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NP 14 » Ficção Seriada

Coordenadora
Profa. Dra. Maria de Lourdes Motter (USP-SP)
lumotter@ig.com.br

Relação de Trabalhos  
   
A Multiplicidade de Leituras e de Leitores na Telenovela Brasileira
Andrade, R. M. B.
Universidade de Fortaleza (Unifor)

Resumo: As narrativas ficcionais seriadas televisivas estão implícita ou explicitamente destinadas a uma audiência cuja presença é variável e problemática. Esta idéia se baseia na noção de que toda audiência é sempre ativa em um sentido lato e de que o conteúdo dos meios de comunicação de massa é, de um modo geral, polissêmico ou, em outras palavras, aberto a diferentes interpretações. As telenovelas convidam as audiências a várias leituras que implicam da parte dos telespectadores diferentes modalidades de participação no texto, que podem ser combinadas de várias maneiras, estabelecendo uma complexa rede de sentidos. Nesse trabalho, realizo, assim, uma cartografia das leituras possíveis que uma telenovela pode produzir nos seus telespectadores.
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Palavras-chave: Telenovelas, Audiências, Leituras.


A Identidade étnica como mediação na recepção de telenovela
Bonin, J. A.
UNISINOS

Resumo: Buscando empreender uma reflexão sobre a identidade étnica como uma mediação implicada no processo de produção de significações na recepção televisiva, procuro neste trabalho apresentar uma proposição teórico-metodológica para o entendimento da mesma e, a partir dela, apresentar e analisar alguns dados que coletei na pesquisa que empreendi no doutorado. A estudo empírico focalizou a recepção da telenovela Suave Veneno (Rede Globo, janeiro-setembro/99) por famílias camponesas alemãs e italianas de Urubici (SC).
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Teatro e Televisão
Faria, M. C. B.
Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo: Uma revisão do formato teleteatro, uma simbiose teatro/televisão que vigorou nas duas primeiras décadas da nossa televisão tornando-se uma espécie de laboratório técnico/dramático dos profissionais que engajaram-se no novo veículo. O gênero tornou-se expressivo pela convergência dos recursos técnicos incipientes, pela orientação criativa dos pioneiros e pela acolhida da crítica e audiência. É também um resumo da tese de mestrado da autora que direcionou sua pesquisa ao Grande Teatro Tupi do Rio de Janeiro priorizando a produção televisiva carioca dos anos 50, muito pouco citada bibliograficamente.
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Palavras-chave: Televisão, Teatro, Brasil.


Telenovelas: papéis sociais, identidade social e socialização
Gomes, M.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS

Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de um estudo sobre a recepção de telenovelas, desenvolvido a partir do cruzamento entre a análise do gênero (meio, linguagem e características socioculturais) e a leitura de três telenovelas realizada por universitários colombianos. Quanto à análise da recepção, a atenção se centrou principalmente na apropriação dos conteúdos culturais propostos pelas telenovelas desde a identidade cultural dos telespectadores. A finalidade era a de verificar como a interação com esse gênero possibilita a aprendizagem de elementos que contribuem ao processo de socialização. Os resultados obtidos corroboram o potencial das telenovelas como agente que contribui à educação social informal dos receptores.
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Palavras-chave: Recepção, Identidade, Telenovelas.


Reflexões Sobre a Ficção Televisiva Brasileira e as Representações do Personalismo
Junqueira, L.
UFPE

Resumo: O artigo apresenta na primeira parte uma reflexão teórica sobre a relevância de uma reflexão sobre a ficção televisiva brasileira, à luz do pós-estruturalismo, colocando no centro da discussão a dimensão mítica da narrativa contida no melodrama. Ao sinalizar a importância de compreender melhor a dinâmica da reprodução de representações, sobretudo nas novelas, tenta-se acrescentar exatidão e racionalidade à investigação da dimensão da mudança da narrativa, onde são feitas as trocas de representações entre a produção e a recepção das mensagens, já que estas passam por aquela. Na novela o melodrama é a dimensão mais forte e a comunicação com o público se faz a partir dela, diferentemente de outros programas da televisão. Na segunda parte procura-se indicar alguns elementos que seriam importantes para montar um esquema de análise empírica das novelas, na busca das representações do personalismo brasileiro e visando avaliar sua importância.
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Palavras-chave: Pós-Estruturalismo, Telenovela, Narrativa.


