PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO





   TRABALHOS - INOVCOM


Lista Completa - Ordem de Título
[Voltar]

569-1 - @M@I-VOS UNS AOS OUTROS: A CIBERCULTURA DA FÉ
Jucelia Alves (Universidade do Contestado)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  cibercultura, religião, campo social, Projeto Moderno
[Resumo]   [Trabalho]

440-1 - A BELEZA NOS ESCOMBROS: ESTRATÉGIAS SEMIÓTICAS DA IMAGEM NO FOTOJORNALISMO DE GUERRA
Alberto Carlos Augusto Klein (Universidade Estadual de Londrina); Marina Ferezim Torres (Universidade Estadual de Londrina)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Fotojornalismo, Semiótica, Líbano, Israel
[Resumo]   [Trabalho]

723-1 - A CARACTERIZAÇÃO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE SANTA MARIA NO ESPAÇO MIDIÁTICO
Fernanda Kist Brusius (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Mídia, Herói, Representações Sociais, Catadores
[Resumo]   [Trabalho]

643-1 - A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL MEDIADA PELAS NOVAS TECNOLOGIAS: COMUNICAÇÃO EFETIVA OU REPASSE DE INFORMAÇÕES?
Margareth de Oliveira Michel (UCPEL)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Novas Tecnologias, Mediação da comunicação, Assessoria de Comunicação, Internet
[Resumo]   [Trabalho]

265-1 - A DELÍCIA DE PECAR: UMA ANÁLISE DO SITE DA PROMOÇÃO MAGNUM SETE PECADOS CAPITAIS
Lucas Gomes Thimóteo (Unicentro); Saulo Gomes Thimóteo (UFPR); Clóvis Cézar Pedrini Júnior (Unicentro)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Campanha publicitária, pecados capitais, site, publicidade, persuasão
[Resumo]   [Trabalho]

512-1 - A DISPUTA DA HEGEMONIA NO CAMPO DA COMUNICAÇÃO: CRÍTICA À SOCIEDADE MIDIATIZADA E OS PRESSUPOSTOS CONTRA-HEGEMÔNICOS DA COMUNICAÇÃO POPULAR E COMUNITÁRIA
Rozinaldo Antonio Miani (UEL - Universidade Estadual de Londrina); Nayara Carvalho Coutinho (UEL - Universidade Estadual de Londrina)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Sociedade Midiatizada, Novas tecnologias da informação e da comunicação, Comunicação Popular e Comunitária, Disputa pela hegemonia
[Resumo]   [Trabalho]

378-1 - A DOR RETRATADA: UMA ANÁLISE SEMIOLÓGICA A PARTIR DE PROPAGANDAS DE DIVULGAÇÃO DA LEI MARIA DA PENHA E DE COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Clóvis Cezar Pedrini Júnior (Universidade Estadual do Centro Oeste); Lucas Gomes Thimóteo (Universidade Estadual do Centro Oeste)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Lei Maria da Penha, Propagandas televisivas, Gênero, Semiótica
[Resumo]   [Trabalho]

114-1 - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA DÉCADA DE 90 NO BRASIL: ASPECTOS PRELIMINARES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS, COMUNICAÇÃO E CIDADANIA
Arnaldo Telles Ferreira (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Educação Ambiental, Políticas Públicas, Comunicação, Cidadania
[Resumo]   [Trabalho]

746-1 - A ENCICLOPÉDIA (SEMI)LIVRE: CONFLITOS, RELAÇÕES HIERÁRQUICAS E A RECONFIGURAÇÃO DOS PROCESSOS NA WIKIPÉDIA
Aline de Campos (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  colaboração, escrita coletiva, conflitos, wikipédia
[Resumo]   [Trabalho]

192-1 - A EVOLUÇÃO DOS JOGOS ONLINE: DO RPG AO MMORPG
Marlon Sandro Lesnieski (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Jogo, Internet, Ciberespaço
[Resumo]   [Trabalho]

