Grupos de Pesquisa: DT 4 - Cinema
[Voltar]

 1575-1 - 2001: A SPACE ODYSSEY – AS REPRESENTAÇÕES DA IDEIA DE CIVILIZAÇÃO NO FIGURINO E AMBIENTAÇÃO DO CENÁRIO
Luis Paulo de Carvalho Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Análise fílmica e processos de, gêneros do cinema, figurino, objetos de cena, semiótica greimasiana
[Resumo]   [Trabalho]


 2472-1 - A ENUNCIAÇÃO EM CARRIE, A ESTRANHA – UM DISPOSITIVO TÉCNICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE ESTÉTICA
Juliana Porto Chacon Humphreys (Pontifícia Universidade Católica)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinem, Estética, Narrativa, Imagem
[Resumo]   [Trabalho]


 2078-1 - A ESTRADA DAS MULHERES EM FILMES BRASILEIROS DOS ANOS 1970
Samuel José Holanda de Paiva (Universidade Federal de São Carlos)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, Gêneros, Filmes de Estrada
[Resumo]   [Trabalho]


 2950-1 - A FACE SOMBRIA DO FANTASMA EM CISNE NEGRO
Ivana Almeida da Silva (Pontifícia Universidade Católica do RS)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  análise filmica, imaginário, loucura, fantasma, rosto
[Resumo]   [Trabalho]


 354-1 - A FIGURA DO HERÓI EM TRÊS WESTERNS DE SERGIO LEONE
Rodrigo Octávio D Azevedo Carreiro (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  História do cinema, Análise fílmica, Gêneros do cinema
[Resumo]   [Trabalho]


 2859-1 - A INTENCIONALIDADE DO DISPOSITIVO TÉCNICO E A SUA RELAÇÃO COM O ÍNDICE
Luciano de Melo Dias (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  tecnologias do cinema, audiovisual, dispositivos, intencionalidade, indicialidade
[Resumo]   [Trabalho]


 1381-1 - A MISE-EN-SCÈNE DA CIDADE EM MEMÓRIAS DE XANGAI, DE JIA ZHANG-KE
Isaac Pipano Alcantarilla (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Jia Zhang-ke, cidade, estética, cinema, documentário
[Resumo]   [Trabalho]


 2500-1 - ALMOÇOS, JANTARES E LANCHES EM ‘2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO’ – A COTIDIANIDADE E O ‘CARISMA’ NA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA
Marcelo Carvalho da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  2001, Uma Odisséia no Espaço, Lumière, Refeição, Cotidianidade, Carisma
[Resumo]   [Trabalho]


 2294-1 - AOS CLICHÊS: O CINEMA NA CULTURA MIDIÁTICA E DE CONSUMO
Julio Carlos Bezerra (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema contemporâneo, consumo, clichê
[Resumo]   [Trabalho]


 2459-1 - ATOR SOCIAL E PERSONAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO DOCUMENTÁRIO
João Nunes da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Anderson de Souza Alves ( Universidade Federal do Tocantins/ Fundação Universidade do Tocantins)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  ator social, personagem, documenbtário, realidade, construção de personagem
[Resumo]   [Trabalho]


 105-2 - CINEMA CONTEMPORÂNEO E ESPECTATORIALIDADE ALTERNATIVA: O FILME LAVOURA ARCAICA NO CINEMA DA FUNDAÇÃO
José Augusto Amorim Guilherme da Silva (Fundação Joaquim Nabuco)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  espectatorialidade, salas alternativas, distinção social, capital cultural, habitus
[Resumo]   [Trabalho]


 1733-1 - CINEMAS MGM, MONUMENTALIDADE E LUGAR DE MEMÓRIA: O CASO DO CINE CENTÍMETRO
Talitha Gomes Ferraz (ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Exibição cinematográfica, Salas de Cinema, Monumentalidade, Memória, MGM
[Resumo]   [Trabalho]


 2438-1 - CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS DE GUEL ARRAES NA CONSTRUÇÃO DA TRILHA SONORA E DO NORDESTE NO FILME LISBELA E O PRISIONEIRO
Afonso Manoel da Silva Barbosa (Universidade Federal da Paraíba)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Guel Arraes, produção de sentido
[Resumo]   [Trabalho]


 1178-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O MASCULINO NO CINEMA NEOPOLICIAL: BOGART, MIKAEL BLOMKVIST E CAPITÃO NASCIMENTO
Luiza Cristina Lusvarghi (Uninove SP)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  LITERATURA NEGRA, FILME NOIR, NEONOIR, IDENTIDADE MASCULINA, NEOPOLICIAL
[Resumo]   [Trabalho]


