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NP 16 » História em Quadrinhos
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Coordenador Prof. Moacy Cirne (UFF-RJ) mcirne@imagelink.com.br |
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Relação de Trabalhos
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charges.com.br - Literatura imagética das notícias via Internet
Andraus, G.
ECA-USP
Resumo:
A necessidade da imagem é de suma importância comunicacional ao ser
humano. Assim, a charge como imagem crítica e humorada tem sido largamente empregada nos veículos
jornalísticos e agora também na Internet. Como exemplo, o site charges.com.br soube se aproveitar
deste novo suporte on line apresentando um modo novo de se "ler", vendo as notícias principais do
Brasil e do mundo, através das charges, podendo funcionar como um ótimo veículo imagético em
potencial para a comunicação informacional e a educação humana, equilibrando assim a utilização das
fontes escritas (lado esquerdo do cérebro) e ilustradas (lado imaginativo direito).
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Palavras-chave:
Charges, Informação, Internet.
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A questão do gênero nas histórias em quadrinhos de Mafalda (Quino)
Araujo, D. C.
Centro Universitário Feevale - RS
Resumo:
As histórias em quadrinhos são narrativas que possibilitam aos seus autores o questionamento das realidades observadas, podendo, dessa forma, construírem críticas dos vários temas que compõem uma sociedade, sugerindo, então, que o leitor perceba tais situações, motivando-o até mesmo a estabelecer sua própria opinião. E Quino, com a produção das histórias de Mafalda, conseguiu, de forma muito contundente, não só analisar, como também posicionar-se em relação a várias questões preocupantes, para a Argentina e para o mundo. Uma das situações que mereceu grande destaque em suas tiras foi o papel da mulher portenha das décadas de 60 e 70, que refletia um conjunto de posturas defendidas no mundo inteiro até então.
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Palavras-chave:
Mafalda, Papel da mulher, Crítica social.
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Max Muller - Primeiro herói de aventura dos quadrinhos do
século XX: Mídia, Ética e Sociedade
Cardoso, A. E.
UnB
Resumo:
Max Muller, criação de A. Rocha, publicado na revista O Tico-Tico entre
l913-l916, é o primeiro herói de HQ realista de aventura do Brasil e do mundo no século XX. Filho
de um imigrante alemão, mãe brasileira, ainda menino é seqüestrado e passa a viver no exterior,
adotado por um aristocrata inglês. Desde garoto e também adulto participa de caçadas e expedições
em regiões exóticas. Nos encontros com grandes animais, as feras são sempre eliminadas por seus
tiros certeiros. Max, embora nacionalista nunca voltou ao Brasil e na I Guerra Mundial decide lutar
pelo Império Alemão. Seus alvos passarão de animais para seres humanos. A pesquisa historiográfica
propicia algumas reflexões em torno da ética das ações de Max Muller, da mídia que divulgou a
história e da sociedade da época.
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Palavras-chave:
Max Mulle, O Tico-Tico, Ética.
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Ética e estética em Marcatti
Cirne, M.
UFF-RJ
Resumo:
O texto aborda a questão do espaço alternativo do quadrinho
independente brasileiro: suas questões éticas, seus problemas estéticos, suas propostas
anticulturais. Neste sentido, a produção do paulista Marcatti é vista como um "labirinto crítico"
de alcance social no interior de um projeto de cultura à margem do próprio sistema editorial, mesmo
levando em conta sua recente divulgação pelo mercado/sistema. O texto também se coloca como uma
reflexão diante do próprio conceito de crítica de quadrinhos, hoje, justamente a partir da leitura
de um Autor não-convencional enquanto modelo gráfico e narrativo.
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Quadrinhos de não-ficção
Dutra, A. A. C.
ECO - UFRJ
Resumo:
As histórias em quadrinhos são comumente associadas à ficção, sobretudo
de fantasia ou de aventura. Mas há um grande universo de HQs de não-ficção. Seus antecedentes
remontam à antiguidade, como a Coluna de Trajano ou a Tapeçaria de Bayeux, passando por iluminuras,
afrescos e manuais de instruções. Hoje, temos HQs de não-ficção nos documentários em quadrinhos,
quadrinhos autobiográficos, quadrinhos educativos, cartilhas em quadrinhos, além de colunas de
revistas, ensaios, prefácios e editoriais feitos em quadrinhos. Os preconceitos contra os
quadrinhos ainda são grandes mas, como podemos perceber, seu uso já está disseminado em vários
setores de nossa sociedade, mesmo sem ousar dizer seu nome.
