Trabalhos

Núcleos de Pesquisa
   Temas Livres
   Colóquio Brasil - Itália
   ENDOCOM
   Ciclo de estudos
 
NP 08 » Tecnologias da Informação e da Comunicação

Coordenadora
Profa. Dra. Simone Pereira de Sá (UFF)
sibonei@gbl.com.br

Relação de Trabalhos  
   
Narrativa e autonomia nos jogos de computador. O caso de Under a Killing Moon
Albuquerque, A.
UFF

Resumo: Em linhas gerais, os jogos de computador têm sido considerados como mero escapismo adolescente, objetos pouco dignos de atenção séria por parte do meio acadêmico, atitude que, aliás, não difere em muito da que foi adotada com relação ao cinema dos primeiros tempos (para uma exceção, ver Aranha, 2002). Na contramão desta tendência, este artigo defende a tese de que os jogos de computador vêm enfrentando há duas décadas o desafio de desenvolver tramas nas quais o usuário desempenha um papel ativo e, por este motivo, se constituem em um referencial importante para pensar os problemas implicados no desenvolvimento das tramas ditas interativas no cinema. Neste sentido, pretendo analisar aqui alguns problemas que se apresentam na trama do jogo de computador Under a Killing Moon.
[ texto completo ]


Matar ou Morrer - Desejo e Agressividade na Cultura dos Jogos Eletrônicos
Alves, L.
UNEB

Resumo: Este artigo discute a interação dos adolescentes com os jogos eletrônicos considerados violentos. Trata-se de uma investigação do doutorado onde se parte do pressuposto de que os jogos eletrônicos se constituem em espaços de aprendizagem, tornando possível aos jogadores ressignificar as suas emoções através da catarse que os ambientes criados pelos jogos possibilita.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cultura da simulação; Geração Screenagers; A Violência enquanto linguagem; Games e violência; Games; Interatividade e cognição.


Marcas do gauchismo na rede: a Internet como espaço de estratégias identitárias
Brignol, L. D.
Unisinos

Resumo: O artigo apresenta observações a respeito da relação entre usos sociais da Internet e a identidade cultural gaúcha, através de um estudo de caso sobre a Página do Gaúcho, site definido como um ambiente privilegiado para a vivência de estratégias identitárias. O que se propõe é apontar marcas de uma identidade cultural demandando usos e sendo reordenada na Internet - entendida como um espaço comunicacional potencializador de vivências identitárias, que se revela ampliando possibilidades de experimentar modos de 'ser gaúcho'. É proposto ainda um questionamento sobre a construção de estratégias metodológicas voltadas ao objeto da pesquisa em desenvolvimento, fazendo pensar sobre limites e vantagens de um estudo a partir da própria rede mundial de computadores.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Internet, Estratégias identitárias, Identidade cultural gaúcha.


Produção cultural digital para crianças
Capparelli, S., Longhi, R.
UFRGS e PUCSP, respectivamente

Resumo: A digitalização da cultura, especialmente aquela em rede destinada ao público infantil e infanto-juvenil, implica num questionamento de conceitos como indústrias culturais, produto, serviço, trabalho produtivo e trabalho improdutivo. Dentro desse contexto, esse trabalho analisa algumas implicações desse tipo de produção, restringindo-se aos produtos acessíveis através da Internet e destinados ao público infantil, como literatura infantil online, chats, ciberdiários, MUDs, portais e jogos de computador. Ele explora, por fim, a importância de análises interdisciplinares, que levem em conta esses espaços novos de convívio entre crianças, jovens, mediados pelo computador, especialmente nas relações do usuário e uma socialização de segundo grau.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Indústrias Culturais, Produtos Digitais, Infância.