 1280-1 - COPRODUÇÃO: UM RECURSO PRIVILEGIADO NO CAMPO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEO
Lia Bahia Cesário (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Coprodução, Cinema, Televisão, Hibridação, Mercado
[Resumo]   [Trabalho]


 2650-1 - DESENROLANDO TAPETES VERMELHOS PARA OS CINEMAS DE RUA: EM BUSCA DE UM PATRIMÔNIO PERDIDO
Leila Beatriz Ribeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Márcia Cristina da Silva Sousa (márcia Bessa) (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Memória, Cinema, Patrimônio, Cinemas de rua, Filme sobre Cinema
[Resumo]   [Trabalho]


 1468-1 - DOCUMENTÁRIO NO MARANHÃO: ENTRE MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOS
Larissa Leda Fonseca Rocha (Universidade Federal do Maranhão)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  documentário, lugar de memória, enquadramento de memória, Maranhão
[Resumo]   [Trabalho]


 641-1 - EXPERIÊNCIA, MODERNIDADE E TRADIÇÃO NOS FILMES DE FAMÍLIA DOS ANOS 1920 E 1930
Thais Continentino Blank (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, história, narrativa, modernidade, experiência
[Resumo]   [Trabalho]


 2235-1 - HEROÍNA DA RESISTÊNCIA: A JORNADA DA QUEBRADEIRA DE COCO QUE ROMPEU BARREIRAS
Rosana Alves de Oliveira (Universidade de Brasília)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  herói, mito, personagem, documentário, quebradeiras
[Resumo]   [Trabalho]


 1367-1 - IDENTIDADE E MEMÓRIA: NARRATIVAS ORAIS SOBRE O CINEMA DA FLORESTA
Raruza Keara Teixeira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora); Christina Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, história oral, memória, identidade, cultura audiovisual
[Resumo]   [Trabalho]


 1941-1 - IMAGENS NO TEMPO PRESENTE DE UM OLHAR CONSTRUÍDO NO PASSADO NO DOCUMENTÁRIO O SAMBA QUE MORA EM MIM
Maria Angela Pavan (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Maria do Socorro Furtado Veloso (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Memória e imagem, linguagem do documentário, produção de sentido
[Resumo]   [Trabalho]


 483-1 - INDÚSTRIA CULTURAL E ALIENAÇÃO, ENGAJAMENTO POLÍTICO E CARNAVALIZAÇÃO NA TRILOGIA DELLA VITA, DE PIER PAOLO PASOLINI
Mariana Andrade Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Política, Cinema, Pasolini, Sexo, Riso
[Resumo]   [Trabalho]


 1274-1 - JORNALISTAS NO CINEMA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES
Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff (Universidade Metodista de São Paulo)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Jornalismo, Cinema, Representações, Estudos culturais, Imagem
[Resumo]   [Trabalho]


 1824-1 - MISE-EN-SCENE, MOVIMENTO E INTERPRETAÇÃO EM ANIMAÇÕES BASEADAS NO ESTILO DA XILOGRAVURA DE CORDEL
Marcos Buccini Pio Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco); Rosângela Vieira de Souza (Universidade Federal de Pernambuco); Christiane Quaresma (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  animação, xilogravura, cordel, movimento
[Resumo]   [Trabalho]


 1019-1 - NOVAS TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO NO CAMPO AUDIOVISUAL BRASILEIRO: ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO
Juliana Tonin (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul); Carlos Gerbase (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul); Roberto Tietzmann (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Tecnologia, Inovação, Produção audiovisual, Digitalidade
[Resumo]   [Trabalho]


 1611-1 - O CIDADÃO COMUM EM PRIMEIRO PLANO: COMO O DOCUMENTÁRIO E A TELEVISÃO ABRIRAM ESPAÇO PARA DIVERSIDADE
Mariana Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  documentário, televisão, cidadão comum, realidade
[Resumo]   [Trabalho]


 364-1 - O CINEMA DE BORDAS E A ESTÉTICA TRASH
Laura Loguercio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cultura Trash, Resistência cultural, Paracinema, Cinema de bordas
[Resumo]   [Trabalho]


 579-1 - O CINEMA DE PHILIPPE GARREL: ESTÉTICA E POLÍTICA
André Antônio Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, imagem, estética, política, Philippe Garrel
[Resumo]   [Trabalho]


