Trabalhos

Núcleos de Pesquisa
   Temas Livres
   Colóquio Brasil - Itália
   ENDOCOM
   Ciclo de estudos
 
NP 06 » Mídia Sonora

Coordenador
Prof. Dr. Eduardo Meditsch (UFSC)
emeditsch@uol.com.br

Relação de Trabalhos  
   
Walter George Durst na Rádio Tupi e o cinema em casa
Adami, A.
UNIP

Resumo: Em função do tema central do livro ser as "Personagens e Episódios do Rádio Brasileiro" , optei em não escrever um texto eminentemente teórico sobre o veículo ou sua linguagem, mas tentarei escrever este artigo com um cunho de natureza testemunhal, revendo um grande momento e um grande nome do rádio brasileiro que, via de regra é lembrado vinculado apenas à teledramaturgia. Neste sentido e, relembrando das muitas histórias e nomes do rádio paulista, resolvi escrever sobre um homem que foi de extrema importância tanto para o rádio como para a televisão, pois a teledramaturgia se constituiu, no meu modo de ver, a partir de experiências do radiodrama e, de um nome em particular, WALTER GEORGE DURST e o "Cinema em Casa", criação de Otávio Gabus Mendes.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiodrama, São Paulo, Walter George Durst.


Rádio no ciberespaço - Interseção, adaptação, mudança e transformação
Alves, R. P. A. S.
UFBA e Faculdades Jorge Amado

Resumo: A presença do rádio na internet está crescendo cada vez mais. Existem hoje diferentes emissoras nas redes digitais graças ao avanço das tecnologias da informação. O artigo mostra os distintos formatos que o veículo ganhou dentro da rede e de que forma estão se dando quatro diferentes fases para a radiofonia na era digital: interseção, adaptação, mudança e transformação. A proposta do artigo é fazer uma rápida digressão à presença do rádio nas redes digitais. O objetivo é mostrar que o veículo já superou a fase de descobrimento do novo meio e hoje vive uma experiência de amadurecimento dentro da internet.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Internet, Fases.


A alma sonora do anjo Johnny Black
Barbosa F., A.
USP / UNIBAN

Resumo: O texto relata impressões do autor sobre o D.J. paulista da década de 70.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, D.J., Johnny Black.


Retórica da resistência : sonoridade e sentido
Baumworcel, A.
UFF

Resumo: Este texto tem como objetivo contribuir com o debate sobre a utilização do verbal e do não verbal no rádio. A partir da análise do documentário "A história de 1968", veiculado na extinta RJB-AM, no dia 31 de dezembro de 1968, às 20:30 horas, demonstramos como o não verbal pode trazer outro significado para o verbal. A emissora conseguiu criar uma retórica da resistência ao "contrabandear" determinadas vozes silenciadas e ao produzir sentido através da sonoridade numa época de censura. Apresenta-se aqui uma versão de um dos capítulos da Dissertação "Sonoridade e Resistência: a Rádio JB-AM na década de 60".
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, JB-AM, Linguagem.


A participação do rádio nas construções e sentidos do rural vivido e midiatizado
Bianchi, G. S.
UNISINOS

Resumo: As relações simbólicas que se dão no relacionamento entre o rural vivido e as lógicas da mídia radiofônica constroem o rural midiatizado. Nesta pesquisa, investiga-se como essa relação se configura a partir da escuta dos programas de rádio Hora do Chimarrão, veiculado pela emissora Erechim AM e Brasil de Norte a Sul, transmitido pela rádio Difusão AM, ambas as emissoras localizadas no município de Erechim, no estado do Rio Grande do Sul. A escuta é investigada a partir de ouvintes residentes em três comunidades rurais distintas: Linha Batistela, Povoado Coan e Linha Bigolin, localizadas no interior do município. Busca-se então compreender de que maneira se constroem e são veiculados os sentidos que se estabelecem entre o rural vivido e midiatizado.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Rural, Mediação.