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Palavras-chave:
Quadrinhos, Não-ficção, Documentário.
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Sacadas e estocadas - o cotidiano urbano nos quadrinhos de Angeli
Fontana, M.
Centro de Estudos Superiores Barros Melo - CESBAM / PE
Resumo:
"Sacadas e estocadas - o cotidiano urbano nos quadrinhos de Angeli" busca
traçar uma breve análise do trabalho do cartunista na representação de alguns aspectos da sociedade
urbana brasileira pelo viés do humor. A escolha fundamenta-se na projeção e na relevância da obra
de Arnaldo Angeli Filho, sobretudo pela consolidação de uma linguagem desenvolvida e amadurecida
durante anos de experiência com a narrativa em quadrinhos. A análise orienta-se segundo três
aspectos: o contexto em que se desenvolveu o trabalho do cartunista, com destaque para sua produção
editorial, o formato utilizado em função da narrativa e o conteúdo, especificamente o que
caracteriza o humor e o elemento urbano nos quadrinhos de Angeli.
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Palavras-chave:
Angeli, Humor, Cotidiano urbano.
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Histórias em quadrinhos na Internet: linguagem híbrida em gestação
Franco, E. S.
ECA-USP e PUC-MG (Poços de Caldas)
Resumo:
O advento da rede Internet e dos computadores pessoais abriu espaço para
que centenas de quadrinhistas do mundo inteiro experimentassem as possibilidades abertas pela
hipermídia. Nesse artigo buscamos delinear o arcabouço inicial dos novos elementos da sintaxe das
histórias em quadrinhos no suporte digital que estão se firmando lentamente como delineadores de
uma nova linguagem, hibridizando-se com os elementos da linguagem tradicional das histórias em
quadrinhos em suporte papel.
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Palavras-chave:
Histórias em Quadrinhos, Internet, Hipermídia.
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Integração texto/imagem na história em quadrinhos
Guimarães, E.
ITA
Resumo:
Este trabalho começa conceituando História em Quadrinhos, trata da origem da
Comunicação nos seres vivos, detalha como a História em Quadrinhos evoluiu em sua Representação da
Realidade, e demonstra como se dá a Integração do Texto Escrito na Imagem Pictórica da História em
Quadrinhos.
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Palavras-chave:
História em Quadrinhos, Representação da Realidade, Relação Texto/Imagem.
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Mangá produzido no Brasil: pioneirismo, experimentação e produção
Luyten, S. M. B.
USP
Resumo:
As Histórias em Quadrinhos japonesas, conhecidas como mangá, representam
um fenômeno de comunicação de massa atingindo tiragens milionárias em seu país de origem. De
desconhecidas no mundo ocidental, passaram, hoje em dia, fazem parte do cotidiano de leitura dos
jovens do mundo inteiro. O Brasil, tendo a maior colônia nipônica fora do Japão, já tinha a tradição
de ler as revistas de quadrinhos japonesas através de seus imigrantes tornando-se pioneiro não só
na leitura como na produção de mangá fora do Japão desde a década de 1960. Também a primeira
pesquisa sobre mangá foi realizada na década de 1970 na ECA/USP publicada na Revista Quadreca.
Este estudo tem como objetivo mostrar como seu deu o impacto da vinda massiva de novos títulos a
partir da década de 1990, a experimentação através da produção de fanzines e a produção de
quadrinhos brasileiros utilizando a forma do mangá como expressão. Nesta nova fase, esta produção
nacional tem sido feita não só por artistas descendentes de japoneses como de diversas
procedências. O sucesso do estilo tem sido de forma tão penetrante que seu uso tem se observado até
em propaganda institucional.
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Palavras-chave:
Manga, Desenhistas nipo-brasileiros, Produção.
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A mutação radical dos fanzines
Magalhães, H.
