IJ: Jornalismo
[Voltar]

 303-1 - A COBERTURA DA VIDA PARTICULAR DOS ATLETAS NOS NOTICIÁRIOS ESPORTIVOS BRASILEIROS
Leandro Marçal (Universidade Santa Cecília); Douglas Lucena de Andrade (Universidade Santa Cecília); Vinicius Henrique Morales dos Santos (Universidade Santa Cecília)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  cobertura, esportes, jornalismo, mídia, sensacionalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 673-1 - A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA - ANÁLISE DO PROCESSO DE EDIÇÃO DO REPÓRTER BRASIL
Allana Meirelles Vieira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Telejornalismo, Edição, Repórter Brasil, TV pública
[Resumo]   [Trabalho]


 543-1 - A CONSTRUÇÃO DE UM ACONTECIMENTO JORNALÍSTICO
Leidiane Vieira dos Reis (Universidade Federal de Ouro Preto); Marta Regina Maia (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo, catástrofe, narrativa, acontecimento
[Resumo]   [Trabalho]


 592-1 - A CONSTRUÇÃO DE UM PARADIGMA PÚBLICO BRASILEIRO SOB A PERSPECTIVA DA EDUCOMUNICAÇÃO: DISCURSO E REPRESENTAÇÃO NO TELEJORNALISMO DA TV BRASIL
Diego Pereira Rezende (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Telejornalismo, Educomunicação, Público, TV Brasil
[Resumo]   [Trabalho]


 1323-1 - A DINÂMICA DAS REFORMAS GRÁFICO-EDITORIAS DO JORNAL IMPRESSO, A LUZ DA ANÁLISE DO JORNAL MINEIRO HOJE EM DIA NAS PERSPECTIVAS DO SEU PROJETO GRÁFICO
Ana Beatriz Noronha (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Design de imprensa, Hoje em Dia, USA Today, internet
[Resumo]   [Trabalho]


 290-1 - A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA EMPRESARIAL
Wender Batista Rodrigues (Centro Universitário de Votuporanga)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Memória Empresarial, Comunicação Empresarial, Marketing
[Resumo]   [Trabalho]


 887-1 - A IMPRENSA MINEIRA CONTEMPORÂNEA: ENTRE O GRANDE JORNALISMO INSTITUCIONAL E O JORNALISMO POPULAR
Violeta Assumpção da Cunha (Universidde Federal de São João del-Rei)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  grande -imprensa, jornalismo popular, Estado de Minas, Super Notícia, Aqui
[Resumo]   [Trabalho]


 434-1 - A LITERATURA COMO CONTEÚDO JORNALÍSTICO CULTURAL
Larissa Helena da Rocha Martins (Universidade Metodista de Piracicaba); Ana Maria Cordenonssi (Universidade Metodista de Piracicaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo cultural, cultura, literatura, Sabático
[Resumo]   [Trabalho]


 566-1 - A REPERCUSSÃO DOS ATENTADOS DE 11 DE SETEMBRO NOS EUA E NO RESTANTE DO MUNDO
João Henrique Ferreira da Mata (Universidade Federal de Minas Gerais)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  11 de setembro, comunicação, jornalismo, comparação, países
[Resumo]   [Trabalho]


 61-1 - A TERRA TREME NO HAITI: A NARRAÇÃO SEQUENCIADA NA COBERTURA PELO JORNAL NACIONAL
Mateus Elias dos Santos (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  linguagem, narração sequenciada, telejornalismo internacional
[Resumo]   [Trabalho]


 877-1 - A UTILIZAÇÃO DO YOU TUBE NO APRENDIZADO COLETIVO SUGESTÕES ÀS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS
Douglas Rafael Ferreira Gomides (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Comunicação Organizacional, Educação, audiovisual
[Resumo]   [Trabalho]


 580-1 - A VISIBILIDADE ELEITORAL CONSTRUÍDA NO ESTADO DE MINAS: TRÊS MOMENTOS NO LÉXICO DAS DISPUTAS DISCURSIVAS DOS CANDIDATOS À PREFEITURA DE BH EM 2008
Carolina Fabiana Argamim Gouvêa (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Discurso eleitoral, Mídia impressa, Coesão lexical, Estado de Minas
[Resumo]   [Trabalho]


 706-1 - AIDS NA MÍDIA CONTEMPORÂNEA
Tatiana dos Santos Silva (Universidade Federal de Minas Gerais)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  AIDS, Jornalismo, Televisão
[Resumo]   [Trabalho]


 778-1 - ALÉM DA INDÚSTRIA CULTURAL - EXPERIÊNCIA DA REVISTA CULTURAL ROLLING STONE BRASIL
Mayara Cristofoletti (Universidade Metodista de Piiracicaba); Iuri Domarco Botão (Universidade Metodista de Piracicaba); Belarmino Cesar Guimarães da Costa (Universidade Metodista de Piracicaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Critérios de noticiabilidade, Indústria Cultural, Jornalismo Literário
[Resumo]   [Trabalho]


