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Trabalhos
Núcleos de Pesquisa
Temas Livres
Colóquio Brasil - Itália
ENDOCOM
Ciclo de estudos
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NP 18 » Mídia Esportiva
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Coordenadora Profa. Dra. Vera Regina Toledo Camargo (Labjor - UNICAMP/SP) verartc@unicamp.br |
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Relação de Trabalhos
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El interaccionismo de Goffman para el estudio de
imágenes de personajes deportivos
Barcelona, E. M.
Universidade Federal de Santa Maria
Resumo: Este trabajo tiene como objetivo mostrar una nueva propuesta para
analizar la imagen mediática y la autoimagen que reclaman los ídolos deportivos. En esa
yuxtaposición, imagen pública que se clama, e imagen privada que se reclama, el enfoque explorará
teóricamente las posibilidades que ofrece la fenomenología de la interacción propuesta por Goffman.
A través de este autor y un estudio de casos - Diego Maradona- se proyectará el análisis por sobre
cómo se presenta socialmente el individuo según su "autoimagen" que reclama en su biografía "Yo soy
el Diego... de la gente". El análisis propuesto recorre dos dimensiones ("Personal", "Profesional")
y finaliza con la identificación de algunas de las categorías que permiten operacionalizarlo.
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Palavras-chave: Imagen Mediática, Autoimagen, Ídolos Deportivos.
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A queda de um treinador: estratégias discursivas de agendamento e a demissão de Luxemburgo da Seleção Brasileira de Futebol
Borelli, V.
Unisinos
Resumo: O objetivo do trabalho é analisar as estratégias discursivas
desenvolvidas pelos jornais A Razão (Santa Maria, RS), Zero Hora (Porto Alegre, RS) e Folha de São
Paulo (SP) no contexto em que ocorreu a demissão do técnico Wanderley Luxemburgo da seleção
brasileira de futebol, durante a realização dos Jogos Olímpicos de Sydney (2000). Na análise,
verifica-se que o processo de agendamento é cada vez mais marcado por 'multiagendas', que não dizem
respeito apenas a questões relativas ao campo esportivo e midiático, mas também ao da justiça,
política, economia, da opinião pública, do mundo dos dirigentes, dos 'olimpianos', da vida privada,
entre outros. Conclui-se que a construção midiática da atualidade passa por um cruzamento de
agendas, em que há relações complexas de trocas e co-determinações, e que a atividade jornalística
deve ser pautada pelos valores éticos da profissão.
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Palavras-chave: Agendamento, Estratégias Discursivas, Mídia Impressa.
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O jornalismo esportivo como ferramenta para a divulgação científica de um laboratório de tecnologia esportiva
Camargo, V. R. T.
Labjor - Unicamp
Resumo: A proposta desta comunicação é apresentar o projeto de implantação
do programa de divulgação científica junto ao Laboratório de Bioquímica do Exercício (LABEX),
Unicamp, e proporcionar através dessa, a formação crítica de divulgadores, professores de educação
física e jornalistas esportivos envolvidos com a área da Tecnologia Esportiva. Para isso, será
desenvolvido um conjunto de atitudes, para diminuir esse "gap" na sociedade entre quem produz a
ciência e quem se utiliza dela. A estratégia interdisciplinar utilizada envolveu alunos de Iniciação
Científica dos cursos de graduação da Unicamp, no projeto Labex-Atletismo (Projeto de Pesquisa
envolvendo alunos e funcionários da Unicamp em um programa de treinamento de atletismo). O objetivo
foi criar uma estrutura de aprendizado prático que possibilite aos alunos confrontarem a teoria
com a prática. A trajetória, assim como os resultados dessa pesquisa estão disponíveis no site do
Labex. (www.unicamp.br/~labex).
Também é fundamental enaltecer que a pesquisa pretende buscar entender o discurso da ciência
esportiva, dando atenção específica à articulação da mídia e sua relação com o saber. A linha
metodológica atende aos pressupostos da Escola Latino-americana e enaltecerá a produção do
conhecimento esportivo e torná-lo acessível e por outro lado, instrumentalizar os estudantes para a
construção da divulgação científica de um laboratório esportivo. Essa é uma das premissas da
divulgação científica e que fundamenta através do meu projeto de pós-doutorado.
