Trabalhos por evento |
|
NP Comunicação e Cultura Urbanas
|
|
87-1 - MÍDIA E SUBCULTURA DO SURFE Rafael Fortes Soares (UFF) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Fluir, revista segmentada, subculturas juvenis, cultura jovem, Estudos Culturais | [Resumo] [Trabalho] |
1144-1 - MÚSICA POPULAR MASSIVA E COMUNICAÇÃO : UM UNIVERSO PARTICULAR Jeder Silveira Janotti Júnior (UFBA) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: música popular massiva, cultura midiática, gêneros musicais, campo artístico, autenticidade | [Resumo] [Trabalho] |
1557-1 - O SERTÃO LÍQUIDO DE LÍRIO FERREIRA: TRAJETÓRIAS DO CINEMA JOVEM DE PERNAMBUCO – ANOS 1990/2000 Carlos Pereira Gonçalves (PUC-SP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: cinema brasileiro, identidade cultural, juventude, modernidade, globalização | [Resumo] [Trabalho] |
138-1 - AUTENTICIDADE, LEGITIMAÇÃO E DISPUTA SIMBÓLICA: UM OLHAR SOBRE A DINÂMICA INTERNA DE UMA COMUNIDADE DE FÃS Tiago José Lemos Monteiro (UFRJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Fãs, Comunidades, Cultura da Mídia, Renato Russo | [Resumo] [Trabalho] |
1149-1 - OS CENTROS URBANOS NA MIRA DO CURTA-METRAGEM Edmilson Felipe da Silva (PUC-SP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Curta-Metragem, Cidades, audiovisual | [Resumo] [Trabalho] |
1560-2 - ENTREVISTA INÉDITA COM O ANTROPÓLOGO MARC AUGÉ: A COMUNICAÇÃO E A ANTROPOLOGIA DOS MUNDOS CONTEMPORÂNEOS Maria da Conceição da Costa Golobovante (PUC-SP); Elane Ribeiro Peixoto (UCG) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Comunicação, Cultura Urbana, Cidade Contemporânea, Audiovisual | [Resumo] [Trabalho] |
256-1 - SUBJETIVIDADES JUVENILES Y TECNOLOGÍAS DE LA COMUNICACIÓN EN TIEMPOS DE POBREZA Eva da Porta (CEA-UNC) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: jovenes, tecnologias, subjetividades, pobreza | [Resumo] [Trabalho] |
1154-2 - ENTRECRUZANDO E TRADUZINDO CULTURAS: UM ESTUDO COMPARATIVO DA MPB E DO ROCK NACIONAL ARGENTINO. Marildo José Nercolini (UFF) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Culturas urbanas, Culturas juvenis, Tradução cultural, Movimento Manguebeat, Rock Nacional Argentino | [Resumo] [Trabalho] |
258-3 - A INFLUÊNCIA DO MITO NA SOCIEDADE CAMPISTA Daniel Barreto de Souza E Sá (UENF); Isabela Carneiro Rangel Sá (UNIFLU) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Cultura Urbana, Campos dos Goytacazes, Mito | [Resumo] [Trabalho] |
1195-1 - PROPAGANDAS TELEVISIVAS DA FREVO
O HIBRIDISMO ENTRE A CULTURA LOCAL E A CULTURA GLOBAL Meiriédna Queiroz Mota (UFPE) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: consumo, mídia, hibridismo cultural, propaganda | [Resumo] [Trabalho] |
319-1 - REMEDIAÇÃO E EXTENSÕES TECNOLÓGICAS DO GRAFITE Fabrício Lopes da Silveira (UNISINOS) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Grafite, Remediação, Culturas urbanas, Comunicação urbana | [Resumo] [Trabalho] |
1241-1 - AUDIÊNCIA E ETNOGRAFIA: NOVOS DESAFIOS IMPOSTOS PELO PROGRAMA BIG BROTHER. Bruno Roberto Campanella (UFRJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Big Brother, multi-plataforma, etnografia, estudos de audiência, hibridismo | [Resumo] [Trabalho] |
1654-2 - A FOTOGRAFIA E O DESENVOLVIMENTO DO IMAGINÁRIO URBANO José João Name (pUCSP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: fotografia, aura, metrópole, imaginário urbano | [Resumo] [Trabalho] |
338-1 - DO ESPAÇO FIXO AO ESPAÇO EM FLUXO.
FLUXO E PENSAMENTO: A PRESENÇA DO BERGSONISMO.