O Mapa da Mina Ficcional: cenários e emoções nas minisséries
Lobo, N. J. F.
Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Amazonas

Resumo: O presente trabalho retoma discussão iniciada por Busato (2000) sobre a ausência da Amazônia nas telenovelas, situando o mesmo quadro nas minisséries, entre 1982 e 2003, ao mesmo tempo em que cruza eixos temáticos com cenários predominantes. A proposta do mapeamento ficcional acaba por indicar ricos caminhos percorridos pelas minisséries brasileiras, que tem oferecido largos painéis da história da sociedade brasileira, além de fixar momentos do presente, seja através de obras da literatura, seja através de criações especiais para a televisão. Apesar da riqueza desse mural audiovisual, o autor detecta a já mencionada ausência da região amazônica e uma frágil abordagem da questão homossexual.
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Palavras-chave: Minisséries, Sociedade Brasileira, Teledramaturgia.


O Cientista em cena na telenovela: o dilema da ética em O Clone
Malcher, M. A., Barca, L.
Faculdades Integradas Rio Branco - FIRB/SP e
Universidade Federal do Rio de Janeiro, respectivamente.

Resumo: O presente trabalho pretende evidenciar o papel desempenhado pelo Cientista na telenovela O Clone, de Glória Perez. O percurso elegeu como figura central o personagem Albieri, interpretado por Juca de Oliveira, preocupando-se apenas com sua performance ético-profissional e como o discurso científico foi apresentado ao longo da trama. Para que essa abordagem fosse possível partiu-se da evidência desse personagem em produções cinematográficas. A abordagem do papel de cientista e da ciência na telenovela foi orientada a partir dos estudos desenvolvidos por Lacy Barca, que investiga essa trajetória nas obras cinematográficas.
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Palavras-chave: Telenovela, Ciência, Clonagem.


Teledramaturgias Contemporâneas: diversidade e permanência
Murad, P. C.
ECO - UFRJ

Resumo: Estudo acerca das teledramaturgfias contemporâneas, tendo por foco os modos de articulação e retoricidade do drama, co-presente nas mais diversas mídias. Elemento constante que se potencializa de modo similar em todas as formas em que se desenvolve, sobretudo nos produtos dramáticos televisivos. Logo, pretendemos mostrar certa precariedade na diferenciação valorativa entre os produtos das teledramaturgia e os tradicionais modos de produção dramática, como o teatro e suas variantes.
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Palavras-chave: Drama, Teledramaturgia, Ficção Seriada.


Imagem, Som e Fúria das Tribos - Um estudo sobre o medo, a Mídia e a Cidade
Paiva, C. C.
UFPB

Resumo: Um estudo sobre o medo e a cidade no contexto da mídia mostra-se pertinente por várias razões: Cria a oportunidade de atualizarmos uma reflexão acerca do modo como os meios de comunicação estruturam o imaginário. Leva a pensar também porque as imagens e figuras do social não cessam de estruturar a imaginação midiática. Sinaliza os caminhos para uma consciência ética pelo viés das emoções, sensações, afetos e sentimentos, que irradiam uma estética do medo no século XXI. Instiga a discutirmos como os atores sociais (e suas tribos) encontram modos de identificação face às imagens e figuras do medo. E alerta para as alteridades do medo, pela via da coragem e da esperança, mas também do humor e da ironia. Tudo isso se exibe fartamente nas mídias impressas, visuais e sonoras, exigindo o rigor de novas leituras e interpretações.
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Palavras-chave: Ética, Medo, Mídia, Sociabilidade.


Arquivo de Memórias: o resgate do teleteatro através da memória autobiográfica e histórica
Pereira, S. F.
Escola de Comunicações e Artes - USP

Resumo: Avaliação do quadro histórico e social do teleteatro paulista da TV Tupi dando início à produção dos primeiros roteiros de televisão propriamente ditos a partir da análise do Teleteatro Vanguarda, marco desse gênero televisivo. A análise está fundamentada nos conceitos de memória histórica e autobiográfica, desenvolvidos por Halbwachs a partir de depoimentos orais dos pioneiros da TV Tupy, entre diretores, autores e produtores participantes dos teleteatros (recolhidos pelo IDART - Departamento de Informação e Documentação Artísticas da Secretaria Municipal da Prefeitura do Município de São Paulo) aliado ao levantamento da crônica jornalística da época, objetivando estudar as contribuições da experimentação de linguagem na ficção televisiva e aproximações entre a cultura popular e erudita presente neste produto de teleficção.
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Palavras-chave: Teleteatro Paulista, Teledramaturgia, Cultura de Massa.


