|
Trabalhos
Núcleos de Pesquisa
Temas Livres
Colóquio Brasil - Itália
ENDOCOM
Ciclo de estudos
|
|
|
Sessão de Temas Livres
|
|
Coordenadora Profa. Dra. Ada Dencker - Universidade Anhembi-Morumbi adadencker@anhembi.br |
|
Relação de Trabalhos
|
|
|
|
A COMUNICAÇÃO EM ATOS: ESTRATÉGIAS DE SOBREVIVÊNCIA DE
ADOLESCENTES INFRATORES
Abdalla, J. F. S.
UFF / Instituto Helena Antipoff SME/RJ
Resumo:
Este trabalho pretende coloca em cena os atos
comunicacionais dos adolescentes infratores encarcerados em uma unidade de internação da
Secretaria de Estado de Justiça e Direitos dos Cidadãos do Rio de Janeiro, o Centro de Atendimento
Intensivo de Belford Roxo. Partimos da pressuposição que estes atos configuram-se como táticas no
sentido construído por Michel de Certeau (2000).Ao construir um mundo de significações, através de
atos verbais e não-verbais, esses sujeitos materializam estratégias de sobrevivência, produzindo
resistências. O foco central deste texto é a forma como o adolescente do CAI Belford Roxo lê a sua
existência a partir do encontro com a ficção. Assim, os filmes que eles assistem foram discutidos e
procurou-se, através de seus relatos, perceber como constroem significações peculiares para o seu
mundo e sua tragédia quotidiana. Encarcerados, desprovidos da própria esperança, seguem lutando e
construído no quotidiano táticas de sobrevivência.
[ texto completo ]
|
|
SIMULAÇÃO: O JOGO DUPLO DA SOCIEDADE DE CONTROLE
Accioly, M. I.
UFRJ
Resumo:
A cultura contemporânea tem uma relação ambígua com a
simulação: de aceitação e estímulo, quando esta se apresenta como ferramenta tecnológica para o
aprendizado, desenvolvimento científico e outras funções afins; e de rejeição quando a simulação
se apresenta disfarçada, com propósitos diretamente ligados ao poder. O objetivo deste trabalho é
discutir a hipótese da indissociabilidade dessas duas vertentes e propor que não há simulação
inocente ou inócua, como também não há simulação culpada ou perniciosa a priori. Com base no
pensamento de Gilles Deleuze e Jean Baudrillard, entre outros, proponho também que a simulação é
uma tática de poder/saber privilegiada na cultura contemporânea, particularmente em sua dimensão
política, que Deleuze denominou "sociedade de controle".
[ texto completo ]
|
|
MÍDIA E CRIANÇA: PRATICANDO JORNALISMO NO ESPAÇO ESCOLAR
Aguiar, C. B., Lazarini, L. S., Afonso, M. R. T.
Resumo:
Trata-se de um estudo teórico-prático no qual examinou-se
o potencial de utilização do processo de produção de um jornal, como uma atividade extra-classe
de educação para a mídia de pré-adolescentes, no universo escolar. A experiência, que resultou na
produção e publicação do jornal Trialoguinho, com alunos da 5a série de uma escola
estadual de Londrina, teve um caráter de investigação participativa. Ela possibilitou aos meninos e
meninas que dela participaram a percepção de que podem deixar de ser apenas receptores de
informações veiculadas pela mídia e produzirem, eles mesmos, informações relevantes até para os
leitores de um jornal de sua cidade. Para os pesquisadores, os principais resultados foram:
aprender a explorar a linguagem do jornalismo infanto-juvenil e descobrir possibilidades de
integração do jornalista a ações efetivas no campo da mídia-educação.
[ texto completo ]
|
|
O DISCURSO ECOLÓGICO NO CONTEXTO GLOBAL DAS AMEAÇAS
ARTIFICIAIS
Aguiar, L. A.
PUC-Rio / CEFET-RJ
Resumo:
Este artigo realiza uma analítica do discurso ecológico,
interrogando para que as catástrofes ecológicas ocupam um espaço cada vez maior na mídia. O
movimento ecológico pode ser entendido como um movimento social típico da cultura de massa, pois
as inúmeras denúncias de desastres ambientais e manifestações em defesa do meio ambiente
produziram, em decorrência da incessante transmissão de informação pela mídia, uma consciência
ecológica que ultrapassou as fronteiras do ecologismo. Entretanto, a mídia reflete a dificuldade
de superação do dever moral formulado a partir de uma noção de responsabilidade que se aproxima do
medo como um imperativo que demanda mudança de atitude frente à crise ambiental. A emergência de
uma nova ética ecológica pode superar a ação impulsionada pelo medo.
[ texto completo ]
|
|
IMPRENSA E MANIPULAÇAO: O CASO DAS GREVES DE BOTUCATU-SP NA DÉCADA DE SESSENTA
Aguiar, M. A.
Faculdade EDUVALE
Resumo:
Análise do comportamento da imprensa de Botucatu, cidade do
interior paulista, em duas ocasiões: durante a greve ferroviária de 1963 e na época da Ditadura
Militar (1964-1985). Ao tratar do posicionamento do jornal A Gazeta de Botucatu em relação aos
ferroviários, tratamos de algumas questões sobre a linguagem jornalística. Enfocamos por exemplo
à técnica da ancoragem, a busca da persuasão e da objetividade. Verificamos que o jornal em questão
apresentou uma "realidade superficial" e tendenciosa. Apesar da maior parte da imprensa ter apoiado
o golpe militar de 1964, depois de instalado o governo, os militares partiram para a censura e
repressão. Neste sentido este artigo apresenta situações de supressão da liberdade de expressão e
alerta para a importante tarefa de preservação da memória.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Jornal, História, Botucatu.
|
|
A ORALIDADE COMO MEDIAÇÃO - OBSERVAÇÕES SOBRE O IMAGINÁRIO POPULAR DA LAGOA ENCANTADA, ILHÉUS/BAHIA
Albuquerque, E. C. P. T., Barreto, B. M. V. B., Sousa, A. L., Rocha, M. M., Lins, A. S.
UESC
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo levantar considerações
sobre o fluxo de linguagem oral existente nos povoados do entorno da Lagoa Encantada, em Ilhéus, no
sul da Bahia, que foi capaz de construir um imaginário coletivo, norteando as relações culturais e
sociais, influenciando nas crenças, valores e comportamentos dos nativos há mais de 400 anos. A
abordagem faz o levantamento de argumentações e referências bibliográficas, que sedimentam a idéia
da oralidade como mediadora da comunicação entre os homens e das relações entre estes e a sua
própria cultura.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Oralidade, Mediação, Cultura.
|
|
A persistência da forma: modernismo e artes plásticas em Minas Gerais. 1920-1970
Andrade, R.V.
PUC-MG
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar a evolução das artes plásticas em Minas Gerais durante o
período de 1920-1970. Notamos, através de um levantamento bibliográfico e de críticas
publicadas em jornais, a permanência da forma acadêmica nas artes plásticas em Minas
Gerais até a década de 1940. Enquanto a literatura mineira teria acompanhando as mudanças
estéticas do modernismo em 1922, apenas em 1944 é possível perceber um conjunto de
estratégias políticas para a introdução do modernismo nas artes plásticas. Dentre estas
iniciativas podemos destacar a vinda de Guignard, a construção do complexo da Pampulha e a
instituição dos salões da prefeitura como mercado oficial das artes plásticas em Belo
Horizonte.