Rádio Educativo no Brasil: uma história em construção
Blois, M.
UNIVIR

Resumo: Este texto aborda o Rádio Educativo, categorizando suas fases de desenvolvimento, desde a pioneira inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro por Roquette Pinto até a fase atual com ofertas radiofônicas via Internet.É apresentada uma panorâmica sobre as Rádios Educativas no contexto do parque radiofônico brasileiro quanto à natureza de sua exploração, sua distribuição pelas regiões brasileiras, além de estabelecer a esfera administrativa às quais se vinculam as rádios universitárias. Outra questão tratada explicita resultados de uma pesquisa realizada com as FMs educativas (tese) em 1995-6, enfocando a natureza da programação oferecida tanto pelas rádios universitárias e pelas não universitárias, a que públicos esta programação se destina sempre de forma comparativa, ou seja, todas as educativas, somente as universitárias e as não universitárias. Finalmente, são feitas considerações e reflexões sobre as Rádios Educativas, seu papel na comunidade e perspectivas de ampliação do número de canais de FM reservados especificamente para fins educativos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio Educativo, História, Função.


Contratos de comunicação no rádio: estratégias para representações e vinculação social
Bruck, M. S.
PUC - Minas Gerais

Resumo: O texto pretende discutir como o ferramental teórico dos contratos de leitura proposto por Eliseo Verón podem contribuir para as pesquisas de recepção no rádio. Por suas peculiaridades, formas de distribuição de informação e entretenimento, o rádio acaba por estabelecer tipos específicos e diversos de contratos de leitura. No rádio, as operações enunciativas propostas pelo enunciador e as ofertas de lugar feitas ao destinatário são de uma enorme e instigante multiplicidade - resultado da natureza desse meio de comunicação. São dinâmicas operações enunciativas que buscam, além de cumprir sua função fática, celebrar e renovar a cada momento estes contratos. Os contratos são ratificados a todo o momento em que produtores, programadores e jornalistas se ocupam de construir uma enunciação marcada por uma visão bem peculiar de mundo definidas pela projeção que se faz da recepção.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Recepção, Contratos de leitura.


Rádio na Internet: convergência de possibilidades
Bufarah J., A.
FAAP

Resumo: O desenvolvimento de emissoras de rádio para a Internet revela uma gama de possibilidades ainda pouco exploradas pelos profissionais e acadêmicos. O processo de digitalização pelo qual passaram as emissoras no fim dos anos 1980 acabou por favorecer a migração do conteúdo radiofônico para a rede mundial de computadores. Levando em conta que ambos (rádio e Internet) fazem parte de um mesmo tronco de desenvolvimento científico, demonstro algumas possibilidades de utilização das web rádios, afirmando que nem todo arquivo de áudio na Internet possa, ou deva, ser considerado uma transmissão de rádio. Para tanto, diferencio o canal do conteúdo comunicacional, sendo a estética radiofônica o fator para definição do que é uma emissora de rádio na Internet.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Internet, Tecnologia.


Rádio e Imaginação: No tempo da radionovela
Calabre, L.
Fundação Casa de Rui Barbosa

Resumo: O artigo resgate parte da história das radionovelas e de seu processo de produção, nas décadas de 1940 e 1950. O principal foco de estudo é a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que era a emissora de maior audiência do período.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radionovela, História, Rádio Nacional.


Em nome de Deus: as ondas radiofônicas louvam cada vez mais ao Senhor
Costa, L. M., Souza, F. G., Cardoso, C. K. N.
Universidade Federal do Pará

Resumo: Com a benção divina, colaboração dos fiéis e uma compreensão cada vez mais acentuada da importância dos veículos de comunicação de massa na divulgação de idéias e formação de opinião, as igrejas estão conquistando as ondas sonoras. O rádio, com grande poder de penetração e de custo mais acessível, se comparado à TV, é o principal veículo utilizado para divulgar o evangelho. O número de emissoras religiosas no dial, vem atestar uma tendência que já se evidencia há algum tempo na sociedade: o próprio crescimento das igrejas, seja na ampliação do número de templos, seja na criação de novas denominações. Em Belém não é diferente. Igrejas evangélicas e católica disputam audiência e anunciantes com as rádios comerciais. Além disso, buscam a passos largos o profissionalismo e a interação com os ouvintes. A fórmula tem dado certo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádios Evangélicas, Rádios Católicas, Programas Evangélicos.


Perspectivas do radiojornalismo e do rádio informativo na internet
d'Aquino, S. B.
UFSC

Resumo: A introdução das diversas "mídias antigas" na internet vem trazendo modificações no modo de produção e apresentação dessas mídias. Afinal, elas estão em um novo meio, que tem suas próprias características. Mas, ao mesmo tempo, para não perderem sua identidade, têm que manter certos padrões que a reconheçam. O rádio, e por conseqüência, o radiojornalismo e o rádio informativo, também entra nessa questão e passa a procurar o melhor modo de interagir dentro da virtualidade da rede. Este artigo pretende abordar o radiojornalismo dentro desse contexto, apresentando dados, questionamentos e propondo um direcionamento nas pesquisas sobre o assunto.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiojornalismo, Internet, Webradios.


