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NP 17 » Folkcomunicação

Coordenador
Prof. Dr. Sebastião Geraldo Breguez (UEMG-MG)
breguez@net.em.com.br

Relação de Trabalhos  
   
Mídias espontâneas e cultura popular: um estudo cultural em Ilhéus
Amim, V., Profice, C. C., Name, J. O. L.

Resumo: Elucida a partir dos Estudos Culturais uma visão transdisciplinar de cultura, refletindo acerca dos conceitos de cultura popular, erudita e espontânea. A resistência de culturas espontâneas é relacionada a produção de mídias espontâneas que ainda hoje se desenvolvem na cidade de Ilhéus. Os aspectos do espontâneo atuam no cotidiano de forma a produzirem subjetividades que relacionadas ao meio ambiente, ora atuam de maneira a preservá-lo, ora contribuem para degradação e extinção.
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Palavras-chave: Estudos Culturais, Transdisciplinaridade, Mídias espontâneas.


A Cultura Ucraniana na Radiodifusão Paranaense: Folclore e expressão midiática da cultura dos grupos étnicos
Assumpção, Z., Gadini, S. L.
Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o folclore e a cultura dos grupos étnicos ucranianos do Paraná ganham visibilidade e expressão nos espaços midiáticos, em particular, na mídia radiofônica. A pesquisa mapeou, a partir da identificação e análise dos programas radiofônicos produzidos pela e para a comunidade ucraniana no Estado do Paraná. O estudo, que integra um amplo projeto de mapeamento das expressões étnico-culturais no rádio paranaense, em andamento, apresenta aqui os principais aspectos de uma das mais relevantes comunidades de descendentes da variada colonização que migrou ao Paraná: os ucranianos, que se concentraram em vários municípios na região Sul do Brasil.
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Palavras-chave: Cultura e Folclore Ucranianos, Radiodifusão Paranaense, Produção Midiática Segmentada.


Mazzaropi e a mídia rgional
Baroni, D., Adami, A.
Universidade Paulista

Resumo: Pretende-se neste trabalho verificar uma série de recortes de jornais, veiculados no Vale do Paraíba durante o período em que Mazzaropi estava vivo, para se ter uma idéia de seu papel no contexto jornalístico regional. Eis nosso problema! Porque foi apenas depois de haver se tornado popular é que os historiadores, políticos, donas de casa, intelectuais, etc. acordaram para a importância histórica, social e cultural de Mazzaropi. Importância que se estende não apenas para o Vale do Paraíba, mas para todo o Brasil, América Latina e, mais tarde, Europa. Mesmo assim, reforça-se que a pesquisa se estabelecerá cronologicamente nos anos em que o artista ainda estava vivo, até 1981.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Cinema, Cultura regional.


Os romances da tradição ibérica na obra midiática de Antônio Carlos Nóbrega
Benjamin, R.
Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo: Entre os vários modos de apropriação das manifestações populares pela media, é focalizada a projeção do folclore, a partir da sua apropriação anterior através da arte erudita. Aborda o Movimento Armorial e o trabalho de Antônio Carlos Nóbrega. Estuda especificamente a projeção do romance ibérico tradicional na obra midiática de Antônio Carlos Nóbrega.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Romances ibéricos, Movimento Armorial.


O real informativo simulado na crônica opinativa radiofônica popular
Corrêa, C.
Faculdades Integradas Rio Branco e Radial (SP) e Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)

Resumo: A proposta deste trabalho é mostrar que as informações em tempo real, característica do jornalismo informativo no rádio, assim como a periodicidade, pois vai ao ar todos os dias da semana, convivem com o texto da crônica, uma criação do periodismo opinativo e que atinge o imaginário do ouvinte. E que ambos, o dado factual e o estilo pessoal, reforçam a ilusão de uma realidade volátil, característica do veículo. A presença corpórea do locutor é materializada na vocalização da realidade de fatos, na maioria, acontecimentos distantes da realidade do ouvinte. Mas, a mesma voz o recoloca em espaços físicos, culturais e religiosos que não existem mais, pois ficaram no passado.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Mídia, Jornalismo.