 105-1 - APROPRIAÇÃO DA “VERDADE” COMO DISCURSO NO JORNALISMO: OS USOS POLÍTICOS DA VEJA E CARTA CAPITAL NA CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2010
João Claudio de Santana Guerra (Universidade Federal do Espírito Santo); Renata de Rezende Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  acontecimento midiático, democracia, discurso, eleição, jornalismo moderno
[Resumo]   [Trabalho]


 173-1 - AS DIFICULDADES DOS NOVOS JORNAIS POPULARES NO MERCADO PAULISTA: UMA ANÁLISE DO MEIA HORA
Pedro de Figueiredo Cardoso (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornais populares, Meia Hora, mercado paulista
[Resumo]   [Trabalho]


 1121-1 - AVALIAÇÃO DO TELEJORNAL JORNAL VISUAL, DA TV BRASIL SEU FORMATO E ESTRUTURA DIFERENCIADOS CONTRIBUEM COM A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS OU AUMENTAM SUA EXCLUSÃO?
Roberta Braga Chaves (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Telejornalismo, inclusão, qualidade
[Resumo]   [Trabalho]


 544-1 - CAMINHO INVERSO: A INFLUÊNCIA DA TV NA CONSOLIDAÇÃO DA IMAGEM DE PESSOAS PÚBLICAS NO AMBIENTE VIRTUAL
Liana Feitosa Ferreira (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  cibercultura, redes sociais na Internet, televisão, twitter
[Resumo]   [Trabalho]


 1117-1 - CICLO SEM FIM: UMA ANÁLISE DA ATUALIZAÇÃO DE SITES NOTICIOSOS
Willian Vieira da Silva (Centro Universitário Adventista de São Paulo)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo, internet, velocidade, tecnologia, informação
[Resumo]   [Trabalho]


 143-1 - CONTEXTUALIZAÇÃO, OBJETIVIDADE E SENSACIONALISMO NA COBERTURA JORNALÍSTICA DE DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Aline Cristina Camargo (Universidade Estadual Paulista)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo, direitos sociais, crianças e adolescentes, cidadania
[Resumo]   [Trabalho]


 349-1 - DAS PÁGINAS IMPRESSAS ÀS TELAS: SOBRE A MIGRAÇÃO OU DIÁLOGO DIGITAL DE TRÊS JORNAIS IMPRESSOS DE JUIZ DE FORA
Allan de Gouvêa Pereira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo, web, características
[Resumo]   [Trabalho]


 408-1 - ENTRE O REAL E A FICÇÃO: SUBJETIVIDADE E TÉCNICAS NARRATIVAS EM FRANK SINATRA ESTÁ RESFRIADO
Alexandre Pinto Ribeiro (Centro Universitário de Belo Horizonte)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Frank Sinatra, Gay Talese, jornalismo literário, Novo Jornalismo, subjetividade
[Resumo]   [Trabalho]


 957-1 - GLAUBER ROCHA COMO CRÍTICO
Marcell Carrasco David (Centro Universitário da Cidade)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Glauber Rocha, Cinema Novo, Crítica Cinematográfica, Jornalismo Cultural, Cinema brasileiro
[Resumo]   [Trabalho]


 394-1 - IMPACTOS DO TWITTER NA COBERTURA JORNALÍSTICA DA CAMPANHA ELEITORAL 2010: O CASO DA AGÊNCIA ESTADO
Ângela Cândida Pereira da Silva (Universidade Metodista de Piracicaba); Paulo Roberto Botão (Universidade Metodista de Piracicaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Jornalismo online, redes sociais, Twitter, eleições, agências de notícias
[Resumo]   [Trabalho]


 764-1 - IMPRENSA MASCULINA: UM OLHAR SOBRE AS REVISTAS VIP, PLAYBOY E MEN'S HEALTH
Alliny Cristhiane Freitas de Araújo (Universidade de Uberaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Imprensa Masculina, Men's Healt, Playboy, Revistas, VIP
[Resumo]   [Trabalho]


 1135-1 - JORNAIS PARA CRIANÇAS: ANÁLISE DOS SUPLEMENTOS INFANTIS NO ESTADO E NA FOLHA DE S. PAULO
Juliene Menezes Oliveira (Universidade Santa Cecília)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Jornal Impresso, Pesquisa, Suplemento Infantil
[Resumo]   [Trabalho]


 903-1 - JORNALISMO AMBIENTAL: ANÁLISE DA COBERTURA DAS VERTENTES SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL EM TRÊS JORNAIS BRASILEIROS NA INTERNET
Alex Batista Rocha (Universidade de Uberaba); Leandro Luiz de Araujo (Universidade de Uberaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Aquecimento Global, Jornais Brasileiros, Jornalismo Ambiental, Vertentes
[Resumo]   [Trabalho]