Rádios das Universidades Federais: função pública e compromisso laboratorial
Deus, S.
UFRGS

Resumo: Este artigo é uma reflexão sobre a função, os acertos, desacertos e a situação das rádios universitárias pertencentes as Universidades Federais (IFEs). Aponta para o fato de que entre as 52 Universidades, Fundações e Faculdades Federais, 17 possuem rádios sendo que uma Universidade possui duas emissoras totalizando 18 rádios pertencentes as Universidades Públicas. Não existe articulação entre estas emissoras e muitas delas não estão sendo utilizadas nem como laboratórios de estudantes de jornalismo e nem como órgão de divulgação das universidades. São rádios AM ou FM que deveriam fazer diferença no mercado e no ensino de jornalismo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádios universitárias, Universidades Federais, Funções.


Nilo Ruschel: pioneiro do rádio gaúcho
Duval, A. R.
Unisinos - São Leopoldo, RS

Resumo: Os primeiros tempos da radiodifusão no Rio Grande do Sul são resgatados, em parte, com o presente trabalho. A trajetória e as histórias do pioneiro Nilo Ruschel no rádio gaúcho fornecem ao leitor elementos para visualizar cenários e acontecimentos relativos ao rádio nos anos 30. A vida de Nilo, a participação de seus irmãos no rádio, os feitos - e até mesmo as iniciativas atrevidas - que marcaram o surgimento e o desenvolvimento das duas primeiras emissoras de Porto Alegre tornam as linhas a seguir uma contribuição para a memória daqueles momentos iniciais e dos personagens que contracenaram no palco da comunicação à época.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Rio Grande do Sul, Nilo Ruschel.


Deus no céu e o rádio na terra: papel do rádio junto às mulheres rurais de Pitanga, Paraná
Favorito, C. A.
UFPR / UNL

Resumo: Esse estudo teve como objetivo verificar o papel, a função que o rádio exercia junto às mulheres rurais de duas comunidades de Pitanga, Paraná. Através da análise de cinco programas veiculados pela Rádio Auriverde - único meio de comunicação do município; da leitura das correspondências encaminhadas aos apresentadores; dos depoimentos das mulheres; e do registro do espaço ocupado pelo rádio, quando comparado com as demais mobílias da casa, constatamos uma relação muito maior que simplesmente a de receptor e emissor: com o rádio, as entrevistadas conversavam, lamentavam, riam, choravam, dançavam, personificavam-o. O rádio era colocado no mesmo plano que a Bíblia, ou seja, sagrado. Acima do Rádio só mesmo Deus.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Recepção, Mulher.


Rádio: um companheiro do cego
Godoy, E. R.
Universidade Tuiuti do Paraná

Resumo: O presente trabalho descreve os resultados de uma pesquisa de mestrado, feita em 2002, sobre a relação entre o rádio e o deficiente visual. Para isto procurou-se observar, através da aplicação de questionários com deficientes no Instituto Paranaense de Cegos, em Curitiba e com os videntes (termo para designar os que vêem), qual a importância deste veículo essencialmente falado para os que não enxergam. O estudo também envolveu entrevistas com profissionais citados pelos cegos durante os levantamentos e com um pedagogo, deficiente visual, que falou sobre este relacionamento. Pelo trabalho verificou-se em que momentos os deficientes procuram este meio de comunicação de massa para se informarem e quais são os resultados relativos à eficácia desta informação. O dados obtidos constatam que o rádio, mesmo entre tantas outras mídias disponíveis, é, ainda no terceiro milênio, uma das principais fontes para que o deficiente visual saiba o que ocorre na sociedade.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Deficiente visual, Informação.


Radicci apresenta Demo via let's go: o colono falastrão no rádio
Golin, C.
Colaboração: Moschen, C., Oliveira, L. F., Deon, G., Salvatti, B.