 300-1 - O DOCUMENTÁRIO (PERIFÉRICO) COMO UM GÊNERO DO DISCURSO
Gustavo Souza da Silva (Universidade de São Paulo)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  documentário, periferia, gêneros do discurso
[Resumo]   [Trabalho]


 2394-1 - O JOGO DA ENCENAÇÃO NO CINEMA DE EDUARDO COUTINHO
Felipe Maciel Xavier Diniz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, documentário, jogo, encenação, eduardo coutinho
[Resumo]   [Trabalho]


 2458-1 - O KITSCH E A CRÍTICA SOCIAL DE PEDRO ALMODÓVAR: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO FIGURINO DO FILME VOLVER
Ana Paula Kwitko (CÁSPER LÍBERO)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Pedro Almodóvar, Kitsch, Figurino, Estratégias comunicacionais
[Resumo]   [Trabalho]


 320-1 - O ROTEIRISTA CINEMATOGRÁFICO: UMA JORNADA PARA A CONEXÃO UNIVERSAL.
Fernando José Biscalchin (Universidade Metodista de Piracicaba)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  roteiro, roteirista, cinema, emoção, melodrama
[Resumo]   [Trabalho]


 1682-1 - OLGA: UMA ANÁLISE DAS CRÍTICAS FEITAS AO FILME
Mateus Dias Vilela (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Olga, crítica, imagem, história, identificação
[Resumo]   [Trabalho]


 1521-1 - PARA ALÉM DE UMA QUESTÃO IDENTITÁRIA: O CINEMA CEARENSE CONTEMPORÂNEO NA PRODUÇÃO DO COLETIVO ALUMBRAMENTO
Rodrigo Capistrano Camurça (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema cearense, cinema contemporâneo, identidade, Alumbramento
[Resumo]   [Trabalho]


 1254-1 - PARA PENSAR A ADAPTAÇÃO NO CINEMA: “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” DE BRAZ CHEDIAK
Luiz Paulo Gomes Neves (Universidade Federal Fluminense)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  adaptação cinematográfica, cinema brasileiro, ponto de vista
[Resumo]   [Trabalho]


 1365-1 - PEDRO ALMODÓVAR E A CULTURA SEM NOME: A RECONSTRUÇÃO DO MELODRAMA E DA MULHER NA ERA DOS SENTIMENTOS DE PLÁSTICO
Caroline Anielle Souza Batista Pires de (UFG)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, análise fílmica, melodrama, cultura, mulher
[Resumo]   [Trabalho]


 1792-1 - PODER, IMAGINÁRIO E CULTURA BEATNIK NO FILME NAKED LUNCH DE DAVID CRONENBERG
Anderson Costa (Universidade Estadual do Centro-Oeste)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Imaginário, Poder, Cinema, Literatura
[Resumo]   [Trabalho]


 1957-1 - RELAÇÕES ENTRE A MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA E OS EFEITOS VISUAIS
Roberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio G. do Sul)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  efeitos visuais, montagem, análise fílmica
[Resumo]   [Trabalho]


 1349-1 - REPRESENTAÇÕES DA TELEPRESENÇA EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA
Igor Silva Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Telepresença, Corpo, Pós-humano, Cinema, Ficção Científica
[Resumo]   [Trabalho]


 1265-1 - ROBERT BRESSON E O MARXISMO
Luíza Beatriz Amorim Melo Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Robert Bresson, cinema, Marxismo, música
[Resumo]   [Trabalho]


 143-1 - UMA ANÁLISE MULTIPERSPECTIVA DE ‘AVATAR’
Antônio Augusto Braighi Andrade (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ge)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Avatar, Indústria Cultural, Cultura de Massa
[Resumo]   [Trabalho]


 2858-1 - ZELIG, O FILME CAMALEÃO (OU COMO CONFUNDIR MAGISTRALMENTE AS FRONTEIRAS E CONVENÇÕES ENTRE O DOCUMENTAL E O FICCIONAL)
Adriana Schryver Kurtz (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vivian Garrido Jung (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  Cinema, Falso Documentário, Zelig, Gêneros, Woody Allen
[Resumo]   [Trabalho]


 2514-1 - “A CILADA COM CINCO MORENOS”: LOCAL E GLOBAL NO CINEMA MATOGROSSENSE DOS ANOS 1990
Diego Baraldi de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso)
Área: DT 4 - Cinema
Palavras-chave:  cinema, análise fílmica, cultura, Mato Grosso
[Resumo]   [Trabalho]

 

 
© 2011 - INTERCOM Nacional                                                 ISSN 2175-4683