Internet, a ilusão democrática
Comassetto, L. R.
Universidade do Contestado (UnC) - Concórdia, SC

Resumo: A internet impõe-se como um espaço livre de comunicação interativa e um instrumento mundial em favor da inteligência coletiva. Mas isso não se concretiza na prática. Tomando por base o pensamento de Martin Heidegger e de outros críticos da técnica e da cibercultura, este artigo põe em questão o ideal preconizado por Pierre Lévy e defende que a rede mundial de computadores, quando analisada no âmbito de sua essência, revela-se uma ilusão democrática.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cibercultura, Técnica, Internet.


Imagem e Pensamento
Fatorelli, A. P.
UFRJ

Resumo: Pode-se supor que boa parte da recente produção de imagens de base técnica se constitua tendo como pano de fundo uma indagação negativa sobre as funções convencionais do olhar. Desconfia-se da percepção ocular como lugar de constituição do visível mas também, e de modo intensivo, da crença na veracidade elementar das apreenções diretas e dos registros mecânicos das aparências. Desconfia-se ainda da sua capacidade de expressar os liames de uma experiência ou de um acontecimento singular. De modo diverso, a imagem ideativa convoca o pensamento, desperta certas configurações mentais e conceituais, que terminam por estabelecer relações diferenciadas com o referente. Esta comunicação aborda algumas importantes contribuições dos surrealistas na vertente de uma imagem-pensamento.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Fotografia, Surrealismo, Suplemento.


Prazerosa confusão de fronteiras: sobre o imaginário do excesso e da transgressão na Cibercultura
Felinto, E.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: Este artigo examina as noções de excesso e transgressão nos discursos da cibercultura. Defende-se a hipótese de que a retórica libertária e revolucionária dos ciberutopismos oculta, em realidade, uma cosmovisão essencialmente conservadora e marcada pelos mitos da modernização progressiva. Os manifestos tecnológicos de diversos movimentos e entidades transhumanistas são analisados como expressões de um imaginário da transgressão que, em última instância, constitui reafirmação do status quo político e social da tecnocultura contemporânea.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cibercultura, Imaginário, Excesso.


O subaproveitamento das novas tecnologias em jornais do interior - O caso das eleições presidenciais
Fernandes, M.
Universidade Paranaense (Unipar) - Cascavel, PR
União Dinâmica de Faculdades Cataratas (UDC), PR

Resumo: Símbolo máximo das novas tecnologias da comunicação e da informação, a Internet é um recurso ainda pouco explorado pela mídia do interior do Brasil, mesmo 10 anos após seu aparecimento em massa no País e em virtude de suas facilidades de operação. A presente pesquisa analisa o caso de dois diários do Estado do Paraná, Gazeta do Paraná e O Paraná, da cidade de Cascavel, um próspero município de quase 300 mil habitantes que bem poderia estar encravado em outras tantas regiões do País. O estudo relata o subaproveitamento das mídias digitais quando do processo eleitoral presidencial brasileiro de 2002, algo aparentemente injustificável, em função também do baixo custo da Internet, por exemplo. Ainda que o quadro tenha evoluído bastante desde a campanha de 1994, os jornais interioranos restam descobrir como as mídias digitais podem, em última instância, melhorar sensivelmente a qualidade editorial.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Eleições, Tecnologias Digitais, Estudo de caso.


Relações sujeito-tempo nos diários online: o "armazenamento de agoras"
Fischer, G. D.
UNISINOS

Resumo: A partir da discussão em torno de alguns conceitos sobre as noções de tempo em relação aos processos comunicacionais, proponho um exame de um excerto da pesquisa "Diários online e estratégias identitárias: o contar-se de sujeitos no ambiente comunicacional na Internet" (Fischer, 2002), mais especificamente no que diz respeito a um item destas produções pessoais disponibilizadas na web, o que denomino de "armazenamento de agoras", cuja construção permite detectar proposições de temporalidade por parte destes sujeitos-diaristas online que acabam convidando a uma convivência entre o imediatismo da técnica e as mediações que podemos resgatar das escolhas de contar-se destes sujeitos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Diários Online, Tempo, Identidades.


