Trabalhos por evento

NP Comunicação e Cultura Urbanas


 87-1 - MÍDIA E SUBCULTURA DO SURFE
Rafael Fortes Soares (UFF)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Fluir, revista segmentada, subculturas juvenis, cultura jovem, Estudos Culturais [Resumo]   [Trabalho]


 1144-1 - MÚSICA POPULAR MASSIVA E COMUNICAÇÃO : UM UNIVERSO PARTICULAR
Jeder Silveira Janotti Júnior (UFBA)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  música popular massiva, cultura midiática, gêneros musicais, campo artístico, autenticidade [Resumo]   [Trabalho]


 1557-1 - O SERTÃO LÍQUIDO DE LÍRIO FERREIRA: TRAJETÓRIAS DO CINEMA JOVEM DE PERNAMBUCO – ANOS 1990/2000
Carlos Pereira Gonçalves (PUC-SP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cinema brasileiro, identidade cultural, juventude, modernidade, globalização [Resumo]   [Trabalho]


 138-1 - AUTENTICIDADE, LEGITIMAÇÃO E DISPUTA SIMBÓLICA: UM OLHAR SOBRE A DINÂMICA INTERNA DE UMA COMUNIDADE DE FÃS
Tiago José Lemos Monteiro (UFRJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Fãs, Comunidades, Cultura da Mídia, Renato Russo [Resumo]   [Trabalho]


 1149-1 - OS CENTROS URBANOS NA MIRA DO CURTA-METRAGEM
Edmilson Felipe da Silva (PUC-SP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Curta-Metragem, Cidades, audiovisual [Resumo]   [Trabalho]


 1560-2 - ENTREVISTA INÉDITA COM O ANTROPÓLOGO MARC AUGÉ: A COMUNICAÇÃO E A ANTROPOLOGIA DOS MUNDOS CONTEMPORÂNEOS
Maria da Conceição da Costa Golobovante (PUC-SP); Elane Ribeiro Peixoto (UCG)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Cultura Urbana, Cidade Contemporânea, Audiovisual [Resumo]   [Trabalho]


 256-1 - SUBJETIVIDADES JUVENILES Y TECNOLOGÍAS DE LA COMUNICACIÓN EN TIEMPOS DE POBREZA
Eva da Porta (CEA-UNC)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  jovenes, tecnologias, subjetividades, pobreza [Resumo]   [Trabalho]


 1154-2 - ENTRECRUZANDO E TRADUZINDO CULTURAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DA MPB E DO ROCK NACIONAL ARGENTINO.
Marildo José Nercolini (UFF)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Culturas urbanas, Culturas juvenis, Tradução cultural, Movimento Manguebeat, Rock Nacional Argentino [Resumo]   [Trabalho]


 258-3 - A INFLUÊNCIA DO MITO NA SOCIEDADE CAMPISTA
Daniel Barreto de Souza E Sá (UENF); Isabela Carneiro Rangel Sá (UNIFLU)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Cultura Urbana, Campos dos Goytacazes, Mito [Resumo]   [Trabalho]


 1195-1 - PROPAGANDAS TELEVISIVAS DA FREVO O HIBRIDISMO ENTRE A CULTURA LOCAL E A CULTURA GLOBAL
Meiriédna Queiroz Mota (UFPE)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  consumo, mídia, hibridismo cultural, propaganda [Resumo]   [Trabalho]


 319-1 - REMEDIAÇÃO E EXTENSÕES TECNOLÓGICAS DO GRAFITE
Fabrício Lopes da Silveira (UNISINOS)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Grafite, Remediação, Culturas urbanas, Comunicação urbana [Resumo]   [Trabalho]


 1241-1 - AUDIÊNCIA E ETNOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO PROGRAMA BIG BROTHER.
Bruno Roberto Campanella (UFRJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Big Brother, multi-plataforma, etnografia, estudos de audiência, hibridismo [Resumo]   [Trabalho]


 1654-2 - A FOTOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO URBANO
José João Name (pUCSP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  fotografia, aura, metrópole, imaginário urbano [Resumo]   [Trabalho]


 338-1 - DO ESPAÇO FIXO AO ESPAÇO EM FLUXO. FLUXO E PENSAMENTO: A PRESENÇA DO BERGSONISMO.
Eduardo Cardoso Braga (SENAC); Priscila Arantes (SENAC)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Arte, mídia, cultura urbana, espaço urbano, Bergson [Resumo]   [Trabalho]


 1260-2 - COMUNICAÇÃO E ARTE NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 90
Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Corpo, Comunicação, Produção cultural e mediações, Metrópoles e hibridismo cultur, Dança contemporânea [Resumo]   [Trabalho]


