DT 4 – NP Audiovisual
|
[Voltar] |
1575-1 - "DANÇANDO NO ESCURO": O REAL E O SAGRADO NA CONSTRUÇÃO DAS IMAGENS Júlia Machado de Carvalho (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, linguagem, Lars von Trier, representação, sagrado | [Resumo] [Trabalho] |
2604-1 - "ROMANCE PROIBIDO": A FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA A SERVIÇO DA PROPAGANDA NO ESTADO NOVO Mauricio Reinaldo Gonçalves (Universidade de Sorocaba)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, propaganda, ideologia, Estado Novo, Romance Proibido | [Resumo] [Trabalho] |
1781-1 - A BARREIRA ESTÉTICO-PRODUTIVA NO CINEMA BRASILEIRO Bruno Bueno Pinto Leites (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: padrão tecno-estético, barreira estético-produtiva, cinema, cinema brasileiro, Cinema Novo | [Resumo] [Trabalho] |
701-1 - À BEIRA DA PISCINA, À BEIRA DO QUADRO:
A UTILIZAÇÃO DO SOM OFF E A CONSTRUÇÃO DE TENSÃO NA OBRA DE LUCRECIA MARTEL
Natalia Christofoletti Barrenha (Universidade Estadual de Campinas)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: som no cinema, Lucrecia Martel, cinema argentino | [Resumo] [Trabalho] |
1423-1 - A BUSCA AO PAI: ENTRE MEMÓRIAS HISTÓRICAS E AFETIVAS Patricia Furtado Mendes Machado (Potificia universidade catolica do RJ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: memória, documentário, imagens de arquivo | [Resumo] [Trabalho] |
2783-1 - A COMÉDIA DE COSTUMES E A SEXUALIDADE NO CINEMA BRASILEIRO: TRÊS CICLOS DE BOA BILHETERIA. Flávia Seligman (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: comédia, cinema brasileiro, representação da sexualidade | [Resumo] [Trabalho] |
410-1 - A MORAL DA MEMÓRIA: QUANDO O CINEMA VAI AO HOLOCAUSTO
Julio Carlos Bezerra (Universidade Federal Fluminense)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, Holocausto, Walter Benjamin, memória | [Resumo] [Trabalho] |
2379-1 - A MORTE VIVA. APONTAMENTOS SOBRE NICK´S MOVIE. Josette Maria Alves de Souza Monzani (Universidade Federal de São Carlos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Wim Wenders, Nicholas Ray, metacinema, ficção/documentário | [Resumo] [Trabalho] |
739-1 - A NOVA ORDEM / DESORDEM DAS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NA CONTEMPORANEIDADE: LEITURA CRÍTICA DOS FILMES SE EU FOSSE VOCÊ E SE EU FOSSE VOCÊ 2 Lara Lima de Oliveira Paiva (Universidade Federal de Goiás); Maria Luiza Martins de Mendonça (Universidade Federal de Goiás)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, Gênero, Relações de Poder, Pós-Modernidade | [Resumo] [Trabalho] |
125-1 - ANTROPOLOGIA, CINEMA E CIDADE: REPRESENTAÇÕES DE BELÉM DO PARÁ EM DIAS. Relivaldo Pinho de Oliveira (universidade da Amazônia)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema na Amazônia, Belém do Pará, Produção e recepção das mídias, Significação nas mídias audiov, Pós-modernidade | [Resumo] [Trabalho] |
3970-1 - BRUCE LEE: A APROPRIAÇÃO DE UM NOVO MITO Marco Antonio Bonito (Universidade de Rondônia); Agnes de Sousa Arruda (Universidade Paulista)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Bruce Lee, Mito, Corpo, Mídia, sincronização social | [Resumo] [Trabalho] |
2345-1 - CAN YOUTUBE IMPROVE POLITICS?