[ texto completo ]
|
|
ESCRITA E CUMPLICIDADE
Baptista, M. L. C.
UNISINOS
Resumo:
O artigo aborda aspectos do processo de escrita,
relacionados à inscrição subjetiva de quem escreve. Procura discutir o processo na sua
cumplicidade, buscando compreender o que faz com que muitas pessoas tenham dificuldade na
produção textual. Que dispositivos são acionados, quando o sujeito se põe em marcha para
expressar-se, por escrito. A temática reflete, também, considerações sobre a escrita e
subjetividade na contemporaneidade, marcada por processos de comunicação intensos, estonteantes,
que exigem dos sujeitos cada vez mais disciplina e disposição para entrega de suas produções.
Cenário de muitas exigências, que cobram do sujeito a qualidade total e ameaçam com a punição da
exclusão do mercado.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Escrita, Subjetividade e Comunicação.
|
|
RADIOJORNALISMO E SUBJETIVIDADE: EM BUSCA DE VOZES SINGULARES
Bespalhok, F. L. B., Heitzmann, P. Z.
Resumo:
O jornalismo distanciou-se de sua razão de existir - o
sujeito. O processo de transformação da realidade em espetáculo engendrado pela mídia, numa
simbiose entre informação e entretenimento, modificou a relação dos jornalistas com seu público. A
prática do radiojornalismo, de forma geral, reproduz modelos que homogeinizam o homem. É preciso
buscar sustentação em outras áreas do conhecimento como a psicologia e a psicanálise para trilhar
outras escutas. A Rádio Universidade FM, emissora educativa da Universidade Estadual de Londrina
(PR), desenvolve desde julho de 2002 uma série de reportagens quinzenais entitulada "Jornalismo
Cidadão" que valoriza os sujeitos como protagonistas de suas histórias, desejos e crenças. A
proposta visa romper com os discursos prontos e lineares para revelar a singularidade do homem.
[ texto completo ]
|
|
O PAPEL DA HOSPITALIDADE E DA MÍDIA NO PLANEJAMENTO TURÍSTICO
Brusadin, L. B.
UAM
Resumo:
A hotelaria e o turismo possuem, atualmente, um mercado
crescente, tanto no ramo de negócios quanto no ramo acadêmico. A hospitalidade, recém - chegada ao
universo das ciências aplicadas, proporciona a essa "nova corrente" uma visão humanística,
objetivando princípios e deveres dos direitos humanos e ambientais. A atividade turística
apodera-se do espaço e transforma-o, sendo imperativo a formação de planejamentos que visem à
proteção do meio ambiente e da comunidade. Para tanto é necessário ressaltar a importância da
hospitalidade e da mídia, ferramentas que podem orientar o planejamento turístico. A comunicação
influi no processo de tomada de decisão dos turistas e das comunidades receptoras, possuindo um
papel fundamental na difusão de informações que devem conter fontes com credibilidade, demonstrando
a identidade e a legibilidade do lugar, das pessoas envolvidas e das políticas públicas
implementadas.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Hospitalidade, Mídia, Planejamento Turístico.
|
|
A FESTA COMO ATRAÇÃO TURÍSTICA E FATOR DE HOSPITALIDADE
Bueno, M. S.
Resumo:
O desenvolvimento capitalista acarretou a mercantilização
generalizada destruindo numerosos tecidos da convivialidade. Embora tenha possibilitado um
florescimento individual, a liberdade e o lazer, trouxe, também, uma atomização da vida urbana.
Muitos pensadores sociais apontam para essa fragmentação do espaço urbano que empobrece as
relações. Por sua vez, as festas, no dizer de Balandier, abrem espaços no interior da sociedade
numa participação ativa que cria espaço para a "solidariedade vicinal". Elas também constituem um
cenário importante e atraente da cultura e, por isso mesmo, oferece um forte apelo como atração
turística.
[ texto completo ]
|
|
DA TELEVISÃO AO CARNAVAL: UMA BIOMIDIOLOGIA DO ARRASTÃO
Calazans, F. M. A.
UNESP / Faculdade Cásper Líbero
Resumo:
A multidão é um fenômeno do ambiente social que causa dano
às pessoas e propriedades, por meio da Biomidiologia pode-se pesquisar formas de atenuar este
comportamento anti-social, com base na anatomia multitudinária e nas quatro fases de formação de
um arrastão pode-se propor uma hipotética e plausível concentração de estímulos táteis,
cinestésicos e olfativos (ferormônios) na formação de uma mente coletiva a exemplo da trofalaxia
entomológica; tais fenômenos são registrados desde o Século XIX já com a metáfora de uma
"intoxicação por multidão", sendo o arrastão um fenômeno tipicamente brasileiro disseminado pela
televisão noticiosa como comportamento imitativo.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Multidão, Biomidiologia, Ferormônios, Trofalaxia
|
|
Eventos como estratégia de comunicação e Marketing das Empresas
Canton, A.M.
[ texto completo ]
|
|
TEXTOS OPINATIVOS: UMA QUESTÃO DE GÊNERO
Carvalho, A. C., Puzzo, M. B.
Unitau
Resumo:
Este trabalho objetiva discutir a conceituação de gênero
opinativo de jornal e seus desdobramentos, tendo em vista o fato de existir uma variedade de textos
enquadrados nessa categoria, segundo a norma jornalística. Pretende-se, com isso, destacar aspectos
constitutivos que caracterizam dois desses textos: o editorial e o artigo. Para tanto, parte-se do
conceito bakhtianiano dos gêneros discursivos no intuito de verificar como tais gêneros se
configuram. Para efeito de análise, foram escolhidos o editorial e um artigo da Folha de S. Paulo,
de 12 de dezembro de 2000, destacando-se os aspectos sinalizados por Bakhtin responsáveis pela
caracterização de um gênero discursivo: conteúdo temático, estilo e construção composicional.
Pretende-se, com os resultados, nortear estudos de redação jornalística para futuros jornalistas.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Texto Opinativo, Gênero Discursivo e Redação Jornalística
|
|
O DESAFIO DE UMA LINGUAGEM POPULAR: A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA DE CIDADANIA
Costa, B. A. L.
Resumo:
Através da experiência da Escola de Cidadania, projeto de
educação política desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora, a pesquisa aborda a
importância dos conceitos da Comunicação Social para elaboração de instrumentos pedagógicos
destinados a leitores pouco proficientes. O estudo reúne indicações para construção de textos
fáceis de serem lidos e tem como principal foco as cartilhas populares. Coloca também em discussão
o desafio de uma linguagem popular. Ressalta a importância de publicações destinadas a esses
leitores, na medida em que tais trabalhos podem contribuir para formação e informação de grande
parte da população brasileira.
[ texto completo ]
|
|
DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E HOSPITALIDADE
Dencker, A. F. M.
UAM
Resumo:
A inserção da cultura e sua diversidade no debate sobre
desenvolvimento repercutem nas políticas e técnicas de planejamento que passam a considerar as
relações humanas na definição de práticas e políticas que afetem as organizações sociais, os
espaços físicos, a integração entre os povos, o turismo e o planejamento social em geral. Uma das
conseqüências desta mudança é o resgate da noção de hospitalidade no enfrentamento das questões
éticas e morais que se apresentam para a sociedade. Diante dos desafios de um mundo globalizado,
de uma sociedade que se comunica online e se integra cada vez mais no espaço virtual, enquanto no
plano das relações sociais as distâncias aumentam a cada dia, discutir a hospitalidade nos força a
considerar questões referentes à solidariedade, cidadania, qualidade de vida, responsabilidade
social, ética e moral, entre outras questões igualmente relevantes e que dizem respeito ao futuro
da humanidade.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Comunicação, Turismo, Hospitalidade, Desenvolvimento, Planejamento.
|
|
O FUNDAMENTO DA COMUNICAÇÃO SEMIÓTICA
Domingos, A. A.