239-1 - A GRANDE REPORTAGEM COMO CRIAÇÃO LITERÁRIA: A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Luiz Paulo Maia (Universidade Federal do Paraná)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Investigação jornalística, Linguagem literária, Novo jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]

580-1 - A HISTÓRIA DE ARAPONGAS (DÉCADAS DE 1930 E 1940) EM TEXTOS E IMAGENS
Larissa Ayumi Sato (Universidade Estadual de Londrina); Paulo César Boni (Universidade Estadual de Londrina)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  documento iconográfico, fotografia, História de Arapongas, história oral
[Resumo]   [Trabalho]

531-1 - A IDENTIDADE MASCULINA NA PUBLICIDADE BRASILEIRA
Anamaria Teles (Universidade Regional de Blumenau)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Publicidade, Masculinidade, Gênero
[Resumo]   [Trabalho]

386-1 - A INFLUÊNCIA DA CULTURA JAPONESA NO COMPORTAMENTO DOS NISSEIS DA GERAÇÃO DE CINQUENTA E SESSENTA ANOS E SEU ENGAJAMENTO NO TRABALHO VOLUNTÁRIO.
Luzia Mitsue Yamashita Deliberador (UEL, FCV, Fac. Maringá)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Voluntariado, educação oriental, nisseis
[Resumo]   [Trabalho]

520-1 - A INFLUÊNCIA MÚTUA DOS CAMPOS: MIDIÁTICO, POLÍTICO E ECONÔMICO
Diangela Menegazzi (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA); Tatiana Carolina Lazzarotto (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA); Andressa Valeria Moraes (FACULDADE ASSIS GURGACZ); Douglas Menegazzi (FACULDADE ASSIS GURGACZ); Jeferson Richetti (FACULDADE ASSIS GURGACZ)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  campo midiático, grande mídia, campo econômico
[Resumo]   [Trabalho]

205-1 - A REPRESENTAÇÃO DA FONTE INDEPENDENTE NO JORNAL DO ALMOÇO
Naiara Longhi (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Telejornalismo, Representação Social, Fontes de informação, Democratização do acesso aos media
[Resumo]   [Trabalho]

388-1 - A TELENOVELA MALHAÇÃO E SEUS MODOS DE ENDEREÇAMENTO
Lídia Miranda Coutinho (UDESC)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Adolescente, Mídia e Educação, Modos de Endereçamento, Telenovela
[Resumo]   [Trabalho]

449-1 - A TEMPORALIDADE NA IMAGEM FOTOGRÁFICA
Leomar Jesus Ferreira de Brito (Universidade Tuiuti do Paraná)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  fotografia, representação, tempo, temporalidade
[Resumo]   [Trabalho]

954-1 - A TV DIGITAL: SUA IMPLANTAÇÃO E MUDANÇAS NO MERCADO PUBLICITÁRIO BRASILEIRO
Leandro Cesar Moreira Santos (Unicentro)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  TV digital, Inclusão Digital, Público-alvo, Mercado Publicitário
[Resumo]   [Trabalho]

113-1 - AGÊNCIA MEGAFONE: PROJETO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA O WEBJORNALISMO
Ana Paula Machado Velho (Cesumar)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Ensino, Webjornalismo, Novas Tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]

535-1 - ANÁLISE DO JORNAL O GUAYRA DURANTE A REVOLUÇÃO FEDERALISTA NOS ANOS DE 1893 A 1895
Daiane Suelyn Celso (Universidade Estadual de Londrina)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornal, Revolução, Guarapuava
[Resumo]   [Trabalho]

71-1 - ANÁLISE SEMIÓTICA DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: CASO DE APROPRIAÇÃO E DE RESSIGNIFICAÇÃO DA FIGURA BRANCA DE NEVE
Denise Gabriel Witzel (UNICENTRO - UNESP/FCLAr)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:   conto de fadas, publicidade, semiótica greimasiana
[Resumo]   [Trabalho]