Universidade Federal da Paraíba
Resumo:
Os fanzines de quadrinhos no Brasil representam a resistência dos
quadrinhos brasileiros frente ao descaso das grandes editoras e a invasão dos quadrinhos
estrangeiros. A importância dos fanzines se configura não só pela difusão e renovação dos
quadrinhos no Brasil, mas também por contribuir para a formação do público e criação de um espaço
essencial de discussão e avaliação dos quadrinhos como expressão artística. Inicialmente editados
com técnicas rudimentares (mimeografados), os fanzines tornaram-se, com o desenvolvimento
tecnológico e a popularização dos meios de impressão, publicações cada vez mais sofisticadas,
aproximando-se do requinte das publicações do mercado. Ganharam também novos formatos e formas de
produção, facilitados pela revolução trazida pela informática.
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Palavras-chave:
Fanzine, Imprensa independente, Novas tecnologias.
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A malandragem no imaginário nacional: um estudo sobre a construção
do personagem Zé Carioca e suas relações com a cultura brasileira
Mendes, M. L. G. C.
UFRN
Resumo:
Análise sobre os mecanismos ideológicos que presidem a organização das
mensagens veiculadas, tomando-se como suporte indispensável o tratamento dispensado à figura do
malandro no conjunto das histórias em quadrinhos da série Zé Carioca, já que é a fisionomia dada ao
malandro o que mais fortemente vem manifestar a ideologia. É através das feições dadas ao malandro
papagaio, os seus interesses e motivações, que se ajuizará a que interesses ideológicos as
mensagens estão se remetendo. Para isso, este texto define algumas coordenadas de problemas através
das quais transcorrem as análises e deliberações.
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Palavras-chave:
Zé Carioca, Malandragem, Cultura Brasileira.
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O impacto da globalização no setor industrial visto através da charge
Miani, R. A.
Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR
Resumo:
A partir da análise de algumas charges publicadas no jornal Tribuna
Metalúrgica, do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema, procuramos
demonstrar como a imprensa sindical tem retratado as principais características do atual modelo
econômico brasileiro, pautado pela globalização, com o objetivo de promover a reflexão entre os
trabalhadores para que estes compreendam as mudanças que estão ocorrendo no mundo do trabalho e
suas conseqüências nocivas para a classe trabalhadora, servindo, ainda, como importante ferramenta
para o registro histórico. Para tanto, tivemos a necessidade de apresentar algumas reflexões sobre
a potencialidade histórica da charge, por entender que ela se caracteriza como uma importante fonte
para o estudo em questão, bem como compreender melhor as condições históricas do desenvolvimento
econômico/industrial brasileiro.
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Palavras-chave:
Charge, Industrialização, Imprensa Sindical.
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Um novo gênero jornalístico: a reportagem em quadrinhos de Joe Sacco
Negri, A. C.
UNIMEP - Piracicaba / UBC - Mogi das Cruzes / CREUPI - Espírito Santo do Pinhal
Resumo:
Este paper pretende discutir um possível novo gênero no jornalismo atual:
o gênero híbrido reportagem em quadrinhos. A pesquisa tenta traçar um pequeno histórico de obras da
história em quadrinhos que perpassam pelo realismo e se utilizam de técnicas semelhantes à produção
de reportagem, tais como a captação de informações, para depois alcançar o trabalho do
jornalista-quadrinista Joe Sacco, alvo principal do estudo. A análise vai comparar as
características da grande reportagem, principalmente no estilo do new jornalism norte-americano,
com as obras de Sacco: Palestina - uma nação ocupada; Área de Segurança Gorazde: A Guerra na Bósnia
Oriental 1992-1995 e Natal com Karadzic.
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Palavras-chave:
Jornalismo, Quadrinhos, Joe Sacco.
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A charge: função social e paradigma cultural
Nogueira, A. A.
ECA-USP
Resumo:
O reconhecimento do potencial da charge, enquanto fenômeno de grande
alcance de comunicação, concretizou-se com o processo de transformação tecnológica e na intenção
dos jornais em ver ampliado seu consumo. Baseado nas considerações de Vladimir Propp sobre o humor,
propomos analisar neste trabalho o recurso dos personagens-tipos nas charges: o Juca Pato, de
Benedito Bastos Barreto, e Zé Marmiteiro, criação de José Nelo Lorenzon, na imprensa paulistana no
século XX. Figuras que surpreendem pela ironia de seus autores, contribuíram para estabelecer
respaldados nos efeitos da comoção e afetividade despertados nos leitores, valores culturais e
comportamentais, ratificando o papel da caricatura na imprensa, ao desvendar as relações do poder
tanto na esfera do relacionamento cotidiano e urbano, quanto na política nacional.
