PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO








   TRABALHOS INOVCOM


Lista Completa - Ordem de Título
[Voltar]

81-1 - A APROPRIAÇÃO DA MÍDIA PUBLICITÁRIA PELA RELIGIÃO
Isabel Orestes Silveira (Instituto Presbiteriano Mackenzie)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Mídia, Publicidade, Religião
[Resumo]   [Trabalho]

222-1 - A CONSTRUÇÃO DO POVO BRASILEIRO NO DISCURSO DO JN
Lara Linhalis Guimarães (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  discursos, telejornalismo, identidade nacional
[Resumo]   [Trabalho]

291-1 - A ESTÉTICA TEXTUAL DA NARRATIVA JORNALÍSTICA: FERRAMENTAS ÚTEIS À HUMANIZAÇÃO DO DISCURSO JORNALÍSTICO CONTEMPORÂNEO
André Giulliano Mazini (Universidade Metodista de São Paulo)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Narrativas, Humanização, Estética textual, Jornalismo
[Resumo]   [Trabalho]

129-1 - A FADA IGNORANTE
André Nóbrega Dias Ferreira (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  David Lynch, Surrealismo, Sigmund Freud, René Magrite, Cinema
[Resumo]   [Trabalho]

44-1 - A MENSAGEM E A CULTURA DE MASSA: JINGLE, A VOZ QUE VENDE
Marcos Júlio Sergl (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação/Universidade de Santo Amaro)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  rádio, mídia sonora, jingle, paisagem sonora
[Resumo]   [Trabalho]

256-1 - A MODA E A CIDADE NA REFORMA PEREIRA PASSOS MODERNIDADE, VELOCIDADE, VISIBILIDADE E CONTROLE NA BELLE ÉPOQUE CARIOCA
Rosane Feijão de Toledo Camargo (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Moda, Modernidade, Reforma Pereira Passos
[Resumo]   [Trabalho]

430-1 - A POPULARIZAÇÃO DO TEMA AMBIENTAL EM JORNAIS GRATUITOS
Edson Capoano (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  jornalismo, meio ambiente, mudanças climáticas
[Resumo]   [Trabalho]

275-1 - A REPRESENTAÇÃO FOTOGRÁFICA DE ROGÉRIO CENI, O HERÓI TRICOLOR.
Alexandre Huady Torres Guimarães (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Pedro Michepud Rizzo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  análise imagética, Fotojornalismo esportivo, herói, Rogério Ceni
[Resumo]   [Trabalho]

217-1 - A USABILIDADE DAS HOMEPAGES DO SETOR DE TURISMO
José Palandi Júnior (Mackenzie)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  homepage, signo, site, turismo, usabilidade
[Resumo]   [Trabalho]

67-1 - A VIDEORREPORTAGEM COMO TENDÊNCIA NA CONVERGÊNCIA DIGITAL
Francisco Machado Filho (FIFE); Patrícia Thomaz (UFPR)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Videorreportagem, Convergência Digital, Gêneros jornalísticos, Formatos jornalísticos
[Resumo]   [Trabalho]

8-1 - A VIOLÊNCIA CONSTRUÍDA NAS CAPAS DOS JORNAIS AGORA S.PAULO E FOLHA DE S.PAULO
Rodrigo Daniel Levoti Portari (Unesp)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  AGora S.Paulo, Capa, Folha S.Paulo, Violência
[Resumo]   [Trabalho]

90-1 - ARTE, TELEVISÃO E LIVROS NA SOCIEDADE DA CULTURA AUDIOVISUAL: ASPECTOS CRÍTICOS
Marlene Fortuna (Bolsista Fapesp)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  audiovisual, televisão, tecnologia, literatura, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

170-1 - AS CRIANÇAS E A MÍDIA DIGITAL: UMA PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA PARA A PARTICIPAÇÃO
Mayra Fernanda Ferreira (Universidade Estadual Paulista)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Infância, Mídia, Novas Tecnologias, Educomunicação, Participação infantil
[Resumo]   [Trabalho]

212-1 - AS IDENTIDADES DO FUTEBOL NO JORNALISMO ESPORTIVO
Bianca Alvin de Andrade Silveira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Identidade, Jornalismo esportivo, Padrões de Manipulação, Valores Notícias
[Resumo]   [Trabalho]

198-1 - AS NOTÍCIAS SOBRE CRIME COMO UM PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REALIDADE NAS PÁGINAS DA REVISTA VEJA
Tatiana Bastos de Sousa (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  crime, jornalismo, maniqueísmo, notícia, realidade
[Resumo]   [Trabalho]

