|
Trabalhos
Núcleos de Pesquisa
Temas Livres
Colóquio Brasil - Itália
ENDOCOM
Ciclo de estudos
|
|
|
NP 17 » Folkcomunicação
|
|
Coordenador Prof. Dr. Sebastião Geraldo Breguez (UEMG-MG) breguez@net.em.com.br |
|
Relação de Trabalhos
|
|
|
|
Mídias espontâneas e cultura popular: um estudo cultural em Ilhéus
Amim, V., Profice, C. C., Name, J. O. L.
Resumo: Elucida a partir dos Estudos Culturais uma visão transdisciplinar
de cultura, refletindo acerca dos conceitos de cultura popular, erudita e espontânea. A resistência
de culturas espontâneas é relacionada a produção de mídias espontâneas que ainda hoje se
desenvolvem na cidade de Ilhéus. Os aspectos do espontâneo atuam no cotidiano de forma a produzirem
subjetividades que relacionadas ao meio ambiente, ora atuam de maneira a preservá-lo, ora
contribuem para degradação e extinção.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Estudos Culturais, Transdisciplinaridade, Mídias espontâneas.
|
|
A Cultura Ucraniana na Radiodifusão Paranaense:
Folclore e expressão midiática da cultura dos grupos étnicos
Assumpção, Z., Gadini, S. L.
Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como o folclore e a
cultura dos grupos étnicos ucranianos do Paraná ganham visibilidade e expressão nos espaços
midiáticos, em particular, na mídia radiofônica. A pesquisa mapeou, a partir da identificação e
análise dos programas radiofônicos produzidos pela e para a comunidade ucraniana no Estado do
Paraná. O estudo, que integra um amplo projeto de mapeamento das expressões étnico-culturais no
rádio paranaense, em andamento, apresenta aqui os principais aspectos de uma das mais relevantes
comunidades de descendentes da variada colonização que migrou ao Paraná: os ucranianos, que se
concentraram em vários municípios na região Sul do Brasil.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Cultura e Folclore Ucranianos, Radiodifusão Paranaense, Produção Midiática Segmentada.
|
|
Mazzaropi e a mídia rgional
Baroni, D., Adami, A.
Universidade Paulista
Resumo: Pretende-se neste trabalho verificar uma série de recortes de
jornais, veiculados no Vale do Paraíba durante o período em que Mazzaropi estava vivo, para se ter
uma idéia de seu papel no contexto jornalístico regional. Eis nosso problema! Porque foi apenas
depois de haver se tornado popular é que os historiadores, políticos, donas de casa, intelectuais,
etc. acordaram para a importância histórica, social e cultural de Mazzaropi. Importância que se
estende não apenas para o Vale do Paraíba, mas para todo o Brasil, América Latina e, mais tarde,
Europa. Mesmo assim, reforça-se que a pesquisa se estabelecerá cronologicamente nos anos em que o
artista ainda estava vivo, até 1981.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Cinema, Cultura regional.
|
|
Os romances da tradição ibérica na obra midiática de
Antônio Carlos Nóbrega
Benjamin, R.
Universidade Federal Rural de Pernambuco
Resumo: Entre os vários modos de apropriação das manifestações populares
pela media, é focalizada a projeção do folclore, a partir da sua apropriação anterior através da
arte erudita. Aborda o Movimento Armorial e o trabalho de Antônio Carlos Nóbrega. Estuda
especificamente a projeção do romance ibérico tradicional na obra midiática de Antônio Carlos
Nóbrega.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Romances ibéricos, Movimento Armorial.
|
|
O real informativo simulado na crônica opinativa radiofônica popular
Corrêa, C.
Faculdades Integradas Rio Branco e Radial (SP) e Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
Resumo: A proposta deste trabalho é mostrar que as informações em tempo
real, característica do jornalismo informativo no rádio, assim como a periodicidade, pois vai ao ar
todos os dias da semana, convivem com o texto da crônica, uma criação do periodismo opinativo e que
atinge o imaginário do ouvinte. E que ambos, o dado factual e o estilo pessoal, reforçam a ilusão
de uma realidade volátil, característica do veículo. A presença corpórea do locutor é materializada
na vocalização da realidade de fatos, na maioria, acontecimentos distantes da realidade do ouvinte.