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Palavras-chave:
Charge, Personagem, Política.
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Sei que eu sou bonita e gostosa
Oliveira, S. R. N.
Universidade de Brasília
Resumo:
A proposta contida neste trabalho é o de examinar a fusão de modelos
binários de representação feminina e, a partir da óptica de Gênero, analisar algumas protagonistas
dos quadrinhos norte-americanos dos anos 80 - as chamadas bad-girls.
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Palavras-chave:
História em quadrinhos, Papel da mulher, Bad-girl.
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Os quadrinhsos cinematográficos de Moebius
Paixão Jr., M. M.
Universidade de Brasília (UnB)
Resumo:
Notório filósofo francês, Gilles Deleuze teve como um de seus diversos
objetos de estudo a linguagem cinematográfica, acerca da qual escreveu dois livros essenciais nos
quais buscou estabelecer uma taxionomia das imagens. Em A imagem-movimento, trabalhou a tradicional
cinematografia que se vale de narrativas lineares, enquanto que em A imagem-tempo tratou das
vanguardas que perpetraram um cinema eminentemente poético, de puras situações óticas e sonoras. O
legendário quadrinista Moebius, por sua vez, possui uma extensa obra onde transita entre pólos
semelhantes aos atestados por Deleuze. De um lado, opera por meio de narrativas mais convencionais.
E de outro, se entrega a poéticos devaneios oníricos. A idéia aqui é buscar os paralelos e
intersecções entre suas HQs e o cinema, tendo como guia a criteriosa categorização deleuziana.
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Palavras-chave:
Quadrinhos, Cinema, Moebius.
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A gênese ética e estética na comunicação visual de Foster,
Calkins, Gould e Raymond
Rahde, M. B. F.
FAMECOS / PUC-RS
Resumo:
Este artigo busca a reflexão sobre a ética e a estética da mídia visual
de quatro autores e os seus reflexos na sociedade moderna, do século XX ao contemporâneo. Para
tanto evocamos a gênese das questões éticas, da composição estética iconográfica dos quadrinhos,
dos valores humanos propostos por este meio de comunicação, enfocando a sociedade dos anos trinta,
em que as mudanças temáticas da mídia visual vieram a propor novas reflexões de ordem filosófica
quanto aos novos valores morais apresentados na comunicação imagística, introduzindo, ao mesmo
tempo, questões sobre a beleza visual e moral, que são discutidas nestas novas imagens, as quais
serviram como ponto inicial de formação do novo pensamento que permeou a sociedade moderna.
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Palavras-chave:
Estética, Comunicação Visual, Quadrinhos.
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Quadrinhos e questões ambientais: um espaço para as ações educativas
Sartori, R. C., Monteiro, A. A.
ESALQ-USP, Piracicaba
PUC-SP, respectivamente
Resumo:
Um grande interesse tem-se verificado na utilização das Histórias em Quadrinhos (HQs) pelos professores como forma divertida e eficiente de ensinar. Neste estudo tecemos considerações sobre o papel das HQs na educação e analisamos no período de 01/01 a 30/06/2002 como as questões ambientais estão sendo abordadas pelas HQs nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. A partir da leitura de 543 quadrinhos (181 quadrinhos por quadrinista): Turma da Mônica, Turma do Níquel Náusea e Piratas do Tietê resultaram em cinco os temas abordados: poluição da água, poluição do ar, desmatamento, lixo e relação homem/meio ambiente. A soma total das HQs que abordaram as questões ambientais foi de nove, representando apenas 1,65% do total analisado, sendo: quatro (0,73%) da Turma da Mônica, dois (0,36%) da Turma do Níquel Náusea e três (0,55) dos Piratas do Tietê.
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Palavras-chave:
Quadrinhos, Questões ambientais, Educação.
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Mídia e educação: uma abordagem pelas histórias em quadrinhos
Scareli, G.
UNOPEC
Resumo:
As histórias em quadrinhos fazem parte da mídia, estão presentes na cultura contemporânea e se diferenciam das demais produções por combinarem imagens e textos. A maneira como o autor utiliza os elementos de linguagem que constituem os quadrinhos marca o seu estilo de produção. Muitas vezes, os recursos são utilizados de forma reiterativa, na tentativa de conduzir a leitura para um único entendimento, outras vezes, os autores abrem várias possibilidades de entendimento, trabalhando mais com a imaginação e a criatividade interpretativa do leitor. Neste trabalho procuramos verificar algumas tiras da Maurício de Sousa Produções, que tem seu material divulgado em várias mídias, como: jornais, revistas e Internet, destacando o caráter educativo assumido por algumas delas.