704-1 - AQUECIMENTO GLOBAL E EFEITO ESTUFA: ANÁLISE DE COBERTURAS DAS REVISTAS VEJA, ISTOÉ E ÉPOCA NO ANO DE 2006
Márcio David Macedo da Silva (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE); Marcio Ronaldo Santos Fernandes (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE); Norbert Heinz (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE); Pamela Fontana (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Aquecimento Global, Efeito Estufa, Cobertura de revistas, Estudos de Caso
[Resumo]   [Trabalho]

710-1 - AS ESTRATÉGIAS DE APROXIMAÇÃO DO HOSPITAL E MATERNIDADE SANTA LUÍZA COM SEUS STAKEHOLDERS
Maria Aparecida Santana (UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Hospital e Maternidade Santa Luíza, Relacionamento, Relações Públicas, Stakeholders
[Resumo]   [Trabalho]

672-1 - AS RELAÇÕES PÚBLICAS E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO: A AGÊNCIA LVBA E A MENSURAÇÃO DE RESULTADOS
Juliana Aparecida Tormena (UNIVALI); Ení Maria Ranzan (UNIVALI)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Avaliação, LVBA, Mensuração, Relações Públicas
[Resumo]   [Trabalho]

762-1 - AS TRANSFORMAÇÕES NA ASSESSORIA DE IMPRENSA COM O DESENVOLVIMENTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO
Ana Cristina Araujo Bostelmam (Universidade Tuiuti/Centro Universitário de União da Vitória Uniuv)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC’s), comunicação, comunicação empresarial, assessoria de imprensa
[Resumo]   [Trabalho]

278-1 - CAMPANHAS SOLIDÁRIAS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E PRÁTICA UNIVERSITÁRIA
Marcela Guimarães E Silva (Unicruz); Fabiane da Silva Verissimo (Unicruz)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  campanha, participação, imagem institucional, reciclagem de lixo, associação de catadores
[Resumo]   [Trabalho]

582-1 - CARTOGRAFIA DOS PROCESSOS JORNALÍSTICOS NO CIRCUITO DAS NOTÍCIAS
Vilso Junior Chierentin Santi (Universidade Federal de Santa Maria (UFSM))
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Circuito das notícias, Estudos culturais, Metodologia de pesquisa em jornalismo, Processos jornalísticos, Teorias do jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]

802-1 - CATÁLOGO DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS DE ITAJAÍ: EM BUSCA DE UMA DELIMITAÇÃO DE INDICADORES
João Carissimi (Universidade do Vale do Itajaí - Univali)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  terceiro setor, catálogo, indicadores
[Resumo]   [Trabalho]

507-1 - CIDADE DE DEUS: O ESPETÁCULO DA BANALIZAÇÃO COMO DISCURSO
Eliane Aparecida Dutra (Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  cinema, crítica, violência
[Resumo]   [Trabalho]

470-1 - COMUNICAÇÃO EM REDE DIGITAL INFOVIA – PARA RÁDIO E TELEVISÃO UMA EXPERIÊNCIA VIÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.
Carlos Alberto Martins da Rocha (Universidade federal do Paraná)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  redes comunicacionais, rádio, TV Digital, infovia
[Resumo]   [Trabalho]

424-1 - COMUNICAÇÃO EM REDE DIGITAL INFOVIA – PARA RÁDIO E TELEVISÃO UMA EXPERIÊNCIA VIÁVEL PARA AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS.
Carlos Alberto Martins da Rocha (Universidade Federal do Paraná)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  redes comunicacionais, rádio, TV Digital, infovia
[Resumo]   [Trabalho]

719-1 - CONCEITUANDO WEBLOG JORNALÍSTICO A PARTIR DE OTTO GROTH
Leonardo Feltrin Foletto (Universidade Federal de Santa Catarina)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Teorias do Jornalismo, Weblogs, Jornalismo Digital, Jornalismo Participativo
[Resumo]   [Trabalho]