Universidade de Caxias do Sul

Resumo: O personagem Radicci foi criado em 1983 pelo cartunista Iotti a partir do protótipo do colono italiano construído pela interpretação da complexa experiência imigratória no sul do país. Na época, refletindo o interesse criado em torno do centenário da imigração italiana (1975) e a nova geografia das relações econômicas e diplomáticas, assistiu-se a um expressivo movimento de rememoração da herança cultural dos camponeses na região da serra gaúcha. A língua do colono, sonoridade da casa natal, feita de sotaque, memórias e afeto, ganhou legitimidade nos palcos, nos jornais, nos programas radiofônicos em talian. Das tiras cômicas e dos quadrinhos, o gringo Radicci conquistou o rádio no improviso de um repentista, sintonizando-se com tendências contemporâneas do humor em FM. Este texto faz parte da pesquisa O rádio é a cidade, que busca detectar peculiaridades do rádio regional, numa iniciativa da Universidade de Caxias do Sul, com apoio do CNPq e FAPERGS.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Humor no rádio, Humor étnico, Radicci.


Episódios e personagens do Rádio Brasileiro
Haussen, D. F., Cunha, M. R.
PUCRS e UFRGS

Resumo: O trabalho apresenta o novo livro do Núcleo de Mídia Sonora da Intercom, intitulado Episódios e Personagens do Rádio Brasileiro. Embora os registros sobre o rádio no Brasil já tenham importante presença no cenário editorial, muitas lacunas ainda são constatadas. Neste sentido, a proposta do livro é contribuir para um panorama mais completo da presença radiofônica nas diferentes regiões do país. Considerando a relevância de personalidades em episódios que construíram e ainda constróem o rádio brasileiro, a obra segue esta linha de organização: artigos que trabalham com a narração de aspectos históricos nacionais e de diferentes regiões. Reúne também textos que destacam personagens desta trajetória, suas histórias de vida e paixão pelo rádio. Autores de diversos Estados atenderam à convocação do Núcleo e enviaram contribuições. Assim, a obra conta com textos de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Paraíba, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Bahia, Rio de Janeiro, entre outros.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Brasil, História.


História Oral e Documentário Radiofônico: distinções e convergências
José, C. L.
Universidade São Judas Tadeu e PUC - SP

Resumo: O presente trabalho está centralizado em dois pontos que envolvem a questão do documentário: l. as aproximações e as distinções que envolvem a oralidade como fonte da História Oral e como constituinte do roteiro que formata o gênero documentário; 2. a importância da abertura neste tipo de formatação como elemento de contacto eficiente para estabelecer a audiência e como índice das referências que serão tratadas no programa. O primeiro ponto é uma pequena contribuição para o quadro de estudos sobre a radiofonia; o segundo explora os tipos de aberturas que podem ser confeccionadas para o documentário radiofônico buscando a interface entre a audiência e a informação.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Documentário Radiofônico, História Oral, Reportagem.


Rádio e desenvolvimento infantil: análise de estratégias de comunicação e educação para a cidadania
Lima, N., Pinheiro, A.
UFC e UNIFOR, respectivamente

Resumo: O presente trabalho está centralizado em dois pontos que envolvem a questão do documentário: l. as aproximações e as distinções que envolvem a oralidade como fonte da História Oral e como constituinte do roteiro que formata o gênero documentário; 2. a importância da abertura neste tipo de formatação como elemento de contacto eficiente para estabelecer a audiência e como índice das referências que serão tratadas no programa. O primeiro ponto é uma pequena contribuição para o quadro de estudos sobre a radiofonia; o segundo explora os tipos de aberturas que podem ser confeccionadas para o documentário radiofônico buscando a interface entre a audiência e a informação.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Documentário Radiofônico, História Oral, Reportagem.


O rádio mato-grossense e a contribuição do boateiro
Lopes, V. L. L.
UFMT

Resumo: O presente trabalho é um excerto de minha dissertação de mestrado, intitulada Rádio A Voz d'Oeste: construção e cidadania, onde relato a implantação do rádio mato-grossense, através de Deodato Gomes Sobrinho, conhecido como "o boateiro e sua janela mágica". Deodato foi um personagem conhecido e admirado por todos na década de trinta, por sua coragem e perseverança na sociedade cuiabana da época. Em viagem pela capital do país, Rio de Janeiro, Deodato se apaixona pelo rádio-veículo e decide ser esse o único meio de acabar de vez, com o isolamento e a falta de comunicação existente em Mato Grosso.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Mato Grosso, O Boateiro.