337-1 - BERRO! MANIFESTO PARA AMPLIAÇÃO DAS VOZES E DAS NOTÍCIAS NO RADIOJORNALISMO BRASILEIRO
Luciano Victor Barros Maluly (Universidade de São Paulo)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  radiojornalismo, democracia, repórteres, fontes
[Resumo]   [Trabalho]

251-1 - CAPITALISMO CULTURAL: PANORAMA DA VALORIZAÇÃO WEB 2.0
Joana Magalhães Franco (Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Pós-Modernidade, Capitalismo Cultural, Comunicação em Rede, Web 2.0, Convergência
[Resumo]   [Trabalho]

260-1 - CINEMA E VIDEO GAME: DIFERENÇAS E POSSIBILIDADES
Julia Stateri (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Video Game, Cinema, Linguagem, Hipermídia, Interatividade
[Resumo]   [Trabalho]

398-1 - COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS: O ENCONTRO ENTRE A TELEVISÃO E O COMPUTADOR
Rodrigo Eduardo Botelho Francisco (USP)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Comunicação, Novas Tecnologias, Televisão, Televisão Digital, Interatividade
[Resumo]   [Trabalho]

253-1 - CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A POSIÇÃO SOCIAL DO PENSAMENTO ARTÍSTICO E ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA LINGUAGEM VISUAL EM SEU RUDIMENTO, COMO DIFERENCIAL NUM CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING
Wilson Roberto da Silva (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Pensamento artístico, rudimento, linguagem visual, tecnologia digital, imagem
[Resumo]   [Trabalho]

225-1 - CONSUMO DE CAPITAL IMATERIAL/SIMBÓLICO NAS COMUNIDADES VIRTUAIS PRÓ-ANA E PRÓ-MIA
Vanessa Alkmin Reis (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  capital imaterial, consumo, pró-ana/mia, rede
[Resumo]   [Trabalho]

59-1 - CORPOS SEM AÇUCAR E COM AFETO. ANÁLISE DO CORPO FEMININO EM CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS DE PRODUTOS DIETÉTICOS NOS ANOS DE '1970 E 2000
Selma Peleias Felerico Garrini (Pontofícia Universidade Católica)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  corpo ultramedido, discurso publicitário, midia impressa
[Resumo]   [Trabalho]

179-1 - DA SEGMENTAÇÃO À HIPERSEGMENTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O FUTURO DOS JORNAIS IMPRESSOS
Gabriela de Resende Nóra Pacheco (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo impresso, (hiper)segmentação, representação do real, novas tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]

167-1 - DASPU, A PALAVRA NEGADA NA REVISTA VEJA
Maria Tereza Kersul (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo, moral, moralismo, ironia, palavra negada
[Resumo]   [Trabalho]

317-1 - DESENVOLVIMENTO DE KIT BÁSICO DE COMUNICAÇÃO IMPRESSA PARA ONGS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA DE INSERÇÃO DISCENTE NO UNIVERSO DO TERCEIRO SETOR
Fred Izumi Utsunomya (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Propaganda, Produção Gráfica, Terceiro Setor, Comunicação Institucional
[Resumo]   [Trabalho]

316-1 - DO TEXTO AO AUDIOVISUAL - UM PROCESSO DE "TRADUÇÃO E TRANSCRIAÇÃO"
Maria Cristina Brandão de Faria E Danúbia Andrade Fernandes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  literatura, cinema, televisão, obra adaptada
[Resumo]   [Trabalho]

208-1 - EDUCOMUNICAÇÃO: O NOVO CAMPO E SUAS ÁREAS DE INTERVENÇÃO SOCIAL
Gabriela Felippe Rodrigues Metzker (Universidade de São Paulo - USP)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação, Ecossistema Comunicativo, Educação, Educomunicação, Tecnologias
[Resumo]   [Trabalho]

309-1 - EM BUSCA DO TEXTO ACESSÍVEL NO JORNAL PASTORAL DA CRIANÇA
Cristiane Oliveira Reimberg (ECA USP)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação Popular, Pastoral da Criança, Texto Acessível
[Resumo]   [Trabalho]

148-1 - ENCONTROS ENTRE TERRITÓRIO E PRODUÇÃO TELEDRAMATÚRGICA: REFLEXÕES A PARTIR DO PROJETO QUADRANTE (REDE GLOBO)
Humberto Fois Braga (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Teledramaturgia, Território, Turismo, Hospitalidade, Identidades
[Resumo]   [Trabalho]