Como fazer um corpo desaparecer e ao mesmo tempo se multiplicar: imagens da presença nas estratégias tecno-poéticas de Laurie Anderson
Gonçalves, F. N.
UERJ / Universidade Estacio de Sá

Resumo: Os usos da tecnologia nos trabalhos da artista americana Laurie Anderson indicam a possibilidade de interessantes subversões no âmbito de discursos e práticas dominantes de uma cultura baseada em sistemas midiáticos e tecnológicos. Através da construção de um corpo eletrônico, Anderson negocia com essa configuração cultural e discute formas de poder nela presentes. Em suas criações, a construção e a desconstrução de sua presença através da tecnologia e de suas histórias se tornam um meio poético de resistir às "palavras de ordem" do presente e produzir senhas para sua resingularização.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Tecnologia, Arte, Mediação.


Novas Tecnologias de Comunicação: discussões paradigmáticas
Gonçalves, M. S.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo: O presente texto discute o modo como as novas tecnologias da comunicação podem contribuir para renovar e aprofundar algumas questões do campo da teoria da comunicação. A análise se centra na abordagem de como o estudo dos relacionamentos amorosos virtuais, ou ciberamor, pode enriquecer o campo de pesquisa dos modelos do processo comunicativo. As duas bases principais de argumentação são o trabalho de Lucien Sfez e pesquisas desenvolvidas pelo próprio autor em sua tese de doutorado.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Novas Tecnologias, Relacionamentos virtuais, Modelos da comunicação.


As fotografias carte de visite e o processo de construção de auto-imagens da população paulistana no final do século XIX (1875-1885)
Leite, M. E.
UNICAMP

Resumo: A presente comunicação tem como objetivo central levantar algumas questões relacionadas ao processo de auto-representação da população paulistana por meio das fotografias carte de visite. Para tal, apresentarei uma série de retratos que fazem parte da produção imagética deixada por Militão Augusto de Azevedo, hoje aos cuidados do Museu Paulista da USP. Tais imagens configuram-se num bom exemplo de como atuavam os profissionais da fotografia, que além das atribuições técnicas intrínsecas a profissão, são cúmplices das mais variadas formas de afirmação da sociedade no século XIX.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Militão Augusto de Azevedo, Segundo Império, Carte de visite.


Cibercidades: um modelo de inteligência coletiva
Lemos, A.
Facom / UFBA

Resumo: O objetivo desse artigo é tratar aqui do que vem sendo chamado de cibercidades e iniciar uma discussão sobre um modelo de inteligência coletiva aplicado na implementação e análise desses projetos. Trata-se de reconhecer as interferências das novas tecnologias no espaço urbano e a nova dinâmica instaurada pelas redes telemáticas. A cibercidade é a cidade da cibercultura.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cibercultura, Cibercidade, Inteligência Coletiva.


Cyberpunk, feitiçaria e paranóia: novas tecnologias e subjetividade no RPG
Marques, C. F.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Resumo: Neste estudo, foi discutida a forma como alguns livros de Roleplaying Game (RPG) abordam a relação entre as novas tecnologias e a subjetividade. São analisados cinco jogos de RPG, divididos em três grupos. No tópico "Cyberpunk", os jogos GURPS Cyberpunk e Cyberpunk 2020 são pesquisados, discutindo a questão do ciborgue, os limites entre homem e máquina e o impacto que a tecnologia exerce sobre a sociedade. Em "Feitiçaria ou Tecnologia?", são analisados os jogos Shadowrun e Mago, abordando basicamente a oposição entre magia e tecnologia. Por fim, em "O Computador é seu Amigo", o jogo Paranóia é objeto de pesquisa, pois ele retrata de forma humorada o ciborgue interpretativo e o impacto exercido pela mídia. Autores que analisam a mídia e as novas tecnologias foram utilizados como referência para discutir os temas abordados.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Ciborgue, RPG, Subjetividade.


