TRABALHO

   Núcleos de Pesquisa
   Temas Livres
   Colóquio Brasil - Itália
ENDOCOM
   Ciclo de estudos
 
Endocom » Trabalhos

Coordenadora Nacional
Profa. Dra. Sueli Mara S. P. Ferreira (ECA/USP)
smferrei@usp.br

Coordenadora Local
Profa. Dra. Eleonora Bastos (PUC/MG)
eleonora@pucminas.br

Relação de Trabalhos  
   
Contribuições da classificação facetada no mapeamento do campo da Comunicação
Araújo, C. A. A.
Faculdades Integradas de Caratinga

Resumo: Este texto apresenta uma das propostas contidas no projeto de tese intitulado "Evolução da Pesquisa em Comunicação no Brasil: principais campos de estudo e autores de referência", que tem por objetivo a identificação dos principais autores utilizados como referência na pesquisa produzida no país (por meio de análise de citações a partir de técnicas bibliométricas) e dos principais assuntos estudados (a partir de um esquema facetado de classificação). Este texto procura apresentar um primeiro esboço do que seria esse sistema facetado, ainda em desenvolvimento, evidenciando algumas de suas potenciais contribuições, naquilo que pode vir a somar a outros TRABALHO que também tiveram por objetivo mapear os assuntos de pesquisa na área da Comunicação, sem contudo utilizar esquemas facetados.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Classificação facetada, Pesquisa em Comunicação, Teoria da Classificação.


NOVAS PRÁTICAS DE COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS
Berto, R.M.V.S.
Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo S. A. - IPT

Resumo: As mudanças provocadas pelas Tecnologias de Informação e de Comunicação mediadas por computador estão presentes nas atividades Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação -P&D&I, inclusive na produção e na divulgação das publicações científicas. Os modelos tradicionais (analógicos) de criação, arbitragem, edição e disseminação do conhecimento em Ciência e Tecnologia - C&T, também estão sendo estruturalmente modificados. Este trabalho focaliza os aspectos principais do processo de produção e uso de publicações científicas eletrônicas. Baseia-se nos resultados de pesquisa para tese de doutorado, desenvolvida em um Instituto Público de Pesquisa - IPP. Aspectos como o fluxo de comunicação em instituições de pesquisa, características das publicações eletrônicas e as novas habilidades para seu uso e produção, também são discutidos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Publicações Científicas Eletrônicas; Comunicação Científica; Impactos da Tecnologia da Informação.


Repositórios institucionais: nova estratégia para publicação científica na Rede
Café, L., Melo, B. A., Barboza, E. M. F., Nunes, E. M. A., Arellano, M. A. M.
IBICT

Resumo: A publicação eletrônica na Web em repositórios temáticos tem se apresentado como uma solução viável para a divulgação dos resultados de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, principalmente em nível internacional. Estes repositórios, construídos dentro da filosofia da Iniciativa dos Arquivos Abertos, incentivam o gerenciamento da publicação pelo pesquisador (auto-arquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais. Mais recentemente, esta idéia evoluiu para o agrupamento desses repositórios sob a responsabilidade de uma instituição maior, constituindo o repositório institucional. Seu objetivo é apoiar a divulgação dos resultados de pesquisas científicas, criando mecanismos para legitimar e estimular a publicação dos TRABALHO produzidos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Repositório temático, Repositório Institucional, Iniciativa dos Arquivos Abertos.


Busca e uso de informações por alunos de pós-graduação: Implicações para o desenvolvimento de habilidades informacionais na área de comunicação
Caregnato, S. E.
UFRGS

Resumo: O estudo objetivou identificar as características da busca de informações por alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS. Utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário enviado por e-mail a todos os alunos de mestrado e doutorado, tratando dos seguintes tópicos: tipos de fontes utilizadas, formas de acesso a elas, avaliação da contribuição dessas fontes e percepção sobre as habilidades individuais de busca e uso de informações. Os dados analisados mostram que os alunos seguem o mesmo modelo informal dos pesquisadores para buscar e acessar informações, mas que há espaço para a utilização de ferramentas de e-learning para o desenvolvimento mais amplo de suas habilidades informacionais.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Busca e uso de informações, Alunos de pós-graduação, Communicação e informação.


Organização de um banco de dados sobre a publicidade na revista do Globo
Castro, M. H. S., Soares, L. E. S.
PUCRS

Resumo: Este trabalho propõe apresentar parte do caminho percorrido para a catalogação dos anúncios veiculados na Revista do Globo, de Porto Alegre, no período compreendido entre 1929 e 1949. Estes vinte anos caracterizaram a fase amadora da publicidade gaúcha, quando os anúncios eram criados por escritores, poetas e artistas plásticos, que, de certa maneira transportaram para os reclames a sua forma de se comunicar com o leitor. A catalogação feita nos 493 fascículos da Revista, não visou oferecer apenas um registro do início da publicidade gaúcha, mas ser a semente, o núcleo gerador de inúmeras outras pesquisas em diferentes áreas do conhecimento que, a partir do catálogo, poderão ser implantadas tendo como fonte o acervo da Revista do Globo.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Publicidade, Catálogo, História.