543-1 - ERNESTO GEISEL: A IMAGEM PÚBLICA DO PRESIDENTE QUE NÃO GOSTAVA DA MÍDIA.
Moisés Stefano Barel (Faculdades Anhanguera e Centro Universitário Anhanguera)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Propaganda ideológica, Imagem pública, Comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

379-1 - EXPERIMENTAÇÕES SOBRE O CINEMA E O VÍDEO EM NOTAS SOBRE ROUPAS E CIDADES
Ananda Carvalho (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo); Ricardo Tsutomu Matsuzawa (Universidade Anhembi Morumbi)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Cinema, Hibridismo, Vídeo, Wim Wenders
[Resumo]   [Trabalho]

204-1 - GÊNERO UTILITÁRIO: PRESENÇA NOS JORNAIS FOLHA DE S. PAULO E O ESTADO DE S. PAULO
Tyciane Viana Vaz (Universidade Metodista de São Paulo)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  : Jornalismo, Gênero Utilitário, Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo
[Resumo]   [Trabalho]

315-1 - INFORMÁTICA EDUCATIVA EM JUIZ DE FORA: AÇÃO DE CIDADANIA E INCLUSÃO DIGITAL
Bruno Fuser (Universidade Federal de Juiz de Fora); Bruna Siqueira Oroña (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Sociedade em rede, Educomunicação, Comunicação e cidadania, Inclusão sociodigital, Informática educativa
[Resumo]   [Trabalho]

314-1 - JOGOS PAN-AMERICANOS DE 2007: UM BREVE ESTUDO DA COBERTURA DO JORNAL O GLOBO SOBRE A VIOLÊNCIA URBANA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Vania Oliveira Fortuna (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  megaevento, cidade, mídia, violência urbana, narrativas
[Resumo]   [Trabalho]

48-1 - JORNAL DA GLOBO: UM PICADEIRO SIMBÓLICO
Mônica Zebral Quiquinato (Faculdade Cásper Líbero)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Espectador, Manipulação, Jornal da Globo, Telejornal, Televisão
[Resumo]   [Trabalho]

320-1 - JORNALISMO INTERPRETATIVO: OS FORMATOS NAS REVISTAS VEJA E ÉPOCA
Ana Maria Cordenonssi (Universidade Metodista de Piracicaba)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornalismo, jornalismo interpretativo, gênero jornalístico, sociedade democrática
[Resumo]   [Trabalho]

404-1 - MITOS E ARQUÉTIPOS DO HERÓI NA DIVULGAÇÃO ESPORTIVA E NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE
Wilson Peçanha Igreja Campos (Universidade Federal do Espírito Santo)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Mitos, Arquétipos, Identidade, Jornalismo Esportivo, Esporte
[Resumo]   [Trabalho]

297-1 - MORAL, SOCIEDADE E MÍDIA IMPRESSA: REFLEXÕES SOBRE OS DISCURSOS DO CADERNO "TURBINE O SEU PRAZER! O GUIA MH DE SEXO E RELACIONAMENTO" DA REVISTA MEN'S HEALTH
Pedro Calabrez Furtado (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Moral, mídia impressa, Men's Health
[Resumo]   [Trabalho]

42-1 - NOTAS SOBRE MARCADORES IDENTITÁRIO NO ORKUT
João Osvaldo Schiavon Matta (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  cibercultura, Orkut, identidade, marcadores identitários, comunidade
[Resumo]   [Trabalho]

236-1 - NOTAS SOBRE O CELULAR COMO PRÓTESE IDENTITÁRIA NA CIDADE-CIBORGUE
Igor da Costa Bento (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  comunicação, cidade, celulares, identidade
[Resumo]   [Trabalho]

235-1 - O ACESSO E A EXPERIÊNCIA ATRAVÉS DOS JOGOS DIGITAIS
Carlos Eduardo de Martin Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  acesso, conexão, experiência, informação, jogos digitais
[Resumo]   [Trabalho]

38-1 - O CONSUMO TELEVISIVO NO BANCO DOS RÉUS: PROGRAMAÇÃO E A CULTURA DA CRÍTICA DO GOSTO
Raquel Marques Carriço Ferreira (Universidade Nova de Lisboa)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  crítica do gosto, grade de programação, padrões de consumo, televisão
[Resumo]   [Trabalho]