ANÁLISE DO DISCURSO DE UM VÍDEO POLÍTICO DO YOUTUBE Rafael Lefcadito Alvares (UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Discurso, Enunciação, Política, Cibercultura, YouTube | [Resumo] [Trabalho] |
2499-1 - CINECLUBISMO, CURTA-METRAGEM E A DINAFILMES: A TENTATIVA DE DISTRIBUIÇÃO DE FILMES DE FORMA ALTERNATIVA DURANTE A DÉCADA DE 1970 NO BRASIL Flavio Rogerio Rocha (UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: coumunicação, audiovisual, história, cineclubismo, curta-metragem | [Resumo] [Trabalho] |
1456-1 - CINEMAS DO ESPANTO: SENSORIALIDADES BARROCAS E A REPRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA NATURAL Erick Felinto de Oliveira (UERJ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: História Natural, Walter Benjamin, Vilém Flusser, documentário, materialidade | [Resumo] [Trabalho] |
300-1 - COM RUÍNAS SE CONSTROEM MEMÓRIAS? REFLEXÕES SOBRE O CINEMA DE ARQUIVO Fabio Osmar de Oliveira Maciel (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO); Leila Beatriz Ribeiro (UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema de arquivo, documentário, memória, disputas | [Resumo] [Trabalho] |
179-1 - COMO REAGIR ÀS IMAGENS? TRANSFORMAÇÕES COMPORTAMENTAIS NA RECEPÇÃO COLETIVA AUDIOVISUAL. Fernanda de Oliveira Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, Recepção, Instalação Interativa, Espectador | [Resumo] [Trabalho] |
1039-1 - DA JANELA DO MEU QUARTO: DIÁLOGOS (IM)PROVÁVEIS Rafael de Almeida Tavares Borges (Universidade Estadual de Campinas)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema documentário, videoarte, documentário experimental | [Resumo] [Trabalho] |
2359-1 - DO VAZIO Á GRAÇA: ATENÇÃO NO CINEMA DE ROBERT BRESSON Daniel Nunes Guimarães Paes (Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, espectador, sagrado, atenção, graça | [Resumo] [Trabalho] |
2181-1 - DRANCY AVENIR: NARRATIVA COM RESTOS DE MEMÓRIA
E PRESENÇA DE WALTER BENJAMIN
Bianca Magela Melo Silva (universidade federal de minas gerais)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: significação nas mídias audiov, poéticas digitais, narrativa, Walter Benjamin, Drancy Avenir | [Resumo] [Trabalho] |
1108-1 - EFEITOS VISUAIS: ENTRE A DISCRIÇÃO E O ESPETÁCULO Roberto Tietzmann (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, efeitos visuais, trucagens | [Resumo] [Trabalho] |
265-1 - ENTRE A SUPERFÍCIE E A PROFUNDIDADE: A CÂMERA-CORPO E A ESTÉTICA DO FLUXO NO CINEMA ASIÁTICO CONTEMPORÂNEO
Camila Vieira da Silva (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: audiovisual, corpo, cinema contemporâneo, sensorialidade, estética do fluxo | [Resumo] [Trabalho] |
2126-1 - FANTASMAGORIA AUDIOVISUAL SOB AS POTÊNCIAS DO FALSO Juliana Santos Recart (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Fantasma, Potência do falso, Audiovisual | [Resumo] [Trabalho] |
1274-1 - FAVELA-MOVIES E FAVELA-SERIES: NOVAS REPRESENTAÇÕES NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL BRASILEIRA Lúcia Loner Coutinho (pontifícia universidade católica do rio grande do)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: favela-movies, séries brasileiras, identidade, representações | [Resumo] [Trabalho] |
2643-1 - FORMAS DE CRONOTOPO E DE EXOTOPIA NAS ADAPTAÇÕES DE O PAGADOR DE PROMESSAS Igor Sacramento (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Audiovisual, Cronotopo, Exotopia, Adaptação | [Resumo] [Trabalho] |
864-1 - HOUSE MD: O MONITORAMENTO DA VIDA, DO CRIME E DA DOENÇA NA ERA DA SUA VISUALIDADE TÉCNICA Ivana Bentes Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: House MD, estética, biopoder, visualidade | [Resumo] [Trabalho] |
1965-1 - IMAGEM DE ARQUIVO, IMAGEM-CRISTAL E IMAGEM-FANTASMA: ATUALIZAÇÕES EM ETERNO DEVIR Michael Abrantes Kerr (Universidade Católica de Pelotas)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: memória, imagens de arquivo, fantasma, imagem-cristal, virtualidade | [Resumo] [Trabalho] |
1322-1 - INSTALAÇÃO FOTOGRÁFICA: A CONVERGÊNCIA DOS MEIOS NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA Patricia C. A. Alessandri (PUC/SP)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: convergência dos meios, hibridismo, fotografia expandida, instalação fotográfica, comunicação | [Resumo] [Trabalho] |