A Crônica das Doze e Cinco de Alves de Oliveira
López, M. S.
UFMT

Resumo: Situada na fronteira entre o jornalismo e a literatura, a crônica constitui-se em um gênero difícil de ser realizado e hoje está ausente do rádio mato-grossense. Mas nos anos 50 e 60, o jornalista e radialista João Alves de Oliveira mobilizava a cidade de Cuiabá com suas crônicas apresentadas no programa Crônica das Doze e Cinco, que era transmitido pela pioneira rádio A Voz d'Oeste. O cronista retratou com sensibilidade o cotidiano da cidade e dos que nela viviam, legitimando suas práticas sociais e possibilitando ao ouvinte reconhecer-se em suas crônicas. O texto procura registrar a contribuição de Alves de Oliveira para o radiojornalismo mato-grossense e destacar sua atuação como cronista.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Mato Grosso, Crônica.


O Pulo do Gato": dial-spertador paulistano desde 1973 (por um rádio metropolitano: tempo e metrópole em Simmel)
Manzano, R.
UniFIAM - FAAM

Resumo: Este artigo situa o programa "O Pulo do Gato", transmitido pela Rádio Bandeirantes AM e apresentado há 30 anos pelo mesmo jornalista, José Paulo de Andrade, no contexto da percepção urbana e industrial de São Paulo e pretende encontrar evidências de sua classificação como marco radiofônico na capital paulista, enquanto a cidade enfrentava a transição rumo ao conceito de metrópole. Conclui que "O Pulo do Gato" antecipou o jornalismo nas emissoras de rádio - em substituição aos programas sertanejos - e traça sua trajetória na história recente do país.
[ texto completo ]

Palavras-chave: O Pulo do Gato, José Paulo de Andrade, Rádio Bandeirantes.


A compreensão da mensagem no radiojornalismo: uma abordagem cognitiva
Meditsch, E.
Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo: A compreensão da mensagem do radiojornalismo por parte do receptor se processa de forma estratégica e dinâmica, no mesmo ritmo e tempo em que vai sendo enunciada pelo emissor. Os dois hemisférios do cérebro e os vários níveis de memória do receptor operam de forma integrada, em tempo real, produzindo representações imediatas a partir da decodificação dos dados sonoros e lingüísticos da mensagem, de sua identificação, interpretação e atribuição de sentido. O artigo conclui que a abordagem cognitiva da compreensão da mensagem do radiojornalismo confirma as hipóteses do papel ativo do receptor no processo comunicativo, assim como da importância dos elementos não-verbais na comunicação radiofônica. Reconhece, porém, a função condutora do emissor neste processo, e encontra embasamento científico para diversas técnicas consagradas na prática do radiojornalismo, como as normas de redação. Esta comunicação deriva da tese de doutorado "A Especificidade do Rádio Informativo: uma análise da construção, discurso e objetivação da informação jornalística no rádio a partir de emissoras especializadas de Portugal e do Brasil em meados dos anos 90", ampliada e atualizada com referências bibliográficas recentes.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiojornalismo, Compreensão, Cognição.


Política e religião nas rádios comunitárias de SC
Mick, J., Vieira, F.
Ielusc

Resumo: O artigo faz o mapeamento das rádios comunitárias do estado de Santa Catarina e, por meio de survey, constata a presença expressiva de vínculos entre as emissoras e instituições religiosas e/ou lideranças políticas locais. Os indicadores derivados da pesquisa são analisados à luz das dificuldades enfrentadas pelas associações que se articulam para disputar uma concessão. Os resultados apontam a necessidade de revisar a legislação e a importância de acompanhar o conteúdo das emissoras.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádios Comunitárias, Santa Catarina, Vínculos.


Elementos não-verbais e argumentação radiofônica
Moura, J. J. R.
Faculdades Integradas Teresa Ávila

Resumo: Este trabalho pretende analisar a importância argumentativa dos elementos não-verbais no enunciado radiofônico produzido e sua participação na interação entre locutor e ouvinte. O discurso radiofônico enquanto escrito e produzido antes da enunciação representa um tipo específico do modo de expressão no rádio, no qual a voz do locutor e outros elementos sonoros como música de fundo e efeitos acústicos contribuem para estabelecer uma relação dialógica com o ouvinte. Ao criar-se para rádio, pensa-se rádio. Há uma idéia única, indivisível enquanto enunciado, e não sons agregados a um texto escrito anteriormente. Conhecer, entender e saber interpretar os elementos não-verbais em gênero de discurso de entretenimento no rádio pode aumentar a competência do radialista interessado em educação ou do educador interessado na utilização deste meio de comunicação de massa.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Interação, Não-verbal, Rádio.