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Palavras-chave: Multimeios, Ciência Esportiva, Divulgação Científica, Esporte & Tecnologia.
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Atividade física e corpo padrão: reflexões sobre estética e identidade pessoal
Coelho F., C. A. A.
UERJ
Resumo: Considerando que é importante a mídia ocupar um lugar de juízo
crítico, como é necessário que a formação universitária em comunicação, ao buscar o desenvolvimento
de competências para o futuro profissional (sobretudo para aquele que vai lidar com a informação
vinculada ao "corpo esportivo", ao "culto ao corpo", tão influenciado hoje pelo discurso biológico),
valorize em seu currículo disciplinas que favoreçam o entendimento da dimensão psicossocial do
corpo, proponho, neste estudo, um diálogo entre a filosofia da identidade pessoal de Locke e a
teoria funcional da estética, colocando em pauta a estética do corpo contemporâneo, corpo esse
possuidor de uma identidade, podendo, de acordo com as reflexões de Foucault, ser considerado como
obra de arte.
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Palavras-chave: Corpo, Estética, Identidade.
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A família Scolari somos todos nós: questões de identidade brasileira na Copa de 2002
Gastaldo, E. L.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos
Resumo: Este trabalho visa a problematizar a apropriação midiática da
relação entre futebol e cultura brasileira contemporânea a partir da definição social de categorias
constituintes de uma "identidade brasileira", presentes na cobertura da imprensa esportiva da Copa
do Mundo de 2002 em jornais do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Esta Copa constitui-se
em um caso particularmente interessante neste sentido, uma vez que, a partir da figura emblemática
do técnico Luis Felipe Scolari, os elementos tradicionalmente associados ao "ser brasileiro" -
elementos que se manifestariam em um "estilo brasileiro de jogar futebol", de que Romário é talvez
um dos melhores exemplos - sofreram uma rearticulação no discurso midiático. Minha intenção é
aprofundar a discussão acerca do papel do futebol como "operador simbólico" da nacionalidade no
Brasil a partir de sua apropriação pelo discurso da imprensa esportiva.
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Palavras-chave: Mídia, Copa do Mundo (futebol), Identidade Nacional.
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Esporte e sociedade: uma relação pautada pela mídia
Hatje, M.
Universidade Federal de Santa Maria/RS
Resumo: As relações entre a mídia e o esporte e a importância dessa na
formação profissional em Educação Física na sociedade contemporânea, sob o viés de objetivos do
Laboratório de Comuicação, Movimento e Mídia da Educação Física (LCMMEF), do Programa de
Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM são
os pontos que conduzem as atuais discussões no Laboratório. As primeiras publicações científicas,
no década de 90, e outras veiculadas ao longo dos anos, apontam e ratificam as relações existentes
entre o esporte e a imprensa e destacam que essas relações se intensificariam no decorrer dos anos,
tanto para a área da Comunicação Social, quanto da Educação Física/Esporte, considerando as mudanças
pelas quais passa a sociedade, e do contexto onde está inserida. A interdisciplinaridade é o pilar
que sustenta e permeia os encontros. As discussões das relações entre o esporte e a sociedade,
pautadas pela mídia e a importância dessa na formação profissional, consideram, no entanto, uma
nova proposta em implantação no LCMMED, do CEFD/UFSM, com ênfase aos Fundamentos Expressivos e
Comunicativos do Movimento Humano.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia, Sociedade Contemporânea.
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Mídia e Esporte: a construção de narrativas de
idolatria no futebol brasileiro
Helal, R.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Resumo: Apresentando resultados parciais do projeto "Meios de Comunicação,
Idolatria e Cultura Popular no Brasil", apoiado pelo CNPq, o artigo se propõe a analisar duas
biografias de ídolos do futebol brasileiro: Zico e Romário. O artigo conclui que a biografia de
Zico, ao enfatizar o sucesso através do esforço e do trabalho, junta-se ao modelo de herói clássico.
Este modelo é antagônico ao padrão predominante na construção da idolatria nas narrativas "oficiais"
no Brasil. Aqui, temos freqüentemente um ideal "essencializado" de seres "moleques" e "irreverentes".
