Grupos de Pesquisa: DT 4 - Cinema
|
[Voltar] |
1575-1 - 2001: A SPACE ODYSSEY – AS REPRESENTAÇÕES DA IDEIA DE CIVILIZAÇÃO NO FIGURINO E AMBIENTAÇÃO DO CENÁRIOLuis Paulo de Carvalho Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Análise fílmica e processos de, gêneros do cinema, figurino, objetos de cena, semiótica greimasiana | [Resumo] [Trabalho] | 2472-1 - A ENUNCIAÇÃO EM CARRIE, A ESTRANHA – UM DISPOSITIVO TÉCNICO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA REALIDADE ESTÉTICAJuliana Porto Chacon Humphreys (Pontifícia Universidade Católica)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinem, Estética, Narrativa, Imagem | [Resumo] [Trabalho] | 2078-1 - A ESTRADA DAS MULHERES EM FILMES BRASILEIROS DOS ANOS 1970Samuel José Holanda de Paiva (Universidade Federal de São Carlos)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, Gêneros, Filmes de Estrada | [Resumo] [Trabalho] | 2950-1 - A FACE SOMBRIA DO FANTASMA EM CISNE NEGROIvana Almeida da Silva (Pontifícia Universidade Católica do RS)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: análise filmica, imaginário, loucura, fantasma, rosto | [Resumo] [Trabalho] | 354-1 - A FIGURA DO HERÓI EM TRÊS WESTERNS DE SERGIO LEONERodrigo Octávio D Azevedo Carreiro (Universidade Federal de Pernambuco)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: História do cinema, Análise fílmica, Gêneros do cinema | [Resumo] [Trabalho] | 2859-1 - A INTENCIONALIDADE DO DISPOSITIVO TÉCNICO E A SUA RELAÇÃO COM O ÍNDICELuciano de Melo Dias (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: tecnologias do cinema, audiovisual, dispositivos, intencionalidade, indicialidade | [Resumo] [Trabalho] | 1381-1 - A MISE-EN-SCÈNE DA CIDADE EM MEMÓRIAS DE XANGAI, DE JIA ZHANG-KEIsaac Pipano Alcantarilla (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Jia Zhang-ke, cidade, estética, cinema, documentário | [Resumo] [Trabalho] | 2500-1 - ALMOÇOS, JANTARES E LANCHES EM ‘2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO’ – A COTIDIANIDADE E O ‘CARISMA’ NA IMAGEM CINEMATOGRÁFICAMarcelo Carvalho da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: 2001, Uma Odisséia no Espaço, Lumière, Refeição, Cotidianidade, Carisma | [Resumo] [Trabalho] | 2294-1 - AOS CLICHÊS: O CINEMA NA CULTURA MIDIÁTICA E DE CONSUMO
Julio Carlos Bezerra (Universidade Federal Fluminense)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema contemporâneo, consumo, clichê | [Resumo] [Trabalho] | 2459-1 - ATOR SOCIAL E PERSONAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NO DOCUMENTÁRIOJoão Nunes da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA); Anderson de Souza Alves ( Universidade Federal do Tocantins/ Fundação Universidade do Tocantins)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: ator social, personagem, documenbtário, realidade, construção de personagem | [Resumo] [Trabalho] | 105-2 - CINEMA CONTEMPORÂNEO E ESPECTATORIALIDADE ALTERNATIVA: O FILME LAVOURA ARCAICA NO CINEMA DA FUNDAÇÃOJosé Augusto Amorim Guilherme da Silva (Fundação Joaquim Nabuco)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: espectatorialidade, salas alternativas, distinção social, capital cultural, habitus | [Resumo] [Trabalho] | 1733-1 - CINEMAS MGM, MONUMENTALIDADE E LUGAR DE MEMÓRIA:
O CASO DO CINE CENTÍMETRO
Talitha Gomes Ferraz (ESCOLA DE COMUNICAÇÃO DA UFRJ)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Exibição cinematográfica, Salas de Cinema, Monumentalidade, Memória, MGM | [Resumo] [Trabalho] | 2438-1 - CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS DE GUEL ARRAES NA CONSTRUÇÃO DA TRILHA SONORA E DO NORDESTE NO FILME LISBELA E O PRISIONEIROAfonso Manoel da Silva Barbosa (Universidade Federal da Paraíba)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinema, Guel Arraes, produção de sentido | [Resumo] [Trabalho] | 1178-1 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O MASCULINO NO CINEMA NEOPOLICIAL: BOGART, MIKAEL BLOMKVIST E CAPITÃO NASCIMENTO