 784-1 - JORNALISMO DE CELEBRIDADE: NOTÍCIA, ENTRETENIMENTO E CONSUMO
Gisela de Oliveira Castro Magalhães (UniverCidade)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo de celebridade, fama, entretenimento, consumo, mídia
[Resumo]   [Trabalho]


 365-1 - JORNALISMO E LITERATURA: UMA ANÁLISE DE OS SUBTERRÂNEOS
Savio Augusto Lopes da Silva Junior (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Beat, Gonzo, Jornalismo, Literatura, Subterrâneos
[Resumo]   [Trabalho]


 553-1 - JORNALISMO E O DESIGN DE NOTÍCIAS NOS JORNAIS MINEIROS ESTADO DE MINAS E O TEMPO
Tábata Romero Garcia (Universidade Federal de Ouro Preto); Lucas Barbosa de Vasconcellos (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  reforma gráfica e editorial, jornalismo impresso, design de notícias, Estado de Minas, O Tempo
[Resumo]   [Trabalho]


 791-1 - JORNALISMO ESPECIALIZADO EM TURISMO: UM NOVO PÚBLICO QUE SURGE
Bárbara Regina Caretta Guilherme (Universidade de Uberaba); Isabella Lima Sousa (Universidade de Uberaba)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Comunicação, Jornalismo, Turismo, Revistas, Público
[Resumo]   [Trabalho]


 345-1 - JORNALISMO ESPECIALIZADO: A PRODUÇÃO DA REVISTA FEMMINA
Pâmela Biage Gomes (Universidade do Estado de Minas Gerais); Jociene Carla Bianchini Ferreira (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornalismo especializado, jornalismo regional, revista feminina
[Resumo]   [Trabalho]


 911-1 - JORNALISMO NA INTERNET: A PRODUÇÃO DE BLOG DE POLÍTICA MANTIDO POR JORNALISTA
Beatriz Bevilacqua Von Zuben (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Tecnoatores, blog, post
[Resumo]   [Trabalho]


 949-1 - MANIFESTAÇÕES DA ESTÉTICA MELODRAMÁTICA NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO
Bárbara Pansardi (Universidade Federal de Minas Gerais)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  estética melodramática, estratégias narrativas, telejornalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 667-1 - METAMORFOSES NO TELEJORNALISMO BRASILEIRO: UM ESTUDO DO RJTV
Roberta Castelo Branco (Universidade Estácio de Sá); Marcio Gonçalves (Universidade Estácio de Sá/UFRJ-IBICT)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Interatividade, Internet, Jornalismo colaborativo, Telejornalismo, Televisão
[Resumo]   [Trabalho]


 908-1 - MOTOCICLISMO, PAIXÃO, AMIZADE, PERÍCIA: OS LAÇOS QUE ENVOLVEM LEITOR E PRODUTOR NA SEÇÃO CORREIO
Flávia Rangel Pimenta (Universidade Federal do espírito Santo)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  perícia, Motociclismo, leigos, jornalismo especializado
[Resumo]   [Trabalho]


 552-1 - NOTÍCIAS INCLASSIFICÁVEIS: O FAIT DIVERS NO JORNAL “O ESPETO” E AS NARRATIVAS DO FANTÁSTICO E DO MONSTRUOSO EM PASSAGEM DE MARIANA E ARREDORES
Amanda de Oliveira Rodrigues (Universidade Federal de Ouro Preto); Adriana Bravin (Universidade Federal de Ouro Preto); Luiza de Souza Barufi (Universidade Federal de Ouro Preto)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  sensacionalismo, fait divers, cultura popular, jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 913-1 - O ARTIGO E O COMENTÁRIO NO BLOG DA CIDADANIA, DE EDUARDO GUIMARÃES
Caroline Santos Pereira (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  blog, política, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]


 509-1 - O FENÔMENO DA INTERATIVIDADE NO GAZETA ONLINE
Fernanda Santana Gomes (Centro Universitário Vila Velha); Rodrigo Cerqueira (Centro Universitário Vila Velha)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Comentário, Gazeta Online, Interatividade, Internet, Jornalismo On-line
[Resumo]   [Trabalho]


 601-1 - O JORNAL E SUAS VERSÕES DIGITAIS: A APLICAÇÃO DE RECURSOS MULTIMÍDIA NA TRANSPOSIÇÃO DO PAPEL PARA A INTERNET
Tainá de Almeida Costa (Universidade Federal de Juiz de Fora); Janaina de Oliveira Nunes Ribeiro (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  jornal impresso, Orbyt, plataformas móveis, web jornalismo, El Mundo
[Resumo]   [Trabalho]


