como inusitado. Os jornalistas que cobriram as greves dos
metalúrgicos do ABC conciliaram suas atividades profissionais com uma ajuda efetiva ao movimento
paredista, participando de piquetes ou servindo aos esquemas de segurança dos grevistas. Além
disso, para dar visibilidade a luta dos trabalhadores, os jornalistas usaram de artifícios
narrativos e burlaram a censura patronal. Assim, vamos mostrar como os critérios jornalísticos
foram perturbados numa atmosfera política marcada por um forte antagonismo de classe, fazendo que
os papéis do jornalista como "profissional" e como "trabalhador" se confundissem.
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O sensacional, o popular e o populismo nos
jornais Última Hora, O Dia e Luta Democrática, no segundo governo Vargas (1951-1954)
Siqueira, C.
PUC-Rio
Resumo :
Criados para ampliar o apoio popular em relação a determinadas
lideranças, os jornais Última Hora, O Dia e Luta Democrática tiveram atuação importante durante
o segundo governo Vargas como intermediários entre o público e os líderes políticos aos quais
estavam ligados (respectivamente, Getúlio Vargas, Ademar de Barros/Chagas Freitas e Tenório
Cavalcanti). Neste sentido, a linguagem sensacionalista presente nestes jornais foi elemento
fundamental no exercício do papel de "defensores do povo" "encarnado" pelos três veículos. Através
do sensacionalismo, estes jornais forjaram sua identificação com as classes populares e
disseminaram uma determinada retórica política. A análise tem como objetivo revelar a
especificidade da interseção entre cultura popular, cultura de massa e cultura política presente
nestes periódicos.
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Palavras-chave : Sensacionalismo, Populismo, Imprensa.
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Estereotipização e discurso fotojornalístico nos diários
portugueses de referência: os casos do Diário De Notícias e Público
Sousa, J. P.
Universidade de Santiago de Compostela / Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)
Resumo :
Partindo da ideia de que os estereótipos podem ser acentuados visualmente,
este trabalho, baseado numa pesquisa similar conduzida por Rodgers e Thorson (2000), teve por
objectivo verificar se o discurso fotojornalístico dos jornais diários portugueses de qualidade -
Público e Diário de Notícias - cai na estereotipização de pessoas e até que ponto o faz.
Metodologicamente, a pesquisa baseou-se numa análise de conteúdo quantitativa de uma amostra de
jornais publicados em 2002. Entre os principais resultados observados avulta a ideia de que há uma
certa estereotipização discursiva no que respeita à idade, ao sexo e à etnicidade ("raça").
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Palavras-chave : Fotojornalismo, Estereótipos, Jornais de referência.
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O jornalista e suas representações literárias
Travancas, I.
UFRJ
Resumo :
O objetivo deste trabalho é analisar as representações do jornalista na
literatura e investigar se esta constrói ou não estereótipos deste personagem. Partindo de clássicos
da literatura que retrataram a imprensa e o jornalista como Ilusões Perdidas de Honoré de Balzac e
Recordações do escrivão Isaías Caminha de Lima Barreto, busca-se analisar este profissional como
paradigmático da modernidade e de um estilo de vida característico das grandes cidades. Este artigo
procura pensar as diferentes abordagens do jornalista nas obras Bel-ami de Guy de Maupassant, Adeus,
princesa de Clara Pinto Correia e O vôo da rainha de Tomás Eloy Martinez.
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Palavras-chave : Jornalista, Literatura, Imprensa.
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O cronista enquanto intelectual
Vannucci, K. C.
Universidade Federal Fluminense
Resumo :
É inegável o importante papel que os jornalistas vêm exercendo na
sociedade. O raro poder que têm de exprimirem-se publicamente e de fazê-lo legitimados por uma
concepção popular que os promove ao posto de observadores confiáveis do mundo, comprova a idéia. A
maioria dos profissionais da mídia, no entanto, vem sendo acusada de, levada pelas limitações do
campo jornalístico, apenas promover a manutenção dos interesses dominantes. Mas isto não exclui do
campo os espaços que favorecem o debate e a mudança social, como a crônica, por exemplo. Assim,
este artigo pretende defender o papel do cronista enquanto intelectual engajado nos conflitos de
seu tempo, como alguém movido por uma forte vontade de participar das lutas políticas e sociais de
sua época e dotado da faculdade de representar opiniões, mensagens, visões de mundo para e em
benefício do público.
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Palavras-chave : Jornalismo, Crônica, Intelectualidade.
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O jornalismo e as "Teorias Intermediárias" - Cultura
profissional, rotinas de trabalho, constrangimentos organizacionais e as perspectivas da Análise do
discurso (AD)
Vizeu, A.
UFPE
Resumo :
Estudar o campo do Jornalismo é de fundamental importância para
entendermos de que forma a mídia contribui diariamente para a construção da realidade social.
Refletir sobre isso é uma obrigação da comunidade acadêmica no sentido de procurar entender o lugar
que ocupa - ou que deve ocupar - a mídia nas sociedades democráticas. Consideramos que um dos
caminhos a ser percorrido para tentarmos compreender esse fenômeno é estudar o Jornalismo a partir
da complexidade desse campo e das inúmeras atividades que essa atividade enfrenta. Nesse sentido, o
trabalho tem como preocupação apresentar o que definimos como "teorias intermediárias". Propomos
esse conceito provisório porque consideramos, como lembra Traquina (1993) ainda não é possível
apresentar um conjunto consistente e interligado de princípios e proposições que resultaria numa
Teoria do Jornalismo.
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Palavras-chave : Jornalismo, Teorias, Notícia.
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Imagens dos sertanejos da Guerra do Contestado nas páginas
da imprensa - Nuances da produção de sentido nos discursos jornalísticos do Diário da Tarde (Curitiba/PR, 1912-1916)
Woitowicz, K. J.
Resumo :
Fanáticos, criminosos ou vítimas. Estas diferentes caracterizações da
imagem dos sertanejos que participaram do lado oposto ao dos militares na Guerra do Contestado -
conflito social que marcou a história do Paraná e de Santa Catarina durante dos anos de 1912 e
1916 - indicam algumas pistas e nuances do processo de produção de sentido pelo discurso
ornalístico. Desse modo, a partir do resgate e da análise de fragmentos do jornal Diário da Tarde,
da capital paranaense, o presente texto percorre algumas estratégias de produção e efeitos de s
entido colocadas em cena pelo jornalismo - tais como o modo como os eventos são pautados, ocupam e
envolvem os meios de comunicação, são processados e repercutem na sociedade - na tentativa de
oferecer leituras determinadas da realidade sócio-histórica.
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