2900-1 - IRMÃOS DARDENNE: FRONTEIRAS ENTRE A REALIDADE E FICÇÃO EM ROSETTA Nanna Pôssa Bones (Universidade Federal da Bahia)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, análise fílmica, Dardenne, Rosetta | [Resumo] [Trabalho] |
1567-1 - JOÃO MOREIRA SALLES, DE "SANTIAGO" Lucia Ferreira Tupiassu (PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATOLICA DO RIO DE JANEIRO)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, documentário, cultura da memória, subjetividade | [Resumo] [Trabalho] |
3471-1 - JONAS MEKAS E OS RESTOS DO REAL Juliano Gomes de Oliveira (UFRJ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Documentário, Diário pessoal, Real, Subjetividade, Cinema | [Resumo] [Trabalho] |
2479-1 - MALHAÇÃO E A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DA JUVENTUDE BRASILEIRA Lidia Miranda Coutinho (Universidade do Estado de Santa Catarina)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: representação midiática, consumo cultural, adolescentes, Malhação, telenovela | [Resumo] [Trabalho] |
1203-1 - MATRIZES DA LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA, TECNOLOGIAS DIGITAIS E O CINEMA COMO FENÔMENO PRAGMÁTICO Dimas Tadeu de Lorena Filho (Universidade Federal de Juiz de Fora); Nilson Assunção Alvarenga (Universidade Federal de Juiz de Fora)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Comunicação, Linguagem, Cinema, Pragmatismo, Tecnocultura | [Resumo] [Trabalho] |
3658-1 - MÍDIA E MANIFESTAÇÕES LOCAIS:
REVIVENDO AS MICARETAS DE COARACI
Flaviny Najara Santos Ribeiro (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Mídia, memória, identidade | [Resumo] [Trabalho] |
3477-1 - MISE-EN-IMAGE DO DISCURSO RELIGIOSO NOS PROGRAMAS NEOPENTECOSTAIS PERNAMBUCANOS Alexandre Figueirôa Ferreira (Univ. Católica de Pernambuco)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: religião, audiovisual, imagem | [Resumo] [Trabalho] |
3908-1 - MODOS DE INSERÇÃO LOCAL DAS EMISSORAS REGIONAIS DE TELEVISÃO DO VALE DO PARAÍBA – SP
Lucimara Rett (Universidade Metodista de São Paulo)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: comunicação audiovisual, redes de televisão, TV regional, jornalismo de proximidade, modos de inserção | [Resumo] [Trabalho] |
2686-1 - MÚSICA PARA OS POROS: CARTOLA E A MEMÓRIA DO SAMBA NEGRO, VERDE E ROSA Maria Angela Pavan (Universidade Federal do Rio grande do Norte)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cultura visual e memória, cinema e relações raciais, processos midiáticos e cultura | [Resumo] [Trabalho] |
1384-1 - NOVOS MEIOS, MODERNAS LINGUAGENS: SOBRE A PRESENÇA DO MODERNISMO NA LINGUAGEM E NA ESTÉTICA CONTEMPORÂNEA Flávia Campos Junqueira (Universidade Federal de Juiz de Fora); Nilson Assunção Alvarenga (Universidade Federal de Juiz de Fora)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: comunicação, modernismo cultural, vanguardas, novas tecnologias, cinema | [Resumo] [Trabalho] |
1894-1 - O CAMPO DO SAGRADO NA AUTORIA COLETIVA: UMA REFLEXÃO SOBRE TICKETS DE OLMI, KIAROSTAMI E LOACH COM BUDAPESTE NO MEIO DO CAMINHO Miguel Serpa Pereira (Pontifícia Universidade Católica - RJ)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Autor no cinema;, Política dos autores, Criação e o sagrado, Ermanno Olmi, Kiarostami e Loach | [Resumo] [Trabalho] |
1661-1 - O CÉU ERRANTE DE SUELY, DE KARIM AÏNOUZ
Acir Dias da Silva (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: memória, esquecimento, cinema brasileiro, nomadismo | [Resumo] [Trabalho] |
941-1 - O DIÁLOGO DA CHANCHADA COM O CINEMA NACIONAL NOS ANOS 50:
A BARONESA TRANSVIADA E CARNAVAL ATLÂNTIDA André Luiz Machado de Lima (Escola de Comunicações e Artes da USP)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema, chanchada, mídia, dialogismo, interdiscurso | [Resumo] [Trabalho] |
2749-1 - O DOCUMENTÁRIO TELEVISIVO NO GLOBO-SHELL ESPECIAL Heidy Vargas Silva (Universidade Metodista de São Paulo)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: documentário televisivo, documentário cinematográfico, Globo Shell Especial, jornalismo, telejornalismo | [Resumo] [Trabalho] |
1643-1 - O PENSAMENTO INDUSTRIAL CINEMATOGRÁFICO BRASILEIRO: ONTEM E HOJE Arthur Autran Franco de Sá Neto (Universidade Federal de São Carlos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, Brasil, Indústria, História, Mercado | [Resumo] [Trabalho] |