UNESP - Bauru / SP
Resumo:
A partir das idéias do texto The Law of Mind de
Peirce, em confronto com as idéias de macrossemióticas do Dicionário de Semiótica de Greimas e
Coutés, argumentamos, neste artigo, sobre a idéia de comunicação cósmica, segundo os preceitos da
semiótica peirciana e uma comunicação antropológica, com predominância da linguagem verbal sobre
as demais, para a semiótica greimasiana. Trata-se de uma distinção basilar para delimitar a
primeira como filosofia da percepção/cognição e interpretação do mundo, a partir da idéia de
mente como fenômeno ontológico, que não se restringe ao homem, mas a todo universo, destruindo,
assim, a dualidade cartesiana de corpo/espírito, o que se pode provar com as modernas teorias
científicas e suas mais recentes descobertas, como a teoria do caos. A segunda, por sua vez, é
essencialmente fenomenológica.
[ texto completo ]
|
|
CONSTRUINDO A IMAGEM DE LULA NO CENÁRIO INTERNACIONAL: AS VISÕES DO THE NEW YORK TIMES E GUARDIAN UNLIMITED
Dota, M. I. M.
Universidade Estadual Paulista - Bauru / SP
Resumo:
Jornais de ampla circulação em âmbito internacional exercem
grande influência na construção da imagem de personalidades proeminentes no cenário mundial. A
eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil colocou-o nas manchetes de
jornais impressos e digitais que atingem os quatro cantos do globo. Fundamentando-se nos princípios
da análise crítica do discurso, principalmente nos escritos de Bell (1998), Fairclough (1995) e
Fowler (1991), este trabalho se propõe a analisar artigos dos jornais The New York Times e
Guardian Unlimited - versões on line -, que abordam a atuação de Luiz Inácio
Lula da Silva após sua posse no governo brasileiro. Busca-se verificar qual a imagem que cada um
dos citados periódicos quer construir em relação a Lula e quais valores ideológicos estão
subjacentes às suas posturas.
[ texto completo ]
|
|
A HOSPITALIDADE DOS MUNICÍPIOS TURÍSTICOS: ESPAÇO URBANO X ESPAÇO RURAL
Fontana, R. F.
UAM / SP
Resumo:
A tendência da humanidade está em se concentrar nos grandes
centros, tornando tais núcleos verdadeiras fontes de violência e neuroses urbanas. Permitindo ao
indivíduo se distanciar de seu meio e de seu cotidiano, o turismo torna-se cada vez mais uma
necessidade para garantir o bem-estar humano. Temos consciência de que a comunicação é um dos
alicerces-chave para o sucesso do turismo e que uma localidade turística deve ser hospitaleira para
receber bem seus turistas e fazer com que os mesmos saiam plenamente satisfeitos com os produtos e
serviços adquiridos. O presente artigo procura mostrar como acontece a hospitalidade no espaço
rural em detrimento ao espaço urbano, tomando como objeto de estudo, a comunicação utilizada por
ambos.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Hospitalidade, Comunicação, Turismo.
|
|
LUDOLOGIA E(M) VIDEOGAME
Gallo, S. N.
PUC-SP / Universidade Anhembi Morumbi
Resumo:
Ao se afastar dos tradicionais estudos dos jogos de
videogame, o texto propõe - por meio de um enfoque voltado para o estudo sobre as questões
referentes à linguagem, a estética e a retórica - investigar as formas expressivas e as
potencialidades intrínsecas do videogame manifestas sob o fenômeno do jogar. Ao trabalhar e operar
com modos de simulação ao invés de representação, o videogame possibilita ao seu usuário novas
formas de jogar, de ludus e de paidéia. Essas novas formas surgem como ferramenta comunicacional
fundamental para a constante alteração do estado de jogo. O jogador constrói assim, a cada momento,
sua própria obra, sua própria experiência manifesta enquanto sintese processual de seu jogar. O
jogador de videogame torna-se portanto, uma figura ontologicamente distinta dos receptores de
outras mídias e suportes.
[ texto completo ]
|
|
IDENTIDADES NA PÓS-MODERNIDADE: A APROPRIAÇÃO PELO TURISMO
Gastal, S.
PUC-RS / UCS
Resumo:
O turismo moderno constitui-se em torno das propostas do
turismo de massa, nele pressupostas as lógicas industriais de que apenas a produção em
série - ou a reprodução do mesmo - e o consumo massivo - a quantidade - encaminhariam à necessária
rentabilidade econômica que garantiria a sua sustentação no mercado. Esta lógica levará a
construção de imaginários sobre os lugares, reforçadoras dos discursos oficiais, na construção de
identidades nacionais. O chamado pós-turismo, entretanto, se por um lado deixa de se
constituir na lógica da serialidade e da quantidade, passando a buscar a segmentação e a qualidade,
por outro lado reforçará novos discursos de identidade, também embasadas na segmentação do que tem
sido denominado de identidades pós-modernas. Este texto procura analisar como este novo
discurso de identidade está presente na campanha publicitária da Embratur, sob o mote "Se viajar é
sua paixão, o Brasil é seu destino".
[ texto completo ]
|
|
TURISMO DE NEGÓCIOS ALAVANCANDO O DESENVOLVIMENTO DE
CIDADES NO INTERIOR PAULISTA: CASE BAURU
Graziadei, T. M.
Universidade do Sagrado Coração - Bauru/SP
Resumo:
Este estudo tem como objetivo identificar, por meio de
investigação na hotelaria, a prática de qual tipo de turismo é realizado na cidade de Bauru e a
caracterização desta demanda específica. Para tanto, fez-se necessário através de entrevistas
informais e pesquisa de campo especificar qual a vocação turística da cidade. Enfocando os
conceitos de turismo de negócios, articula-se a teoria pesquisada e a realidade encontrada na
cidade. Com os resultados obtidos, são propostas ações de melhoria contínua para a cidade que
poderão ser utilizadas, pelos órgãos municipais, entidades, sindicatos e investidores. Portanto,
esforços poderão ser direcionados afim de otimizar a infra-estrutura, equipamentos e serviços
turísticos da cidade, bem como proporcionar à comunidade bauruense melhoria nas condições de vida e
de seus negócios.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Investigação, Hotelaria, Turismo de Negócios.
|
|
GAUCHIDADE, ORALIDADE E MÍDIA
Gutbier, M. S.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Resumo:
O presente trabalho pretende contribuir para o debate sobre
a participação das práticas sociais de produção e consumo midiático em outras práticas culturais
baseadas na oralidade como é o caso das expressões musicais da gauchidade, no Rio Grande do Sul. A
proposta procura refletir sobre a forma de abordar essa temática considerando o papel da mídia a
partir do ponto de vista da sua importância para a preservação e a expansão dessa cultura gaúcha, e
as implicações que as relações complexas estabelecidas entre os campos provocam.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Identidades e Culturas Regionais, Oralidade, Mídias.
|
|
GLOBALIZAÇÃO: REJEIÇÃO OU MUDANÇA COM OBJETIVOS VERDADEIRAMENTE HUMANOS?