O crepúsculo dos deuses: as representações sociais do Caso Napster
Martins, J.
UFF

Resumo: O objetivo deste trabalho é perceber a forma pela qual o material jurídico produzido durante o julgamento da Napster Inc., empresa responsável por tecnologia de comunicação classificada como troca de arquivos na Internet, se sedimenta sobre relações culturais mais amplas da sociedade em que se situa. Nossa hipótese é que o debate sobre o ilegalidade do Napster utiliza de uma distinção entre economia e sociedade recorrente na percepção de mundo dos envolvidos. Assim, pretendemos contribuir na discussão sobre comunicação mediada por computador e no debate sobre tecnologia informática aplicada a comunicação a partir da decodificação do discurso produzido sobre esta ferramenta ao mesmo tempo comunicacional e tecnológica.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Comunicação Mediada por Computador, Tecnologias da Comunicação, Representações Sociais.


Viva Favela: máquinas sociais produtoras de sentido
Mendonça, C. M. C.
UFMG

Resumo: O presente artigo apresenta alguns aspectos conceituais e metodológicos de nossa pesquisa sobre modos narrativos constituidores de identidade. Os sujeitos narrados aos quais nos referimos são os moradores de baixa renda dos grandes centros urbanos. Para tal, trabalhamos com um meio: a rede internet e nela, especificamente, o portal Viva Favela. Nosso estudo teve como problematização a apropriação social da técnica e sua capacidade de estabelecer laços sociais de novo tipo, conformados a partir da emergência de traços comunitários mediados por tecnologias informáticas e comunicacionais. Procuramos identificar como os signos heterogêneos que compõem o repertório simbólico destas comunidades (expressões como as gírias, as representações materiais e simbólicas do vivido, as manifestações do cotidiano, dentre vários outros) migram para a rede telemática como elementos fundadores de uma narrativa cotidiana e identitária que se revela neste laço de novo tipo. A pesquisa foi desenvolvida no último biênio junto ao Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais , como parte do projeto "Narrativas do cotidiano: na mídia, na rua", que contou com financiamento do CNPq.
[ texto completo ]


Cidades Digitais: Uma análise das experiências no Brasil
Moraes, P. B.
UFBA

Resumo: O presente trabalho aborda a questão das Cidades Digitais no Brasil, tendo em vista as tendências à renovação da gestão pública a partir dos portais das Prefeituras e dos Estados. Considera-se tal questão como um campo de estudo que merece ser desenvolvido, diante da relevância que assume num quadro de rediscussão do papel do Estado e das suas relações com a sociedade civil, bem como o ineditismo do uso da internet como forma de promover essa interação. O corpo do texto está dividido em três partes: primeiro aborda a problemática urbana, que vem sendo repensada e alterada com o advento das cidades em rede e de que forma isso vem atraindo investimentos e gerando desenvolvimento econômico. Em seguida relata os exemplos de Aveiro e Sunderland. E por fim, traça um panorama desses projetos no Brasil, com base numa pesquisa em desenvolvimento.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cidades Digitais, Governo, Comunicação.


Ficção científica: uma narrativa da subjetividade homem-máquina
Oliveira, F. R.
UERJ / ECO - UFRJ

Resumo: As novas tecnologias de informação e a comunicação mediada por computador desafiam as fronteiras modernas que definiam o humano como sujeito natural, pensante e autônomo. Ao violar essas fronteiras, as novas tecnologias produzem seres híbridos e mundos possíveis, antes restritos às narrativas de ficção científica. Partindo das interrogações como a ficção científica conquistou a Atualidade e como nos tornamos ciborgues, o artigo desenvolve duas hipóteses complementares. A primeira aposta que a ficção científica é uma narrativa que problematiza as fronteiras entre subjetividade, tecnociência e espaço-tempo como estratégia de interrogar o humano. A segunda hipótese crê que ao pôr em questão as fronteiras ontológicas e epistemológicas modernas, as novas tecnologias permitiram os hibridismos que atualizam o ciborgue como devir humano e elegem a ficção científica como ficção da Atualidade.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Subjetividade, Tecnologia, Ficção Científica.