Luiza Cristina Lusvarghi (Uninove SP)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: LITERATURA NEGRA, FILME NOIR, NEONOIR, IDENTIDADE MASCULINA, NEOPOLICIAL | [Resumo] [Trabalho] | 1280-1 - COPRODUÇÃO: UM RECURSO PRIVILEGIADO NO CAMPO AUDIOVISUAL CONTEMPORÂNEOLia Bahia Cesário (Universidade Federal Fluminense)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Coprodução, Cinema, Televisão, Hibridação, Mercado | [Resumo] [Trabalho] | 2650-1 - DESENROLANDO TAPETES VERMELHOS PARA OS CINEMAS DE RUA:
EM BUSCA DE UM PATRIMÔNIO PERDIDO
Leila Beatriz Ribeiro (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro); Márcia Cristina da Silva Sousa (márcia Bessa) (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Memória, Cinema, Patrimônio, Cinemas de rua, Filme sobre Cinema | [Resumo] [Trabalho] | 1468-1 - DOCUMENTÁRIO NO MARANHÃO: ENTRE MEMÓRIAS, LEMBRANÇAS E ESQUECIMENTOSLarissa Leda Fonseca Rocha (Universidade Federal do Maranhão)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: documentário, lugar de memória, enquadramento de memória, Maranhão | [Resumo] [Trabalho] | 641-1 - EXPERIÊNCIA, MODERNIDADE E TRADIÇÃO NOS FILMES DE FAMÍLIA DOS ANOS 1920 E 1930
Thais Continentino Blank (Universidade Federal do Rio de Janeiro)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, história, narrativa, modernidade, experiência | [Resumo] [Trabalho] | 2235-1 - HEROÍNA DA RESISTÊNCIA: A JORNADA DA QUEBRADEIRA DE COCO QUE ROMPEU BARREIRASRosana Alves de Oliveira (Universidade de Brasília)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: herói, mito, personagem, documentário, quebradeiras | [Resumo] [Trabalho] | 1367-1 - IDENTIDADE E MEMÓRIA: NARRATIVAS ORAIS SOBRE O CINEMA DA FLORESTARaruza Keara Teixeira Gonçalves (Universidade Federal de Juiz de Fora); Christina Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, história oral, memória, identidade, cultura audiovisual | [Resumo] [Trabalho] | 1941-1 - IMAGENS NO TEMPO PRESENTE DE UM OLHAR CONSTRUÍDO NO PASSADO NO DOCUMENTÁRIO O SAMBA QUE MORA EM MIMMaria Angela Pavan (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Maria do Socorro Furtado Veloso (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Memória e imagem, linguagem do documentário, produção de sentido | [Resumo] [Trabalho] | 483-1 - INDÚSTRIA CULTURAL E ALIENAÇÃO, ENGAJAMENTO POLÍTICO E CARNAVALIZAÇÃO NA TRILOGIA DELLA VITA, DE PIER PAOLO PASOLINIMariana Andrade Gomes (Universidade Federal de Pernambuco)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Política, Cinema, Pasolini, Sexo, Riso | [Resumo] [Trabalho] | 1274-1 - JORNALISTAS NO CINEMA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕESFabíola Paes de Almeida Tarapanoff (Universidade Metodista de São Paulo)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Jornalismo, Cinema, Representações, Estudos culturais, Imagem | [Resumo] [Trabalho] | 1824-1 - MISE-EN-SCENE, MOVIMENTO E INTERPRETAÇÃO EM ANIMAÇÕES BASEADAS NO ESTILO DA
XILOGRAVURA DE CORDELMarcos Buccini Pio Ribeiro (Universidade Federal de Pernambuco); Rosângela Vieira de Souza (Universidade Federal de Pernambuco); Christiane Quaresma (Universidade Federal de Pernambuco)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: animação, xilogravura, cordel, movimento | [Resumo] [Trabalho] | 1019-1 - NOVAS TECNOLOGIAS DE BAIXO CUSTO NO CAMPO AUDIOVISUAL BRASILEIRO: ANÁLISE DE FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO
Juliana Tonin (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul); Carlos Gerbase (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul); Roberto Tietzmann (Pontifícia Univer. Católica do Rio Grande do Sul)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinema, Tecnologia, Inovação, Produção audiovisual, Digitalidade | [Resumo] [Trabalho] | 1611-1 - O CIDADÃO COMUM EM PRIMEIRO PLANO: COMO O DOCUMENTÁRIO E A TELEVISÃO ABRIRAM ESPAÇO PARA DIVERSIDADEMariana Ferraz Musse (Universidade Federal de Juiz de Fora)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: documentário, televisão, cidadão comum, realidade | [Resumo] [Trabalho] | 364-1 - O CINEMA DE BORDAS E A ESTÉTICA TRASHLaura Loguercio Cánepa (Universidade Anhembi Morumbi)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cultura Trash, Resistência cultural, Paracinema, Cinema de bordas | [Resumo] [Trabalho] | 579-1 - O CINEMA DE PHILIPPE