Os Seriados Brasileiros: tentativas de apontar o lugar do gênero na produção televisual
Santos, L.
Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH)

Resumo: Apontamentos sobre a relevância de se efetuarem estudos acadêmicos das série produzidas na televisão brasileira. O artigo se propõe a dar ênfase ao valor cultural e a construção do imaginário perceptível na linguagem seriada. Relata a escassa bibliografia sobre o assunto, procurando demarcar que a estrutura seriada possui uma organização estética própria, que a distingue dos outros produtos ficcionais televisuais tais como: teleteatro, teleconto, telenovela, minissérie e microssérie. Evidenciamos também a importância histórica da produção serial na formação da televisão brasileira e procuramos relacioná-la com as questões sociais e do contexto histórico, que redefiniram seu lugar, no horizonte da representação imagética e seu papel para a constituição do imaginário brasileiro.
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Palavras-chave: Seriado, Linguagem Seriada, Relevância.


Narrativa erótica: a magia da telenovela
Silva, J. F. T.
PUC-SP / Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação Social (ESAMC/ESPM)

Resumo: A proposta ampla desta comunicação é pensar a articulação entre cultura, telenovela e erotismo - um dos principais gêneros ficcionais da telenovela hoje -, sempre entrecruzado com o melodrama. Tem como objetivo específico discutir os contornos do gênero erótico, verificar como este gênero aparece na telenovela e analisar a relação deste com o receptor.
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Palavras-chave: Cultura, Gênero ficcional, Telenovela.


A produção discursiva de Porto dos Milagres: diálogo com a realidade social e construção da identidade nacional
Simões, P. G.
UFMG

Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo a telenovela Porto dos Milagres (Aguinaldo Silva e Ricardo Linhares, Rede Globo, 21h, 2001). A análise procura mostrar como, ao discutir as temáticas, a novela pode promover sentimentos de identificação entre sua narrativa e o público e, assim, como colabora na construção da identidade nacional. A telenovela é analisada como um cenário em que são produzidas várias representações sobre a sociedade brasileira. A pesquisa trabalhou com a narrativa completa de Porto dos Milagres, mas recortando alguns capítulos para a análise. Esta mostrou que as discussões empreendidas na ficção mantêm estreita relação com a realidade social e que essa novela apresenta um posicionamento crítico frente aos problemas enfrentados pela sociedade brasileira.
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Palavras-chave: Telenovela, Identidade, Realidade Social.


Mediações, recepção, teleficcionalidade e as indagações sobre o papel dos realizadores
Souza, M. C. G.
Faculdade de Comunicação - Universidade Federal da Bahia

Resumo: A leitura dos resultados da investigação sobre recepção das telenovelas, em particular, das articulações analíticas da mediação de gênero com a mediação videotécnica, apresentados no livro "Vivendo com a telenovela" (Summus, 2002) gerou este artigo que pretende estimular um debate sobre a aplicabilidade e a pertinência de alguns dos conceitos formulados por Bourdieu: o espaço das obras, tomadas de posição dos realizadores e o campo de produção destas obras, tendo em vista aprimorar a reflexão sobre o lugar dos realizadores na interface entre o processo de produção e consumo das obras e as estratégias textuais de fabricação das telenovelas.
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Palavras-chave: Telenovela, Recepção, Mediação.


Mediações e trocas simbólicas na teledramaturgia brasileira
Tesche, A.
UNISINOS

Resumo: A adaptação de A casa das sete mulheres para a televisão, em janeiro de 2003, pela Rede Globo de Televisão, reabre a instigadora discussão sobre a relação entre História e ficção. Apesar dos rígidos estereótipos que marcam o esquema dramático da teledramaturgia, da presença de fortes condicionantes em sua gramática visual e de sua lógica padronizadora, ela é um lugar privilegiado para observar os cruzamentos entre a televisão e outros campos culturais. A centralidade da questão midiática sinaliza o deslocamento do foco de interesse para o complexo de implicações que tem o suporte televisivo com suas lógicas de produção, suas técnicas narrativas, formatos e ritualidades. Nosso interesse volta-se para o tipo de operações que constituem essas invasões/apropriações através das quais acontecem as trocas simbólicas entre os campos da ficção e da História, mediadas pela televisão.
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Palavras-chave: Ficção Televisiva, Telenovela, Narrativa Seriada.


Turma do Gueto: fala dos excluídos?
Vidal, M. C.
Escola de Comunicações e Artes - USP
Faculdades Integradas Rio Branco.

Resumo: Esse trabalho pretende sob a ótica bakhtiniana e com visadas sobre os estudos culturais, fazer uma leitura do seriado televisivo Turma do Gueto. O objetivo é mostrar a abertura de uma brecha no sistema oficial para mostrar a produção cultural dos excluídos sociais, das comunidades carentes de tudo e que vivem à margem ou marginalizados pela cultura oficial que circula pelos canais de comunicação; é tentar olhar pelo olhar do outro - o seriado - e tentar perceber o que circula, em termos de bens culturais, nessas comunidades.
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Palavras-chave: Discurso, Exclusão Social, Cultura Popular.