Mas, a mesma voz o recoloca em espaços físicos, culturais e religiosos que não existem mais, pois
ficaram no passado.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Mídia, Jornalismo.
|
|
Carnaval, samba e comunicação no morro da Mangueira
Costa, C. R. F., Andrade, R. G.
UFRJ
Resumo: Este trabalho apresenta breve histórico do surgimento da Escola
de Samba estação Primeira de Mangueira no Rio de Janeiro. O grupo do samba está localizado na
"favela" da Mangueira e conta com a comunidade local para confecção das fantasias e participação
das festas. Esta comunidade tem contactos internacionais e nós recortamos algumas vivências que
deram origem aos samba enredos e que integram assim os múltiplos cenários folkcomunicacionais que
compõe essa manifestação popular que é o carnaval.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Carnaval, Comunicação, Samba, Folkcomunicação.
|
|
Folkcomunicação: de comunicação dos "marginalizados"
a meio de expressão dos dominados
D'Almeida, A. D.
Universidade Metodista de São Paulo
Resumo: É objetivo deste artigo revisar criticamente o conceito de
folkcomunicação, sua gênese e evolução, privilegiando o sentido político subjacente à
noção de cultura popular, entendida como um espaço simbólico e material das atividades de uma
comunidade ou grupo social que incorpora e reproduz, recusa e nega os signos da cultura dominante.
Ao privilegiar o âmbito político, e sem a pretensão de esgotar o tema, propomos um deslocamento do
debate, sobre o campo teórico da folkcomunicação, do estudo da circulação do sentido da comunicação
dos marginalizados para o da expressão dos dominados.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Cultura popular, Folkcomunicação, Política.
|
|
Caminho da fé: versão nacional do caminho de Santiago de Compostela
Gonçalves, E. R. J.
FAE- Faculdades Associadas de Ensino de São João da Boa Vista São Paulo e UMESP
Resumo: Há cerca de vinte anos, iniciou-se na região de Águas da Prata,
interior de São Paulo, uma caminhada mística, atravessando montanhas, riachos e trilhas no meio do
mato, em busca de purificação e em nome da fé. Recentemente a mídia descobre a mais nova e maior
trilha permanente criada no Brasil com a chancela da igreja Católica, ligando dois centros de
romaria de São Paulo. Com um trajeto de 415 quilômetros de extensão, atravessando o sul de Minas
Gerais, foi batizado de Caminho da Fé. O itinerário promove o encontro imaginário do "caipira
milagroso" padre Donizetti Tavares de Lima, de Tambaú, com a sua Santa de devoção, Nossa Senhora
Aparecida, em Aparecida, cidade do Vale do Paraíba onde se localiza o maior santuário do Brasil.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia, Turismo Rural, Fenômeno Folkcom.
|
|
Os meios de comunicação no universo afro religioso maranhense: Cultura Mística e Viva a Oxalá
Lindoso, G. C. P., Ferretti, S. F
UFMA
Resumo: Esse estudo investigativo tem por objetivo fazer uma análise
Teórico-crítica sobre a inserção e participação de duas Comunidades afro-religiosas, uma de Umbanda
e outra de Mina, no sistema de comunicação social maranhense. Os meios de comunicação analisados
são dois, um programa de Rádio e um de televisão, ambos são meios alternativos e populares. Eles
possuem públicos específicos e através de uma linguagem popular as suas mensagens surtem efeitos
positivos nas suas próprias comunidades, não sendo muito divulgados a nível local de maneira mais
ampla.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia Alternativa, Religiões Afro-brasileiras, Comunicação Popular.
|
|
A festa do fado de Quissamã
Mattoso, G. Q.
UNESA
Resumo: Esse trabalho discute basicamente a sobrevivência e preservação
da dança do Fado, bailado de origem afro-brasileiro ainda ativo em Quissamã, município localizado
na região norte-fluminense do estado do Rio de Janeiro. Destaca a importância de tal manifestação
como instrumento de valorização da cultura local e sua preservação como constituição de uma dança.