1003-1 - O TEMPO DOS CORPOS NO “CINEMA DE FLUXO” DE APICHATPONG WEERASETHAKUL Erly Milton Vieira Junior (Universidade Federal do Espírito Santo)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: cinema e tempo, cinema e corpo, estética do fluxo, sensorialidade, Apichatpong Weerasethakul | [Resumo] [Trabalho] |
3298-1 - O VÍDEO DE FAMÍLIA ATRAVÉS DO TEMPO: PEQUENA JORNADA ENTRE O PRESENTE, O PASSADO E O FUTURO DOS REGISTROS DE FAMÍLIA. Lígia Azevedo Diogo (Universidade Federal Fluminense)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: videos de família, imagens e sons, história | [Resumo] [Trabalho] |
2708-1 - OS PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E OS USOS DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL: UM ESTUDO DO PROGRAMA TELEVISIVO GALPÃO CRIOULO Flavi Ferreira Lisbôa Filho (Universidade Federal do Pampa); Nísia Martins do Rosário (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: processos de significação, linguagem, televisão, produção de sentidos | [Resumo] [Trabalho] |
3037-1 - QUANDO A FICÇÃO CINEMATOGRÁFICA ENQUADRA O REALITY SHOW: UMA INTER-RELAÇÃO DE MÍDIAS AUDIOVISUAIS EM "THE TRUMAN SHOW" Tiago Madalozzo (Universidade Tuiuti do Paraná)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: ficção audiovisual, significação nas mídias, inter-relação midiática, realidade midiatizada | [Resumo] [Trabalho] |
2266-1 - QUANDO O DESEJO DE CELEBRIDADE SE TORNA RISÍVEL: ANÁLISE DE UM CASO DO “PÂNICO NA TV”.
Leonardo Gomes Pereira (Universidade Federal de Minas de Gerais)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: visibilidade midiática, celebridades, auto-produção audiovisual, televisão, humor | [Resumo] [Trabalho] |
3376-1 - REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE O GÊNERO DOCUMENTÁRIO NA TV PÚBLICA A PARTIR DO PROGRAMA BALANÇANDO O GANZÁ Júlio Arantes Azevedo (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: documentário, gêneros discursivos, discurso, autoria | [Resumo] [Trabalho] |
1774-1 - REINVENTANDO O TRAILER Patricia de Oliveira Iuva (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: trailer, desconstrução, arquivo, audiovisual, máquina desejante | [Resumo] [Trabalho] |
1561-1 - ROTEIRO PARA DOCUMENTÁRIO: UMA OBRA QUE NÃO SE FECHA EM SI MESMA. Alfredo Dias Dalmeida (Universidade Metodista de São Paulo)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Documentário (filme), Roteiro para documentário, Roterio de não-ficção, Audiovisual de não-ficção, Produção de não-ficção | [Resumo] [Trabalho] |
2441-1 - SALÒ - RITOS DE PODER E CONTROLE NO ÚLTIMO FILME DE PASOLINI Flavio Costa Pinto de Brito (Pontificia Universidade Catolica)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, Controle, Poder, Pasolini, Salò | [Resumo] [Trabalho] |
2462-1 - SENTIDOS PARA A CULTURA NA TELEVISÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA "RE[CORTE] CULTURAL" Luiz Felipe Ferreira Stevanim (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cultura, estética televisiva, modos de representação, "Re[corte] Cultural" | [Resumo] [Trabalho] |
2632-1 - SOBRE AS POSSIBILIDADES AURÁTICAS DO CINEMA José Geraldo Freire Coêlho (Universidade de Brasília)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Aura, Cinema, Apropriação, Jean Rouch | [Resumo] [Trabalho] |
3171-1 - TECNOLOGIAS DA IMAGEM E REGIMES DE VISUALIDADE: FOTOGRAFIA, CINEMA E A “VIRADA IMAGÉTICA” DO SÉCULO XIX Daniel Bittencourt Portugal (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: tecnologias da imagem, regimes de visualidade, século XIX, fotografia, cinema | [Resumo] [Trabalho] |
2745-1 - UMA VOZ PARA A BOCA
A EXPERIÊNCIA DA CINEMA EM CLOSE UP
Alessandro Constantino Gamo (Universidade Federal de São Carlos)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema Brasileiro, Boca de cinema paulista, Revista de Cinema | [Resumo] [Trabalho] |
1730-1 - VESTÍGIOS DA IMAGEM: A TRILOGIA NO CINEMA Ricardo Weschenfelder (Universidade Federal de Santa Catarina)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: Cinema, Trilogia, Discurso | [Resumo] [Trabalho] |
986-1 - WEBTV KAXINAWÁ:AUTONOMIA AUDIOVISUAL Alita Villas Boas de Sá Rego (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
DT4: DT 4 – NP Audiovisual Palavras-chave: WEBTV, periferia, produção audiovisual | [Resumo] [Trabalho] |
|