Do jornal ao portal: reflexões sobre as relações entre jornalismo e "megaportais" da web
Orlando, R.
ECA - USP

Resumo: Este trabalho discute aspectos da comunicação on-line relacionados aos portais de grande público da web. Adota como referência o período de 2000 e 2001, quando a medição de audiência na web comprova a penetração hegemônica dos portais entre o público brasileiro e a liderança peculiar do Universo Online. A partir também do estudo do UOL, retrata um momento da comunicação on-line no Brasil e verifica suas relações com as instituições midiáticas já existentes, em especial a imprensa. A análise registra o estabelecimento de uma estética noticiosa associada à apropriação do jornalismo como forma cultural e à noção de "forma-jornalismo".
[ texto completo ]

Palavras-chave: Comunicação On-Line, Portal, Jornalismo.


Convergência de mídias potencializada pela mobilidade e um novo processo de pensamento
Pellanda, E. C.
PUC - RS

Resumo: Várias linguagens oriundas dos meios de comunicação tradicionais estão sendo utilizadas na Internet potencializando a criação de uma nova forma de mídia. A convergência de mídias na Internet além de estar criando uma linguagem própria para a rede está viabilizando também uma nova forma de processarmos informações no cérebro. McLuhan dizia que tivemos 2500 anos de domínio da linguagem escrita que é processada pelo nosso hemisfério esquerdo, o mais racional e linear. De outra parte, meios como a TV e o rádio proporcionam um novo aproveitamento do hemisfério direto. Com a convergência de mídias já presente inclusive em aparelhos móveis, o que vemos hoje é um ambiente de mídias que pode potencializar uma mudança em nossa forma de processar informações.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Internet, Convergência, Mídias.


A perna coxa da tecnologia: fantasias totalitárias dos Náufragos da Polissemia na Cibercultura
Pena, F.
UNESA

Resumo: Levando em conta os símbolos de uma das representações mitológicas mais significativas sobre a técnica, a de Hefestos, o deus coxo, tentamos resgatar o alerta sobre a ambigüidade e as limitações da tecnologia. Nosso principal objetivo é discutir algumas das imagens da subjetividade no âmbito da cibercultura e suas conseqüências nas formas de socialização e apreensão da realidade na contemporaneidade. Partimos da hipótese de que sob o modelo de sujeito descentrado e sem limites presente no imaginário das novas tecnologias, há um indivíduo que chamamos de náufrago da polissemia, ou seja, sob a metáfora dos mares polissêmicos, na verdade naufraga um sujeito incapaz de dar conta dessas múltiplas significações. E esse naufrágio pode revelar fantasias totalitárias de controle ilimitado sobre a vida humana, com desejos de transcender, inclusive, a própria morte.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cibercultura, Comunicação, Tecnologia, Subjetividades, Mito.


Fotografia e experiência: Walter Benjamin e o semblante do autor
Pinto, P. P.
UFF e UFG

Resumo: A operação de golpe no espaço e no tempo pelo meio fotográfico é considerada uma das traduções da teoria da narração de Walter Benjamin. A suspensão do curso temporal numa constelação atravessada de tensões seria o objetivo do historiador materialista na busca de uma "história à contrapelo". Procura-se investigar as ressonâncias destas teorizações numa pequena narrativa de infância do estudioso Phillipe Dubois no livro O Ato fotográfico (1993). A pequena estória constrói um universo simbólico que justificaria, para o autor, o seu interesse pelo fotográfico. A investigação se dá a partir dos conceitos de Origem (ursprung) e Experiência (erfharung), fazendo repercutir o fotográfico como instância reflexiva do sujeito inserido na História.
[ texto completo ]

Palavras-chave:


A vida como encenação ou artifícios para a interação no palco da cultura contemporânea
Pizzi, F. F.
UERJ