Hill, T.
Escola de Comunicação da UFRJ
Resumo:
Quando se faz referência ao fenômeno da globalização,
reflete-se sobre a importância do emprego do termo global na atualidade, constatando que
ele é postiço, uma vez que escamoteia sua procedência. Lamentavelmente, tem-se de reconhecer que o
planeta passa por uma metamorfose que objetiva transformá-lo numa imensa zona livre de comércio e,
com a decadência das redes de assistência pública, a comunidade vai-se eximindo da responsabilidade
que tinha para com os seus integrantes. Seguindo as pegadas de Milton Santos, a mudança histórica
em perspectiva provirá de um movimento de baixo para cima, tendo como atores principais os países
subdesenvolvidos e não os países ricos; os deserdados e os pobres e não os opulentos e outras
classes obesas; o indivíduo liberado, partícipe das novas massas e não o homem acorrentado; o
pensamento livre e não o discurso único.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Globalização, Perversidade, Possibilidade.
|
|
AS RELAÇÕES ENTRE IMPRENSA E "TERCEIRO SETOR" NA PROMOÇÃO DO DEBATE PÚBLICO DE QUESTÕES SOCIAIS
Lieseberg, C.
Escola de Comunicações e Artes - USP
Resumo:
Este texto aborda pontos centrais de projeto de pesquisa em
desenvolvimento que visa compreender as implicações do debate público gerado pelas relações entre
imprensa e o "terceiro setor" - que reúne iniciativas de cunho não-governamental, sem fins
lucrativos e de finalidade pública. Motiva-se pela crescente exploração pela imprensa de temáticas
associadas a essas iniciativas e pelo destaque que a mídia assume na visibilidade dos assuntos que
veicula. O estudo tem como objeto os jornais Folha de S. Paulo e Correio Popular que circulam em
Campinas - SP e se baseia na Análise de Discurso de linha francesa, com foco em Dominique
Maingueneau, que contribui para a identificação de sentidos apresentados pelo discurso jornalístico
na ratificação ou modificação de idéias e valores de um imaginário social que são traduzidos em
posturas de vida e ações do cotidiano.
[ texto completo ]
|
|
PROJETO DE JORNALISMO COMPARADO APROXIMA PÓS-GRADUAÇÃO DA GRADUAÇÃO
Lopes, D. F., Sobrinho, J. C., Proença, J. L.
Escola de Comunicações e Artes - USP
Resumo:
Desde 1995, um grupo de professores do Núcleo de Jornalismo
Comparado da Área de Concentração de Jornalismo do Programa de Pós-Graduação da Escola de
Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo vem oferecendo uma disciplina específica que
conseguiu, nesse período editar quatro livros de jornalismo, produzidos por alunos de pós-graduação
e destinados a alunos de graduação, oferecendo uma oportunidade para a produção de ensaios
acadêmicos e fornecendo subsídios para disciplinas de graduação com carência de bibliografia. Este
trabalho traça um pequeno panorama de como os cursos de pós-graduação em jornalismo
desenvolveram-se na ECA desde o momento de sua implantação há 30 anos e situa o papel dessa
disciplina na área dos estudos de Jornalismo Comparado.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Jornalismo, Ensino de Jornalismo, Pós-Graduação.
|
|
MINHA ALMA - RAP, REALISMO E REPORTAGEM NO VIDEOCLIPE
Lusvarghi, L.
UNIBAN / SP
Resumo:
O trabalho tem por objetivo discutir as relações entre o
realismo no rap, na televisão e no videoclipe, a partir do videoclipe brasileiro "Minha alma", do
grupo Rappa, produzido pela Videofilmes em 2000, dirigido por Kátia Lund e Breno Silveira, com
roteiro do escritor Paulo Lins (Cidade de Deus). Por realismo será adotado aqui o conceito genérico
expresso pelo crítico francês Andrés Bazin em seus escritos sobre O Cinema, como "todo sistema de
expressão, todo procedimento de relato propenso a fazer aparecer mais realidade na tela". A
aplicabilidade desse conceito , entretanto,ao vídeo, implica uma realidade que pode ser construída.
A palavra latina fictione, da qual se origina ficção, não quer dizer necessariamente fingimento, e
sim criação, invenção, a coisa imaginária.
[ texto completo ]
|
|
DESLOCAMENTOS E CIRCULAÇÕES NAS CIDADES: A HISTÓRIA DOS DESLOCAMENTOS MODERNOS E DA MOBILIDADE E CIRCULAÇÃO ABERTA NA CONTEMPORANEIDADE
Maia, J.
Faculdade de Comunicação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo:
A história do deslocamento marca a sociedade moderna.
Movimento, velocidade e rapidez. As cidades modernas foram palcos para encontros com desconhecidos,
começávamos a inventar modos de nos relacionar com os indivíduos que também estavam circulando.
Tínhamos a sociabilidade ordenando o nosso modo de nos deslocar por espaços públicos. Hoje os
deslocamentos realizados em espaços esvaziados de sentido nos impõem novos modos de interação.
Podemos nos isolar em nossos condomínios fechados, onde a circulação é limitada e contida ou nos
entregarmos às novas comunidades efêmeras, na circulação aberta e fragmentada das ruas da cidade
contemporânea. Na fecundidade da relação comunicacional está no contato que provoca deslocamentos
constantes.
[ texto completo ]
|
|
PARA QUE SERVE UMA TV LEGISLATIVA? Caso da TV Câmara de Bauru, SP
Monteiro, C. J. B.
Universidades Cruzeiro do Sul (UNICSUL) - SP / Universidade Bandeirante (UNIBAN) - SP
Resumo:
Esta pesquisa analisa a "TV Câmara" - canal legislativo
municipal da cidade de Bauru, SP. O objetivo é levantar as formas de uso do canal e quais os níveis
de participação da comunidade bauruense na programação produzida e/ou veiculada. Quais as
contribuições sociais do canal na construção da consciência cidadã?. O canal, que está no ar
oficialmente desde 1998, respaldado na lei na chamada "lei do cabo", 8.977, de 6 de janeiro de
1995. Já transmitiu ao vivo muitas reuniões de associações e entidades organizadas e fatos
marcantes na história da cidade, como por exemplo, duas cassações de um prefeito e três sessões
extraordinárias para cassar três vereadores, além de diversas comissões processantes.
[ texto completo ]
Palavras-chave: TV Legislativa, TV Câmara, Programação Local, Lei do Cabo, Cidadania.
|
|
A HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES NO 2º TURNO DE 2002 : Apontamentos sobre a cobertura jornalística de política na Folha de São Paulo
Moura, M. C.
UMESP
Resumo:
Este artigo reflete sobre a História das Eleições do 2º
turno de 2002 e a Cobertura Jornalística de Política: a imprensa brasileira e o compromisso
político - a influência do modelo norte-americano de jornalismo independente e; o processo de
organização e produção da notícia e sua relação com a imparcialidade - o jornalismo informativo
dentro da cobertura de política na Folha de São Paulo. Utilizando-se de uma metodologia
histórico-descritiva, o estudo considera a parcialidade da informação no período eleitoral frente
aos indicadores e mediadores históricos, que envolvem conceitos de "objetividade jornalística",
compromisso político da imprensa brasileira, e as características dos modelos estrangeiros de
jornalismo que norteiam a produção de notícias informativas na editoria de política brasileira.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Política, Imprensa, História.
|
|
Guerra coloca em xeque hegemonia das mídias dos EUA
Naves, R.A.