303-1 - O ESPAÇO URBANO NARRADO PELO OLHAR CINEMATOGRÁFICO: O CINEMA COMO MEDIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA NA CIDADE
Aline da Silva Novaes (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  cidade, cinema, "cinematographo de letras", literatura, "olhar do estrangeiro"
[Resumo]   [Trabalho]

262-1 - O GÊNERO JORNALÍSTICO DIVERSIONAL NA IMPRENSA PAULISTA: EVIDÊNCIAS NOS JORNAIS VALEPARAIBANO E CORREIO POPULAR
Francisco de Assis (Universidade Metodista de São Paulo)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Gêneros jornalísticos, gênero diversional, imprensa paulista, Valeparaibano, Correio Popular
[Resumo]   [Trabalho]

85-1 - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO EM REDE NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Armando Levy Maman (ECA-USP)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Comunicação em rede, Internet, Pesquisa em comunicação, Relações de trabalho, Informação
[Resumo]   [Trabalho]

113-1 - O JOGO ELETRÔNICO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM PARA O CONSUMO CONSCIENTE
Rafael Augusto Bertoni Rodrigues (UPM); Petra Sanchez Sanchez (UPM)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  jogo eletrônico, educação, consumo consciente, meio ambiente
[Resumo]   [Trabalho]

55-1 - O MARKETING ELEITORAL NA CAMPANHA RADIOFÔNICA DE LULA EM 2006
Cristiane Soraya Sales Moura (FACULDADE CÁSPER LÍBERO)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  comunicação política, rádio, marketing político-eleitoral
[Resumo]   [Trabalho]

361-1 - O MEDO E SEUS REFÚGIOS NAS GRANDES CIDADES: O GUETO COMO ALTERNATIVA PARA A PROTEÇÃO
Mônica Christina Pereira de Sousa (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação, Cidades, Guetos
[Resumo]   [Trabalho]

290-1 - O PONTO DE VISTA SEMIÓTICO DOS MEIOS
Regiane Miranda de Oliveira Nakagawa (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  Mídia, Comunicação, Semiótica
[Resumo]   [Trabalho]

280-1 - O TELEJORNALISMO REGIONAL DESENVOLVIDO PELA TV TEM DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Gisele Belini E Silva (Universidade de Marilia)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  telejornalismo, regionalização, TV TEM, comunicação
[Resumo]   [Trabalho]

56-1 - O "¿POR QUÉ NO TE CALLAS?" NO NOTICIÁRIO DE O GLOBO: A (RE)CONSTRUÇÃO DE UM ESPETÁCULO POLÍTICO
Gláucia da Silva Mendes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornalismo, política, espetáculo
[Resumo]   [Trabalho]

268-1 - OS PROCEDIMENTOS DO DISCURSO JORNALÍSTICO NA COBERTURA DAS NOTÍCIAS AMBIENTAIS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Katarini Giroldo Miguel (Universidade Estadual Paulista)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Meio ambiente, Discurso Jornalístico, Mudanças Climáticas, Biodiversidade
[Resumo]   [Trabalho]

168-1 - PERCEPÇÕES E DESCONSTRUÇÕES NA CIDADE DO "ROBOCOP"
Sílvia Cristina Cópia Carrilho Silva Martins (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Eduardo Höfling Milani (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Nora Rosa Rabinovich (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  fenomenologia, identidade, imagens publicitárias, percepção ambiental e, psicologia
[Resumo]   [Trabalho]

43-1 - POLÍTICAS DE USO DA INTERNET E RELAÇÕES PÚBLICAS: DIÁLOGO ENTRE EMPRESA E FUNCIONÁRIOS
Daniela Lopes Mahmud (Universidade do Estado do Rio de Janeiro); Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Internet, Comunicação, Relações Públicas, Sociedade da Informação
[Resumo]   [Trabalho]

405-1 - POR UMA GENEALOGIA DA BLOGOSFERA: CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS (1997 A 2001)
Fabio Luiz Malini de Lima (Universidade Federal do Espírito Santo)
GT: CIBERCULTURA E TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  blog, cibercultura, internet, jornalismo, mídia
[Resumo]   [Trabalho]

202-1 - PROPAGANDA E MARKETING RELIGIOSO
Eduardo Refkalefsky (UFRJ)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Posicionamento, Igreja, UPGA, Planejamento, Comunicação Religiosa
[Resumo]   [Trabalho]