Eduardo Cardoso Braga (SENAC); Priscila Arantes (SENAC) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Arte, mídia, cultura urbana, espaço urbano, Bergson | [Resumo] [Trabalho] |
1260-2 - COMUNICAÇÃO E ARTE NA CIDADE: REFLEXÕES SOBRE DANÇA CONTEMPORÂNEA NO RIO DE JANEIRO DOS ANOS 90
Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Corpo, Comunicação, Produção cultural e mediações, Metrópoles e hibridismo cultur, Dança contemporânea | [Resumo] [Trabalho] |
1657-1 - CONSUMO, CENÁRIOS COMUNICACIONAIS E SUBJETIVIDADES JUVENIS Josimey Costa da Silva (UFRN); Rosamaria Luiza de Melo Rocha (ESPM) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Comunicação, consumo, imagem, corpo, juventude | [Resumo] [Trabalho] |
559-1 - IDENTIDADES ARGENTINAS CONFIGURADAS NAS RELAÇÕES MIDIÁTICAS E COMUNICACIONAIS DE IMIGRANTES RESIDENTES NA CIDADE DE PORTO ALEGRE/RS Rejane de Oliveira (UFSM); Jiani Adriana Bonin (UNISINOS) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: identidades argentinas, mídia, recepção, mediações | [Resumo] [Trabalho] |
1292-2 - MÚSICA NA CIDADE CONECTADA: REDES E NOVAS FORMAS DE CONSUMO Igor da Costa Bento (ESPM) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Música, comunicação e culturas urbanas, consumo, redes ubíquas, cibercultura | [Resumo] [Trabalho] |
1736-1 - “EU NÃO VIVO SEM CELULAR”: SOCIABILIDADE, CONSUMO, CORPORALIDADE E NOVAS PRÁTICAS NAS CULTURAS URBANAS Sandra Rúbia da Silva (UFSC) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Telefones celulares, Sociabilidade, Consumo, Práticas Culturais, Corporalidade | [Resumo] [Trabalho] |
731-2 - VIOLÊNCIA, MÍDIA, VELHICE NA CULTURA URBANA Beltrina Côrte (PUC_SP); Mayra Rodrigues Gomes (USP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: mídia e velhice, violência urbana, comunicação, longevidade e metrópole | [Resumo] [Trabalho] |
1305-2 - RETÓRICAS CULTURAIS NAS BRECHAS DA CIDADE: A FORÇA INVENTIVA DAS NARRATIVAS COMUNITÁRIAS Juliana Krapp Guimarães (PPGC/ UERJ); Ana Rosa Lattanzi (PPGC/ UERJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Cultura urbana, Comunidade, Resistência, Lugar | [Resumo] [Trabalho] |
1802-1 - A REPRESENTAÇÃO DO COTIDIANO EM RETRATO FALADO ATRAVÉS DAS MARCAS DA TELENOVELA Marina Caminha Ferreira Gomes (UFF) NP Comunicação e Cultura Urbanas
753-1 - OUTRAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO URBANA CONTEMPORÂNEA:
DIÁLOGOS PÚBLICOS
Milene Migliano Gonzaga (UFMG) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: comunicação urbana, práticas culturais, experiência, produção de sentidos |
[Resumo] [Trabalho] |
1371-2 - RECICLANDO O “LIXO CULTURAL”: UMA ANÁLISE SOBRE O CONSUMO TRASH ENTRE OS JOVENS Mayka Juliana Castellano Reis (UFRJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: cultura trash, lixo cultural, consumo jovem, fãs | [Resumo] [Trabalho] |
1853-2 - AS CIDADES DA CIDADE: A DIVISÃO SOCIAL NO TELEJORNALISMO LOCAL DO RIO DE JANEIRO. Aline Gama de Almeida (ENSP); Alberto Lopes Najar (ENSP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Divisão social, Sociologia Urbana, Telejornalismo, Rio de Janeiro | [Resumo] [Trabalho] |
774-1 - PAISAGENS SONORAS URBANAS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA ESCUTA MIDIÁTICA Simone Luci Pereira (FECAP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: música midiática, paisagem sonora, escuta, performance | [Resumo] [Trabalho] |
1399-1 - CORREIO DA ESTAÇÃO DO BRÁS, PAISAGEM SONORA DE UMA RUA DE COMÉRCIO POPULAR EM SÃO PAULO, 1978 Pedro Silva Marra (UFMG) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Linguagem musical; Paisagem Sonora; Territórios Urbanos; Pregões; Brás. |
[Resumo] [Trabalho] |
1867-1 - INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, CULTURA E SOCIABILIDADE NA INTERNET: ALGUMAS APROXIMAÇÕES E UMA PRÉ-AGENDA DE PESQUISA Marco Antonio de Almeida (USP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Informação, Comunicação, Usuários, Sociabilidade, Internet | [Resumo] [Trabalho] |
806-1 - JOVENS URBANOS E O CONSUMO NA CULTURA DO DESAPEGO Marcos Rodrigues de Lara (PUC-SP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Juventude, consumo, midia, marcas, metrópole | [Resumo] [Trabalho] |
1400-1 - CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS MIDIÁTICAS: FÃS, INDÚSTRIAS DO ENTRETENIMENTO E OS LIMITES DA INTERATIVIDADE João Batista de Macedo Freire Filho (UFRJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: fãs, indústrias do entretenimento, criação, interatividade, poder | [Resumo] [Trabalho] |