Universidade Anhembi-Morumbi
Resumo:
A guerra contra o Iraque demonstrou que os Estados Unidos (EUA) continuam hegemônicos e poderosos no campo militar. Em 21 dias de guerra, o Iraque foi arrasado pelo arsenal bélico anglo-americano e o povo iraquiano massacrado. Esse poderio parece, no entanto, ter sido abalado no que diz respeito à mídia e a opinião pública mundial.
Por trás desse estremecimento está a pluralidade de fontes que transmitiu à guerra. A entrada em cena das tevês árabes, da RPT portuguesa e de outros meios, provocou essa mudança. O poder de comunicação que legitimou o discurso do governo Bush perante um importante setor da população dos EUA ao mesmo tempo desconstruiu essa percepção no imaginário público mundial. Os EUA e Inglaterra venceram a guerra no campo militar. Porém, no front da opinião pública parece que perderam a batalha por corações e mentes.
[ texto completo ]
|
|
AS COMUNIDADES VIRTUAIS - "DE CIBERLEITOR EM CIBERCIDADÃO"
Nicola, R. L.
UNESP - Bauru, SP / UNICAMP - Campinas, SP
Resumo:
Retornando à essência da formação das primeiras comunidades
cibernéticas, a pesquisa da produção jornalística digital não deve se limitar apenas aos sites
propostos como jornais de rede, investigados até o momento, o que este artigo, portanto, pretende
abordar. Assim sendo, como as Comunidades Virtuais estariam elencadas entre as produções
jornalísticas? A resposta à pergunta apresenta-se simples, considerando que as mídias tradicionais
dispõem de suas correspondentes comunitárias. O traço marcante norteador das diferenças entre as
configurações no sistema analógico e digital está na interatividade. Além disso, o último sistema
constitui-se não somente em mais uma mídia, mas em um espaço sociotécnico, onde a
desterritorialidade se faz presente e os usuários não são só ciberleitores e sim cibercidadãos.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia Digital, Jornalismo Comunitário, Comunidades Virtuais.
|
|
PAGANISMO ELETRÕNICO: CELEBRIDADES, IDOLATRIA E CULTO À
PERSONALIDADE
Patriota, K. R. M. P.
Resumo:
Os mass media têm sido um forte instrumento potencializador
do culto à personalidade. É possível verificar como pessoas, antes anônimas, passam a ser cultuadas
e idolatradas a partir do seu aparecimento na mídia. Dessa forma, surge o despontar das celebridades
e, com elas, uma verdadeira legião de fãs. Entretanto, hoje, esse fenômeno não se restringe apenas
às pessoas que transitam no mundo artístico ou esportivo, mas alcança também a esfera religiosa.
Nesse artigo tratamos do culto à personalidade religiosa, viabilizado pela ampla utilização dos
veículos de comunicação de massa.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia, Celebridades, Culto à personalidade religiosa.
|
|
O TRABALHO JORNALÍSTICO COMO ELEMENTO DE COMPOSIÇÃO FICCIONAL NO CINEMA AMERICANO
Pereira, R. M.
Centro Universitário de Leste de Minas Gerais (UnilesteMG)
Resumo:
O presente trabalho tenta uma análise do trabalho
jornalístico representado pelo cinema americano nos filmes Todos os Homens do Presidente
(All the president's men, 1976), do diretor Alan Jay Pakula, e O Informante
(The Insider, 1999), de Michael Mann. Dois filmes que reconstituem fatos reais marcados
pela presença efetiva do personagem-repórter. A representação dos trabalhos da coleta de
informações, passando pela seleção, contato com as fontes e a apresentação das notícias como um
elemento de composição a mais para a texto fílmico que busca, na veracidade de suas imagens, a
credibilidade no trato ficcional dos acontecimentos e personagens verídicos e históricos.
Rastreia-se o modo como se delineou o desenho dos personagens-jornalistas no cinema americano,
sobretudo nos chamados newspaper movies, muitas vezes esteado na representação maniqueísta do
"jornalista herói" e do "jornalista vilão". Aborda-se ainda a dificuldade de tentar enquadrar os
personagens jornalistas dos dois filmes analisados neste paradigma dada a complexidade de sua
atividade e sua visibilidade nas sociedades modernas.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Cinema, Jornalismo, Dramatização.
|
|
FOME ZERO: PRIMEIRAS ANÁLISES DA CAMPANHA TELEVISIVA
Pimenta, L. M.
UNESP Bauru, SP
Resumo:
Os três filmes "publicitários" produzidos para a campanha de
construção social do Programa Fome Zero visam divulgar o Programa e conduzir a opinião pública,
estimulando a mobilização popular. Os filmes dão ao receptor a ilusão de que se dirigem a ele,
através do tratamento dado: "você", "nós". A qualificação se dá com a atribuição de virtude e de
singularidade ao Fome Zero. A interdiscursividade também marca a campanha que usa a palavra
"guerra" para definir a luta justa e justificável que todos os brasileiros - por direito e dever -
podem assumir.
[ texto completo ]
|
|
ANOTAÇÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO GRÁFICA
CONTEMPORÂNEA: A CONTRIBUIÇÃO DA BAUHAUS E DO ESTILO SUÍÇO
Quadros, C. I., Quadros, I.
Universidade Tuiuti do Paraná / Universidade Federal do Paraná
Resumo:
A influência da Escola Bauhaus e do Estilo Suíço na
comunicação. O artigo aborda o desenvolvimento e a importância destes estilos como informação,
bem como o seu impacto na sociedade. A Bauhaus, que sonhava com a ordem e a democratização do
acesso ao conhecimento, se valeu de aportes técnicos e conceituais da psicologia, da publicidade e
de outras ciências para gerar um novo espaço de expressão e de articulação gráfica. A recuperação
dos experimentos realizados na Bauhaus, na primeira metade do Século XX, ganharam uma nova
perspectiva crítica com o Estilo Suíço. Informar com objetividade, sem a intromissão dos
sentimentos subjetivos do designer, passou a ser um dos anseios daqueles que seguiam este estilo.
Era o momento de informar mais, de mostrar mais, de dizer mais.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Comunicação, Design, Imagem Gráfica, Tipografia, Bahaus, Estilo Suiço.
|
|
A INTERNET COMO FERRAMENTA DE INTERAÇÃO
Ramalho, A. R.
UNIMAR
Resumo:
O objetivo principal desse trabalho é ampliar as
possibilidades de debate sobre as mudanças que a Internet pode proporcionar no tocante à
interatividade entre redator e leitor. A linguagem como forma de interação, onde o texto deve
adequar-se ao interlocutor a partir de contextos pragmáticos (condições de produção, de recepção e
de interpretação) vem merecendo estudos aprofundados no ramo da Linguística Textual e da Ciência da
Comunicação. Dentro dessa ótica pretende esse trabalho provocar uma reflexão sobre a interatividade
entre produtor e receptor nos veículos de comunicação - mais especificamente na Internet, que vem
oferecendo novas alternativas de transmissão da informação e inaugurando, com as possibilidades
oferecidas pela interatividade, novos paradigmas na comunicação.
[ texto completo ]
|
|
USOS E GRATIFICAÇÕES: UMA ABORDAGEM DO PROCESSO DE RECEPÇÃO E AUDIÊNCIA
Rangel, J. G.