216-1 - PUBLICIDADE IMOBILIÁRIA E A CONSTRUÇÃO DE LUGARES SIMBÓLICOS COMO EXTENSÃO DE IDENTIDADES.
Maria Cristina Dias Alves (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Identidade, Publicidade imobiliária, Lugar, Estilo de vida
[Resumo]   [Trabalho]

263-1 - RÁDIO COMUNITÁRIA, EDUCOMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PISTAS TEÓRICO-CONCEITUAIS
Marcelo de Oliveira Volpato (Universidade Metodista de São Paulo)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Rádio Comunitária, Educomunicação, Educação Ambiental
[Resumo]   [Trabalho]

226-1 - REALITY SHOW E A PUBLICIDADE
Maria Elisa Vercesi de Albuquerque (UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  linguagem publicitária, merchandising, publicidade na TV, reality show, teledramaturgia
[Resumo]   [Trabalho]

282-1 - RETROSPECTIVA 2007: O GLOBO REPÓRTER EM TRANSE
Flávio Lins Rodrigues (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Valores-notícia, Noticiabilidade, Globo Repórter, Retrospectiva
[Resumo]   [Trabalho]

250-1 - SEARA ESPÍRITA: UM RESQUÍCIO DA TV COMUNITÁRIA EM JUIZ DE FORA
Frederico Belcavello (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Televisão, Comunicação Comunitária, TV a cabo, TV Comunitária
[Resumo]   [Trabalho]

178-1 - SEMIOSE DA TRADUÇÃO OU TRADUÇÃO DA SEMIOSE?
Mariza de Fatima Reis (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
Palavras-chave:  legendação, percepção, análise semiótica
[Resumo]   [Trabalho]

211-1 - SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL: O PRINCÍPIO E O FIM
Lívia Bergo Coelho Ferreira (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  computador, interatividade, SBTVD-T, TV Digital
[Resumo]   [Trabalho]

50-1 - SOBRE O JORNALISMO E AS NOTÍCIAS
Aline Silva Correa Maia (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  Jornalismo, Notícias, Jornalistas
[Resumo]   [Trabalho]

283-1 - SOCIABILIDADE COMUNITÁRIA: A DINÂMICA DO 'AGIR URBANO' NAS RUAS DA FAVELA DA MANGUEIRA, RJ
Heloiza Beatriz Cruz dos Reis (UERJ)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Agir Urbano, Cidade, Favela, Sociabilidade, Rua
[Resumo]   [Trabalho]

348-1 - TODOS OS SENTIDOS EM UMA FOTOGRAFIA: A IMAGEM COMO NARRATIVA FICCIONAL
Rafaella Lopes Pereira Peres (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  ficção, leitura fotográfica, comunicação, plurissignificação
[Resumo]   [Trabalho]

221-1 - TURISMO, PÓS-MODERNIDADE E MÍDIA: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO SOBRE AS IMPLICAÇÕES DA PRÁTICA TURÍSTICA
Débora de Paula Falco (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  mídia, pós-modernidade, turismo
[Resumo]   [Trabalho]

428-1 - UM NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE COMUNICAÇÃO
Angela Schaun (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Esmeralda Rizzo (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL, RELAÇÕES PÚBLICAS E PROPAGANDA
Palavras-chave:  Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação Corporativa, Perfil Profissional
[Resumo]   [Trabalho]

267-1 - UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO A PARTIR DO FILME O PRIMEIRO DIA
Roberta Giannini (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
GT: COMUNICAÇÃO AUDIOVISUAL: CINEMA, RÁDIO E TELEVISÃO
Palavras-chave:  Cinema, Representações, Cidade
[Resumo]   [Trabalho]

415-1 - VIA: PASSAGEIROS. PESQUISA, PROCESSOS, PRODUTOS. INTERFACE DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E EXTENSÃO.
Fernanda Nardy Bellicieri (Universidade Presbiteriana Mackenzie); Glaucia Eneida Davino (Universidade Presbiteriana Mackenzie)
GT: MEDIAÇÕES E INTERFACES COMUNICACIONAIS
Palavras-chave:  Comunicação, Educação, Dramaturgia, Interfaces, Urbanos
[Resumo]   [Trabalho]

278-1 - WEB 2.0 E A BUSCA DE UMA NOVA LINGUAGEM PARA O JORNALISMO
Janaina de Oliveira Nunes (Universidade Federal de Juiz de Fora)
GT: JORNALISMO E EDITORAÇÃO
Palavras-chave:  jornalismo digital, tecnologia, hipermídia, web 2.0, linguagem
[Resumo]   [Trabalho]