GARREL: ESTÉTICA E POLÍTICAAndré Antônio Barbosa (Universidade Federal de Pernambuco)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, imagem, estética, política, Philippe Garrel | [Resumo] [Trabalho] | 300-1 - O DOCUMENTÁRIO (PERIFÉRICO) COMO UM GÊNERO DO DISCURSOGustavo Souza da Silva (Universidade de São Paulo)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: documentário, periferia, gêneros do discurso | [Resumo] [Trabalho] | 2394-1 - O JOGO DA ENCENAÇÃO NO CINEMA DE EDUARDO COUTINHOFelipe Maciel Xavier Diniz (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, documentário, jogo, encenação, eduardo coutinho | [Resumo] [Trabalho] | 2458-1 - O KITSCH E A CRÍTICA SOCIAL DE PEDRO ALMODÓVAR: UMA ANÁLISE ATRAVÉS DO FIGURINO DO FILME VOLVERAna Paula Kwitko (CÁSPER LÍBERO)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinema, Pedro Almodóvar, Kitsch, Figurino, Estratégias comunicacionais | [Resumo] [Trabalho] | 320-1 - O ROTEIRISTA CINEMATOGRÁFICO: UMA JORNADA PARA A CONEXÃO UNIVERSAL.Fernando José Biscalchin (Universidade Metodista de Piracicaba)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: roteiro, roteirista, cinema, emoção, melodrama | [Resumo] [Trabalho] | 1682-1 - OLGA: UMA ANÁLISE DAS CRÍTICAS FEITAS AO FILME
Mateus Dias Vilela (Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Olga, crítica, imagem, história, identificação | [Resumo] [Trabalho] | 1521-1 - PARA ALÉM DE UMA QUESTÃO IDENTITÁRIA: O CINEMA CEARENSE CONTEMPORÂNEO NA PRODUÇÃO DO COLETIVO ALUMBRAMENTORodrigo Capistrano Camurça (Universidade Federal Fluminense)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema cearense, cinema contemporâneo, identidade, Alumbramento | [Resumo] [Trabalho] | 1254-1 - PARA PENSAR A ADAPTAÇÃO NO CINEMA: “BONITINHA, MAS ORDINÁRIA” DE BRAZ CHEDIAKLuiz Paulo Gomes Neves (Universidade Federal Fluminense)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: adaptação cinematográfica, cinema brasileiro, ponto de vista | [Resumo] [Trabalho] | 1365-1 - PEDRO ALMODÓVAR E A CULTURA SEM NOME:
A RECONSTRUÇÃO DO MELODRAMA E DA MULHER NA ERA DOS SENTIMENTOS DE PLÁSTICO
Caroline Anielle Souza Batista Pires de (UFG)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, análise fílmica, melodrama, cultura, mulher | [Resumo] [Trabalho] | 1792-1 - PODER, IMAGINÁRIO E CULTURA BEATNIK NO FILME NAKED LUNCH DE DAVID CRONENBERGAnderson Costa (Universidade Estadual do Centro-Oeste)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Imaginário, Poder, Cinema, Literatura | [Resumo] [Trabalho] | 1957-1 - RELAÇÕES ENTRE A MONTAGEM CINEMATOGRÁFICA E OS EFEITOS VISUAISRoberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio G. do Sul)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: efeitos visuais, montagem, análise fílmica | [Resumo] [Trabalho] | 1349-1 - REPRESENTAÇÕES DA TELEPRESENÇA EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICAIgor Silva Oliveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Telepresença, Corpo, Pós-humano, Cinema, Ficção Científica | [Resumo] [Trabalho] | 1265-1 - ROBERT BRESSON E O MARXISMOLuíza Beatriz Amorim Melo Alvim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Robert Bresson, cinema, Marxismo, música | [Resumo] [Trabalho] | 143-1 - UMA ANÁLISE MULTIPERSPECTIVA DE ‘AVATAR’Antônio Augusto Braighi Andrade (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Ge)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinema, Avatar, Indústria Cultural, Cultura de Massa | [Resumo] [Trabalho] | 2858-1 - ZELIG, O FILME CAMALEÃO (OU COMO CONFUNDIR MAGISTRALMENTE AS FRONTEIRAS E CONVENÇÕES ENTRE O DOCUMENTAL E O FICCIONAL)
Adriana Schryver Kurtz (Escola Superior de Propaganda e Marketing); Vivian Garrido Jung (Escola Superior de Propaganda e Marketing)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: Cinema, Falso Documentário, Zelig, Gêneros, Woody Allen | [Resumo] [Trabalho] | 2514-1 - “A CILADA COM CINCO MORENOS”:
LOCAL E GLOBAL NO CINEMA MATOGROSSENSE DOS ANOS 1990
Diego Baraldi de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso)Área: DT 4 - Cinema Palavras-chave: cinema, análise fílmica, cultura, Mato Grosso | [Resumo] [Trabalho] |
|
|
|