IBHES
Resumo:
O cerne deste artigo nosso presente trabalho está no
contexto que envolve uma relação complexa entre telespectadores e a televisão, o maior e mais
abrangente meio de comunicação e informação da história da humanidade. Dentre as várias maneiras de
se abordar o processo comunicativo baseado na recepção e audiência dos telespectadores está a
abordagem teórica de Usos e Gratificações cuja base de análise são as motivações, cujas
propriedades alteram os efeitos comunicacionais.
[ texto completo ]
|
|
O DESAFIO E AS ATIVIDADES DE MARKETING DA TV CULTURA
Rocha, L. V., Nino, F. M.
Escola de Comunicações e Artes (USP) - FAM / Faculdade de Economia e Administração (USP) - FECAP
Resumo:
Este trabalho focaliza as atividades de marketing
desenvolvidas por uma empresa de comunicação do Estado de São Paulo, no caso a TV Cultura. A
escolha do tema se justifica devido à importância que os instrumento de marketing estão assumindo
nas organizações como ferramentas para antecipar-se às mudanças do ambiente.O trabalho consiste em
uma descrição dos aspectos de marketing mais relevantes verificados na TV Cultura, tais como
planejamento, composto de marketing e o marketing interno. Observou-se que o departamento de
marketing da emissora visa atender os desejos de seu público-alvo, procurando satisfazer suas
necessidades intelectuais com informação de qualidade.
[ texto completo ]
|
|
A MÍDIA E O ASSASSINATO DO CASAL VON RICHTHOFEN
Rocha, P.
Universidade Federal Fluminense - UFF / Universidade Estácio de Sá
Resumo:
O texto trata da banalização da violência pela mídia,
especificamente, no caso do assassinato do casal Von Richthofer pela filha Suzane, em São Paulo.
Chama a atenção para o aumento dos crimes, após um sucesso reconhecido, sobre o efeito de imitação.
Fala da atuação da mídia que espetaculariza a violência para satisfazer a vontade coletiva. Num
recorte das notícias trazidas para o texto, destaca a jornalista Dorrit no paralelo que faz entre o
padrão sócio-econômico de Suzane e a pobreza de Sandro, morto no assalto do ônibus 174, em 2000,
pois segundo a jornalista, são dispensáveis as explicações para o referido assassinato e para o
desconforto vivido por um país que parece não estar preparado para uma assassina jovem, bonita,
loura e rica, ou seja, tristemente constata-se que há elitização no julgamento da violência por
mais horror que a sua face possa causar.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Banalização, Violência, Mídia.
|
|
A IMAGEM COMO PAISAGEM: CLÉMENT ROSSET E A CRÍTICA DA REPRESENTAÇÃO
Rocha, S. P. V.
Escola de Comunicação da UniverCidade / UERJ (FEBF) / ESPM-RJ
Resumo:
Este trabalho pretende desenvolver uma concepção da imagem
como objeto singular, tal como sugerida pela filosofia materialista de Clément Rosset. As teorias
da representação, de Platão a nossos dias, entendem a imagem como imitação ou duplo do real, o que
conduz à sua condenação como fonte de um afastamento da realidade. A partir da crítica da
representação proposta por Rosset, no entanto, a imagem surge com o mesmo estatuto ontológico que
os demais objetos. A partir daí, procuramos estender essa reflexão à cultura de massa, e apontar o
caráter ilusório da distinção entre paisagem e imagem, no sentido de que a uma caberia o domínio da
natureza (e o monopólio do real), enquanto que a outra ficaria relegada à esfera do artifício
(e à condição de fantasma).
[ texto completo ]
Palavras-chave: Imagem, Representação, Clément Rosset.
|
|
O BAILE DE MÁSCARAS DO SÉCULO XXI - Estudo sobre a influência da Comunicação Mediada por Computador (CMC) no comportamento do usuário
Rosso, L. U.
Universidade Metodista
Resumo:
A Comunicação Mediada por Computador (CMC) é entendida como
o relacionamento interpessoal via internet realizada através de bate-papos virtuais. Este modo de
comunicação atinge usuários da internet que visam interagir e conhecer pessoas sem o limite da
distância. Atualmente, está sendo objeto de estudos multidisciplinares, inclusive da Psicologia,
que se interessa pelas influências da CMC no comportamento de seus usuários. O objetivo desta
pesquisa foi estudar a influência da CMC sobre o comportamento das pessoas que utilizam os
bate-papos virtuais. Trata-se de um estudo bibliográfico no qual é abordado o desenvolvimento da
comunicação, o contexto da internet e os aspectos psicológicos da CMC. Conclui-se que esta atrai
pessoas fascinadas pelo anonimato e pela possibilidade de desenvolver pensamento abstrato e pode
transformar-se numa dependência acarretando danos ao convívio social "real" do indivíduo.
[ texto completo ]
|
|
CALEIDOSCÓPIO DAS ILUSÕES - A questão da verdade em Walter Benjamin (e sua atualização no jornalismo)
Santi, A. M.
ESPM/RJ e PUC-RJ
Resumo:
O objetivo dessa comunicação é trazer à luz a reflexão
benjaminiana centrada na questão da alegoria e, posteriormente, na noção de montagem, para
associá-la à questão da verdade, reconhecendo a impossibilidade de mantê-la nos moldes da tradição
metafísica, que coloca o real em oposição à imagem, entendendo o primeiro como o lugar da verdade e
o segundo o da ficção. Trabalharemos, no final, com a relação entre literatura e jornalismo,
entendendo-a como uma atualização da questão da ficção versus verdade, a partir da reflexão de José
Miguel Wisnik sobre o tema tal como ele surge na obra de Balsac, quando do surgimento da imprensa.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Benjamin, Verdade, Ficção.
|
|
A MULHER PRODUTO DE CONSUMO: LIMITES ENTRE A PROPAGANDA E A ÉTICA
Santos, D. A.
Resumo:
O presente artigo defende a tese de que a propaganda -
notadamente a que explora a imagem da mulher como principal apelo publicitário -, apesar de se
arrogar um papel única e exclusivamente mercadológico, limitando-se a agregar ao produto valores
que acredita já constituírem o público-alvo do qual tem uma imagem, não o faz sem invadir o domínio
da ética, o que significa que ela efetivamente constrói valores e produz imagens, interferindo,
assim, na sociedade. Para tanto, discute o papel da publicidade no contexto político-social
neoliberalista como mecanismo determinante na uniformização dos valores para dominação, sobretudo
aqueles que se associam à imagem da mulher, assunto igualmente abordado neste artigo. Dentro de uma
visão discursiva, são analisadas três peças publicitárias retiradas das revistas masculinas Vip
Exame e Playboy, de 2001, que exploram justamente a imagem da mulher produto de consumo, criada por
meio de recursos argumentativos verbais e não-verbais.
[ texto completo ]
|
|
CULTURA MIDIÁTICA NA ESCOLA - Algumas considerações sobre
práticas de grupos de adolescentes na rede municipal de ensino fundamental de Gaspar
Severino, J. R., Venera, J. I.