347-1 - COXILHA NATIVISTA: ESPAÇO DE CULTO A MÚSICA NATIVISTA E DO SENTIMENTO GAÚCHO EM CRUZ ALTA
Fabiane da Siva Verissimo (UNICRUZ); Marcela Guimarães E Silva (UNICRUZ)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  cultura, identidade gaúcha, nativismo, tradicionalismo
[Resumo]   [Trabalho]

459-1 - CULTURA TEXTUAL E JORNALISMO MULTIMÍDIA: OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA LINGUAGEM
Maria Lúcia Becker (UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Linguagem multimídia, Webjornalismo, Convergência, Produção jornalística
[Resumo]   [Trabalho]

62-1 - CURITIBAAGORA - RELATO DE PRÁTICAS E PESQUISAS QUE COMPROVAM OS ESTUDOS QUE APONTAM A PREFERÊNCIA DOS INTERNAUTAS PELAS NOTÍCIAS LOCAIS
Zanei Ramos Barcellos (Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Público-alvo, Jornalismo na web, Linha editorial
[Resumo]   [Trabalho]

291-1 - DIAGNÓSTICO EM EDUCOMUNICAÇÃO: INVESTIGAÇÃO DAS PRÁTICAS COMUNICATIVAS EM ESCOLAS DO NORTE DO RS
Caroline Casali (CESNORS/UFSM)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  ecossistemas comunicativos, comunicação, educação
[Resumo]   [Trabalho]

63-1 - DISCURSO PUBLICITÁRIO E REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO: PRIMEIRAS LIÇÕES
Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira (Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Gênero, discurso, mídia, representação
[Resumo]   [Trabalho]

211-1 - É POSSÍVEL COMUNICAR SEM REPRESENTAÇÃO?
Hans Peder Behling (FURB)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Filosofia da Linguagem, Representação, Teorias da Referência, Neo-pragmatismo, Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

395-1 - ENTRE A DERROCADA DO LÍDER E A VITÓRIA DA IMAGEM
Ana Paula da Rosa (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  IMAGEM, FOTOJORNALISMO, FIDEL CASTRO, SEMIOTICA
[Resumo]   [Trabalho]

539-1 - ESTATUTO DA COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
Kelly Cristina de Souza Prudencio (UEPG)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  comunicação, esfera pública, Internet, ação coletiva
[Resumo]   [Trabalho]

515-1 - ESTRATÉGIAS DE ENUNCIAÇÃO DO GÊNERO POLICIALESCO NO TELEJORNALISMO REGIONAL
Fernando Arteche Hamilton (IBES-Sociesc)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  mídia, televisão, telejornalismo, enunciação, gênero policialesco
[Resumo]   [Trabalho]

738-1 - FUNÇÕES DAS RELAÇÕES PÚBLICAS APLICADAS EM PROGRAMAS DE MEMÓRIA INSTITUCIONAL
Cristina Russo Geraldes da Porciúncula (Univesidade Católica de Pelotas)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  funções de Relaçoes Públicas, memória institucional, Relações Públicas
[Resumo]   [Trabalho]

160-1 - GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: ESTUDO DE CASO DA FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Daniella Haendchen Santos (Universidade do Vale do Itajaí)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Associações dos Pais e Amigos dos Excepcionais, Comunicação Organizacional, Terceiro Setor
[Resumo]   [Trabalho]

389-1 - GUERRA NAS ESTRELAS: O GESTO DO HERÓI PARA ALÉM DO CÉU
Ricardo Weschenfelder (UFSC)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Cinema, Faroeste, Ficção Científica, Trilogia
[Resumo]   [Trabalho]

522-1 - IDENTIDADES VISUAIS E ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS: A LOGOMARCA CORPORATIVA DO BRADESCO
Fernanda Pacheco de Moraes Guevara Malvestiti (Universidade Tuiuti do Paraná)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  identidade visual, marca, estratégias enunciativas
[Resumo]   [Trabalho]