Os bons tempos da Rádio Educadora da Bahia
Paulafreitas, A.
Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC, Bahia

Resumo: Este trabalho pretende resgatar um momento da história da Rádio Educadora da Bahia, hoje com 25 anos, e também uma dívida que a história do rádio baiano tem para com o radialista José Wilson Lopes Pereira. Para tanto, traz um diagnóstico das duas emissoras (FM e OC), no período de 1987 a 1989, quando estiveram sob a direção do radialista, que empreendeu uma gestão apoiada no tripé: boa música, jornalismo e participação do ouvinte, mas se destacou, principalmente, pela coragem de inovar. Apresenta, ainda: uma reflexão sobre a influência política na estrutura e na programação das emissoras educativas atreladas ao Estado; uma filosofia para o rádio educativo proposta na época e parte da programação das emissoras, com breve descrição dos noticiosos e programas.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio educativo, História do rádio, Programas de rádio.


Zé do Pito: na época em que o rádio falava para o capirira
Pereira, N. A.
Faculdade Opet - PR

Resumo: O trabalho relembra a história do radialista Antonio Augusto Fiorenzano, conhecido como Zé do Pito. O comunicador atuou em Curitiba por mais de 10 anos e foi pioneiro na divulgação da cultura caipira tradicional através do rádio no Paraná. O enfoque se dá na preservação da identidade local no cenário das grandes redes de comunicação do país e no impacto destas mudanças na audiência e transmissão dos programas radiofônicos regionais.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Paraná, Regionalismo.


Sons, vozes e corpos na comunicação: contribuições de Paul Zumthor ao estudo das mídias sonoras
Pereira, S. L.
PUC - SP e FAPESP

Resumo: Esta comunicação tem como objetivo levantar alguns aspectos dos conceitos de Paul Zumthor, no que se referem à oralidade mediatizada, performance, tradições e transmissões orais, dentre outros, e sua contribuição para o estudo das mídias sonoras em suas especificidades. Saliento que esta reflexão se insere numa discussão mais ampla, elaborada para minha tese de doutoramento em Antropologia, na PUC/SP, em que analiso os ouvintes das canções da Bossa Nova (Rio de Janeiro, décadas de 50 e 60), bem como algumas especificidades deste momento histórico. Um momento em que aspectos de uma cultura midiática e visual - que se consolidaria no final dos anos 60 - já estavam sendo tramados, numa época que parece ser a da passagem de uma cultura oral para uma cultura audiovisual que mantém muitos traços da oralidade. Daí, a atenção aos conceitos de Zumthor, na procura por subsídios para a compreensão da oralidade nas mídias sonoras.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Oralidade, Voz humana, Tradição.


Na hora das estrelas: as ondas do rádio invadem a solidão dos ouvintes
Prata, N.
Uni-BH

Resumo: Entre os veículos de comunicação, pode-se observar no rádio características que fazem deste veículo uma companhia certeira para as pessoas solitárias. Desde os grandes aparelhos no centro da sala com a família em redor, até os pequenos radinhos presos ao ouvido, a figura do rádio sempre foi associada ao companheirismo. Um programa de rádio em Belo Horizonte, veiculado diariamente pela madrugada, propõe-se a trabalhar nesta tarefa de superação da solidão dos ouvintes. É o Itatiaia é a Dona da Noite, transmitido há 27 anos, que busca ajudar as pessoas solitárias a vencer as dificuldades do dia-a-dia. O objetivo deste artigo é sistematizar argumentos teóricos sobre a solidão e o rádio e, a partir disto, analisar o Itatiaia é a Dona da Noite e a recepção do programa junto aos ouvintes.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Belo Horizonte, Solidão.