FURB / UNIVALI
Resumo:
Este artigo faz uma breve discussão sobre a influência da
mídia na sociedade contemporânea e a centralidade da cultura midiática e de suas repercussões entre
um determinado grupo de jovens. Trata-se de uma pesquisa que vem sendo realizada em cinco escolas
da Rede Pública- de Gaspar, desde fevereiro de 2002, com o objetivo de fazer, de início, uma
espécie de cartografia do que pensam os professores sobre seus alunos, quem são estes adolescentes
que freqüentam as escolas de 5ª a 8ª série, e o que eles pensam da escola. Além dessa relação
tríade entre escola, professor e alunos, o estudo demarcou gostos, desejos, comportamentos e o
consumo cultural desses jovens. A partir de alguns instrumentos e dispositivos de ação, elaboramos
esta breve reflexão que tem várias questões abertas, mas que aponta para algumas direções.
[ texto completo ]
|
|
A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA NOS JORNAIS - A reconstituição temática
de Chapeuzinho Vermelho na cobertura jornalística dos crimes do "maníaco do parque"
Silva, A. S. T.
UNESP / UNIARA
Resumo:
O presente texto é parte de minha tese de doutorado, na
qual me proponho a investigar o discurso da mídia impressa sobre a violência sexual mediante as
matérias jornalísticas publicadas pelos periódicos Folha de S. Paulo e Notícias Populares em 1998.
Partindo do pressuposto de que a mídia suplementa e, ao mesmo tempo, reconstitui as temáticas da
tradição oral, foram analisadas duas manifestações discursivas, sob a perspectiva histórica: o
conto Chapeuzinho Vermelho - que deriva das tradições orais - e as notícias produzidas pelos
jornais Folha de S. Paulo e Notícias Populares a respeito dos crimes sexuais conjugados ocorridos
no parque do Estado, durante o ano de 1998. O objetivo do referido trabalho de pesquisa foi
evidenciar um processo de longa duração, e estabelecer as ligações entre as nossas percepções,
concepções e sensibilidade a respeito da violência sexual contra mulheres no passado e no presente,
revelando que a mão supostamente morta do passado ainda modela nossa compreensão a respeito dessa
questão, ainda que consideremos os avanços nas relações entre os gêneros
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia Impressa, Reatualização, Violência simbólica contra as mulheres.
|
|
O SIGNO NÃO VERBAL NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA
Silva, R. D. O.
Universidade Regional de Blumenau (FURB) / Associação Educacional Leonardo Da Vince (ASSELVI)
Resumo:
O estudo das linguagens e dos signos é muito antigo, embora
a semiótica só tenha ficado conhecida como ciência dos signos, da significação e da cultura, no
século XX. O que se pretende neste artigo, é trazer alguns elementos (fundamentação teórica e
análise) da semiótica que podem ser aplicados na pesquisa educacional. Na Educação trabalhamos
com imagens e "textos não escritos". Na era tecnológica, muitos professores ainda não sabem muito
bem, como trabalhar com o cinema, a fotografia e a imagem em sala de aula. Sob esta perspectiva
buscamos a fundamentação teórica pesquisada em Charles Sanders Pierce presente nos estudos de Lucia
Santaella, Umberto Eco e outros autores que se fundamentaram em Pierce. Tentaremos analisar como a
semiótica da imagem pode ser aplicada na pesquisa educacional.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Signo, Semiótica, Pesquisa em Educação.
|
|
DO ANONIMATO A UM DESEJO DA TV: A análise do perfil dos
vencedores das três versões do Big Brother Brasil sob a óptica da psicanálise
Silva, S. N. T.
Universidade Potiguar
Resumo:
O Big Brother Brasil passa por uma terceira versão em que os
vencedores desenvolvem posturas diferentes no decorrer do programa, com ultraje de persona
específico para cada situação, de acordo com o que eles julgam ser elemento chave para a
identificação do telespectador, como uma garantia de permanência na casa. Traçando o perfil desses
três indivíduos-personagens é possível selecionar pontos que traduzem o estímulo de se tornar
voyeur de um programa televisivo, cujo objetivo é manter doze a quatorze pessoas em confinamento,
sob a vigilância do ditador, a mídia. Por possuir traços muito próximos da estrutura da massa
social, o jogo é liderado por aquele que mais se assemelha ao óbvio, com atitudes corriqueiras e
estereótipos ainda fixos nos hábitos e costumes brasileiros. O objetivo desse projeto é analisar os
três perfiz e assim compor um paralelo com o desejo do telespectador brasileiro, como se através do
que fosse oferecido em cada episódio do Big Borther também fosse possível traçar o perfil de quem
assiste ao veículo, uma analogia ao grande espelho, ao simulacro. Para tanto, o trabalho se faz
baseado na conduta teórica do comunicólogo Muniz Sodré, Raquel Paiva, Lúcia Santaella e em Sigmund
Freud e seus sucessores. O trabalho será apresentado através da edição de vídeos e de explanação.
Além de exibições de documentos impressos. Duração da apresentação: em média 30 minutos.
[ texto completo ]
|
|
INTERFACES DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM JORNAL ORGANIZACIONAL
Sólio, M. B.
Universidade de Caxias do Sul
Resumo:
Este arigo procura evidenciar a importância da qualidade na
produção de jornais empresariais para que efetivamente cumpram o papel de instrumentos de
divulgação das culturas empresriais. Ele evidencia as várias interfaces do processo de produção
desse tipo de jornal, destacando os processo de planejamento e programação, edição de textos e
edição gráfica, apontando os pontos críticos de cada momento e destacando o quanto vêm a prejudicar
a qualidade do produto final, resultando em prejuízo do processo de comunicação.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Jornalismo, Jornalismo empresarial, Aspectos editorias, Aspectos gráficos.
|
|
O CONCEITO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA NO DOCUMENTO 59 DA CNBB
Souza, L. A.
Universidade São Francisco (SEPAC)
Resumo:
Esse trabalho procura mostrar qual o entendimento que a
Igreja Católica Apostólica Romana, no Brasil, tem sobre a área de assessoria de imprensa. Para isso
optou-se por uma pesquisa bibliográfica, através do estudo do texto Documento da CNBB nº 59 -
Igreja e Comunicação Rumo ao Novo Milênio - Conclusões e Compromissos. Aprovado pelo episcopado em
1997, na 35ª Assembléia Geral da CNBB, o Documento 59 é o texto mais atual da instituição sobre a
comunicação. Ao analisar a compreensão que a CNBB tem sobre a área de assessoria de imprensa, esse
trabalho poderá contribuir para o estudo das políticas de comunicação da Igreja Católica.
[ texto completo ]
|
|
A DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UERJ E SUA COORDENADORIA DE IMPRENSA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Theme, A. C.
UERJ
Resumo:
A proposta deste trabalho é mostrar as ações que vêm
servindo de base para a atuação da Diretoria de Comunicação da UERJ (Comuns). A experiência
relatada, com seus erros e acertos, pode trazer contribuições a profissionais e pesquisadores que
se dedicam à árdua, porém fundamental tarefa, de implementar políticas de comunicação numa
organização complexa como a universidade pública brasileira. A Coordenadoria de Imprensa é
apresentada como estudo de caso, pois o setor aglutina e representa algumas das principais atitudes
adotadas para o desenvolvimento da comunicação desenhada para a Universidade. A Coordenadoria criou
instrumentos e um sistema de informações que permitem visão gerencial das atividades,
acompanhamento dos resultados e aumento de produtividade: em 2002, a presença da UERJ na mídia
impressa cresceu 55,3% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 921 metros de matérias
jornalísticas.
[ texto completo ]
|
|
Apropriação e Novas Tecnologias
Urquidi, V.