256-1 - IMAGENS DA DISPUTA ELEITORAL PARANAENSE EM 2006 - AS VALÊNCIAS EDITORIAIS DO DIÁRIO DOS CAMPOS (PONTA GROSSA/PR) NA REPRESENTAÇÃO DOS CANDIDATOS ROBERTO REQUIÃO (PMDB) E OSMAR DIAS (PDT)
Karina Janz Woitowicz (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  mídia, política, eleições, valências editoriais, jornalismo paranaense
[Resumo]   [Trabalho]

786-1 - IMAGINÁRIOS URBANOS - PERCURSO DE UM PROJETO
Celina do Rocio Paz Alvetti (Pontificia Universidade Catolica do Paraná)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  pesquisa, cidade, contemporaneidade, midia
[Resumo]   [Trabalho]

566-1 - INFORMAÇÃO, UMA SÍNTESE NOTICIOSA PARA A RÁDIO COMUNITÁRIA CARAÍ FM
Gilson Luiz Piber da Silva (Centro Universitário Franciscano - UNIFRA)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  comunicação, radiojornalismo comunitário, síntese noticiosa
[Resumo]   [Trabalho]

692-1 - JORNALISMO ESPORTIVO NO VALE DO ITAJAÍ: O PERFIL DOS COMUNICADORES DA REGIÃO
Sandro Lauri da Silva Galarça (Universidade do Vale do Itajaí - Univali)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  esporte, jornalismo, perfil
[Resumo]   [Trabalho]

724-1 - JORNALISMO INVESTIGATIVO NA INTERNET: APURAÇÃO NAS REDES E QUESTÕES DE EPISTEMOLOGIA
Vivian de Azevedo Virissimo (Universidade Federal de Santa Catarina)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornalismo, Apuração, Epistemologia, Verdade, Conhecimento
[Resumo]   [Trabalho]

422-1 - JUVENTUDE E TELENOVELA: AS MEDIAÇÕES FAMILIAR E ESCOLAR NA RECEPÇÃO TELEVISIVA
Lírian Sifuentes dos Santos (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Televisão, Telenovela, Juventude, Representações, Recepção
[Resumo]   [Trabalho]

530-1 - MÍDIA E CULTURA: O CONSUMO DE MÚSICA REGIONAL NA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE
Valton Neto Chaves Dias (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Mídia, Consumo cultural, Identidade
[Resumo]   [Trabalho]

333-1 - MÍDIA, ECOLOGIA E SOCIEDADE: UMA ANÁLISE DO TENCIONAMENTO DAS RACIONALIDADES ESTRATÉGICA E CONSENSUAL NO TEMA
Claudio Schubert (Universidade Luterana do Brasil)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  racionalidade, estratégica, consensual, mídia, sociedade
[Resumo]   [Trabalho]

309-1 - NAS FRONTEIRAS ENTRE O “ON-LINE” E O “OFF-LINE”: NOTAS PARA UM ESTUDO ETNOGRÁFICO DAS FORMAS DE APROPRIAÇÃO DOS CENTROS PÚBLICOS DE ACESSO À INTERNET.
Maria Elisa Máximo (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC); Juciano de Sousa Lacerda (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/IELUSC)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  etnografia, ciberespaço, centros públicos de acesso, comunidade, contemporaneidade
[Resumo]   [Trabalho]

574-1 - NOVAS GERAÇÕES, NOVAS MÍDIAS, NOVOS DESAFIOS: APROXIMAÇÕES AO PERFIL DO JOVEM BLUMENAUENSE EM TEMPOS DE CONVERGÊNCIAS
Ofelia Elisa Torres Morales (INSTITUTO BLUMENAUENSE DE ENSINO SUPERIOR)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Jovem, Televisão, Internet, Comportamento, Cidadania
[Resumo]   [Trabalho]