Carnaval, samba e comunicação no morro da Mangueira
Costa, C. R. F., Andrade, R. G.
UFRJ

Resumo: Este trabalho apresenta breve histórico do surgimento da Escola de Samba estação Primeira de Mangueira no Rio de Janeiro. O grupo do samba está localizado na "favela" da Mangueira e conta com a comunidade local para confecção das fantasias e participação das festas. Esta comunidade tem contactos internacionais e nós recortamos algumas vivências que deram origem aos samba enredos e que integram assim os múltiplos cenários folkcomunicacionais que compõe essa manifestação popular que é o carnaval.
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Palavras-chave: Carnaval, Comunicação, Samba, Folkcomunicação.


Folkcomunicação: de comunicação dos "marginalizados" a meio de expressão dos dominados
D'Almeida, A. D.
Universidade Metodista de São Paulo

Resumo: É objetivo deste artigo revisar criticamente o conceito de folkcomunicação, sua gênese e evolução, privilegiando o sentido político subjacente à noção de cultura popular, entendida como um espaço simbólico e material das atividades de uma comunidade ou grupo social que incorpora e reproduz, recusa e nega os signos da cultura dominante. Ao privilegiar o âmbito político, e sem a pretensão de esgotar o tema, propomos um deslocamento do debate, sobre o campo teórico da folkcomunicação, do estudo da circulação do sentido da comunicação dos marginalizados para o da expressão dos dominados.
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Palavras-chave: Cultura popular, Folkcomunicação, Política.


Caminho da fé: versão nacional do caminho de Santiago de Compostela
Gonçalves, E. R. J.
FAE- Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista São Paulo e UMESP

Resumo: Há cerca de vinte anos, iniciou-se na região de Águas da Prata, interior de São Paulo, uma caminhada mística, atravessando montanhas, riachos e trilhas no meio do mato, em busca de purificação e em nome da fé. Recentemente a mídia descobre a mais nova e maior trilha permanente criada no Brasil com a chancela da igreja Católica, ligando dois centros de romaria de São Paulo. Com um trajeto de 415 quilômetros de extensão, atravessando o sul de Minas Gerais, foi batizado de Caminho da Fé. O itinerário promove o encontro imaginário do "caipira milagroso" padre Donizetti Tavares de Lima, de Tambaú, com a sua Santa de devoção, Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, cidade do Vale do Paraíba onde se localiza o maior santuário do Brasil.
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Palavras-chave: Mídia, Turismo Rural, Fenômeno Folkcom.


Os meios de comunicação no universo afro religioso maranhense: Cultura Mística e Viva a Oxalá
Lindoso, G. C. P., Ferretti, S. F
UFMA

Resumo: Esse estudo investigativo tem por objetivo fazer uma análise Teórico-crítica sobre a inserção e participação de duas Comunidades afro-religiosas, uma de Umbanda e outra de Mina, no sistema de comunicação social maranhense. Os meios de comunicação analisados são dois, um programa de Rádio e um de televisão, ambos são meios alternativos e populares. Eles possuem públicos específicos e através de uma linguagem popular as suas mensagens surtem efeitos positivos nas suas próprias comunidades, não sendo muito divulgados a nível local de maneira mais ampla.
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Palavras-chave: Mídia Alternativa, Religiões Afro-brasileiras, Comunicação Popular.


A festa do fado de Quissamã
Mattoso, G. Q.
UNESA

Resumo: Esse trabalho discute basicamente a sobrevivência e preservação da dança do Fado, bailado de origem afro-brasileiro ainda ativo em Quissamã, município localizado na região norte-fluminense do estado do Rio de Janeiro. Destaca a importância de tal manifestação como instrumento de valorização da cultura local e sua preservação como constituição de uma dança. O Fado é hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e efervescência na região norte-fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento de esplendor econômico. Finalmente esse ensaio também destaca o turismo como alternativa de resgate e manutenção do bailado e seu sentido de identidade cultural ativo.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Dança do Fado, Quissamã.