Comunicação científica e o protocolo OAI: uma proposta na área de ciências da comunicação
Ferreira, S. M. S. P., Modesto, F., Weitzel, S. R.
ECA - USP

Resumo: A comunicação científica se mostra imprescindível para o desenvolvimento da ciência e das atividades dos cientistas, perpetuando até os dias de hoje as funções da comunicação na ciência sistematizadas por Menzel em 1958. Neste contexto, este trabalho busca analisar um novo formato de publicação eletrônica (mais especificamente o repositório digital "open archives"), partindo de uma reflexão sobre o sistema tradicional de comunicação científica, de modo a definir um projeto de planejamento e implementação de um repositório temático na área de Ciências da Comunicação. Em síntese, descreve-se o caminho percorrido pela equipe da PORTCOM - Rede de Informação em Ciências da comunicação dos Países de Língua Portuguesa durante a fase inicial de concepção do projeto Arena Científica junto aos pesquisadores dos núcleos de pesquisa da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Neste texto, apresenta-se resumidamente conceitos e definições que norteiam a estrutura dos arquivos abertos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Protocolo "Open Archives", Comunicação Científica, Publicação Eletrônica, Repositórios Eprint.


Critérios de qualidade para revistas científica em ciências da comunicação - uma proposta para a REVCOM
Ferreira, S. M. S. P.
ECA - USP

Resumo: A REVCOM - Coleção Eletrônica de Revistas em Ciências da Comunicação - abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos publicados em países de língua portuguesa. Mantida pela PORTCOM tem como objetivo geral - contribuir para o desenvolvimento da pesquisa científica nos países de língua portuguesa, por meio do aperfeiçoamento e da ampliação dos recursos de disseminação, publicação e avaliação dos seus resultados, fazendo uso intensivo da publicação eletrônica. Para tanto, o estabelecimento e incorporação de critérios de qualidade e normalização seguindo padrões internacionais de primeira linha, aplicáveis e adaptáveis à área de ciências da comunicação tornam-se uma exigência. Esta palestra visa apresentar o resultado de um estudo feito com 4 revistas cientificas em ciências da comunicação nacionais de modo a identificar as características e comportamento da área de Ciências da Comunicação e respaldar o desenvolvimento de critérios de qualidade para a área. As revistas incluídas no estudo: (1) Revista Brasileira de Ciências da Comunicação da INTERCOM, (2) Revista Galáxia do Programa de Pós Graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (3) Revista Media & Jornalismo do Centro de Investigação Media & Jornalismo da Universidade do Minho, Portugal e (4) Revista Eletrônica Studium; foram selecionadas visando manusear uma amostragem que abrangesse publicações brasileira e portuguesa, vinculadas a associação de científica de âmbito nacional e a universidades e, ainda que cobrissem tanto o formato impresso como eletrônico. As variáveis de estudo foram quanto ao: (a) formato da revista - partes da revistas, instruções aos autores, periodicidade, normalização, layout, difusão etc.; (b) endogenia - diversidade de pesquisadores, instituições e localidades vinculadas à autoria dos trabalhos publicados e (c) conteúdo - artigos originais/revisão e/ou atualização, formatação dos trabalhos, apresentação observando-se normas científicas internacionais. Como base neste estudo e em revisão de literatura sobre padrões internacionais, propõem-se alguns critérios de qualidade a serem adotados pela REVCOM para avaliação das revistas científicas em ciências da comunicação e sugere-se a criação de grupos de estudos entre editores, equipe REVCOM e comunidade usuária.

Palavras-chave: revista eletrônica, critérios de qualidade, PORTCOM


O monitoramento da área de comunicação nos bancos de dados em ciência e tecnologia no Brasil
Gomes, J., Monteiro, L. A.
PPGCOM-UFRGS e Biblioteconomia-UFRGS, respectivamente

Resumo: Este trabalho pretende atualizar o estudo sobre a área de Comunicação nos Bancos de dados de C&T do Brasil. No Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (Censo 2002), houve um crescimento da pesquisa em Comunicação no Brasil, que antes representava 0,8% dos grupos do país, para 1,06%, quase o dobro do censo anterior. Atualmente trabalham na área 161 grupos de pesquisa, com a participação de 701 pesquisadores, dos quais 363 são doutores. Há concentração desses grupos nas regiões sul-sudeste, correspondendo (61,5% do total da área) e dos cursos de Pós-Graduação (PG), 79%, demonstrando uma pequena diluição dessa concentração regional. Algumas características da área foram confirmadas: concentração de muitos pesquisadores doutores em poucos grupos e linhas de pesquisa e baixa participação de estudantes de PG nos grupos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Informação, Informação e Gestão em C&T, Comunicação.