609-1 - O CAPITAL SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DE CIBERIDENTIDADES NO SECOND LIFE
Rebeca da Cunha Recuero (UNISINOS)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Ciberidentidades, Second Life, Capital Social, Identidade
[Resumo]   [Trabalho]

521-1 - O DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO NO ESPAÇO PÚBLICO: O CASO DA CPMF
Tatiana Carolina Lazzarotto (UEPG); Diangela Menegazzi (UEPG)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  opinião pública, espaço público, discurso contra-hegemônico, agir comunicacional, CPMF
[Resumo]   [Trabalho]

48-1 - O DISCURSO NA PROPAGANDA DE PREVENÇÃO ÀS DROGAS: UMA LEITURA SEMIÓTICA.
Arlene Lopes Sant´anna (UniFAE Centro Universitário Franciscano)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  discursivização, semiótica, sincretismo, prevenção, propaganda
[Resumo]   [Trabalho]

815-1 - O DISCURSO PUBLICITÁRIO E O ENVELHECER
Claudio Muller (Faculdade de Pato Branco - FADEP); Gustavo Giareta (Faculdade de Pato Branco - FADEP)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Velhice, Publicidade, Representações Sociais
[Resumo]   [Trabalho]

189-1 - O HERÓI E O BANDIDO EM AMARELO MANGA
Paulo Ricardo dos Santos (Universidade do Oeste de Santa Catarina)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Herói, Bandido, Cinema
[Resumo]   [Trabalho]

128-1 - O IMAGINÁRIO DA ROBÓTICA RESPONSÁVEL NA CIBERCULTURA
Jack de Castro Holmer (Universidade Tuiuti do Paraná)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  cibercultura, imaginário, interação, mediação, robótica
[Resumo]   [Trabalho]

517-1 - O IMPERIALISMO CULTURAL: BREVE ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DOS EUA NA MÍDIA LATINO-AMERICANA
Carla Candida Rizzotto (Universidade Tuiuti do Paraná)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Estados Unidos, Ideologia capitalista, Imperialismo cultural, mídia latino-americana
[Resumo]   [Trabalho]

730-1 - O LUGAR DO OUTRO: SITUAÇÕES DE ESTIGMA DO FUNK CARIOCA NAS PÁGINAS DO JB
Pablo Cezar Laignier de Souza (UNESA - RJ)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Funk Carioca, Jornal do Brasil, Análise do Discurso
[Resumo]   [Trabalho]

581-1 - O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA A CAPTAÇÃO DE RECURSOS NAS ONGS – REFLEXÕES A PARTIR DE UMA DE PESQUISA DE CAMPO
Cristiane Maria Riffel (Univali)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Ongs, Comunicação, Captação de recursos
[Resumo]   [Trabalho]

209-1 - O PROCESSO DE PERCEPÇÃO E A CULTURA VISUAL
Silvia Spagnol Simi dos Santos (UNOESC)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  imagem, percepção, cultura, visual, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

748-1 - O PRODUTO NOTICIOSO NO WEBJORNALISMO PARTICIPATIVO
Fernanda Carraro Dal-vitt Rais (Universidade Tuiuti do Paraná)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  mídia, cibercultura, webjornalismo, webjornalismo participativo, notícia
[Resumo]   [Trabalho]

586-1 - O RÁDIO COMO MEDIADOR DE UM CONFLITO DE TERRAS: AS EMISSORAS COLMÉIA NA REVOLTA DOS POSSEIROS DE 1957
Éverly Pegoraro (Unicentro)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Movimento agrário, Rádio, Paraná, História
[Resumo]   [Trabalho]

749-1 - O SIMBÓLICO NA CONSTRUÇÃO DA LEGITIMAÇÃO INSTITUCIONAL PELAS RELAÇÕES PÚBLICAS
Ana Cássia Pandolfo Flores (Universidade Federal de Santa Maria)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  legitimação, poder simbólico, relações públicas
[Resumo]   [Trabalho]