1885-1 - CIRCUITOS CULTURAIS E COMUNICACIONAIS POPULARES URBANOS NO BRASIL Yuji Gushiken (UFMT) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Comunicação, cultura urbana, documentário, mediações | [Resumo] [Trabalho] |
822-1 - ESTRATÉGIAS DE LEGITIMAÇÃO E CONSAGRAÇÃO NA RODA E NO MERCADO DO SAMBA Micael M. Herschmann (UFRJ); Felipe Trotta (UFPE) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Comunicação, Cultura Urbana, Samba, Sociabilidade, Mercado | [Resumo] [Trabalho] |
1407-1 - A MERCADORIA NA ÉPOCA DE SUA REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA - CONSUMO E SUBJETIVIDADE EM SÃO PAULO, 1890-1930 Maria Izabel de Azevedo Marques Birolli (FECAP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: consumo, subjetividade, cultura urbana, história | [Resumo] [Trabalho] |
1960-1 - PRESSUPOSTOS PARA UMA ANÁLISE DA CULTURA DOS DISCOS DE VINIL ENQUANTO CAPITAL SIMBÓLICO, SOCIAL E ECONÔMICO NO GÊNERO DE MÚSICA ELETRÔNICA DRUM’N BASS Marcela Alexandre Moreira (UFBA) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Música eletrônica, Discos de vinil, Cultura do DJ, Cena, Gênero | [Resumo] [Trabalho] |
829-1 - TEATRO MUSICADO E CENSURA EM SÃO PAULO (1920-1950): APONTAMENTOS DE UMA PESQUISA EM COMUNICAÇÃO JUNTO AO ACERVO DE PEÇAS CENSURADAS DO ARQUIVO MIROEL SILVEIRA (BIBLIOTECA DA ECA/USP) Augusto Veloso-pampolha (USP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Censura, Teatro Musicado, Pesquisa em Comunicação, Cultura urbana, Canção popular | [Resumo] [Trabalho] |
1411-1 - A BIOGRAFIA DA TELA Debora Cristine Rocha (PUC-SP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Histórias de vida, Etnografia, Televisão, Telenovela, Montagem | [Resumo] [Trabalho] |
2206-2 - ESCOLAS DE SAMBA: CULTURA E MIDIATIZAÇÃO NO CARNAVAL CARIOCA Vicente Magno Figueiredo Cardoso (Uerj) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Escolas de samba, Rio de Janeiro, cultura, mídia | [Resumo] [Trabalho] |
868-1 - A SATURAÇÃO DO OLHAR: VISIBILIDADES E OPACIDADES EM TEMPOS DE REALITY SHOWS Rosaly de Seixas Brito (UFPA) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: visibilidades, invisibilidades, reality shows | [Resumo] [Trabalho] |
1413-3 - RECEPÇÃO CIDADÃ: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE LEITURA CRÍTICA DOS MEIOS Dennis de Oliveira (USP); Marta Regina Maia (Metrocamp) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: processos mediaticos culturais, jornalismo e cidadania, jornalismo e recepção | [Resumo] [Trabalho] |
2246-2 - A IDENTIDADE LÍQUIDA, METÁFORA DA CIDADE LÍQUIDA Rafael Luis Pompéia Gioielli (UniSant´Anna) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Identidade cultural, Globalização, Cidade, Pertencimento, cultura | [Resumo] [Trabalho] |
1063-1 - HARRY POTTER: CENÁRIOS JUVENIS, ADULTESCÊNCIA, JUVENILIZAÇÃO Silvia Helena Simões Borelli (PUCSP) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Harry Potter, cenários juvenis, juvenilização, adultescência | [Resumo] [Trabalho] |
1414-1 - A MATERIALIDADE TÁTICA DA LINGUAGEM NO COTIDIANO DA CIDADE PÓS-MODERNA Bruno Guimarães Martins (UFMG) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: mídia, cotidiano, pós-modernidade, linguagem | [Resumo] [Trabalho] |
2260-1 - A CARTOGRAFIA DO IMAGINÁRIO DA FAVELA: LOCALIDADE DA CANDELÁRIA-MANGUEIRA (RJ) Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (UERJ) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Cidade, Comunicação, Cultura, Imaginário, Sociabilidade | [Resumo] [Trabalho] |
1118-1 - SUBCULTURAS, UM CONCEITO EM CONSTRUÇÃO Lydia Gomes de Barros (UFPE) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Subcultura, culturas juvenis, consumo cultural, identidade | [Resumo] [Trabalho] |
1529-1 - AMBIGÜIDADES DE UM COTIDIANO LUMINOSAMENTE CLAUSTROFÓBICO:
IMAGENS CONTEMPORÂNEAS, BANALIDADES, O POP E O PERIFÉRICO.
Nathalia Duprat Barros (UFPE) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: Pós-modernidade, sensibilidade cultural, Contemporâneo, Ambigüidades | [Resumo] [Trabalho] |
2411-2 - O ESTILO PUNK NA PÓS-MODERNIDADE: DA CRÍTICA À COMPREENSÃO Lidiane Ramirez de Amorim (PUCRS) NP Comunicação e Cultura Urbanas
Palavras-chave: estilos juvenis, pós-modernidade, processos culturais | [Resumo] [Trabalho] |
|