Resumo: Tendo como horizonte a passagem da Modernidade à Atualidade, este artigo problematiza o nexo entre meios de comunicação, globalização, incerteza e simulação com o intuito de diagnosticar as características da subjetividade praticada num cenário de informação diversificada em que a demanda de flexibilidade, aliada à centralidade da imagem, provoca ansiedade e constitui uma nova forma de incerteza na experiência de si que suscita a produção social de um indivíduo flexível e múltiplo. Partindo da articulação entre mudança na subjetividade e aceleração tecnológica, o texto busca argumentos para a seguinte questão: de que artifícios lançar mão para a interação e em que se transforma a comunicação?
[ texto completo ]

Palavras-chave: Tecnologia, Simulação, Incerteza.


Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador
Primo, A.
UFRGS

Resumo: Muitos são os enfoques sobre a chamada "interatividade". Reúne-se e critica-se aqui tendências no estudo da interação mediada por computador, a saber: os enfoques tecnicista, informacional, transmissionista, antropomórfico e mercadológico. A partir dessa problemática, defende-se uma abordagem sistêmico-relacional, fundada nas contribuições oferecidas pelas pesquisas sobre complexidade e comunicação interpessoal.
[ texto completo ]


Warblogs: Os Blogs, a Guerra no Iraque e o Jornalismo Online
Recuero, R. C.
Escola de Comunicação - UCPel
PPGCOM - UFRGS

Resumo: O presente trabalho procura categorizar e classificar várias características observadas nos warblogs, ou seja, weblogs que procuravam noticiar, discutir e analisar a guerra contra o Iraque. Construído do ponto de vista da Grounded Theory, o artigo procura lançar discussão sobre o jornalismo online e as modificações que estão sendo trazidas pelos weblogs, que acabam por repercutir na mídia tradicional, e procurando demonstrar como eles podem modificar o jornalismo e como a tecnologia proporciona o debate através dessa pluralização da informação.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Weblogs, Jornalismo Online, Warblogs.


Considerações sobre o processo de gerenciamento de aparências e de informações no ambiente da plataforma interacional on-line dos web-chats
Ribeiro, J. C. S.
UFBa

Resumo: Este texto traz algumas considerações acerca das particularidades observadas no processo de gerenciamento de aparências e de informações nas plataformas interacionais on-line baseadas em texto e, em especial, sobre a forma peculiar de circularidade de imagens projetadas e idealizadas (de si e dos parceiros conversacionais). Busca detectar as possíveis aproximações e afastamentos que possam existir entre essas práticas e as similares comumente efetivadas nos ambientes face-a-face. Para auxiliar nas reflexões, utiliza-se de conceitos teóricos propostos por Erving Goffman.
[ texto completo ]


O imaginário tecnológico do Fórum Social Mundial II: rede pós-moderna de comunicação?
Rocha, P. J.
PUC - RS

Resumo: Este trabalho analisa o tratamento dado no Fórum Social Mundial II, realizado em Porto Alegre, entre os dias 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2002, à questão do imaginário tecnológico. Ocorrido presencialmente na capital gaúcha, o Fórum também conta com o universo virtual para estabelecer contatos promovendo uma rede de comunicação. O resgate de valores marginalizados durante a modernidade e a emergência de novas formas de "estar-junto", fundamentadas a partir de identificações plurais e momentâneas, são alguns indícios que apontam para o que pode ser chamado de pós-modernidade. Dado que o crescimento das redes de comunicação, sobretudo com o advento das novas tecnologias, transforma a Terra em uma imensa "aldeia global", faz-se necessário reconhecer o relevante papel das tecnologias do imaginário na construção de uma identidade planetária, pois é a partir da divulgação de informações e da disseminação de imagens que se inicia o processo de (re)conhecimento do outro.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Tecnologia, Imaginário, Fórum Social Mundial II.