 891-1 - O MEDO E A MÍDIA: A EQUAÇÃO PERIGOSA DA SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO DE JANEIRO
Tatiana da Silva Lima (Centro Universitario da Cidade)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Cultura do medo, chacina do Alemão, mídia impressa, O Globo
[Resumo]   [Trabalho]


 197-1 - O PÚBLICO E O PRIVADO NA CONSTRUÇÃO DE UM SENTIDO: OS TELEJORNAIS DA TV BRASIL
Teo Salgado Pasquini (Universidade Federal de Juiz de Fora); Lorena Goretti Carvalho Barroso (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Telejornalismo, Público, Privado
[Resumo]   [Trabalho]


 1072-1 - O USO DO HUMOR NA ABORDAGEM POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA PÂNICO NA TV!
Marco Túlio Pena Câmara (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Pânico na TV, humor, política
[Resumo]   [Trabalho]


 1137-1 - OBAMA-MANIA: A OPINIÃO DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO NAS PRIMÁRIAS E NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NORTE-AMERICANA DE 2008
Denni Harlem da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Barack Obama, editorial, eleição, Folha de S.Paulo
[Resumo]   [Trabalho]


 325-1 - OS DILEMAS ÉTICOS E O JORNALISMO DE QUALIDADE NA NARRATIVA DE CACO BARCELLOS
Caio Cardoso de Queiroz (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Dilemas éticos, jornalismo de qualidade, Caco Barcellos
[Resumo]   [Trabalho]


 205-1 - OS USOS NARRATIVOS DAS REDES SOCIAIS NO TELEJORNALISMO
Mariana Anselmo Barbosa (Universidade Federal do Espírito Santo); Renata de Rezende Ribeiro (Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  telejornalismo, tecnologia, redes sociais, narrativa, narrador
[Resumo]   [Trabalho]


 619-1 - POR TODOS OS LADOS – A INSERÇÃO DAS IMAGENS DE VIGILÂNCIA NA MÍDIA
Íris Marinelli Pedini (Universidade Federal de São João del-Rei)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Comunicação, Dispositivos eletrônicos, Televisão, Vigilância
[Resumo]   [Trabalho]


 920-1 - PUBLICAÇÕES GRATUITAS NA CIDADE DE CAMPINAS: O QUESITO “INTERESSE” ENTRE OS VALORES-DE-NOTÍCIA
Thaís Renata Inocêncio da Silva (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  sociedade da informação, jornalismo gratuito, modelos de negócio
[Resumo]   [Trabalho]


 1002-1 - RECONSTRUINDO A HISTÓRIA DO JORNALISMO REGIONAL NO CAMPO DAS VERTENTES EM MINAS GERAIS
Anna Carolina Slaibi Araujo (Universidade Federal de São João del Rei)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Jornalismo Regional, Desenvolvimento Regional, Cultura Regional, Identidade, Cidadania
[Resumo]   [Trabalho]


 54-1 - TELEJORNALISMO NA ERA DIGITAL: INTERATIVIDADE E ACESSO À INFORMAÇÃO
Selma Miranda dos Prazeres (Universidade Estadual Paulista)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Telejornalismo, Interatividade, Televisão digital, Informação
[Resumo]   [Trabalho]


 211-1 - THIS IS IT: O ESPETÁCULO E A INDÚSTRIA CULTURAL NA MORTE DE MICHAEL JACKSON.
Evandro Luiz da Conceição (Universidade Estácio de Sá)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Indústria Cultural, Espetáculo, Cultura de Massas, Sensacionalismo, Michael Jackson
[Resumo]   [Trabalho]


 578-2 - TWITTER: A NOVA FERRAMENTA DO JORNALISMO
Thais Ribeiro Caselli de Araujo (Universidade Federal de Juiz de Fora)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  twitter, redes sociais, participação, jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]


 851-1 - VOZ DA DIVERSIDADE: OS DISCURSOS DA IMPRENSA HOMOSSEXUAL NO BRASIL
Gean Oliveira Gonçalves (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  Imprensa Gay, Homossexualidade, Jornalismo Especializado
[Resumo]   [Trabalho]


 922-1 - WIKINOTÍCIAS: CONTEÚDOS INSTITUCIONAIS E "REMIX" NO JORNALISMO
Isabela Oliveira dos Reis (Pontifícia Universidade Católica de Campinas)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  cultura digital, Wikinotícias, sociedade da informação, jornalismo colaborativo
[Resumo]   [Trabalho]


 403-1 - “VEJA”: COMO A REVISTA ABORDOU DOIS ASSUNTOS POLÊMICOS NOS ÚLTIMOS ANOS
Samantha Gomes Dias (Universidade Federal de Viçosa)
IJ: Jornalismo
Palavras-chave:  revista Veja, apelo, dramatização, comoção
[Resumo]   [Trabalho]

 




 
© 2011 - INTERCOM Sudeste