A história do rádio em Minas Gerais
Prata, N.
Uni-BH

Resumo: Nestes 80 anos do rádio no Brasil, a radiodifusão em Minas Gerais completa 77 anos. Para contar esta história, a opção neste texto é pela divisão da história do rádio mineiro em três marcos principais, com seus fatos, seus casos e suas personalidades mais importantes. O primeiro marco é a Rádio Inconfidência, a grande emissora de todos os tempos do Estado e que fez história com os programas de auditório, o culto aos ídolos, os cantores, as orquestras, as novelas, os programas de humor. O segundo marco é a Rádio Itatiaia, emissora que buscou uma nova linguagem e encontrou seu caminho no jornalismo, no esporte, na prestação de serviço. O terceiro marco é a Rádio Favela, emissora que funciona numa favela de Belo Horizonte com uma programação voltada para a comunidade local. Enfrentou a polícia, teve os transmissores lacrados, mas sobreviveu e hoje é uma emissora educativa e tornou-se até tema de filme.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Minas Gerais, Emissoras.


Imagem x Som: Existe futuro para o rádio na nova era?
Rezende, V. L. G.
Unirp

Resumo: Este trabalho parte da constatação da força da Imagem na sociedade atual devido às novas tecnologias, para discutir as incertezas que cercam o futuro do Rádio. Mídia clássica, moldada no esquema um-todos, o Rádio é apontado como veículo em franca extinção nas sociedades interligadas pelas novas tecnologias. A história, no entanto, mostra a capacidade de resistência e de adaptação deste meio diante das novidades. Na conclusão verifica-se que a sobrevivência do Rádio como veículo de comunicação passa mais uma vez pela reformulação de sua programação, pelo uso das novas tecnologias para melhorar sua qualidade e pelo retomada do seu caráter comunitário.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Imagem, Tecnologias, Comunidade.


Landell de Moura ou Marconi, quem é o pioneiro?
Santos, C. A. A.
Universidade de Passo Fundo

Resumo: O texto discute o pioneirismo atribuído ao padre brasileiro Roberto Landell de Moura na invenção da radiodifusão sonora, em contraposição à versão que atribui a paternidade da invenção ao italiano Guglielmo Marconi.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiodifusão, Pioneirismo, Landell de Moura.


Vanguarda: O que se faz, o que se diz, o que se pensa. Gente, notícia, opinião
Severo, A.
CES / ÚNICA

Resumo: O programa Vanguarda é o último ato de uma trilogia encenada com os informativos Governo do Estado em Foco e A Marcha dos Acontecimentos transmitidos pela Rádio Diário da Manhã de Florianópolis, no período de 1967 a 1975. Vanguarda, depois de quase trinta anos ainda é considerado o mais importante programa de radiojornalismo de Santa Catarina. O radiojornalismo político vem sendo praticado desde o surgimento do rádio no início dos anos vinte do século passado. No Brasil, o uso do rádio como instrumento de propaganda ideológica, vem desde o governo de Epitácio Pessoa. Daí para frente alinha-se sua influência em episódios de comunicação em fatos históricos que vão desde as eleições presidenciais de 1930 até a Cadeia da Legalidade, quando da tomada do poder pelas forças armadas do Brasil, em 1964. Neste artigo estuda-se em particular a metamorfose pela qual passou a linha noticiosa da Rádio Diário da Manhã, de Florianópolis no espaço de tempo que vai de 1956 a 1975. O estudo finaliza questionando as razões que teriam levado à morte o programa Vanguarda e anuncia o projeto de pesquisa com o qual o autor pretende buscar subsídios para uma tese de doutorado.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiojornalismo, Inovação, Credibilidade.


Performance Radiofônica: a plasticidade da palavra oralizada e mediatizada
Silva, J. L. O. A.
Universidade de São Judas Tadeu e Faculdades Oswaldo Cruz / Faiter

Resumo: Assim como nas comunidades baseadas na voz, nas quais a intervenção da escrita era ausente ou muito frágil, e a performance oral do intérprete era condição para transmissão de conhecimentos; em uma obra radiofônica nada que não tenha voz participa, pois nela estão amalgamados diferentes vozes, seja a dos elementos da sonoplastia ou da palavra oralizada e mediatizada. Inserida em um meio essencialmente sonoro, a performance radiofônica torna-se condição para acontecimento do texto verbal elaborado oralmente ou previamente pensado em termos de escrita. A intervenção da voz acrescenta algo de novo, chegando muitas vezes a fazer com que o texto signifique mais do que diz. Em colóquio com os elementos da sonoplastia a performance do locutor ou intérprete surpreende a linearidade da lógica da língua tornando sensível o sentido da palavra, que é personalizada pela cor, ritmo, fraseado, emoção e atmosfera vocal.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio, Performance, Oralidade.