Já a análise da biografia de Romário, tendo como base principalmente o material jornalístico sobre
sua trajetória na conquista da Copa do Mundo de 1994, demonstra como os recursos acionados pela
mídia dimensionam aspectos relacionados à "irreverência" e à "malandragem", construindo um
personagem singular da nossa cultura.. As narrativas das trajetórias dos dois atletas falam de
modelos antagônicos de heróis cultuados em nossa cultura e nos mostram que as construções de suas
biografia fazem parte de uma relação dialética entre as ações dos "objetos mitificados" - Zico e
Romário - e o contexto social.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia, Idolatria.
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O jornalista e o cartola: a evolução do jornalismo
esportivo impresso na bahia como resistência à ascensão política dos dirigentes de clubes
Leandro, P. R.
Universidade Federal da Bahia
Resumo: O jornalismo esportivo de meio impresso na Bahia foi estruturado
a partir de uma lógica de valorização das fontes oficiais dos clubes de futebol de grande torcida.
Mas os efeitos do desenvolvimento das organizações noticiosas, de acordo com a expansão do mercado,
em uma lógica capitalista, a partir de uma visão de atendimento ao leitor, vêm reduzindo a
participação destas fontes, que realizam carreira política, entre outros fatores, a partir da
projeção alcançada na página de esportes. A evolução do jornalismo esportivo impresso aponta para o
fortalecimento da atividade na Bahia. O critério de competência para seleção dos novos profissionais
e a substituição, nas últimas duas décadas, dos antigos 'bicos' pela contratação regular de
jornalistas, vem ampliando as bases éticas e técnicas que viabilizam mais consistência na qualidade
da informação esportiva distribuída na Bahia.
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Palavras-chave: Jornalismo, Esportivo, Cartola.
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Cultura & televisão: os programas esportivos e suas
implicações na formação da juventude
Leiro, A. C. R.
UFBA e UNEB
Resumo: Trata-se de um trabalho de doutoramento em educação desenvolvido
na Universidade Federal da Bahia e na Universidade de Lisboa. O texto apresenta uma síntese das
reflexões preliminares sobre a tese, reconhecendo questões relativas ao esporte, a mídia televisiva
e a juventude como objetos de estudo. A presente comunicação tem como objetivo proporcionar uma
discussão acerca do caminho percorrido ao longo desse primeiro momento da pesquisa e discutir com a
comunidade científica, trilhas investigativas a serem consideradas para edificação da tese. O ensaio
apresenta nossa aproximação, inspiração e trajetória em torno do tema, discute os pressupostos
teóricos do estudo, notadamente as relações metodológicas envolvendo a cultura televisiva, a cultura
esportiva e a cultura juvenil, relata as primeiras impressões colhidas junto aos jovens brasileiros
e portugueses, ao tempo em que, busca dialogar com outras experiências de pesquisa no campo da
educação e comunicação.
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Palavras-chave: Esporte, Mídia Televisiva, Juventude.
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O doping e a cobertura jornalística
Maluly, L. V. B.
Universidade Anhembi-Morumbi
Resumo: A notícia sobre doping, antes relacionada apenas ao envolvimento
dos atletas com drogas, torna-se um espaço democrático quando possibilita o diálogo entre as fontes
e é um meio de divulgação científica. Ao completar a rede de informações, o jornalista auxilia o
público na interpretação de matérias ainda em desenvolvimento.
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Palavras-chave: Doping, Jornalismo, Esportes.
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Relações do inter-sm com os meios de comunicação:
decisões que orientam a promoção do produto futebol
Myskiw, M., Carvalho, S.
CEFD/UFSM.
Resumo: Analisar as decisões dos dirigentes do Esporte Clube Internacional
de Santa Maria no desenvolvimento do relacionamento com os meios de comunicação da cidade para
promover o seu produto faz parte da dissertação de mestrado em desenvolvimento no Laboratório de
Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento
Humano, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria/RS e é trazida
para o grupo como divulgação do estudo e discussão preliminar ampliada.
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Palavras-chave: Futebol, Promoção, Meios de Comunicação.
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O esporte e suas manifestações midiáticas, novas
formas de produção do conhecimento no espaço escolar
Oliveira, M. R. R., Pires, G. L.