FFLCH/USP
Resumo: Num contexto de desenvolvimento de novas tecnologias de comunicação e de popularização dos recursos da informática, afirma-se que as possibilidades de relacionamento e intercomunicação social cresceram a ponto de contradizer antigas posturas sobre o papel dos meios de comunicação e a transformação dos seus recursos em ferramenta de dominação. Garante-se que as novas tecnologias permitiram à população se apropriar destas ferramentas sem, contudo, definir-se claramente o que se deseja significar com esse novo conceito. A proposta deste trabalho é definir o conceito de apropriação no plano histórico do desenvolvimento das reflexões sobre o fenômeno da comunicação e do desenvolvimento das tecnologias de informação. Finalmente, a partir de uma perspectiva relacional, destaca-se nesta proposta o desenvolvimento social a partir da evolução das relações subjetivas e objetivas.
|
|
'F' DE FALSO, 'M' DE MENTIRA: FICÇÃO E FALSIFICAÇÃO NO DOCUMENTÁRIO CINEMATOGRÁFICO
Vasconcellos, J.
UniverCidade- RJ / UGF - RJ
Resumo:
Esta comunicação pretende discutir a pertinência das noções
de falso e falsificação para pensar as relações entre ficção e não-ficção no formato cinematográfico
denominado de filme documentário. Com esse intuito, exemplarmente, apresentaremos a análise de um
filme de Orson Welles que, acreditamos sintetizar as questões levantadas em nossa explanação.
Trata-se de F for Fake (Verdades e Mentiras).
[ texto completo ]
Palavras-chave: Documentário, Cinema, Falsificação, Deleuze, Welles.
|
|
QUANDO A MÍDIA FALA OU SILENCIA SOBRE A PRISÃO - O presídio
como traço da sociedade disciplinar e o corpo disciplinado como traço da sociedade de controle
Venera, R. A. S.
UNIVALI / CEHCOM
Resumo:
Esse trabalho mapeia momentos históricos em que a questão
prisional não era notícia nos veículos de comunicação de uma cidade no litoral norte de Santa
Catarina - fato não particularizado na região, mas constituinte do contexto nacional. Mapeia,
também, outros momentos em que a questão ganha visibilidade expressando a crença social na
sociedade disciplinar. As análises sobre a história da sociedade disciplinar, sobretudo registradas
por Michel Foucault, nos sinalizam possibilidades de leituras sobre essa evidência. Mas, ao falar
das rebeliões, é dada a visibilidade da crise no espaço prisional, e, ao mostrar as reformas e
construções de novas instituições, reforça a crença na instituição fechada como saída para a
questão. Sobre o efeito dessas instituições em crise, no corpo dos sujeitos infratores, que opera
como a duração do confinamento, ainda existe o silêncio. Entrevistas com mulheres em liberdade
condicional, sinalizaram a crise na crença de reenquadramento social pelo confinamento e a
instalação do controle encarnado no corpo do ex-presidiário.
[ texto completo ]
|
|
RÁDIOS COMUNITÁRIAS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE BRASIL E CANADÁ
Ventura, G. C.
UNEB
Resumo:
Em comemoração aos 20 anos da Associação Mundial de Rádios
Comunitárias, surgiu a idéia de realizar uma análise comparativa entre as rádios comunitárias do
Canadá, país no qual nasceu a AMARC, e o Brasil, que possui uma representação da entidade: a
AMARC-Brasil. A AMARC é uma Organização Não-Governamental que apóia a rádio comunitária, conforme
os princípios de solidariedade e cooperação internacional, e que reúne cerca de 3000 membros em
mais de 100 países, tendo todos os continentes representados em seu Conselho Internacional.
Fundamentado em pesquisas anteriores realizadas pela autora sobre radiodifusão comunitária, este
trabalho tem como objetivo analisar, sob enfoque comparativo, o movimento de rádios comunitárias
nos dois países, em seus mais diversos aspectos; desde o seu conceito até informações sobre a
legislação específica.
[ texto completo ]
|
|
PROPRIEDADE E DIREITOS AUTORAIS
Vieira, M. S.
Resumo:
Este trabalho apresenta críticas a algumas noções comuns
sobre direitos autorais, através da análise comparativa dos posicionamentos de dois autores, ambos
críticos às concepções de direitos autorais vigentes em suas épocas. O primeiro autor é Alexandre
Herculano, escritor português; são analisados textos seus referentes a uma polêmica sobre a lei de
propriedade literária em Portugal (1851-1872). O segundo é Siva Vaidhyanathan, estudioso
estadunidense; é analisado o seu primeiro livro, Copyrights & Copywrongs (2001), em que
critica mudanças recentes nas leis de direitos autorais dos EUA e defende a definição
constitucional do copyright.
[ texto completo ]
|
|
A INFORMAÇÃO NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: PARTICIPAÇÃO,
CONTROLE SOCIAL E PODER POLÍTICO
Zanardi, R.
Universidade Norte do Paraná (Unopar) - Londrina,PR
Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de levantar elementos para
discussão e reflexão sobre o uso da informação no Sistema Único de Saúde (SUS). A informação é um
importante instrumento de planejamento na medida em que serve de parâmetro para estabelecer
políticas públicas. No entanto, esse processo está ligado à forma como gestores públicos concebem o
uso da informação e o relacionamento com os seus diversos públicos. A informação no SUS faz
interface com a participação popular e suas modalidades. Para uma efetiva participação popular e o
controle social no sistema é necessário democratizar o acesso à informação em todos os níveis de
governo entendendo-a como elemento de construção da cidadania. Para isso devem ser incorporados
projetos específicos de comunicação nos quais a informação também cumpre a função de mediadora
entre o poder público e o usuário do SUS.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Informação, Comunicação Social, SUS.
|
|
A ÉTICA COMO NORTEADORA DA PRÁXIS JORNALÍSTICA
Zermiani, R. T.
Resumo:
A proposta deste trabalho é demonstrar a premência da ética
enquanto norteadora da prática do jornalismo. O respeito à ética filosófica (circunscrita no
pensamento e nas práticas cotidianas) e deontológica (arregimentada por códigos formais),
viabiliza o trabalho do jornalista de maneira que ele possa cumprir com sua prerrogativa primeira:
servir ao cidadão. Através da discussão da ética sob a ótica de diversos autores (Eugênio Bucci,
Cláudio Abramo, Eugene Goodwin, entre outros) aquele que atua na imprensa entra em contato com os
meios para que possa, autonomamente, pensar e atuar na profissão com a maior proximidade possível
do ideal de informar ao cidadão da melhor maneira possível.
[ texto completo ]
|
|
UM ESTUDO DA COMUNICAÇÃO DIRETA UTILIZADA PELAS EMPRESAS
NATURA E AVON
Zucco, F. D., Ferreira, J. P.
FURB
Resumo:
Quando se pretende vender cosméticos por catálogos, é
necessário que haja um extremo cuidado, pois uma empresa de cosméticos não vende apenas um produto.
Ela vende uma promessa de beleza, e vender beleza não é uma tarefa fácil. Vender beleza é vender
desejos, é vender esperança, é vender auto-afirmação, é vender promessas de felicidade. O objetivo
do presente estudo é analisar a publicidade periódica (venda direta por catálogo) das duas maiores
empresas de cosméticos do Brasil: Avon e Natura. Após análise dos dados, pode-se constatar que as
estratégias adotadas pelas empresas vão muito além de um layout bem feito, abrangendo assim ações
segmentadas de relacionamento e posicionamento de marca no mercado.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Marketing, Segmentação, Publicidade.
|
|
|