O Fado é hoje uma das poucas heranças culturais que retratam uma época de prosperidade e
efervescência na região norte-fluminense, quando, no final do século XIX, viveu seu grande momento
de esplendor econômico. Finalmente esse ensaio também destaca o turismo como alternativa de resgate
e manutenção do bailado e seu sentido de identidade cultural ativo.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Dança do Fado, Quissamã.
|
|
O pau-da-missa como veículo folkcomunicacional na Vila de Paranapiacaba
Melo, J. M. M., Gobbi, M. C., Tsutsui, A. L., Nascimento, C. G.,
Vecchi, C. G., Pröglhöf, F. E. P., Coltro, R. M., Souza, T. R. S., Furquim, V. M.
Resumo: O presente estudo visa à caracterização do processo
folkcomunicacional da Vila de Paranapiacaba influenciado pelo instrumento noticioso denominado
"pau da missa". Desde a fundação da Vila até os dias atuais, uma árvore de Cambuci é utilizada como
suporte para os recados da comunidade, informando os eventos da região. A pesquisa desenvolve-se a
partir de uma revisão de literatura que fundamenta os conceitos de folkcomunicação, tendo como base
a teoria de Luiz Beltrão, e completa-se com a pesquisa de campo. Objetiva-se com este estudo
verificar como o processo de comunicação da localidade é influenciado pela coexistência deste
instrumento com os veículos midiáticos que se inserem na sociedade.Pode-se verificar que, embora em
menos volume, esta prática continua existindo como costume entre a população de Paranapiacaba,
caracterizando-se desta forma como um processo folkcomunicacional.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Paranapiacaba, Folkcomunicação, Pau-da-Missa.
|
|
Educação e folkcomunicação
Nava, R. M.
UNIMONTE
Resumo: Luiz Beltrão lançou as bases para a pesquisa da Folkcomunicação
no Brasil no primeiro periódico científico, de estudos no campo comunicacional do país: Comunicações
& Problemas. Já no primeiro número publica o artigo o Ex-Voto como veículo jornalístico, a semente
germinadora das pesquisas em Folkcomunicação. Segundo definição de seu próprio autor, o "estudo dos
agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de idéias". Proponho estender esse
universo da pesquisa para o estudo dos processos comunicacionais de significação, mediante o
entendimento do funcionamento das estratégias e enunciações, dos discursos, da produção e recepção.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Cultura Popular, Educação.
|
|
Dança Conga: o ritual sagrado de uma tradição milenar
Nery, V. C. A., Eliacino, M., Firmino, V. F.
Universidade Federal de Uberlândia/MG e Centro Universitário do Triângulo-Uberlândia/MG
Resumo: A dança conga - uma legítima manifestação do folclore brasileiro
e o maior entre os ícones da religiosidade popular de Uberlândia/MG - vem passando, ao longo do
tempo, por um processo de grandes transformações, provocado pelos meios de comunicação de massa.
Partindo dessa concepção buscamos captar, na própria história e evolução da dança, e nos seus
misteriosos rituais, tais como são vistos, percebidos e produzidos pelos próprios congadeiros, o
significado original e as mudanças que vêm ocorrendo nessa festa simbólica, que a despeito das
diversas influências, resiste e sobrevive, há décadas, contaminando e ampliando universos culturais.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Comunicação, Folclore, Cultura Popular.
|
|
Benditos Sejam: uma nova maneira de perceber a Literatura
de Cordel
Oliveira, M. J.
Universidade Presidente Antônio Carlos - Unipac
Resumo: Em função da dinâmica social e cultural que cria, recria e
transforma padrões estéticos e comportamentais, encontra-se a literatura de cordel com seus leitores
contextualizados no seu tempo. O público, antes o sertanejo confinado em seus limites rurais, agora
encontra novos horizontes na cidade e nas escolas. Através da experiência in loco e da análise
textual da obra da "Sociedade dos Cordelistas Mauditos", verificou-se a utilização de novos temas,
novas linguagens e novo público, dando-lhe um caráter diferenciado, confrontando, em certos
aspectos, com os cordelistas tradicionais.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Literatura de Cordel, Cordelistas Malditos.
|
|
Caipiras e countries da capital federal: um estudo
sobre a exposição agropecuária de Brasília como processo comunicacional
Pimenta, A. C. C.
Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB e do Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB
Resumo: O presente trabalho oferece uma análise da Exposição Agropecuária
de Brasília enquanto processo formador e difusor de códigos e signos culturais. O objetivo do texto
é apresentar, com base na observação dessa festa popular da Capital do País, elementos de uma
cultura "emergente", híbrida, que surge da união de valores tradicionais do campo e de novas idéias
de desenvolvimento e progresso. A tradição brasileira - representada pelos universos do caipira e
do sertanejo - e a modernidade cosmopolita - traduzida nos elementos do country americano - se
mesclam para, juntas, formarem uma nova cultura, ao mesmo tempo rural e urbana, presente nas feiras
agropecuárias que acontecem por todo o país, com grande força em Brasília. Desta forma, a partir
deste encontro podemos caracterizar nosso rico objeto: as festas agropecuárias, especificamente a
Expoabra, como ambiente para as representações simbólicas desta "moderna" cultura do campo.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Festas Populares, Culturas Híbridas, Country e Sertanejo.
|
|
O Auto da Compadecida - Da cultura popular à
cultura de massas: uma análise a partir da folkmídia
Rodrigues de Souza, M. I. A.
UMESP/UniFIAM/FAAM
Resumo: O presente trabalho consiste parte de minha dissertação de
mestrado, defendida em 18.02.2003, sendo uma análise sistemática da obra de Ariano Suassuna "Auto
da Compadecida", escrita em 1955, e suas transcodificações para TV e cinema. Buscamos apresentar,
primeiramente, a importância da Folkmídia para o resgate da cultura nacional, tornando uma obra
clássica do ponto de vista da cultura popular, da cultura erudita e da cultura de massa, acessível
ao público massivo brasileiro em TV aberta. "Decifrador de brasilidades", Ariano Suassuna resgata o
folclore, as danças, os contos míticos e heranças ibéricas, onde percebemos a semelhança entre
"Auto da Compadecida" e os autos de Gil Vicente, por exemplo. Seus personagens sofrem o processo
de descarnavalização, perante o trono de Emanuel, onde as máscaras despencam. São defendidos por
uma mãe "Compadecida" desesperada para salvar seus filhos do sofrimento e da dor. Auto de moralidade
e misericórdia, o "Auto da Compadecida" revela, não somente a alma do sertanejo "severino", mas suas crenças, sua cultura e seu sofrimento.
Nesta pesquisa procuramos apresentar a apropriação da cultura popular pela cultura de massas num
processo folkmidiático, onde Guel Arraes realizou a adaptação mais elogiada pela crítica, sendo
esta a terceira versão cinematográfica da obra de Suassuna.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkmídia, Cultura Popular, Transcodificação Midiática, Ariano Suassuna.
|
|
O rap reinterpretando na rima o dia-a-dia da comunidade
Santos, A. R., Mendoza, B. A. P., Elias, J.
FAENAC - FACULDADE DA EDITORA NACIONAL
Resumo: Objetiva-se nesse trabalho analisar a música do rapper Sabotage
no contexto do RAP, que mantém características linguìsticas e conteúdísticas que em muito se
aproximam da linguagem e das rimas do repente. Além de analisarmos a importância desses líderes de
opinião nessa "massa" de receptores representada pela juventude.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Rap, Hip Hop, Indústria Cultural, Sabotage.
|
|
Metodologias da Folkcomunicação: uma avaliação da VI Conferência
Schmidt, C.
Universidade de Mogi das Cruzes e
Universidade Braz Cubas
Resumo: Este texto pretende fazer uma avaliação da VI Conferência de Folkcomunicação, realizada em Grussaí no período de 03 a 06 de abril de 2003. Nessa avaliação procuramos enfatizar os trabalhos mais relevantes no que se refere às preocupações da Rede Folkcom, ou seja, trabalhos que apresentem uma reflexão teórico metodológica e contribua para a construção do campo da Folkcomunicação. Além disso, buscamos destacar a importância de novas construções a partir do referencial de Luiz Beltrão, bem como apontar novos pesquisadores que já se destacam nesse âmbito.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folkcomunicação, Metodologia, Molkmídia.
|
|
Casaca: o som capixaba na mídia
Silva, C. P., Silva, R. F.