 1657-1 - CONSUMO, CENÁRIOS COMUNICACIONAIS E SUBJETIVIDADES JUVENIS
Josimey Costa da Silva (UFRN); Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, consumo, imagem, corpo, juventude [Resumo]   [Trabalho]


 559-1 - IDENTIDADES ARGENTINAS CONFIGURADAS NAS RELAÇÕES MIDIÁTICAS E COMUNICACIONAIS DE IMIGRANTES RESIDENTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS
Rejane de Oliveira (UFSM); Jiani Adriana Bonin (UNISINOS)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  identidades argentinas, mídia, recepção, mediações [Resumo]   [Trabalho]


 1292-2 - MÚSICA NA CIDADE CONECTADA: REDES E NOVAS FORMAS DE CONSUMO
Igor da Costa Bento (ESPM)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Música, comunicação e culturas urbanas, consumo, redes ubíquas, cibercultura [Resumo]   [Trabalho]


 1736-1 - “EU NÃO VIVO SEM CELULAR”: SOCIABILIDADE, CONSUMO, CORPORALIDADE E NOVAS PRÁTICAS NAS CULTURAS URBANAS
Sandra Rúbia da Silva (UFSC)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Telefones celulares, Sociabilidade, Consumo, Práticas Culturais, Corporalidade [Resumo]   [Trabalho]


 731-2 - VIOLÊNCIA, MÍDIA, VELHICE NA CULTURA URBANA
Beltrina Côrte (PUC_SP); Mayra Rodrigues Gomes (USP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  mídia e velhice, violência urbana, comunicação, longevidade e metrópole [Resumo]   [Trabalho]


 1305-2 - RETÓRICAS CULTURAIS NAS BRECHAS DA CIDADE: A FORÇA INVENTIVA DAS NARRATIVAS COMUNITÁRIAS
Juliana Krapp Guimarães (PPGC/ UERJ); Ana Rosa Lattanzi (PPGC/ UERJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Cultura urbana, Comunidade, Resistência, Lugar [Resumo]   [Trabalho]


 1802-1 - A REPRESENTAÇÃO DO COTIDIANO EM RETRATO FALADO ATRAVÉS DAS MARCAS DA TELENOVELA
Marina Caminha Ferreira Gomes (UFF)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Televisão, Telenovela, Cotidiano [Resumo]   [Trabalho]


 753-1 - OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO URBANA CONTEMPORÂNEA: DIÁLOGOS PÚBLICOS
Milene Migliano Gonzaga (UFMG)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  comunicação urbana, práticas culturais, experiência, produção de sentidos [Resumo]   [Trabalho]


 1371-2 - RECICLANDO O “LIXO CULTURAL”: UMA ANÁLISE SOBRE O CONSUMO TRASH ENTRE OS JOVENS
Mayka Juliana Castellano Reis (UFRJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  cultura trash, lixo cultural, consumo jovem, fãs [Resumo]   [Trabalho]


 1853-2 - AS CIDADES DA CIDADE: A DIVISÃO SOCIAL NO TELEJORNALISMO LOCAL DO RIO DE JANEIRO.
Aline Gama de Almeida (ENSP); Alberto Lopes Najar (ENSP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Divisão social, Sociologia Urbana, Telejornalismo, Rio de Janeiro [Resumo]   [Trabalho]


 774-1 - PAISAGENS SONORAS URBANAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ESCUTA MIDIÁTICA
Simone Luci Pereira (FECAP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  música midiática, paisagem sonora, escuta, performance [Resumo]   [Trabalho]


 1399-1 - CORREIO DA ESTAÇÃO DO BRÁS, PAISAGEM SONORA DE UMA RUA DE COMÉRCIO POPULAR EM SÃO PAULO, 1978
Pedro Silva Marra (UFMG)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Linguagem musical; Paisagem Sonora; Territórios Urbanos; Pregões; Brás. [Resumo]   [Trabalho]


 1867-1 - INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIABILIDADE NA INTERNET: ALGUMAS APROXIMAÇÕES E UMA PRÉ-AGENDA DE PESQUISA
Marco Antonio de Almeida (USP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Informação, Comunicação, Usuários, Sociabilidade, Internet [Resumo]   [Trabalho]


 806-1 - JOVENS URBANOS E O CONSUMO NA CULTURA DO DESAPEGO
Marcos Rodrigues de Lara (PUC-SP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Juventude, consumo, midia, marcas, metrópole [Resumo]   [Trabalho]


 1400-1 - CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS: FÃS, INDÚSTRIAS DO ENTRETENIMENTO E OS LIMITES DA INTERATIVIDADE
João Batista de Macedo Freire Filho (UFRJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  fãs, indústrias do entretenimento, criação, interatividade, poder [Resumo]   [Trabalho]