O pau-da-missa como veículo folkcomunicacional na Vila de Paranapiacaba
Melo, J. M. M., Gobbi, M. C., Tsutsui, A. L., Nascimento, C. G., Vecchi, C. G., Pröglhöf, F. E. P., Coltro, R. M., Souza, T. R. S., Furquim, V. M.

Resumo: O presente estudo visa à caracterização do processo folkcomunicacional da Vila de Paranapiacaba influenciado pelo instrumento noticioso denominado "pau da missa". Desde a fundação da Vila até os dias atuais, uma árvore de Cambuci é utilizada como suporte para os recados da comunidade, informando os eventos da região. A pesquisa desenvolve-se a partir de uma revisão de literatura que fundamenta os conceitos de folkcomunicação, tendo como base a teoria de Luiz Beltrão, e completa-se com a pesquisa de campo. Objetiva-se com este estudo verificar como o processo de comunicação da localidade é influenciado pela coexistência deste instrumento com os veículos midiáticos que se inserem na sociedade.Pode-se verificar que, embora em menos volume, esta prática continua existindo como costume entre a população de Paranapiacaba, caracterizando-se desta forma como um processo folkcomunicacional.
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Palavras-chave: Paranapiacaba, Folkcomunicação, Pau-da-Missa.


Educação e folkcomunicação
Nava, R. M.
UNIMONTE

Resumo: Luiz Beltrão lançou as bases para a pesquisa da Folkcomunicação no Brasil no primeiro periódico científico, de estudos no campo comunicacional do país: Comunicações & Problemas. Já no primeiro número publica o artigo o Ex-Voto como veículo jornalístico, a semente germinadora das pesquisas em Folkcomunicação. Segundo definição de seu próprio autor, o "estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias". Proponho estender esse universo da pesquisa para o estudo dos processos comunicacionais de significação, mediante o entendimento do funcionamento das estratégias e enunciações, dos discursos, da produção e recepção.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Cultura Popular, Educação.


Dança Conga: o ritual sagrado de uma tradição milenar
Nery, V. C. A., Eliacino, M., Firmino, V. F.
Universidade Federal de Uberlândia/MG e Centro Universitário do Triângulo-Uberlândia/MG

Resumo: A dança conga - uma legítima manifestação do folclore brasileiro e o maior entre os ícones da religiosidade popular de Uberlândia/MG - vem passando, ao longo do tempo, por um processo de grandes transformações, provocado pelos meios de comunicação de massa. Partindo dessa concepção buscamos captar, na própria história e evolução da dança, e nos seus misteriosos rituais, tais como são vistos, percebidos e produzidos pelos próprios congadeiros, o significado original e as mudanças que vêm ocorrendo nessa festa simbólica, que a despeito das diversas influências, resiste e sobrevive, há décadas, contaminando e ampliando universos culturais.
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Palavras-chave: Comunicação, Folclore, Cultura Popular.


Benditos Sejam: uma nova maneira de perceber a Literatura de Cordel
Oliveira, M. J.
Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac

Resumo: Em função da dinâmica social e cultural que cria, recria e transforma padrões estéticos e comportamentais, encontra-se a literatura de cordel com seus leitores contextualizados no seu tempo. O público, antes o sertanejo confinado em seus limites rurais, agora encontra novos horizontes na cidade e nas escolas. Através da experiência in loco e da análise textual da obra da "Sociedade dos Cordelistas Mauditos", verificou-se a utilização de novos temas, novas linguagens e novo público, dando-lhe um caráter diferenciado, confrontando, em certos aspectos, com os cordelistas tradicionais.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Literatura de Cordel, Cordelistas Malditos.