As primeiras transmissões de rádio na Paraíba
Sousa, M. B.
Universidade Federal da Paraíba

Resumo: Este trabalho é baseado na tese de doutorado defendida em maio de 2000 na Escola de Comunicações e Artes da USP, sob a orientação do professor doutor Antônio Luiz Cagnin e surgiu de uma preocupação quanto à ausência de fontes para estudar em maior profundidade o Rádio paraibano. Investigar e escrever acerca do tema foram desafios que aumentaram às vésperas da implantação da habilitação Radialismo no curso de comunicação social da UFPB, durante o primeiro semestre de 1998. O trabalho busca acompanhar a evolução do rádio da Paraíba tendo como pano de fundo as mudanças ocorridas no seio da sociedade paraibana nos campos político, econômico e cultural. Em função do rápido avanço e das constantes mudanças da Radiodifusão nos campos da legislação, concessões e novas tecnologias, os dados constantes da tese limitaram-se aos que se encontravam disponíveis até o ano de 1998.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiodifusão, Paraíba, Tecnologia.


A influência política na obtenção de concessões de emissoras de rádio no Brasil: o caso da Rádio Clube de Americana
Tomaziello, P. S., Tannus Jr., J. J.
Unisal - Americana, SP

Resumo: Este paper faz parte da pesquisa "A Realidade Publicitária Radiofônica na cidade de Americana/SP: um estudo histórico-empírico", realizada pelo Núcleo de Pesquisa, Produção e Extensão do Curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Durante o transcorrer da pesquisa, constatamos, a presença forte do elemento político ou das influências e interferências políticas para a obtenção de concessões de rádio na cidade de Americana. Este fato nos levou a buscar nas origens da implantação das emissoras de rádio em Americana os trâmites políticos envolvidos, destacando a pioneira Rádio Clube AM.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Política, Rádio Clube, História.


Fronteiras Invisíveis: Rondon e Roquette-Pinto num sonho de rádio educativo brasileiro
Zaremba, L.
Rádio MEC

Resumo: No esforço por uma periodização da história do rádio brasileiro a instalação de redes telegráficas delimita não apenas marco na utilização da media elétrica, ancestral tecnológico da comunicação radiofônica, mas sobretudo o pioneirismo de um projeto educativo cultural levado a cabo por uma geração aqui representada por dois de seus maiores expoentes: Candido Mariano da Silva Rondon e Edgar Roquette-Pinto. Este artigo destaca a necessidade de resgatar esta etapa da História não apenas com o propósito de mexer na tradicional linha de periodização do "nascimento do rádio" mas para aprofundar a compreensão de questões que possam iluminar o atual impasse criado para a sobrevivência da rede de emissoras educativas no país. Este artigo é parte da pesquisa em andamento para produção de um libretto intitulado "Soño" , rádio ópera inspirada na saga do encontro Rondon-Roquette que resultou em inúmeros desdobramentos como por exemplo a música de Heitor Villa-Lobos composta para o filme Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro apoiado por Roquette-Pinto durante sua direção no Instituto Nacional de Cinema Educativo/INCE.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Rádio Educativo, Rondon, Roquette-Pinto.


A notícia no rádio pioneiro e na 'época de ouro' da radiofonia brasileira
Zuculoto, V. R. M.
UFSC

Resumo: Na primeira fase da história do rádio no Brasil, de 1922 a meados da década de 30, este meio de comunicação se constrói como veículo de transmissão elitista. E a notícia faz parte da sua programação de maneira muito tímida e por razões até mesmo alheias aos objetivos da informação jornalística. Isto apesar de o rádio pioneiro já contar com alguns recursos para a mais rápida divulgação noticiosa. A segunda fase, de 1935 a 1955, é a chamada "época de ouro", quando o rádio informativo realmente passa a se desenvolver. De início, ainda num segundo plano. Mas embora predomine o rádio-espetáculo, neste período surge o noticioso considerado marco do jornalismo radiofônico brasileiro - o Repórter Esso. Irradiado por emissoras brasileiras a partir de 1941, o Esso tem suas raízes no padrão radiofônico e jornalístico do Estados Unidos. E é o principal influenciador do texto e técnicas de produção próprias que a notícia de rádio vem construindo ao longo de sua trajetória no Brasil.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Radiojornalismo, História, Brasil.