IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
[Voltar]

 497-1 - "TEMPOS MODERNOS" E "A CORPORAÇÃO" COMO ELEMENTOS COMPARATIVOS ENTRE SOCIEDADES DISCIPLINARES E DE CONTROLE
Míriam Aparecida Santos (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  A corporação, Ideologia consumista, Sociedades de controle, Sociedades disciplinares, Tempos Modernos
[Resumo]   [Trabalho]


 510-1 - A CULTURA DA MINEIRIDADE ACIONADA PELO JORNAL ESTADO DE MINAS COMO FORMA DE LEGITIMAÇÃO DA CANDIDATURA MÁRCIO LACERDA (PSB) À PREFEITURA DE BELO HORIZONTE EM 2008
Natália Silva Giarola de Resende (Universidade Federal de São João del Rei)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Belo Horizonte, Eleição, Estado de Minas, Mídia e política, Mineiridade
[Resumo]   [Trabalho]


 636-1 - A DIALÉTICA DE MINDUIM: UMA MENSAGEM IDEOLÓGICA VOLTADA PARA OS ADULTOS
Vanessa de Lima Bezerra (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Charles Schulz, Charlie Brown, Industria Cultural, Pós-Guerra, Snoopy
[Resumo]   [Trabalho]


 437-1 - A IDENTIDADE DO CONCEITO DE INFORMAÇÃO NAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO
Lorena Rúbia Pereira Caminhas (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Informação, Teorias da Comunicação, Modelos Comunicacionais
[Resumo]   [Trabalho]


 886-1 - A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA COM SUAS NOVAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS COMUNICACIONAIS EM AMBIENTES DOMÉSTICOS E NO MODO DE VIDA DAS PESSOAS
Luiz Phillipe Duarte Souto (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Pós-globalização, Técnologia, Influência, Processos de comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 243-1 - A SEMIÓTICA PRESENTE NA PRODUÇÃO DOS ESPECIAIS “CARAVANA JN" (2006) E “JN NO AR” (2010) NA COBERTURA POLÍTICA DO JORNAL NACIONAL
Helena Silva Ometto (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Jornalismo, Jornal Nacional, Semiótica, Política
[Resumo]   [Trabalho]


 656-1 - AS FORMAÇÕES DE SENTIDOS NA MÍDIA SOBRE O EMPREGO E O SUCESSO PROFISSIONAL
Rafaella Siqueira Barros (UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise do Discurso, Emprego, Profissão, Sentido, Sucesso
[Resumo]   [Trabalho]


 563-1 - COMUNICAÇÃO E CIDADE: UM ESTUDO SOBRE AS REPRESENTAÇÕES MIDIÁTICAS DA VIOLÊNCIA NOS MEGAEVENTOS DO RIO DE JANEIRO
Douglas dos Santos Azevedo (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comunicação, violência urbana, cidade
[Resumo]   [Trabalho]


 1087-1 - ESTILO: COMPRE O SEU BUSCA PELA INDIVIDUALIDADE E CONSUMO NAS PÁGINAS DA REVISTA RAGGA
Mateus Guimarães Meireles (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  imagem, comunicação, semiótica, sociedade, consumo
[Resumo]   [Trabalho]


 1273-1 - HIBRIDISMO MUSICAL E A INDÚSTRIA CULTURAL: CHIMBINHA, DADO VILLA-LOBOS E NANDO REIS - ANÁLISE DA MATÉRIA DE LEONARDO LICHOTE PARA O JORNAL O GLOBO EM 20/03/2011
Kamilla Thaís Vulcão da Silva (Universidade da Amazônia)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Hibridismo musical, Indústria Cultural, Música Independente, O Globo, Calypso
[Resumo]   [Trabalho]


 323-1 - INTERSTÍCIOS DA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: A NOTABILIDADE DO DEBATE EPISTEMOLÓGICO NAS INVESTIGAÇÕES EFETIVADAS NA GRADUAÇÃO
Thales Vilela Lelo (Universidade Federal de Ouro Preto); Marta Regina Maia (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Ciência, Comunicação, Epistemologia, Interdisciplinaridade, Pesquisa
[Resumo]   [Trabalho]


 522-1 - O "MENSALÃO" E ROBERTO JEFFERSON: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO NOTICIÁRIO
Nara Oliveira Salles (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Análise de discurso, Escândalo político, Jornalismo, Roberto Jefferson
[Resumo]   [Trabalho]


 1208-1 - O DISCURSO POLÍTICO E O JORNAL DA BAND: ESTUDO SOBRE O COMPORTAMENTO MIDIÁTICO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010
Ana Flávia Pereira Ventura (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Comportamento midiático, Gênero, TV, Eleições
[Resumo]   [Trabalho]


 1149-1 - O NERD VIROU COOL: IDENTIDADE, CONSUMO MIDIÁTICO E CAPITAL SIMBÓLICO EM UMA CULTURA JUVENIL EM ASCENSÃO
Patrícia Matos dos Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Cultura da mídia, Juventude, Sociedade de Consumo, Capital simbólico, Cultura nerd
[Resumo]   [Trabalho]


 529-1 - O PAPEL DO JORNAL ESTADO DE MINAS NA CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO POLÍTICO DA ELEIÇÃO AO GOVERNO DE MINAS GERAIS DE 2010
João Eurico Heyden Junior (Universidade Federal de São João del-Rei)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Eleição, Jornalismo político, Mídia e política, Minas Gerais
[Resumo]   [Trabalho]


 347-1 - QUESTÕES DE GÊNERO NA PROPAGANDA DE CERVEJA SCHIN
Dhyovaine Nascimento Costa (Faculdade Pitágoras de Guatapari); Cinthia Ferreira de Souza (Faculdade Pitágoras de Guatapari)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  publicidade, televisão, gênero, representação social
[Resumo]   [Trabalho]


 541-1 - SEMIÓTICA PRAGMÁTICA E O EMPIRISMO LÓGICO NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS: PARALELOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS
João Guilherme Cunha E Vallo (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  semiótica, ciências cognitivas, abdução
[Resumo]   [Trabalho]


 1283-1 - SEX AND THE CITY: QUESTIONANDO O PODER DA MULHER A PARTIR DO PSEUDO-FEMINISMO
Natália Ulmi (UNESP - Campus Bauru - Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação); Amanda Cristina Doimo (Universidade Estadual Paulista); Jéssica Costa (Universidade Estadual Paulista)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Feminismo, Indústria Cultural, Estereótipos
[Resumo]   [Trabalho]


 613-1 - SEX AND THE CITY: QUESTIONANDO O PODER DA MULHER A PARTIR DO PSEUDO-FEMINISMO
Jéssica Costa (Universidade Estadual Paulista); Yara Helena Olegário da Costa (Universidade Estadual Paulista); Amanda Cristina Doimo (Universidade Estadual Paulista); Raissa Fernanda Rodrigues de Moraes (Universidade Estadual Paulista)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Feminismo, Indústria Cultural, Estereótipos, Mulher, Teorias da Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 375-1 - TRIBALISMO E FUTEBOL: QUANDO AS ARQUIBANCADAS INVADEM AS MÍDIAS SOCIAIS
Paula Arantes Martins (Universidade Federal de Uberlândia)
IJ: Estudos Interdisciplinares da Comunicação
Palavras-chave:  Jornalismo esportivo, observação, redes sociais, torcida, tribalismo
[Resumo]   [Trabalho]

 




 
© 2011 - INTERCOM Sudeste