Caipiras e countries da capital federal: um estudo sobre a exposição agropecuária de Brasília como processo comunicacional
Pimenta, A. C. C.
Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB e do Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB

Resumo: O presente trabalho oferece uma análise da Exposição Agropecuária de Brasília enquanto processo formador e difusor de códigos e signos culturais. O objetivo do texto é apresentar, com base na observação dessa festa popular da Capital do País, elementos de uma cultura "emergente", híbrida, que surge da união de valores tradicionais do campo e de novas idéias de desenvolvimento e progresso. A tradição brasileira - representada pelos universos do caipira e do sertanejo - e a modernidade cosmopolita - traduzida nos elementos do country americano - se mesclam para, juntas, formarem uma nova cultura, ao mesmo tempo rural e urbana, presente nas feiras agropecuárias que acontecem por todo o país, com grande força em Brasília. Desta forma, a partir deste encontro podemos caracterizar nosso rico objeto: as festas agropecuárias, especificamente a Expoabra, como ambiente para as representações simbólicas desta "moderna" cultura do campo.
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Palavras-chave: Festas Populares, Culturas Híbridas, Country e Sertanejo.


O Auto da Compadecida - Da cultura popular à cultura de massas: uma análise a partir da folkmídia
Rodrigues de Souza, M. I. A.
UMESP/UniFIAM/FAAM

Resumo: O presente trabalho consiste parte de minha dissertação de mestrado, defendida em 18.02.2003, sendo uma análise sistemática da obra de Ariano Suassuna "Auto da Compadecida", escrita em 1955, e suas transcodificações para TV e cinema. Buscamos apresentar, primeiramente, a importância da Folkmídia para o resgate da cultura nacional, tornando uma obra clássica do ponto de vista da cultura popular, da cultura erudita e da cultura de massa, acessível ao público massivo brasileiro em TV aberta. "Decifrador de brasilidades", Ariano Suassuna resgata o folclore, as danças, os contos míticos e heranças ibéricas, onde percebemos a semelhança entre "Auto da Compadecida" e os autos de Gil Vicente, por exemplo. Seus personagens sofrem o processo de descarnavalização, perante o trono de Emanuel, onde as máscaras despencam. São defendidos por uma mãe "Compadecida" desesperada para salvar seus filhos do sofrimento e da dor. Auto de moralidade e misericórdia, o "Auto da Compadecida" revela, não somente a alma do sertanejo "severino", mas suas crenças, sua cultura e seu sofrimento. Nesta pesquisa procuramos apresentar a apropriação da cultura popular pela cultura de massas num processo folkmidiático, onde Guel Arraes realizou a adaptação mais elogiada pela crítica, sendo esta a terceira versão cinematográfica da obra de Suassuna.
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Palavras-chave: Folkmídia, Cultura Popular, Transcodificação Midiática, Ariano Suassuna.


O rap reinterpretando na rima o dia-a-dia da comunidade
Santos, A. R., Mendoza, B. A. P., Elias, J.
FAENAC - FACULDADE DA EDITORA NACIONAL

Resumo: Objetiva-se nesse trabalho analisar a música do rapper Sabotage no contexto do RAP, que mantém características linguìsticas e conteúdísticas que em muito se aproximam da linguagem e das rimas do repente. Além de analisarmos a importância desses líderes de opinião nessa "massa" de receptores representada pela juventude.
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Palavras-chave: Rap, Hip Hop, Indústria Cultural, Sabotage.


Metodologias da Folkcomunicação: uma avaliação da VI Conferência
Schmidt, C.
Universidade de Mogi das Cruzes e Universidade Braz Cubas

Resumo: Este texto pretende fazer uma avaliação da VI Conferência de Folkcomunicação, realizada em Grussaí no período de 03 a 06 de abril de 2003. Nessa avaliação procuramos enfatizar os trabalhos mais relevantes no que se refere às preocupações da Rede Folkcom, ou seja, trabalhos que apresentem uma reflexão teórico metodológica e contribua para a construção do campo da Folkcomunicação. Além disso, buscamos destacar a importância de novas construções a partir do referencial de Luiz Beltrão, bem como apontar novos pesquisadores que já se destacam nesse âmbito.
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Palavras-chave: Folkcomunicação, Metodologia, Molkmídia.