Estudo exploratório da produção científica dos docentes da Faculdade de Comunicação-UFBA, no periodo de 1995-2002
Machado, R. N. Y., Meirelles, R. F.
UFBA

Resumo: Estudo exploratório da produção científica dos docentes da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, no período de 1995-2002. O material utilizado para coleta de dados constitui do Catálogo da Produção Científica, Literária e Artística/UFBA, complementado pelo Sistema de Informação sobre a Produção Docente/SIDoc. Os resultados apontam que do universo de 30 docentes apenas 80% produziram de um a 95 publicações, entre livros, capítulos de livros, artigos de periódicos, comunicações em eventos, matérias em jornais, artigos de revistas (magazines), num total de 429. O veiculo de maior utilização foi o artigo de periódico, seguido pelo capitulo de livro e das comunicações em eventos.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Produção Científica, Comunicação.


Organização e tratamento do acervo fotográfico da assessoria de comunicação da PUCMINAS
Prado, A. C. G., Faria, M. C., Amaral, C. M. G., Saliba, C. A.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo: As instituições geradoras de produtos de informação, em algumas ocasiões, carecem de uma estrutura de organização e uso das suas fontes de informação de maneira que facilitem a utilização destas fontes dentro da própria instituição. O presente trabalho, mostra como foi a organização do acervo fotográfico da Assessoria de Comunicação da PUCMinas, órgão de fundamental importância para as atividades de divulgação da PUCMinas. O trabalho foi executado pelas alunas do 7º período de graduação do curso de Ciência da Informação da PUCMinas, como atividade de estágio supervisionado. O objetivo do trabalho foi criar uma base de dados com informações sobre o acervo de fotos para dar suporte à redação jornalística da Assessoria de Imprensa, possibilitando o melhor aproveitamento do material e o rápido atendimento às demandas dos usuários deste setor.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Acervo fotográfico, Tratamento e organização da informação, Winisis.


Avaliação do portal portcom pelo PPGCOM-UFRGS
Stumpf, I. R. C., Corrêa, C. H. W., Mesquita, R. M. A.
PPGCOM/UFRGS

Resumo: O estudo tem como objetivo avaliar o uso do Portal PORTCOM, com base em critérios que abrangem conteúdo e apresentação gráfica. Constitui-se num estudo exploratório, com abordagem qualitativa, que envolveu a elaboração de formulário com os critérios mais relevantes e compatíveis para a avaliação. O Portal foi analisado pelos autores e por um grupo focal de alunos do PPGCOM/UFRGS. Descreveram-se os problemas encontrados que não invalidam sua contribuição para o desenvolvimento e a consolidação da pesquisa científica em Comunicação. Apresenta-se, entre outras sugestões, que as parcerias sejam ampliadas para possibilitar a alimentação descentralizada e a recuperação mais completa da produção da comunidade científica da área.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Avaliação de Portal, Avaliação de site, PORTCOM.


Estudos Bibliométricos no Campo da Comunicação: instrumentos de administração de Bibliotecas e Centros de Informação
Vanz, S. A. S.
PPGCOM - UFRGS

Resumo: Introduz a ciência enquanto sistema de produção e fluxo de informação, abordando os resultados da comunicação científica, tais como artigos e dissertações, como objetos para mensuração da ciência. Os indicadores bibliométricos são apresentados como instrumentos para esta medição. Reúnem-se estudos bibliométricos de diversos autores no campo da Comunicação no Brasil, oferecendo um panorama da área que sirva como auxiliar na administração de bibliotecas e centros de informação.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Bibliometria, Estudos bibliométricos, Comunicação.


A documentação sobre histórias em quadrinhos: a contribuição do Diretório Geral de Histórias em Quadrinhos no Brasil
Vergueiro, W., Goldenbaum, J.
ECA / USP

Resumo: Discute a pesquisa e documentação em histórias em quadrinhos no Brasil, salientando as dificuldades encontradas pelos pesquisadores da área para receber devida atenção por parte das instituições universitárias e bibliotecas. Relata a criação e atuação das diversas "gibitecas" brasileiras. Apresenta o projeto "Diretório Geral das Histórias em Quadrinhos no Brasil", desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos, voltado para a preservação da memória dos quadrinhos no país.
[ texto completo ]

Palavras-chave: Histórias em Quadrinhos - Documentação; Histórias em Quadrinhos - Pesquisa; Histórias em Quadrinhos - Brasil