Universidade Metodista de São Paulo e Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este trabalho pretende mostrar o surgimento do "novo" congo
capixaba; uma releitura do congo popular (tradicional). Se o som das casacas e tambores, antes, se
restringiam às festas populares de rua, agora, misturado ao som das guitarras, baixo e teclado,
caiu no gosto dos jovens - crianças e adultos também - e da mídia. Há cerca de cinco anos vem
acontecendo um movimento de valorização da música capixaba, e se viu a necessidade de divulgação da
mesma. Cada vez mais forte, esse movimento ultrapassou os limites do estado e a 'nova" música, com
som típico capixaba, pode ser ouvido em outros estados e até mesmo fora do país.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Congo, Popular, Releitura, Mídia, Folkmídia.
|
|
A net como mídia no folclore
Souza, C. H. M.
Universo
Resumo: Este artigo visa apresentar algumas considerações sobre o uso da
Internet como veiculo de comunicação e ferramenta de apoio na divulgação e registro das diversas
manifestações culturais no âmbito do folclore e das danças típicas. Apresenta ainda uma pesquisa
realizada junto aos alunos do curso de comunicação social para apurar o grau de conhecimento,
acesso e domínio dessas culturas. E se os mesmos já utilizaram, ou não a Internet para acesso e/ou
divulgação destas importantes manifestações populares.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Internet, Folkcomunicação, Folclore.
|
|
Mídia e memórias coletivas
Strohschoen, A. M.
UNISC
Resumo: Este artigo é resultado de um projeto de doutorado a partir da
telenovela Terra Nostra e seus usuários. Isto deve-se à peculiaridade de Terra Nostra,
que exerceu um certo tipo de estímulo ao imaginário, principalmente sobre os italianos: ou por que
somos ou por que não somos. Torna-se interessante verificar na pesquisa como uma telenovela também
está presente na atividade do fazer "lembrar", com repercussões na memória e na identidade de seus
usuários.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Mídia, Memória Coletiva, Identidade Étnica.
|
|
O resgate do folclore de armação dos búzios como recurso à promoção de bem-estar socio-interacional
Tatsch, C. R.
Escola de Comunicação da UFRJ
Resumo: Este trabalho foi elaborado a partir da pesquisa que está sendo
realizada no Município de Armação dos Búzios. O tema da pesquisa - o resgate do folclore - surgiu a
partir de debates com a comunidade. O trabalho de campo foi desenvolvido segundo a metodologia da
pesquisa-ação e do vídeo antropológico. A pesquisa tem se orientado levando em conta três eixos: o
vertical - a história da comunidade da Rasa (descendente de um Quilombo), o horizontal - o espaço
sócio-histórico-antropológico-ecológico onde esta se situa e o transversal - as questões surgidas
têm sido trabalhadas em eventos atravessados por diversas instâncias (internacionais, federais,
estaduais, municipais, públicas e privadas), num movimento que circula do macro ao mico e
vice-versa.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Folclore, Bem-estar, Comunidade.
|
|
A Copa do Mundo de 2002 e as Festas de São João no
Nordeste: a reinvenção das tradições culturais nordestinas
Trigueiro, O. M.
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar, ainda que parcialmente
resultados, da pesquisa que venho desenvolvendo nos últimos anos com o objetivo de compreender e
interpretar os processos de ressignificação de sentidos por que passam as manifestações culturais
nordestinas, para atenderem as demandas de mercado e consumo do mundo globalizado, alavancadas pela
televisão. A hibridização dos processos comunicacionais midiáticos e os de interações face a face
operadas pelas redes da folkcomunicação se dá em campos opostos do global e do local, onde emergem
novas manifestações das cultuas populares. Mas, o interesse da mídia, principalmente da televisão,
é amplo e está voltado para os eventos globais, no entanto, nos últimos anos estão também se
voltando para os nichos dos mercados emergentes de consumos culturais regionais. O período das
festas juninas de 2002 coincidiu com o da Copa do Mundo no Japão e na Coréia. A temática da festa
de São João passou a ser o verde e amarela da seleção canarinha e o clima de Copa do Mundo tomou
conta do São João na região Nordeste, com os telões espalhados por vários lugares das celebrações
das festas juninas.
[ texto completo ]
Palavras-chave: Televisão, Cultura, Globalização.
|
|
|