Casaca: o som capixaba na mídia
Silva, C. P., Silva, R. F.
Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo

Resumo: Este trabalho pretende mostrar o surgimento do "novo" congo capixaba; uma releitura do congo popular (tradicional). Se o som das casacas e tambores, antes, se restringiam às festas populares de rua, agora, misturado ao som das guitarras, baixo e teclado, caiu no gosto dos jovens - crianças e adultos também - e da mídia. Há cerca de cinco anos vem acontecendo um movimento de valorização da música capixaba, e se viu a necessidade de divulgação da mesma. Cada vez mais forte, esse movimento ultrapassou os limites do estado e a 'nova" música, com som típico capixaba, pode ser ouvido em outros estados e até mesmo fora do país.
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Palavras-chave: Congo, Popular, Releitura, Mídia, Folkmídia.


A net como mídia no folclore
Souza, C. H. M.
Universo

Resumo: Este artigo visa apresentar algumas considerações sobre o uso da Internet como veiculo de comunicação e ferramenta de apoio na divulgação e registro das diversas manifestações culturais no âmbito do folclore e das danças típicas. Apresenta ainda uma pesquisa realizada junto aos alunos do curso de comunicação social para apurar o grau de conhecimento, acesso e domínio dessas culturas. E se os mesmos já utilizaram, ou não a Internet para acesso e/ou divulgação destas importantes manifestações populares.
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Palavras-chave: Internet, Folkcomunicação, Folclore.


Mídia e memórias coletivas
Strohschoen, A. M.
UNISC

Resumo: Este artigo é resultado de um projeto de doutorado a partir da telenovela Terra Nostra e seus usuários. Isto deve-se à peculiaridade de Terra Nostra, que exerceu um certo tipo de estímulo ao imaginário, principalmente sobre os italianos: ou por que somos ou por que não somos. Torna-se interessante verificar na pesquisa como uma telenovela também está presente na atividade do fazer "lembrar", com repercussões na memória e na identidade de seus usuários.
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Palavras-chave: Mídia, Memória Coletiva, Identidade Étnica.


O resgate do folclore de armação dos búzios como recurso à promoção de bem-estar socio-interacional
Tatsch, C. R.
Escola de Comunicação da UFRJ

Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir da pesquisa que está sendo realizada no Município de Armação dos Búzios. O tema da pesquisa - o resgate do folclore - surgiu a partir de debates com a comunidade. O trabalho de campo foi desenvolvido segundo a metodologia da pesquisa-ação e do vídeo antropológico. A pesquisa tem se orientado levando em conta três eixos: o vertical - a história da comunidade da Rasa (descendente de um Quilombo), o horizontal - o espaço sócio-histórico-antropológico-ecológico onde esta se situa e o transversal - as questões surgidas têm sido trabalhadas em eventos atravessados por diversas instâncias (internacionais, federais, estaduais, municipais, públicas e privadas), num movimento que circula do macro ao mico e vice-versa.
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Palavras-chave: Folclore, Bem-estar, Comunidade.


A Copa do Mundo de 2002 e as Festas de São João no Nordeste: a reinvenção das tradições culturais nordestinas
Trigueiro, O. M.
UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar, ainda que parcialmente resultados, da pesquisa que venho desenvolvendo nos últimos anos com o objetivo de compreender e interpretar os processos de ressignificação de sentidos por que passam as manifestações culturais nordestinas, para atenderem as demandas de mercado e consumo do mundo globalizado, alavancadas pela televisão. A hibridização dos processos comunicacionais midiáticos e os de interações face a face operadas pelas redes da folkcomunicação se dá em campos opostos do global e do local, onde emergem novas manifestações das cultuas populares. Mas, o interesse da mídia, principalmente da televisão, é amplo e está voltado para os eventos globais, no entanto, nos últimos anos estão também se voltando para os nichos dos mercados emergentes de consumos culturais regionais. O período das festas juninas de 2002 coincidiu com o da Copa do Mundo no Japão e na Coréia. A temática da festa de São João passou a ser o verde e amarela da seleção canarinha e o clima de Copa do Mundo tomou conta do São João na região Nordeste, com os telões espalhados por vários lugares das celebrações das festas juninas.
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Palavras-chave: Televisão, Cultura, Globalização.