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Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, Educação, Leitura.
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O vestido de noiva de Lois Lane
Senna, N.
ECA-USP / UFPel
Resumo:
O presente estudo tem como objeto de análise o vestido de noiva
"escolhido" por Lois Lane para seu casamento com Clark Kent, segundo o modelo proposto pela
semiótica discursiva. Por que o vestido? Porque o vestido é o objeto de desejo de quase todas as
mulheres, o vestido de noiva faz parte do sonho da Cinderela, representa a concretização da fábula:
a noiva linda vai ao encontro do príncipe encantado, eles se casam e vivem felizes para sempre. A
noiva é a figura de destaque na cerimônia do casamento e, é em torno dela que se tomam as decisões,
desde as mais simples até as mais complexas. O "estilo" da noiva se faz presente na escolha do
vestido e a partir daí vão ser definidos os outros elementos que integram o ritual. Sendo assim,
interessa situar as etapas percorridas por Lois nesse momento da narrativa na tentativa de alcançar
um dos sentidos do texto.
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Palavras-chave:
Super-Homem, Lois Lane, Noiva.
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Mafalda entre átomos e bits
Silva, I. A.
UCS e UNIVATES
Resumo:
O presente artigo procura refletir sobre a mudança de formato da história
em quadrinhos, que antes tinha apenas o suporte impresso e agora "navega" no universo digital da
Internet (sites), desenvolvendo pontos que cruzam os quadrinhos e a temática das novas tecnologias.
Tem como objeto de análise a personagem Mafalda, de Quino, que fez sucesso com seu tom de
contestação em tirinhas "inquietas" e agora circula na rede em variados sites.
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Palavras-chave:
Quadrinhos, Internet, Sociedade.
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Comercialização e tendências alternativas: O caso da revista
inglesa Viz
Silva, N. M.
UNICAP - Universidade Católica de Pernambuco
Resumo:
Este artigo trata das maneiras pelas quais a revista em quadrinhos
inglesa de maior sucesso nas últimas duas décadas, Viz, alterou seu formato e conteúdo durante sua
história para se adaptar um novo perfil de mercado e a uma grande audiência. Esta revista passou
por um processo de comercialização a partir da tiragem inicial de 150 cópias na cidade de Newcastle
para mais de um 1.000.000,00 de cópias dez anos depois, empregando um esquema de produção e
distribuição semelhante aos produtos mais comerciais. Dessa forma, será importante discutir como a
revista Viz se adaptou a essa nova situação. Ela conseguiu passar de um formato e temáticas
semelhantes às revistas alternativas para uma publicação voltada para o mercado comercial.
Argumento principal desse artigo é mostrar como o processo de comercialização afetou um produto em
termos de formato e conteúdo, onde estratégias de discurso artístico tiveram que se adaptar às
demandas do mercado. Isto é feito através da análise de toda história da revista buscando momentos
em que houve mudanças significativas no conteúdo e formato. Essas mudanças são então relacionadas a
transformações de mercado. A partir a análise da revista, torna-se claro que a compreensão dos
produtos culturais não deve ser procurada apenas na análise de seu discurso interno, mas uma partir
de sua posição mercado e da relação com outros produtos.
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Palavras-chave:
Quadrinhos para adultos, Humor, Mercado.
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As histórias em quadrinhos e suas tribos
Vergueiro, W., Flexa, R. A., Santos, R. E., Bari, V. A., Andraus, G.
ECA-USP
Resumo:
O texto discute as histórias em quadrinhos e as características do
público com elas envolvido, identificando-os como representativos do moderno conceito de tribos
urbanas. Analisa especificamente os fanzineiros, os jogadores de RPG, os freqüentadores de
gibiterias e os colecionadores. Conclui que, ao mesmo tempo em que colabora para que os
apreciadores das histórias em quadrinhos se firmem enquanto grupo social, a constituição em tribos
também pode funcionar como uma barreira para a participação de novos membros, podendo ser vista,
pelo público externo, como uma forma de discriminação e afastamento.
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