 1885-1 - CIRCUITOS CULTURAIS E COMUNICACIONAIS POPULARES URBANOS NO BRASIL
Yuji Gushiken (UFMT)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, cultura urbana, documentário, mediações [Resumo]   [Trabalho]


 822-1 - ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO E CONSAGRAÇÃO NA RODA E NO MERCADO DO SAMBA
Micael M. Herschmann (UFRJ); Felipe Trotta (UFPE)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Comunicação, Cultura Urbana, Samba, Sociabilidade, Mercado [Resumo]   [Trabalho]


 1407-1 - A MERCADORIA NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA - CONSUMO E SUBJETIVIDADE EM SÃO PAULO, 1890-1930
Maria Izabel de Azevedo Marques Birolli (FECAP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  consumo, subjetividade, cultura urbana, história [Resumo]   [Trabalho]


 1960-1 - PRESSUPOSTOS PARA UMA ANÁLISE DA CULTURA DOS DISCOS DE VINIL ENQUANTO CAPITAL SIMBÓLICO, SOCIAL E ECONÔMICO NO GÊNERO DE MÚSICA ELETRÔNICA DRUM’N BASS
Marcela Alexandre Moreira (UFBA)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Música eletrônica, Discos de vinil, Cultura do DJ, Cena, Gênero [Resumo]   [Trabalho]


 829-1 - TEATRO MUSICADO E CENSURA EM SÃO PAULO (1920-1950): APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO JUNTO AO ACERVO DE PEÇAS CENSURADAS DO ARQUIVO MIROEL SILVEIRA (BIBLIOTECA DA ECA/USP)
Augusto Veloso-pampolha (USP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Censura, Teatro Musicado, Pesquisa em Comunicação, Cultura urbana, Canção popular [Resumo]   [Trabalho]


 1411-1 - A BIOGRAFIA DA TELA
Debora Cristine Rocha (PUC-SP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Histórias de vida, Etnografia, Televisão, Telenovela, Montagem [Resumo]   [Trabalho]


 2206-2 - ESCOLAS DE SAMBA: CULTURA E MIDIATIZAÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA
Vicente Magno Figueiredo Cardoso (Uerj)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Escolas de samba, Rio de Janeiro, cultura, mídia [Resumo]   [Trabalho]


 868-1 - A SATURAÇÃO DO OLHAR: VISIBILIDADES E OPACIDADES EM TEMPOS DE REALITY SHOWS
Rosaly de Seixas Brito (UFPA)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  visibilidades, invisibilidades, reality shows [Resumo]   [Trabalho]


 1413-3 - RECEPÇÃO CIDADÃ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS
Dennis de Oliveira (USP); Marta Regina Maia (Metrocamp)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  processos mediaticos culturais, jornalismo e cidadania, jornalismo e recepção [Resumo]   [Trabalho]


 2246-2 - A IDENTIDADE LÍQUIDA, METÁFORA DA CIDADE LÍQUIDA
Rafael Luis Pompéia Gioielli (UniSant´Anna)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Identidade cultural, Globalização, Cidade, Pertencimento, cultura [Resumo]   [Trabalho]


 1063-1 - HARRY POTTER: CENÁRIOS JUVENIS, ADULTESCÊNCIA, JUVENILIZAÇÃO
Silvia Helena Simões Borelli (PUCSP)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Harry Potter, cenários juvenis, juvenilização, adultescência [Resumo]   [Trabalho]


 1414-1 - A MATERIALIDADE TÁTICA DA LINGUAGEM NO COTIDIANO DA CIDADE PÓS-MODERNA
Bruno Guimarães Martins (UFMG)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  mídia, cotidiano, pós-modernidade, linguagem [Resumo]   [Trabalho]


 2260-1 - A CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO DA FAVELA: LOCALIDADE DA CANDELÁRIA-MANGUEIRA (RJ)
Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (UERJ)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Cidade, Comunicação, Cultura, Imaginário, Sociabilidade [Resumo]   [Trabalho]


 1118-1 - SUBCULTURAS, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO
Lydia Gomes de Barros (UFPE)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Subcultura, culturas juvenis, consumo cultural, identidade [Resumo]   [Trabalho]


 1529-1 - AMBIGÜIDADES DE UM COTIDIANO LUMINOSAMENTE CLAUSTROFÓBICO: IMAGENS CONTEMPORÂNEAS, BANALIDADES, O POP E O PERIFÉRICO.
Nathalia Duprat Barros (UFPE)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  Pós-modernidade, sensibilidade cultural, Contemporâneo, Ambigüidades [Resumo]   [Trabalho]


 2411-2 - O ESTILO PUNK NA PÓS-MODERNIDADE: DA CRÍTICA À COMPREENSÃO
Lidiane Ramirez de Amorim (PUCRS)
NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave:  estilos juvenis, pós-modernidade, processos culturais [Resumo]   [Trabalho]