UFSC
Resumo: Temos como pano de fundo para a construção do trabalho alguns
elementos conceituais retirados da teoria social crítica (Adorno e Benjamin), assim como aportes na
teoria da sociedade do espetáculo(Guy Debord). E a partir desse cenário se articula a necessidade
de refletir e problematizar a mídia como produtora dos "espetáculos da contemporaneidade". No campo
da cultura de movimento, tentamos articular as idéias de Betti, Feres Neto e Pires sobre a "janela
de vidro" e suas possibilidades de intervenção no âmbito escolar.
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Palavras-chave: Mídia, Esporte Espetáculo, Experiência Audiovisual.
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Novas tecnologias e as torcidas virtuais - A transformação da cultura do futebol no século XXI
Rocco Jr., A. J.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e
Universidade de Santo Amaro (UNISA)
Resumo: As novas tecnologias em comunicação têm provocado vastas
transformações no campo da cultura existente no seio da sociedade capitalista. O objetivo deste
trabalho é investigar essas modificações na cultura que envolve o futebol enquanto forma de
entretenimento e consumo. Cabe lembrar que a importância desse esporte como elemento de afirmação
da identidade nacional vai, paulatinamente, perdendo espaço para os clubes de futebol
supranacionais. Isso se deve, em grande parte, às transformações provocadas pelo surgimento e
expansão das tecnologias comunicacionais, sendo a Internet e a TV Digital os melhores exemplos.
Surge assim, no seio dessa cibercultura, a torcida virtual, verdadeira forma de inteligência
coletiva em torno do futebol, que ultrapassa as relações locais em função de uma dinâmica de
comunicação planetária.
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Palavras-chave: Futebol, Torcidas, Cibercultura.
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Copa do mundo 2002: mídia esportiva no âmbito da
educação física escolar
Silva, W. A.
Universidade Estadual de Feira de Santana
Resumo: O presente trabalho visa discutir como a mídia esportiva,
representada pela Copa do Mundo de 2002, é tematizada no interior da escola através da análise da
prática pedagógica de dois professores de educação física de uma instituição particular de ensino.
Para tanto, foram utilizadas como técnica de produção de dados a observação das aulas e a entrevista
com os professores. Inicialmente apresentaremos uma visão geral do processo de organização do fazer
pedagógico da educação física passando então, para a discussão específica do trato do conhecimento
veiculado pela mídia esportiva.
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Palavras-chave: Educação Física, Televisão, Fazer Pedagógico.
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Duas semanas de cobertura esportiva da Folha de São Paulo
analisadas sob a ótica de gênero
Souza, J. S. S., Knijnik, J. D.
Universidade Presbiteriana Mackenzie e
Universidade de São Paulo (respectivamente)
Resumo: A mídia exerce um papel fundamental na construção ou demolição de
mitos esportivos no imaginário social, transmitindo e reprisando imagens positivas ou negativas
sobre os atletas. Diversos estudos internacionais vêm mostrando como a cobertura da mídia tem
privilegiado os homens atletas e seus eventos, em detrimento das atletas mulheres. Assim, o objetivo
deste trabalho foi quantificar a cobertura que a Folha de São Paulo faz de esportes masculinos e
femininos por meio de uma análise de porcentagem do número de reportagens. Os resultados indicaram
uma diferença significativa na cobertura de esportistas homens (81,39%) e mulheres (14,21%).
Conclui-se que também no Brasil a mídia dá mais espaço para o esporte masculino, mesmo em períodos
de grandes eventos esportivos femininos.
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Palavras-chave: Esporte, Gênero, Mídia.
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O trio de erre´s e Felipão divulgados pela Folha de S.Paulo
Vieira, J. J., Assis, R. M.
Universidade Federal de Viçosa
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a construção simbólica
dos jogadores de futebol da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futebol de 2002, no Japão e na
Coréia do Sul, feita pelo jornal Folha de S. Paulo. O material colhido consta de 43 jornais do
período da competição. Verificou-se uma grande expectativa em relação a três jogadores (Ronaldo,
Rivaldo e Ronaldinho), criando-se até um slogan, "trio de erres", fortalecendo o caráter de ídolos.
Constatou-se também que a mídia pode manter o que lhe for de seu agrado ou fazer esquecer o que não
mais interessar.
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Palavras-chave: Futebol, Mídia.
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