Confronto com o pensamento da cibercultura - Utopia, catastrofismo e teoria crítica na interpretação da cultura tecnológica contemporânea
Rüdiger, F.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC - RS)

Resumo: Depois de reavaliar as principais correntes de interpretação da cibercultura em emrgência, o texto procede à explicitação das perspectivas contidas em uma teoria crítica da tecnocultura contemporânea.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Cibercultura - Teorias; Técnica - filosofia; Comunicação - teoria crítica.


Ciberativismo: o Movimento Software Livre RS
Schwingel, C.
Facom - UFBA e FTC - SSA

Resumo: O artigo apresenta os aspectos fundadores da Comunidade Software Livre (CSL) no Brasil a partir das ações do Movimento Software Livre RS. Apresenta as idéias anarquistas de Richard Stallman e da Free Software Foundation, procurando contextualizar o surgimento da CSL no Brasil, os movimentos criados a partir das primeiras iniciativas e os posteriores desdobramentos que as ações governamentais do Rio Grande do Sul possam indicar para o setor de ciência e tecnologia.
[ texto completo ]


A intimidade escancarada na Rede: blogs e webcams subvertem a oposição público/privado
Sibilia, P.
ECO - UFRJ

Resumo: Duas novas formas de expressão e de comunicação florescem atualmente na Internet: os diários íntimos on-line (blogs) e as câmeras de vídeo que capturam e exibem "cenas da vida privada" dos próprios usuários (webcams). Estes fenômenos parecem recriar um hábito que teve seu apogeu nos séculos XVIII e XIX e que vinha agonizando lentamente ao longo do século passado: a paciente e minuciosa "escrita de si". A intenção é focalizar um aspecto particular dessas novas "narrativas do eu" que hoje se multiplicam nas redes digitais: a sua inscrição na fronteira entre o público e o privado, pois as confissões e as imagens cotidianas dos autores são expostas aos milhões de olhos que têm acesso à Internet. Os limites que costumavam separar essas duas esferas no mundo moderno estão sendo desafiados, acompanhando as fortes mutações que afetam as subjetividades contemporâneas. Neste artigo focalizaremos especialmente a relação entre "interioridade" e "visibilidade".
[ texto completo ]

Palavras-chave: Blogs, Webcams, Subjetividade.


Weblogs: múltiplas utilizações e um conceito
Silva, J. A. B.

Resumo: O presente trabalho objetiva analisar o weblog, como uma tecnologia que facilita a liberação ou tomada do pólo da emissão (Lemos, 2002) por indivíduos comuns e como uma tecnologia de comunicação que suporta múltiplas formas de interação, não somente estrutural, como também em muitos níveis de estrutura social, a partir da premissa de que os meios tecnológicos são recursos infra-estruturais necessários para manter e estruturar a sociedade contemporânea (Giddens, 1984; Thompson, 1995 apud Jensen, 2002: 171). Para isso, procuraremos conhecer suas especificidades e pontuar alguns fenômenos que vem ocorrendo a partir da apropriação social desta tecnologia. Este trabalho também é uma tentativa de desenvolver e sistematizar algumas práticas que cercam a criação e edição de weblogs, na busca por descobrir e sistematizar alguns objetivos pelos quais estes indivíduos e pequenos grupos se apropriam destas ferramentas para publicar.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Weblogs, Cibercultura, Jornalismo.


Ceci n'est pas un mirroir: uma análise da fotografia como um espelho
Teles, A.
IELUSC

Resumo: Discuto a especificidade da fotografia refutando a analogia da foto como um espelho. Enquanto objetos, espelho e fotografia apontam para descobertas diferentes: no espelho se tem a consciência de si, na foto temos a percepção do outro, mesmo quando é a própria imagem que está representada e ainda que a percepção do eu e do outro esteja imbricada. Olhando para o modo constitutivo da imagem fotográfica, como propõe DUBOIS (1994), sugiro pensar a fotografia como um texto visual, analogia contemporânea mais adequada à explicação da gênese fotográfica do que a metáfora especular que remonta aos discursos de surgimento do daguerreótipo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Fotografia, Teoria, Técnica.