94-1 - O TEMPO, O VIRTUAL, OS MEIOS E OS SUPORTES: REARTICULANDO E REFLETINDO UMA NOVA PERSPECTIVA
Carlos Fernando Martins Franco (Unisinos)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  cinema, televisão, memória, virtualidade, tempo
[Resumo]   [Trabalho]

526-1 - O USO DE HIPÓTESES NO TRABALHO JORNALÍSTICO: A APURAÇÃO SE VALENDO DE UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA
Ben-hur Demeneck (Universidade Federal de Santa Catarina)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Epistemologia do Jornalismo, Hipóteses, Metodologia de Pesquisa, Objetividade, Técnicas de Reportagem
[Resumo]   [Trabalho]

356-1 - OS FUNDAMENTOS DE RELAÇÕES PÚBLICAS E SUA PARTICIPAÇÃO NO GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Fábio Frá Fernandes (Universidade de Cruz Alta)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação, Relações Públicas, Comunicação Organizacional
[Resumo]   [Trabalho]

312-1 - PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA NO JORNAL DO PARAÍSO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Juciano de Sousa Lacerda (Associacao Educ. Lut. Bom Jesus/IELUSC); Priscila Noernberg (Associacao Educ. Lut. Bom Jesus/IELUSC)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Jornal do Paraíso, participação, cidadania, jornalismo comunitário,, comunidade
[Resumo]   [Trabalho]

554-1 - PUBLICIDADE E MEIO AMBIENTE: UMA RELAÇÃO DE CONFLITOS E APROXIMAÇÕES
Iris Yae Tomita (Unicentro)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  publicidade, consumo, meio ambiente
[Resumo]   [Trabalho]

335-1 - RADIOTEATRO COMPLEMENTA A FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE JORNALISMO NO NORTE DO RIO GRANDE DO SUL
Fernanda Kieling Pedrazzi (UFSM)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Comunicação Social, criatividade, produção, radioteatro
[Resumo]   [Trabalho]

573-1 - RELAÇÕES PÚBLICAS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: EM BUSCA DE UM DIFERENCIAL COMPETITIVO ENTRE AS ORGANIZAÇÕES.
Poliane Brandalize Gontarz (Universidade do Contestado)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Relações Públicas, Responsabilidade Social Empresarial, Diferencial Competitivo
[Resumo]   [Trabalho]

659-1 - REVI, UMA EXPERIÊNCIA DE WEBJORNALISMO QUE DURA DEZ ANOS.
Izani Pibernat Mustafá (Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  site, webjornalismo, internet, jornalismo, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

437-1 - ROAD MOVIES: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE WENDERS E AÏNOUZ
Jheison Holthausen (UTP)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  road-movie, filme arte, não-lugares
[Resumo]   [Trabalho]

4-1 - SALVEM O RELÓGIO DA TORRE! A SEMIÓTICA DO TEMPO NA TRILOGIA DE VOLTA PARA O FUTURO
Rafael Jose Bona (UNIASSELVI)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Semiótica, Signos, Tempo, Cinema, De Volta Para o Futuro
[Resumo]   [Trabalho]

688-1 - SILÊNCIO NOS CAMPOS
Stella Adriana Zanchett (Universidade Estadual de Londrina)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  pequena propriedade, agronegócio, produção da informação, disputa ideológica, reprodução de hegemonia
[Resumo]   [Trabalho]

439-1 - TELEJORNAL: ESTRATÉGIAS E SENTIDOS DO DISCURSO AUDIOVISUAL
Carla Simone Doyle Torres (Centro Universitário Franciscano)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  telejornal, discurso, enunciação, estratégias, sentidos
[Resumo]   [Trabalho]

546-1 - “MÃES E FILHOS” UNI-VOS EM FAVOR DA MAMÃE-NATUREZA!
Ariane Carla Pereira Fernandes (Unicentro)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo, análise do discurso, meio ambiente
[Resumo]   [Trabalho]